Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

6 records were found.

Subsecção composta por documentação referente à composição e à atuação dos corpos sociais da Cáritas Portuguesa ao longo do tempo. Os sucessivos estatutos configuraram distintos órgãos sociais, dotados de competências distintas entre si: Conselho Geral (estatutos de 1956), Assembleia Geral (1976), Conselho Geral (2000), Comissão Permanente da Assembleia Geral (1976), Comissão Permanente (2000), Comissão Central (1956), Direção Nacional (1976). Na conjuntura pós-1974, foram formados órgãos temporários: Direção Interina e Comissão Instaladora. Não existe documentação emanada dos órgãos sociais previstos nos estatutos de 1946.
Subsecção composta por documentação sobre a estrutura da Cáritas Portuguesa, as suas competências e diretrizes de organização interna: estatutos, regulamento e circulares.
Subsecção composta por documentação referente ao plano estratégico, programas e relatórios anuais de atividades da Cáritas Portuguesa.
Subsecção composta por documentação referente às Cáritas Diocesanas, enquanto membros da Cáritas Portuguesa e com assento na Assembleia Geral (desde 1976) e no Conselho Geral (desde 2000). Contém nomeações, correspondência, relatórios de atividades e iniciativas promovidas.
Subsecção composta por documentação referente à representação da Cáritas Portuguesa em diferentes entidades e à cooperação com organizações com objetivos convergentes. Responsabilidade dos órgãos de direção, a representação e a cooperação justificaram protocolos, a formação de outras organizações, a participação em projetos, iniciativas, seminários ou colóquios.
Subsecção composta por documentação relativa à atividade desenvolvida pelos sucessivos presidentes da Cáritas Portuguesa ao longo do tempo. Contém correspondência geral com órgãos de soberania, organismos da Administração do Estado e entidades eclesiásticas, assim como documentação típica do gabinete dos sucessivos presidentes, como pastas de trabalho sobre matérias muitos específicas e/ou sensíveis, espólios pessoais de figuras marcantes da organização, enquanto assistente, dirigente e colaborador com funções de chefia dos serviços (Pe. José Mendes Serrazina e Delfina Ruivo).