Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Documentação sobre o trabalho desenvolvido pela Cáritas Portuguesa no plano da emigração, incluindo a Obra Católica Portuguesa de Migrações e o Setor Social de Emigração. A Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM) também é referida como Obras Católicas de Emigração, Obra de Emigração Católica Portuguesa ou Obra Católica Portuguesa de Migração. Entre os documentos, encontram-se: carta de João Carlos Alves para Hermann Leça da Veiga sobre o seu afastamento da Cáritas Portuguesa e o Congresso da Emigração (1967-10-02); carta de Maria Amélia de Azevedo Pinto à Comissão Central da Cáritas Portuguesa sobre as suas funções no Setor Social de Emigração, 1967-10-03; Memorandum de T. Stark, da International Catholic Migration Commission, sobre retornados portugueses de África (1975-12-18); relatório elaborado pelo Pe. Aurélio Granada Escudeiro sobre a XXII Reunião da Comissão Católica das Migrações Intraeuropeias (CCMIE, em Aarhaus, Dinamarca, 1969-06-03 a 05); relação de despesas anuais da Secção de Emigração Católica [s.d.]; relatório de visita à Alemanha entre 1966-06-2 a 11 do Pe. José Maria das Neves para organização dos serviços de assistência religiosa e social dos emigrantes portugueses, 1966; informação sobre as funções do inspetor Bobela da Mota no plano da emigração na Cáritas Portuguesa, 1965; relatório da Cáritas Portuguesa sobre o trabalho da Cáritas no plano da emigração, em colaboração com a Obra Católica Portuguesa de Migrações e a Junta de Emigração, 1965; relatório sobre o trabalho da Cáritas Portuguesa no plano das migrações, com referência ao total de famílias beneficiárias de empréstimos (e montantes globais envolvidos), outras modalidades de assistência, número de famílias assistidas na colonização dirigida, incluindo estágios, e colonização livre, [s.d.]; cópia de decreto de criação da Obra Católica Portuguesa de Migrações na União de Caridade Portuguesa, 1962-07-01; cópia de regulamento da Obra Católica Portuguesa de Migrações, [s.d.]; formulário de declaração de dívida à Cáritas Portuguesa para suportar custos de passagens aéreas de emigrantes, [s.d.]; modelo de recibo de ordem de passagem por via área, [s.d.]; modelo de documento de empréstimo, [s.d.]; Instruções sobre o empréstimo aos emigrantes do Faial, [s.d.]; declaração de responsabilização da OCPM pelo pagamento das passagens por via marítima de emigrantes, [s.d.]; modelo de contrato de empréstimo, [s.d.]; formulário de autorização de empréstimo, [s.d.]; modelo de documento de empréstimo, [s.d.].
Correspondência entre órgãos e serviços da Cáritas Portuguesa e várias entidades nacionais e internacionais, referentes a diversas atividades da instituição. Principais assuntos: isenção de direitos alfandegários; embarque e descarga de bens e géneros; liquidação de faturas; pedidos de adoção; apólices de seguros; honorários; Armazém de Moscavide (autoria do estudo-programa de instalações administrativas: Arq. António de Freitas Leal); pedido de fornecimento de géneros; cedência de casas do Bairro do Cabril; campanha de Natal de 1974.
Correspondência entre a Comissão Central da Cáritas Portuguesa, a Assembleia Geral de Trabalhadores e diferentes entidades nacionais e internacionais referente a diversas atividades da instituição. Contém: pedidos da ajuda às congéneres europeias e norte-americana da Cáritas; comunicação à Junta da Salvação Nacional; negativo de stencil de carta enviada por Manuel Matos Dias à Junta de Salvação Nacional, [s.d.]; regulamento inter-serviços; processo de escrutínio de trabalhadores para a Assembleia Geral de Trabalhadores; correspondência entre os trabalhadores da Comissão Central da Cáritas Portuguesa, na sequência de Assembleias Gerais de 1974-05-21 e 1974-08-12 e o Cardeal-Patriarca de Lisboa (inclui Documento confidencial, exclusivamente divulgado ao Episcopado e destinado a uma análise objectiva da situação grave vivida pela Cáritas e a evitar uma informação unilateral, incompleta e distorcida, abrangendo diligências para encontrar armazém de géneros alimentícios, com referências a Matinha, Av. Elias Garcia, Seminário dos Olivais e Ameixoeira); correspondência com a Caritas Catholique Belge para Manuel Matos Dias, felicitando sobre a evolução dos acontecimentos em Portugal (1974-06-10); ajuda de emergência a Cabo Verde; projeto de estatutos.