Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
14 records were found.
Inclui um cartão a identificar Amélia Augusta Vaz Monteiro Gomes como membro associado da Sociedade Propaganda de Portugal.
Inclui a minuta de uma procuração de Amélia Vaz Monteiro Gomes, a favor de seu filho José Vaz Monteiro Gomes, autorizando o beneficiário a administrar propriedades, receber e pagar rendas ou prestações foreiras, contratar pessoal, comprar e vender produtos e alfaias agrícolas, executar benfeitorias em propriedades.
Inclui os seguintes documentos relativos à execução das heranças de Amélia Augusta de Sousa Aguiar Vaz Monteiro, Francisco Vaz Monteiro e António Vaz Monteiro: comprovativos de pagamentos efetuados, relativos a inventários e à contribuição de registo por título gratuito; inventários de bens; listas de avaliações de bens; apontamentos com referências a movimentos de verbas e à venda de bens; listas com registos de dívidas; títulos de ações da Companhia do Boror, com nota manuscrita a indicar que foram adquiridos com montante deixado por herança de Amélia Augusta de Sousa Aguiar Vaz Monteiro.
Integra, também, uma cópia do formal de partilhas respeitante à herança de José Vaz Monteiro.
Inclui cartas, bilhetes-postais, cartões e ofícios endereçados a Amélia Augusta Vaz Monteiro Gomes, entre outros, pelos seguintes remetentes: Vicente Luís Gomes, marido da destinatária; José Vaz Monteiro, irmão da destinatária; José Vaz Monteiro Gomes, filho da destinatária; António Vaz Monteiro Gomes, filho da destinatária; Flora Stern; A. Domingues; Maria das Dores Baião; Maria Luísa de Oliveira Trigoso; Isabel Pia de Oliveira Trigoso; A. Nazareth Fernandes; João Reis; António Eusébio Pedroso; Banco da Agricultura; Virgínia [...?].
Entre os diversos assuntos tratados, sublinham-se os seguintes: partilha de informação sobre o quotidiano familiar e sobre a administração de propriedades familiares, destacando-se o prédio rústico denominado Vale da Vaca; partilha de informação sobre conflitos de interesses entre familiares; pagamentos de foros, de dívidas e de contas correntes; partilhas de bens no âmbito de heranças; alienações de bens imóveis; envio de informação sobre os movimentos bancários das contas de Amélia Augusta Vaz Monteiro Gomes e Vicente Luís Gomes; envio de mensagens de boas festas e de mensagens de condolências.
Integra também minutas e cópias de cartas de Amélia Augusta Vaz Monteiro Gomes enviadas a António Vaz Monteiro Gomes e a Cecília [...?], com informação sobre problemas familiares; cartas enviadas à empresa a Monteiro Gomes Lda., a solicitar a alteração da titularidade da conta, por ocasião do falecimento de Vicente Luís Gomes, marido da remetente.
Inclui a petição inicial e uma contestação da ação cível intentada por Amélia Vaz Monteiro Gomes contra Ana Vaz Monteiro do Amaral Neto e seu marido, Carlos Pereira do Amaral Neto, relativa a uma divergência na delimitação das propriedades denominadas Vale da Vaca e Paio Poldro.
Integra também um questionário sobre as confrontações do prédio rústico Vale da Vaca.
Inclui comprovativos de operações de câmbio emitidas pelas seguintes entidades: «Banco Lisboa & Açores»; «José Henriques Totta»; «José Rodrigues Testa»; «London and Brazilian Bank Lda.».
Inclui um livro com registos manuscritos de despesas efetuadas por Amélia Vaz Monteiro Gomes, respeitantes à aquisição de bens e serviços.
Inclui cadernetas do Banco da Agricultura e da Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência, com registos de débitos e créditos associados a contas bancárias de Amélia Augusta Vaz Monteiro Gomes.
Integra, também, comprovativos de depósitos efetuados nas mesmas entidades bancárias.
Inclui a escritura do arrendamento de um prédio sito na Rua Nova de Santo António, em Lisboa, feito por Cristina Maria Rodrigues a Amélia Vaz Monteiro Gomes.
Inclui comprovativos de pagamentos efetuados por Amélia Vaz Monteiro Gomes, referentes ao arrendamento de um imóvel sito na Rua Nova de Santo António, em Lisboa; ao foro imposto na propriedade denominada Vale da Vaca; à quota do Cofre de Previdência do Ministério das Finanças.
Integra também o comprovativo do pagamento efetuado por Amélia Vaz Monteiro Gomes à agência funerária Almeida & Quintão, referente às despesas com o funeral do seu marido, Vicente Luís Gomes; o comprovativo do pagamento de um cruxifixo para jazigo; comprovativos de pagamentos de contribuições no âmbito de transferências de bens.
Engloba, por fim, comprovativos de pagamentos efetuados por Amélia Vaz Monteiro Gomes, referentes a seguros e à aquisição ou reparação de alfaias agrícolas.
Inclui uma cópia autêntica do registo do nascimento de Amélia Augusta Vaz Monteiro Gomes; uma cópia autêntica do registo do óbito de José Vaz Monteiro, pai de Amélia Augusta Vaz Monteiro Gomes; uma cópia autêntica da escritura do testamento de Amélia [Augusta Vaz Monteiro Gomes].
Inclui anotações manuscritas de Amélia Augusta Vaz Monteiro Gomes, relativas à alienação de propriedades, com a respetiva identificação dos imóveis, dos compradores e das datas das vendas.
Integra também anotações referentes à venda do aluguer de cortiça produzida na propriedade denominada Vale da Vaca, bem como anotações relativas a foros impostos nas propriedades denominadas Cuca, Arranhó e Poçaroca.
Engloba, ainda, um rascunho da inscrição para a lápide funerária de José Vaz Monteiro.
Inclui comprovativos de pagamentos, notas manuscritas e licenças camarárias respeitantes a obras de manutenção efetuadas em imóvel sito na Rua Nova de Santo António, em Lisboa.
Inclui o contrato de uma venda de cortiças feita por José Vaz Monteiro Gomes, representante de sua mãe, Amélia Vaz Monteiro Gomes, à firma Mundet & Comp.