Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Anteprojeto da construção da Casa do Emigrante, no qual consta um pedido de orçamento ao construtor civil Eugénio Alves de Oliveira. Contém memória descritiva. Anotações manuscritas de Fernanda Jardim. Composto por 14 desenhos: 1. Planta do conjunto; 2. Planta do Piso 03; 3. Planta do Piso 02; 04. Planta do Piso 01; 5. Planta do Piso da Entrada; 6. Planta do Piso 1; 7. Planta dos Pisos 2 e Superiores; 8. Planta das Coberturas; 9. Alçado Norte; 10. Alçado Sul; 11. Alçado Nascente; 12. Alçado Poente; 13. Corte Longitudinal (A-B); 14. Corte Transversal (C-D).
Peças desenhadas do anteprojeto da Casa do Emigrante a construir em Frielas, no Concelho de Loures: Planta do local esc 1/2000; 1. Planta do conjunto; 2. Planta do Piso 03; 3. Planta do Piso 02; 04. Planta do Piso 01; 5. Planta do Piso da Entrada; 6. Planta do Piso 1; 7. Planta dos Pisos 2 e Superiores; 8. Planta das Coberturas; 9. Alçado Norte; 10. Alçado Sul; 11. Alçado Nascente; 12. Alçado Poente; 13. Corte Longitudinal (A-B); 14. Corte Transversal (C-D).
Anteprojeto da Casa do Emigrante a construir em Frielas (Loures). Contém memória descritiva. Esta obra destinava-se a dar alojamento temporário aos emigrantes nas seguintes circunstâncias: aos que tivessem para embarcar; aos emigrantes retornados vindos do estrangeiro; aos colonos-dirigidos que frequentassem os estágios a que estavam sujeitos, antes de embarcarem para o Ultramar. A formação aí administrada teria uma duração entre 10 e 15 dias e consistia em ensinamentos práticos de higiene e regras de conduta social, acompanhados de "palestras de carácter técnico, moral e religioso". Ainda lhes era prestada assistência médica. O projeto era composto por um edifício de grandes dimensões, com 3 pisos, no qual se distribuíam as grandes áreas de: A. Receção, Serviços Administrativos e Assistência Médica; B. Alojamento dos Emigrantes e Colonos, com 300 quartos e um salão com capacidade para 500 pessoas; C. Alojamento das Religiosas constituído por 12 celas e respetivas dependências; D. Serviços Gerais que funcionariam nos pisos inferiores e onde estariam localizados, entre outros serviços, cozinhas, economato, lavandarias, copas, instalações de pessoal, garagem. Autoria do projeto: arquitetos Manuel Palha Correa e Ricardo Jardim. O projeto foi indeferido pelo Gabinete do Plano Regional de Lisboa da DG dos Serviços de Urbanização do MOP, a 1962-03-26 com a justificação de que a localização proposta não seria conveniente. Na capa do dossier tem a nota manuscrita de Fernanda Jardim "Foi entregue na Câmara de Loures cópia deste ante projeto em 21/4/61". Peças desenhadas: composto por 16 peças desenhas: pormenor da planta da antiga Freguesia de Frielas; [planta do] conjunto de terrenos de Frielas escala 1:500; 2. Planta do Piso 03; 3. Planto do Piso 02; 04. Planta do Piso 01; 5. Planta do Piso da Entrada; 6. Planta do Piso 1; 7. Planta dos Pisos 2 e Superiores; 8. Planta das Coberturas; 9. Alçado Norte; 10. Alçado Sul; 11. Alçado Nascente; 12. Alçado Poente; 13. Corte Longitudinal (A-B); 14. Corte Transversal (C-D).