Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
7 records were found.
Secção composta por documentação dispersa, privilegiando os contextos e os meios em que Abel Varzim de situou e atuou, mas sem que a sua figura seja expressamente referida, incluindo alguns originais da sua época.
Secção composta por cópias e transcrições dos textos impressos de Abel Varzim, em colunas regulares de jornais noticiosos, em diferentes órgãos da imprensa especializada do catolicismo português e em monografias. As temáticas abrangidas são múltiplas, da religião à economia, passando pelo trabalho e pelo sindicalismo.
Secção composta por estudos, memórias e testemunhos, alguns produzidos em sessões de homenagem, sobre a figura multifacetada de Abel Varzim.
Secção composta por documentação sobre a recolha da documentação que compõe este fundo e algumas atividades da entidade promotora, o Forum Abel Varzim, também constituído com base na figura de Abel Varzim.
Secção composta por cópias e transcrições de documentação sobre as funções de Abel Varzim como eclesiástico na Igreja Católica, nomeadamente: no Seminário de Serpa, em Lovaina, pregador, conferencista, na Acção Católica Portuguesa e na Paróquia da Encarnação (Chiado).
Secção composta por cópias e transcrições de documentação sobre a atuação cívica e política de Abel Varzim, nomeadamente como deputado na Assembleia Nacional, na oposição ao regime e enquanto promotor de iniciativas para reintegração social de prostitutas.
Secção composta por cópias e transcrições de documentação com um cunho sobretudo pessoal e que reflete Abel Varzim num registo de proximidade: orações, poemas, pagelas, diário do próprio, correspondência e textos sobre as exéquias ou emitidos por ocasião da sua morte em 1964. Produzida por Abel Varzim ou que lhe é diretamente direcionada, a documentação reunida resultou principalmente de relações pessoais e diretas, mesmo quando obteve expressão pública, como no caso dos obituários publicados na imprensa.