Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
591 records were found.
(Braga) - Informação sobre os resultados eleitorais em Braga, Guimarães, Viana do Castelo, Porto, Gaia e Ponte de Lima; considerações relativas aos acordos eleitorais do Centro Católico Português; referência a uma campanha depreciativa do «Correio da Manhã».
(Portalegre) - Opinião sobre a conveniência de António Lino Neto assistir à Assembleia de apuramento de votos em Portalegre; informação relativa aos trabalhos eleitorais em Montargil.
(Mação) - Mensagem de felicitação pelos resultados eleitorais.
(Lisboa) - Pedido para que fosse retirado o nome do remetente da lista de sócios do Centro Católico Português, na sequência de discordâncias face às atitudes tomadas nas eleições legislativas de 1921.
(Porto) - Mensagem de felicitação pela vitória eleitoral de António Lino Neto; sugestão de linhas de acção para o reforço da combatividade política do Centro Católico Português. Referência às acusações de “catolaicos”, dirigidas aos membros do Centro Católico.
(Torres Vedras) - Mensagem de felicitação pelos resultados eleitorais.
(Ferrenha, Mação) - Mensagem de felicitação pelos resultados eleitorais; informação sobre o escrutínio eleitoral na freguesia de Carvoeiro, Marvão.
(Portalegre) - Comunicação dos resultados eleitorais em Portalegre; conselho para António Lino Neto preparar a sua eleição em Montargil, local onde não se havia realizado o escrutínio, devido à ocorrência de tumultos.
[s.l.] - Mensagem de felicitação pelo triunfo da candidatura do destinatário; exposição das razões pelas quais o remetente não votou em António Lino Neto.
[s.l.] - Referência a uma carta da destinatária recomendando o voto no seu marido, António Lino Neto; comunicação de resultados eleitorais referentes às legislativas de 1921.
(Portalegre) - Comunicação dos resultados eleitorais na freguesia de Alegrete.
(Carvoeiro) - Comunicação dos resultados eleitorais no Carvoeiro; mensagem de felicitação pela eleição de António Lino Neto.
(Cardigos) - Comunicação de resultados eleitorais na Assembleia de Cardigos.
(Portalegre) - Comunicação dos resultados eleitorais no círculo de Portalegre, com referência ao número de votos obtidos por Lino Neto e [Baltasar] Teixeira; considerações sobre a importância dos resultados de Montargil, ainda por apurar; informação sobre as várias diligências do remetente, no âmbito do apoio à candidatura de António Lino Neto.
(Gáfete) - Mensagem de felicitação pelos resultados eleitorais obtidos em Tolosa.
(Évora) - Informação sobre as eleições [legislativas de 1921]; manifestação de apoio e de admiração pelo destinatário, num período em que este estava a ser “atacado” e “caluniado”; alusão aos serviços prestados por António Lino Neto, em benefício da Igreja Católica.
(Elvas) - Mensagem de felicitação pelos resultados eleitorais.
([São Salvador da] Aramenha, Marvão) - Informação relativa aos resultados eleitorais no concelho de Marvão.
(Portalegre) - Comunicação dos resultados eleitorais no círculo de Portalegre, apresentando-se Vasconcelos e Sá com o maior número de votos (1235), seguido de Camoesas, de Lino Neto (1216), de Baltasar Teixeira e, por fim, de Pequito Rebelo (1061); referência ao facto de não se ter realizado a eleição na Assembleia de Montargil, com a indicação de que esses votos ainda podiam vir a ser decisivos; informação sobre acordos eleitorais em Montargil.
(Crato) - Comunicação dos resultados eleitorais nas três Assembleias do concelho do Crato.
[l.i.] - Mensagem de felicitação pelos resultados eleitorais; agradecimento pela mensagem de congratulação referente à sagração episcopal do remetente.
(Vila Nova de Famalicão) - Mensagem de felicitação pelo êxito da candidatura de António Lino Neto.
(Portalegre) - Referência à acção do remetente a favor da candidatura de António Lino Neto.
[s.l.] - Referência à acção do remetente a favor da candidatura do seu irmão; alusão a uma animosidade com José [Pequito] Rebelo; informação sobre as eleições em Montargil; pedido de auxílio financeiro.
[s.l.] - Comunicação de resultados eleitorais; informação sobre o cancelamento da eleição em Montargil, considerando-se que a sua repetição era decisiva para o êxito da candidatura de António Lino Neto; caracterização da conjuntura política na mencionada localidade; referência ao envolvimento do remetente nos trabalhos eleitorais em Portalegre, Nisa e Gavião.
(Coimbra) - Referência à eleição do remetente para o cargo de deputado pelo círculo de Guimarães; confirmação da sua presença numa reunião em Lisboa.
(Coimbra) - Pedido para António Lino Neto apoiar o presidente do Centro Católico de Coimbra, na resolução de assunto que envolvia o Centro Académico de Democracia Cristã.
(Belver, Gavião) - Mensagem de felicitação pelo êxito da candidatura de António Lino Neto; explicitação dos motivos que impediram o remetente de apoiar a referida candidatura.
(Toulouse) - Informação sobre a deslocação do remetente a Toulouse, para servir a “santa causa” comum; felicitação pelas eleições de [José Maria] Braga da Cruz, [António de Oliveira] Salazar e do cónego Dias de Andrade. Inclui um cartão de Francisco Lino Neto com o resumo da missiva.
(Lisboa) - Renúncia dos remetentes ao cargo de sócios do Centro Católico Português, na sequência da discordância face às atitudes tomadas nas eleições legislativas de 1921.
(Lisboa) - Pedido para que os nomes dos remetentes fossem retirados da lista de sócios do Centro Católico Português.
(Amareleja, Moura) - Mensagem de felicitação pelos resultados eleitorais, dirigida a António Lino Neto, ao Centro Católico e à Igreja Católica; alusão à conveniência de se iniciar a actividade da Associação dos Proprietários Católicos.
(Belver) - Mensagem de felicitação pelos resultados eleitorais; explicitação dos motivos que impossibilitaram o apoio do remetente à candidatura de António Lino Neto.
(Portalegre) - Opinião sobre a importância da presença de António Lino Neto na Assembleia de apuramento de votos de Portalegre; referência a uma “chapelada” ocorrida em Gáfete, com o objectivo de se prejudicar o destinatário nas eleições de [Montargil].
(Lisboa) - Esclarecimentos relativos a acordos eleitorais no Sabugal e em Gouveia (distrito da Guarda).
(Nisa) - Alusão ao contributo do remetente para êxito da candidatura de António Lino Neto; informação sobre os resultados eleitorais no círculo de Portalegre.
(Braga) - Comunicação dos resultados eleitorais no círculo de Braga.
(Portalegre) - Informação sobre irregularidades no acto eleitoral, verificadas em Gáfete e Montargil.
(Quinta dos Arneiros, Chamusca) - Mensagem de felicitação pelos resultados eleitorais.
(Pedras Salgadas) - Envio de felicitações ao deputado católico por Portalegre e também aos senadores e deputados católicos eleitos, com votos das melhores bênçãos de Deus.
(Funchal) - Protesto, em nome da Comissão Diocesana [do Funchal], contra a campanha de intrigas movida na imprensa, em oposição ao Centro Católico Português e ao seu Presidente; confirmação da obediência do remetente à Comissão Central do Centro Católico Português, manifestando também a sua solidariedade para com António Lino Neto.
(Ponte de Sor) - Informação sobre os trabalhos eleitorais em Montargil.
(Couço, concelho de Coruche) - Informação sobre dificuldades associadas ao acto eleitoral de Montargil, devido a compromissos tomados pelos influentes locais, em particular António F. Falcão Jordão.
(Arneiros, Chamusca) - Apreciação dos acontecimentos relacionados com o acto eleitoral em Montargil. Inclui uma missiva de José Nogueira Vaz Monteiro para João Joaquim Isidro dos Reis sobre a preparação das eleições em Montargil. Esta missiva integra também uma mensagem de Isidro do Reis dirigida a Lino Neto, na qual acusa o Governo de ter atraiçoado o destinatário e de ter procedido inconvenientemente com o [Centro] Católico Português.
[s.l.] - Informação sobre influências eleitorais em Montargil, com referência a Vaz Monteiro e a [Manuel Augusto de Azevedo] Anta; considerações sobre uma Assembleia na Câmara dos Deputados.
(Montargil) - Informação sobre os trabalhos eleitorais em Montargil. Inclui nova missiva reforçando as ideias transmitidas anteriormente, com alusão às hostilidades sofridas pelo remetente na sequência do apoio prestado à candidatura de António Lino Neto.
(Cabeção, Mora) - Manifestação de apoio ao candidato António Lino Neto, no âmbito do acto eleitoral de Montargil; referência a uma dívida de gratidão da parte de familiares do remetente ao candidato democrático; considerações sobre as características do povo de Montargil.
[s.l.] - Apreciação de artigos publicados nos jornais «Correio da Manhã», «Diário do Minho», e «Época»; considerações sobre o jornal «Monarquia»; conselhos relacionados com o reconhecimento da necessidade de atribuir maior combatividade ao Centro Católico Português; apresentação do programa para um Congresso do Centro, sublinhando-se as referências à necessidade da “combatividade intensa” e de uma nova atitude nos trabalhos eleitorais; envio de um exemplar do jornal «Monarquia» (não incluído), com artigo do remetente sobre uma Portaria do Governo, reguladora das expropriações e arrolamentos.
(Lisboa) - Informação sobre os trabalhos eleitorais em Montargil. Inclui nova missiva com mais elementos sobre o mesmo assunto.
(Montargil) - Informação sobre os trabalhos eleitorais em Montargil. Inclui uma missiva do padre António Sequeira dirigida ao prelado de Évora, com considerações sobre a candidatura de António Lino Neto, em Montargil.
(Portalegre) - Pedido relativo a uma pretensão do padre José Joaquim Gonçalves, aludindo-se aos serviços por este prestados, no âmbito da candidatura de António Lino Neto.
(Évora) - Expressão de descontentamento relativamente a uma campanha feita contra António Lino Neto; votos de coragem e confiança, com referência a eleições.
(Lisboa) - Renúncia do remetente ao cargo de sócio do Centro Católico Português, devido a discordâncias face às atitudes tomadas nas eleições legislativas de 1921. O Centro Católico é acusado de ter apoiado os candidatos republicanos, considerados inimigos declarados da Igreja, em detrimento dos candidatos do Partido Monárquico.
(Montargil) - Informação sobre as intenções de voto na freguesia de Montargil, com referência às contrariedades associadas à candidatura de António Lino Neto.
(Arcos de Valdevez) - Considerações sobre a substituição do presidente da Comissão Concelhia de Arcos de Valdevez.
(Porto) - Considerações sobre a importância da publicação de crónicas da autoria do remetente, no jornal «A União»; informação sobre a receptividade das referidas crónicas no Norte do país; referência ao fim da publicação de artigos contra o Centro Católico Português, por parte dos jornais «A Ordem» e «Monarquia». Contém também informação sobre cisões no seio do Centro Católico Português.
(Pedras Salgadas) - Felicitação dos senadores e deputados católicos eleitos; alusão à necessidade do Centro Católico Português se “afirmar cada vez mais como elemento de ordem e de paz”.
(Braga) - Referência à possível intensificação da combatividade do jornal [«Diário do Minho]» em favor do Centro Católico Português; informação sobre atentados políticos contra os católicos.
[s.l.] - Informação sobre os trabalhos eleitorais em Montargil. Inclui nova missiva com dados complementares.
(Santa Comba Dão) - Pedido relacionado com títulos de transporte; considerações sobre um Congresso a realizar em 8 de Dezembro de [1921], no qual estava previsto o debate sobre as linhas de orientação do Centro Católico Português; referência a um acordo não desejado da parte da Comissão de Verificação [de Poderes].
(Benfica, Quinta das Palmeiras) - Solicitação de esclarecimentos acerca do programa católico; afirmação do interesse do remetente pelo “problema das relações do Estado com a Igreja”.
(Portalegre) - Informação sobre os resultados eleitorais em Montargil.
(Mora) - Considerações sobre os resultados das [eleições em Montargil].
(Braga) - Informação sobre os resultados do acto eleitoral para o Conselho Parlamentar; referência à parcialidade da informação veiculada pelos jornais, em oposição ao Centro Católico Português; comunicação das intenções do remetente, relativamente à renúncia do cargo ocupado; alusão à vitória eleitoral em Capareiros (Concelho de Viana do Castelo).
(Porto) - Informação sobre o acto eleitoral em Montargil.
(Paredes do Guardão?) - Manifestação de apoio à candidatura de António Lino Neto, nas eleições de Montargil.
[s.l.] - Envio de uma missiva em nome dos prelados portugueses, com mensagem de gratidão pela forma como António Lino Neto exercia as funções de presidente do Centro Católico Português. Inclui a mencionada missiva, subscrita por pelo cardeal-patriarca de Lisboa, por D. Manuel [Vieira de Matos], arcebispo primaz de [Braga], e por D. Manuel [Mendes da Conceição Santos], arcebispo de Évora.
(Nazaré, Chalet Miramar) - Votos para o êxito da candidatura de António Lino Neto.
(Elvas) - Pedido de informação sobre resultados eleitorais.
(Santa Comba Dão) - Considerações sobre as notícias veiculadas pela imprensa, confirmando o insucesso eleitoral do líder do Centro Católico Português; alusão à importância do critério, da “ponderação” e do “conselho” de António Lino Neto no trabalho parlamentar; manifestação da necessidade de se esclarecer a doutrina, os princípios e a organização do Centro.
(Montargil) - Conselhos relativos à actuação de António Lino Neto nas eleições em Montargil; esclarecimentos sobre as oposições à candidatura do destinatário.
(Porto) - Protesto contra um artigo da autoria de Nemo, publicado no jornal «A Época», com a indicação de que procurava desautorizar António Lino Neto perante os católicos.
(Montargil) - Informação sobre os trabalhos eleitorais em Montargil.
(Lisboa) - Demissão do remetente do cargo de vogal da Comissão Diocesana de Lisboa e de sócio do Centro Católico Português. Inclui mais duas missivas com esclarecimentos sobre as motivações do pedido de demissão. Integra também a minuta da carta de resposta de António Lino Neto, destacando-se a referência ao alheamento demonstrado por José Oliveira e Sousa para com o Centro Católico.
(Lisboa) - Informação sobre os trabalhos eleitorais em Montargil, com referência ao apoio concedido pelo remetente à candidatura de António Lino Neto. Envio de uma missiva de Manuel Augusto de Azevedo Anta com notícias sobre os referidos trabalhos eleitorais.
(Lisboa) - Informação sobre o acto eleitoral em Montargil, com referência a acções que visavam prejudicar a candidatura de António Lino Neto.
(Santa Comba Dão) - Agradecimento relacionado com a obtenção de títulos de transporte; considerações sobre a representação do Centro Católico Português na Câmara dos Deputados e sobre os trabalhos parlamentares em deal; informação sobre o estado de saúde do remetente.
(Aviz) - Informação sobre os trabalhos eleitorais em Montargil.
(Braga) - Preparação das eleições referentes ao Conselho Parlamentar. Referência a uma notícia veiculada pelo jornal «Diário de Notícias», sobre a aproximação entre monárquicos e católicos, nas referidas eleições. Inclui um recorte de imprensa com a mencionada notícia.
(Braga) - Mensagem de agradecimento por palavras dirigidas ao remetente, no jornal «A União»; referência à obrigatoriedade da resolução de assunto ligado ao Seminário/Hospital Militar.
[Évora] - Pedido de atenção para um assunto relacionado com rendimentos e encargos da confraria de Monforte, cuja resolução é apontada como um meio de propaganda do Centro Católico Português. Inclui uma missiva do padre João da Piedade Caldeira, dirigida a D. Manuel [Mendes Conceição Santos], expondo o mencionado assunto.
(Seminário do Gavião) - Pedido para António Lino Neto estar presente na primeira reunião da Comissão Diocesana do Centro Católico de Portalegre.
(Proença-a-Nova) - Descrição de uma conversa tida pelo remetente com Fernando de Sousa; relato de uma reunião do clero, com cerca de 80 sacerdotes de quase todas as dioceses, na qual, entre outros assuntos, se havia abordado a questão do Centro Católico Português; considerações sobre a família do presidente do Centro Católico.
(Guarda) - Felicitação pela eleição do destinatário para o cargo de deputado por Braga; informação sobre os resultados eleitorais na Guarda e na Covilhã; identificação dos “inimigos” [do Centro Católico Português]; referência a um “desgosto” do arcebispo de Évora, relacionado com a sede do Centro Católico.
(Évora) - Orientações para uma resposta de António Lino Neto à União Gráfica, que solicitava a libertação de um espaço ocupado pelo Centro Católico Português. Inclui a missiva de um representante do referido organismo, informando sobre o projecto de transferência de serviços para o compartimento de um edifício ocupado pelo Centro Católico.
(Idanha-a-Nova) - Envio de informações sobre João Ferreira Pinto, em resposta a uma solicitação do destinatário; informação sobre a acção eleitoral do Centro Católico Português no distrito de Castelo Branco, nomeadamente em Vila de Rei, Proença-a-Nova e Sertã.
(Beja) - Agradecimento pelas palavras proferidas pelo destinatário na abertura do Seminário da diocese de Beja; pedido de informação sobre sociedades por acções, arrendamentos e sobre a Companhia de Seguros Fidelidade; comentários sobre um livro de Alfredo Pimenta. Contém também considerações acerca do estado do jornal «A União» e da acção do bispo de Bragança na causa do Centro Católico Português.
(deez, Hotel Universal) - Notícias sobre a “faina eleitoral”, com alusão à incompatibilidade entre a candidatura do destinatário como senador pelo distrito de Portalegre e as animosidades mantidas por este com o bispo de Beja.
(Lisboa) - Esclarecimentos relativos ao afastamento do remetente da [Comissão Central] do Centro Católico Português. Inclui duas minutas de cartas de resposta de António Lino Neto, contestando os argumentos utilizados e, por fim, uma nova carta de José Fernando de Sousa reafirmando as suas motivações.
(Funchal) - Informação sobre o comprometimento da Comissão Diocesana do Funchal numa festa de “significado político evidente”.
(Porto) - Pedido de parecer sobre a indigitação do remetente para um cargo na Comissão Distrital da Associação dos Interesses Económicos do Porto, o que alteraria a sua situação no Centro Católico Português; pedido de informação sobre a existência de alguma “cartilha” com a síntese doutrinal do Centro Católico.
(Angra [do Heroísmo]) - Felicitação do destinatário pelos serviços prestados à Igreja Católica na campanha eleitoral; informação sobre a organização do Centro Católico Português, nos Açores.
(Paris) - Considerações sobre o papel social do Centro Católico Português; disponibilização do remetente para assumir as funções de correspondente do Centro Católico em França.
(Leiria) - Referência a uma “reunião políticaeleitoral” organizada por Júlio Dantas, em Leiria, à qual compareceram os padres José Ferreira de Lacerda, Gonçalves Margalhau e Manuel de Faria Lopes; informação sobre a candidatura do cónego Andrade e sobre as influências em favor de Júlio Dantas.
(Rio de Janeiro) - Envio de uma letra, no valor de 100 escudos, para auxiliar nas despesas do Centro Católico Português, nomeadamente nas despesas com as eleições. O remetente manifesta também a sua concordância relativamente à doutrina do Centro e elogia a direcção de António Lino Neto.
[s.l.] - Considerações sobre a resposta da administração do Banco de Portugal às acusações de fraude, formuladas pelo deputado Amâncio de Alpoim. Inclui a parte final de uma missiva de António de Oliveira Salazar dirigida a destinatário não identificado, com comentários sobre o excerto de um livro dedicado a temas financeiros.
(Vila Boa de Quires, Marco de Canaveses) - Pedido de intercessão junto da Comissão dos Bens das Extintas Congregações Religiosas, com vista à devolução de bens da Igreja Católica.
(Portalegre) - Diligências para a aprovação de uma Comissão Paroquial de Castelo Branco; esclarecimentos sobre a organização e funcionamento da Comissão Diocesana de Castelo Branco.
(Lisboa) - Alusão ao cargo de Assistente Religioso que o remetente ocupava no Centro Católico Português; parecer sobre a comunicação de um assunto (não especificado) aos prelados diocesanos.
[s.l.] - Considerações sobre o modo de intervenção política a adoptar pelo Centro Católico Português.