Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
15 records were found.
Memorial da autoria de António Lino Neto, apresentado no IX Congresso Internacional de Agricultura, realizado em Madrid, de 1 a 6 de Maio de 1911. Texto dividido em cinco partes, ao longo das quais o autor desenvolve temas como: a superprodução industrial à luz dos conceitos clássicos da ciência económica; as exigências modernas da ciência económica; as subsistências. Contém correcções tipográficas e notas manuscritas. Integra também um folheto de divulgação com informações sobre a organização, os regulamentos e o programa do congresso; três cartas de A. Bobone, secretário do Comité Português de Propaganda do Congresso, solicitando a participação de António Lino Neto; minuta de uma carta de António Lino Neto a agradecer o convite e a apresentar o seguinte tema para o seu relatório/tese: “A maior ligação da população aos campos e o consequente desenvolvimento da agricultura pode e deve ser provocado pela renovação, consoante as necessidades modernas, dos conceitos clássicos fundamentais da ciência económica”.
Apontamentos de António Lino Neto sobre as dimensões do livro “Elementos de Economia Política” e sobre o local e a data da sua publicação. Alusão aos comentários sobre a referida obra, publicados na revista «Brotéria» (Vol. XXIV, fasc. 1, 1937).
Inclui um recorte de imprensa extraído do jornal «Correio da Extremadura» (ano 48.º, n.º 2455, pp. 5, 6 e 10), com a publicação da conferência de António Lino Neto, vice-reitor da Universidade Técnica de Lisboa, proferida em Santarém a convite da Junta de Província do Ribatejo. A exposição divide-se em quatro pontos: I “O Ribatejo como factor do desenvolvimento do Municipalismo e do corporatismo”, II “O Corporatismo da vida nacional”, III “O municipalismo e as suas relações com o corporatismo”, IV “A obra municipal do Estado Novo”. Compreende a reprodução de um retrato de António Lino Neto. Compreende também um recorte do jornal «Novidades» (15/05/1938), com a reprodução de partes da mesma conferência.
Artigos publicados nos jornais «Novidades» (ano XLIX, n.º 12074, p. 1), «Diário de Notícias» (n.º 24524 14/05/1934) e jornal não identificado, com sínteses da conferência proferida por António Lino Neto na Escola Central de Oficiais, em Caxias, a 12 de Maio de 1934. Inclui também um ofício do brigadeiro João de Almeida (Escola Central de Oficiais de Caxias), agradecendo a anuência de António Lino Neto ao convite para participação no ciclo de conferências sobre Altos Estudos Militares, e, por fim, um cartão com o programa do ciclo de conferências.
Artigos publicados nos jornais «O Século», «Diário de Notícias» e «Novidades» com informação sobre a conferência proferida por António Lino Neto no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, a 1 de Maio de 1936. Sublinham-se as referências aos economistas clássicos ingleses, considerados os fundadores da Economia Política, e as considerações sobre a obra de Adam Smith “A Riqueza das nações”.
Separata do volume “Conferências realizadas no ano lectivo de 1932-1933”, com a publicação da conferência proferida por António Lino Neto no Instituto Superior de Agronomia, em 28 de Fevereiro de 1934. Este trabalho segmenta-se em onze capítulos, entre eles: “A questão agrária como fundo da crise contemporânea”; “Desvio da função económica da terra”; “Socialismo do Estado em Portugal quanto à fruição dos meios de produção”; “A indústria dos 88 lacticínios como um dos melhores meios de reintegrar a terra no seu destino social”; “Regime jurídico do leite e seus derivados”; “Conclusão: o salvamento da sociedade pelo regresso à terra em pequena propriedade e sobretudo pela exploração pecuária lactígena”. Inclui também duas provas fotográficas com a representação de António Lino Neto durante a conferência; artigos de imprensa publicados no jornal «O Século» (01/03/1934), «A Voz» (ano VII, n.º 344, p. 3), «Diário de Lisboa» (ano 13.º, n.º 4075, p. 1), «O Comércio do Porto» (ano LXXIX, n.º 82, p. 1) e «Diário de Notícias» (08/11/1934, n.º 24711, p. 5), com resumos, transcrições e comentários sobre a intervenção de Lino Neto.
(Lisboa) - Ofício do secretário-deal da Sociedade de Geografia de Lisboa para António Lino Neto, com informação sobre o programa de conferências promovidas pela Sociedade de Geografia de Lisboa. A conferência de António Lino Neto, intitulada “Município novo num Estado Novo”, estava prevista para o dia 11 de Abril de [1934]. Inclui a minuta da carta de resposta de António Lino Neto, agradecendo a inclusão do seu nome na lista de conferentes e solicitando a alteração da data em que iria tomar a palavra.
Artigo do jornal «Novidades» (ano XLIV, n.º 10461, pp. 1 e 6), com o resumo da conferência proferida por António Lino Neto (professor de Economia Política no Instituto Superior Técnico), a 21 de Outubro de 1929, em sessão da Sociedade de Geografia organizada pela Comissão ao Cinquentenário da Lâmpada Eléctrica. Compreende a reprodução de um retrato de António Lino Neto. Integra também uma nota manuscrita sobre a referida conferência.
Apontamentos de António Lino Neto, expondo as razões que o levaram a aceitar o convite formulado por João Calado Rodrigues, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mação, para proferir algumas palavras no âmbito da Primeira Exposição Industrial do concelho. Contém também considerações sobre a pertinência e o alcance de uma exposição industrial local e informação relativa à história, geografia, população, administração e indústria do concelho de Mação.
Inclui quatro recortes de imprensa extraídos dos jornais «Novidades» (ano LVI, n.º 14586, pp. 1 e 3), «Diário de Lisboa» (ano 21.º, n.º 6645, p. 1), «O Distrito de Portalegre» (N.º 3700, p. 4) e «A Voz» (n.º 5107, p. 1 e 6) com resumos e transcrições da conferência intitulada “O quinhão económico da vida”, proferida por António Lino Neto na Academia das Ciências de Lisboa, em 22 de Maio de 1941.
Dois recortes de imprensa extraídos dos jornais «Novidades» (ano LV, n.º 14257, pp. 1 e 4) e «A Voz» (ano XIV, n.º 4781, pp. 1 e 2) com o resumo da conferência intitulada “A função do trabalho na vida económica”, proferida por António Lino Neto no âmbito da I Semana da Acção Social Católica, em 20 de Junho de 1940. Contém também os resumos das conferências de Mário de Figueiredo (“Direito de propriedade”), Pacheco de Amorim (“Capitalismo”) e Ruy Enes Ulrich (“Alguns erros do socialismo”); informações sobre as actividades da I Semana da Acção Social Católica; a reprodução dos retratos dos conferencistas António Lino Neto, Mário de Figueiredo e Ruy Ulrich. Inclui ainda a brochura intitulada “As funções do trabalho na ordem económica...”, com a publicação da mesma conferência. O texto segmenta-se em nove capítulos, entre os quais: “Conceitos Económicos do trabalho e da Ordem”; “Natureza e funções do trabalho”; “ O trabalho como factor de felicidade no indivíduo e na sociedade”; “O trabalho como medida de progresso económico entre povos”; “A moderna carta dos direitos e deveres do trabalho”; “A disciplina do trabalho como coroamento da ordem em deal”.
Inclui dois formulários da Universidade Técnica de Lisboa e apontamentos manuscritos avulsos, com informações biográficas de António Lino Neto, nomeadamente sobre a sua actividade científica, cargos públicos ocupados, distinções e condecorações recebidas.
Apontamentos de António Lino Neto sobre diversas temáticas, nomeadamente o excedente demográfico em Portugal, o padre Manuel da Nóbrega e a missão dos jesuítas no Paraguai.
Cartão de António Lino Neto, lente catedrático do Instituto Industrial e Comercial, com apontamentos sobre a tese “Situação demográfica do país segundo a densidade da população”, apresentada num congresso nacional, sendo relator J. Fernando de Sousa. Contém a transcrição de um excerto da mesma obra, com referência a autores de estudos económico-estatísticos.
Documentação produzida e coligida por António Lino Neto, relativa à preparação de uma monografia sobre a vila de Mação. Destacam-se os apontamentos avulsos; índices e planos com a estrutura da obra; artigos de imprensa sobre monografias regionais ou com informação sobre o concelho, nomeadamente sobre a toponímia, história, arqueologia, população, indústria; correspondência recebida por António Lino Neto, entre outros, do padre Braulio de Sousa Guimarães, padre Artur Pereira, Manuel de Jesus Marques Dias, António Antunes Belo, Eugénia dos Prazeres Moreira, Serras Silva, Eloy Gomes Vieira, padre Francisco Correia Ventura e Francisco Serrano; correspondência de terceiros; normas e diplomas regulamentares sobre os organismos públicos de Mação, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia (cópia do compromisso), a Biblioteca (regulamento aprovado em 1943) e os Bombeiros; abaixo-assinados, contrafés, manifestos, representações e editais de comissões patrióticas e culturais locais; cópias de relatórios da administração do concelho; publicações diversas e outros documentos sobre a vida e a obra de diversas personalidades naturais de Mação, nomeadamente António Pereira de Figueiredo [1725-1797] e o padre Bartolomeu Rodrigues Chorro. Sublinha-se, por fim, um artigo de imprensa de António Lino Neto publicado no «Jornal de Mação (ano II, n.º 154, 7/09/1902, pp. 1-4), descrevendo as especificidades da vila, no que se refere à sua geografia, população, administração, indústria, agricultura, política, literatura e ciência, instrução e arte.