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Subsecção composta por documentação referente a questões de conflito jurídico e passíveis de tramitação nas instâncias judiciais, abrangendo as áreas laboral, cível e penal.
Subsecção composta por documentação referente à gestão da qualidade por parte da Cáritas Portuguesa. Para dar cumprimento à exigência de standards internacionais, a certificação da qualidade teve início na Cáritas em 2016. Os standards mínimos de gestão foram introduzidos, em 2015, com o objetivo de capacitar e melhorar a gestão dos membros da Confederação Caritas, incentivando a aprendizagem mútua.
A Unidade de Estudos e de Instrumentos Sociais tinha a seu cargo a monitorização das actividades, nomeadamente do programa NOS e do Programa CARES.
Subsecção composta por documentação relativa à gestão de recursos humanos da Cáritas Portuguesa. A documentação está relacionada com a admissão de novos funcionários, a gestão dos funcionários efectivos e eventuais, distribuídos pelos vários serviços da Cáritas, internos (como sejam, os escritório, o armazém, ou a contabilidade) ou externos, no caso programas pontuais, e o processamento e pagamento de salários e contribuições para a Segurança Social, assim como à receção dos curricula de candidatos a colaboradores.
Subeccção composta por documentação de suporte e de apoio à decisão na área do arquivo, centro de documentação e índices de processos nas subsecções Acolhimento Temporário de Crianças, Postos de Trabalho e Ajuda Alimentar.
Subsecção composta por documentação relativa à gestão do património da Cáritas Portuguesa ao longo do tempo, incluindo legados e heranças.
Subsecção composta por documentação produzida pelo Núcleo de Observação Social, formado em 2008, para identificar problemas sociais registados nos serviços de atendimento social nas Cáritas Diocesanas e em outras instituições sociocaritativas da Igreja Católica, analisar as possibilidades de solução e formular recomendações.
Subsecção composta por copiadores de correspondência expedida e pela correspondência recebida pela Cáritas Portuguesa, desde o início da década de 1990.
Subsecção composta por documentação referente à área de comunicação e imagem da Cáritas Portuguesa. Abrange a conceção e a promoção da estratégia de comunicação, interna e externa, assumindo um cariz transversal aos diferentes departamentos e programas.
Subsecção composta por documentação referente às operações financeiras realizadas pela Cáritas Portuguesa. Organizada por anos, contém: contas e orçamentos, balancetes, diários, extratos, faturação, controlo de movimentos bancários e registos contabilísticos.
A criação do departamento de Cooperação Internacional da Cáritas Portuguesa iniciou-se nos finais da década de 1990, decorrente da crescente participação de elementos da instituição em diversos congressos internacionais e em campanhas de financiamento internacional, na maioria das vezes com fundos da União Europeia. Até então, as funções de acompanhamento de projetos internacionais estavam a cargo do Presidente da Cáritas ou alguém nomeado pela instituição. Com o aumento e diversificação de eventos – quer de promoção de financiamento, quer de colóquios cujo tema fosse a Cooperação Internacional – levou à necessidade de criação deste departamento, que coordena e representa a instituição em diversos projetos. A subsecção contém documentação relativa a: congressos nacionais e internacionais; visitas ou delegações de entidades congéneres (Secours Catholique, Caritas Alemã, ONG's); participação em reuniões de Caritas Espanha, Caritas Europa e Internacionalis, Caritas Brasil; gestão de pedidos de ajuda.