Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

7 records were found.

Inclui documentos de diferente natureza e função, não enquadráveis nas séries anteriores, nomeadamente: um comprovativo do pagamento de quotas à Société des Études Portugaises; a acta de uma [sessão] da Congregação da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; um parecer da Secção de Ensino Técnico do Conselho Superior de Instrução Pública.
Inclui cartas, cartões, bilhetes-postais, circulares, ofícios, telegramas recebidos por António Lino Neto sobre diversos assuntos, no âmbito das actividades académico-científico e de docência. Integra também ofícios e cartas que, na sua origem, não foram directamente dirigidos a António Lino 56 Neto, mas cujos assuntos foram objecto do seu interesse ou contaram com a sua efectiva intervenção. Entre outros, os assuntos tratados são os seguintes: mensagens de felicitação respeitantes a concursos públicos e conferências; apreciações críticas de trabalhos escritos e conferências; mensagens de agradecimento pela oferta de livros e artigos; pedidos de exemplares de teses, livros e artigos; convites para conferências colóquios e outras iniciativas científicas, envio de livros e artigos; solicitações de pareceres; pedidos de colaboração em obras colectivas e na organização de congressos e colóquios. Excluem-se os pedidos de protecção de alunos. Integra também minutas e cópias de missivas remetidas por António Lino Neto, referentes a alguns dos assuntos mencionados anteriormente.
Inclui ofícios, cartões, um passaporte de missão especial, uma ficha de docente e uma minuta de carta, entre outros documentos, testemunhando algumas das funções e actividades exercidas por António Lino Neto, no âmbito da sua carreira docente e académica. Sublinham-se as referências à sua colaboração com o Conselho Superior de Estatística; as convocatórias para reuniões do Ensino Técnico do Conselho Superior de Instrução Pública; a autorização concedida para uma deslocação a Espanha, em missão de estudo; um pedido de autorização para o exercício de funções, simultaneamente no Instituto Superior Técnico e no Instituto de Ciências Económicas e Financeiras.
Inclui documentos comprovativos da nomeação de António Lino Neto para diversos cargos no âmbito da actividade académica/científica, com destaque para os seguintes: regente interino das aulas de língua inglesa no Liceu Nacional de Portalegre (1905); secretário, vice-presidente e presidente da secção de Economia Política da Sociedade de Geografia de Lisboa (1915- 1941); director do Instituto Superior de Comércio de Lisboa (1932). Integra também documentos que confirmam a sua eleição para os cargos de vogal da Academia das Ciências de Portugal (1918); sócio ordinário da Sociedade de Estudos Pedagógicos (1910); sócio correspondente da Classe de Letras da Academia das Ciências de Lisboa (1938). Compreende, ainda, comprovativos da nomeação de António Lino Neto para integrar a Comissão Organizadora de um Congresso Cooperativista (1921) e para assumir as funções de delegado oficial do Congresso Internacional dos Economistas (1937). Inclui, por fim, um ofício designando Lino Neto para integrar uma equipa responsável pela preparação da reforma do Ensino Superior (1932/33).
Inclui apontamentos, artigos de publicações periódicas, versões preparatórias e finais de monografias e comunicações da autoria de António Lino Neto. Integra também correspondência, artigos de imprensa, textos e notas avulsas, entre outros documentos, que explicitam as circunstâncias de produção e apresentação pública dos mencionados trabalhos, assim como o acolhimento que os mesmos mereceram. Para além do texto referente à 87 comunicação apresentada no IX Congresso Internacional de Agricultura, realizado em Madrid (1911), sublinham-se os artigos de imprensa com o resumo ou a transcrição das seguintes conferências: “A importância dos inventos económicos de Edison na evolução económica” (1929); “A Indústria dos lacticínios e a questão agrária” (1934); “A função do exército na economia nacional” (1934); “Adam Smith, fundador da Economia política” (1936); “O Ribatejo e a sua influência no desenvolvimento do Municipalismo e do Corporativismo em Portugal” (1938); “A função do trabalho na vida económica” (1940); “O quinhão económico da vida” (1941). Destacam-se, ainda, os apontamentos e os documentos reunidos no âmbito da preparação da obra “A vila de Mação e o seu termo”.
Inclui artigos e recortes de imprensa com informação sobre vários factos relativos à carreira académica de António Lino Neto. Destacam-se as referências à sua nomeação para a cátedra de Economia Política e Direito Administrativo do Instituto Industrial e Comercial de Lisboa; às funções e cargos ocupados no Instituto Superior Técnico e na Universidade Técnica de Lisboa; à sua participação no concurso para a cadeira de Economia Política e Direito Administrativo, na Escola Politécnica de Lisboa. Sublinham-se também os artigos com apreciações críticas e transcrições de excertos de obras da sua autoria, nomeadamente “A questão agrária” e “Elementos de Economia Política”. Salienta-se, ainda, a informação sobre a actividade de Lino Neto na Academia das Ciências de Lisboa, assim como as referências a entrevistas e discursos, entre outros temas, sobre o municipalismo.
Inclui apontamentos, resumos e cópias de excertos de livros, fichas de leitura, recortes de imprensa, cópias de diplomas regulamentares, entre outros documentos reunidos e utilizados por António Lino Neto na preparação dos cursos de Direito Comercial, Direito Administrativo e Economia Política. Integra também documentos relativos à própria leccionação, como sejam os sumários de lições e as minutas de exames de avaliação.