Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

6 records were found.

Protesto contra um despacho do Conservador deal do Registo Civil, de 9 de Março de 1917, determinando a apreensão provisória do arquivo do registo civil em poder do pároco da freguesia de Milagres (Leiria), por este se encontrar em França, ao serviço do exército português; solicitação de esclarecimentos relativos ao Decreto n.º 2498, de 11 de Julho de 1916, que, nos seus artigos 1.º e 12.º, garantia os “empregos com os direitos a ele inerentes” aos cidadãos em serviço militar.
(Porto) - Esclarecimentos relativos a resistências manifestadas pela Junta de Paróquia do Bunheiro, no âmbito da nomeação de um novo pároco para a freguesia. Entre outras resoluções, declara-se interdita a igreja paroquial até que o seu legítimo pároco possa exercer livremente as funções sacerdotais.
(Damão) - Informação sobre um conflito entre o remetente e o arcebispo de Bombaim, que se havia dirigido ao governo inglês, acusando a diocese de Damão de interferir na sua acção. Inclui a cópia de um ofício sobre o mesmo assunto, remetido ao [cardeal-patriarca de Lisboa]. Afirma-se a conveniência de uma declaração oficial por parte da Santa Sé ou do [Patriarcado de Lisboa], como forma de encerrar a “infeliz e malévola campanha, baseada em questiúnculas locais, com mira em interesses pessoais e, em boa parte, norteada pelo espírito da revolta contra os poderes instituídos”. Integra, por fim, a cópia de um ofício e de um relatório remetidos à Santa Sé com o objectivo de informar sobre o estado da diocese de Damão nos planos religioso, educativo e social.
Inclui documentação relativa a um conflito relacionado com o exercício das práticas cultuais na igreja de São Miguel, em Penela, e na capela de Santo Amaro, no Espinheiro. Destacam-se, entre outros, os seguintes documentos: um edital proibindo a prática de qualquer acto de culto em capelas cuja prática não se adequasse ao uso e costume; uma carta de D. Manuel [Luís Coelho da Silva], bispo de Coimbra, para António Lino Neto com observações sobre encerramento da capela do Espinheiro pela Comissão Concelhia dos Bens da Igreja; cópia de uma carta de intimação aconselhando o arcipreste José Nunes dealdo a abandonar o concelho, sob risco de ser vítima da justiça popular. Integra, por fim, um manifesto à diocese de Coimbra, intitulado “ A desafronta ou a história de dois Judas”, reprovando a actuação do bispo auxiliar e dos dois padres que estariam na origem de todo o conflito (o arcipreste de Penela José Nunes dealdo e o pároco de Podentes, Avelino Domingues).
Minuta de proposta não subscrita, respeitante à atribuição de um subsídio extraordinário ao Colégio das Missões Religiosas Civilizadoras de Tomar, o qual se destinava à educação e formação dos jovens que integravam as missões civilizadoras religiosas nos domínios ultramarinos portugueses, à compra de material escolar e à preparação de instalações pedagógicas de acordo com as necessidades modernas. Inclui apontamentos sobre dois decretos regulamentares relacionados com o “Instituto ou Colégio das missões dos padres seculares portugueses em Tomar”.
[s.l.] - Formulário não preenchido, solicitando informações acerca da conformidade legal das corporações religiosas constituídas nas diversas freguesias.