Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

47 records were found.

Livro do tesoureiro da obra dos Sacristãos do Patriarcado de Lisboa. Constam apenas três registos na primeira página referentes aos mês de junho de 1856
Livro de registo dos círios de 1892 a 1897 da Igreja de São Nicolau de Lisboa. O registo encontra-se organizado por rua, nº de porta, andar, registo de pagamento, registos das velas (círios, meios ou quartas).
Livro da receita e despesa mensal da Paróquia de São Nicolau de Lisboa. A receita compreende algumas das seguintes rubricas: joias, peditórios e fábrica; despesa: festividades, ordenados, consertos, décima, anúncios, missas, expediente, etc. Os registos encontram-se organizados por mês e dentro deste por dia, seguindo-se as várias rubricas de receita e despesa, respetivo valor e totais.
Livro de registo dos círios de 1889 a 1890 da Igreja de São Nicolau de Lisboa. O registo encontra-se organizado por rua, nº de porta, andar, registo de pagamento, registos das velas (círios, meios ou quartas).
Livro de registo dos círios de 1887 a 1889 da Igreja de São Nicolau de Lisboa. O registo encontra-se organizado por rua, nº de porta, andar, registo de pagamento, registos das velas (círios, meios ou quartas).
Conta geral de todas as receitas e despesas mensais da Igreja paroquial de São Nicolau de Lisboa. A receita compreende algumas das seguintes rubricas: joias, peditórios e caixa escolar; despesa: festividades, consertos, impostos, água, eletricidade, missas, expediente, seguros etc. Os registos encontram-se organizados por mês e dentro deste por dia, seguindo-se as várias rubricas de receita e despesa, respetivo valor e totais.
Livro de "Caixa" da Igreja de São Nicolau. Apresenta as contas de receita e despesa mensal. A receita compreende algumas das seguintes rubricas: joias, peditórios, esmolas; despesa: festividades, impostos, água, eletricidade, missas, expediente, etc. Os registos encontram-se organizados por mês e dentro deste por dia, seguindo-se as várias rubricas de receita e despesa e respetivo valor.
Conta do que deve a "Fábrica da Paróquia de São Nicolau em conta corrente com Tomás Ribeiro". Contém a data, o nome da rubrica de despesa ou receita, nº de ordem e respetiva quantia, de 31 de março a 31 de agosto de 1836; várias contas de receita e despesa da Fábrica da Igreja e respetivo balanço. Constam as receitas com sacramentos administrados e despesa relativa a consertos, cera, lavar, engomar e cozer roupa, entre outras.
Livro de registo dos círios de 1882 a 1886 da Igreja de São Nicolau de Lisboa. O registo encontra-se organizado por rua, nº de porta, andar, registo de pagamento, registos das velas (círios, meios ou quartas).
Documentos emanados em virtude de um juízo da Contadoria do Mestrado da Ordem de Cristo, acerca dos consertos a efetuar na azenha da ribeira de Almada, referentes a uma vala e um açude destruídos por uma enchente. Inclui recibos e várias contas de despesa.
Registo das despesas da Junta de Paróquia de São Nicolau relativa a vários consertos (obras nos telhados, pintura de janelas, entre outros) na igreja de São Nicolau e festividade de São Nicolau. Constam várias contas e recibos de despesa realizada.
Livro de "Caixa" da Conferência de São Nicolau (Homens) da Sociedade de São Vicente de Paulo de 1944 a 1952. Constam as seguintes informações: data, rubrica e respetivas quantias de receita ou despesa. Compreende as seguintes rubricas de receita: cotas, peditórios, coleta; rubricas de despesa: esmolas, boletim, etc.
Livro de "Caixa" da Conferência de São Nicolau (Homens) da Sociedade de São Vicente de Paulo de 1944 a 1952. Constam as seguintes informações: data, rubrica e respetivas quantias de receita ou despesa. Compreende as seguintes rubricas de receita: coleta, donativos, peditórios, cotas; rubricas de despesa: esmolas, boletim, etc.
Livro diário da receita e despesa da corporação fabriqueira paroquial de São Nicolau do ano de 1938 a 1941, de janeiro a dezembro. Constam as seguintes informações: data, rubrica e respetivas quantias de receita ou despesa. Compreende as seguintes rubricas de receita: peditórios, esmolas, mealheiros, etc.; rubricas de despesa: guisamentos, cera, lavagem de roupas, ordenados, beneficência, expediente, catequeses, missas, festividades, limpeza, etc.
Livro da conta receita e despesa anual da corporação fabriqueira paroquial de São Nicolau do ano de 1938 a 1941. Constam as seguintes informações: data, rubrica e respetivas quantias de receita ou despesa. Compreende as seguintes rubricas de receita: peditórios, esmolas, mealheiros, etc.; rubricas de despesa: guisamentos, cera, lavagem de roupas, ordenados, beneficência, expediente, catequeses, missas, festividades, limpeza, etc.
Livro diário da receita e despesa da corporação fabriqueira paroquial de São Nicolau do ano de 1941, de janeiro a dezembro. Constam as seguintes informações: data, rubrica e respetivas quantias de receita ou despesa. Compreende as seguintes rubricas de receita: peditórios, esmolas, mealheiros, venda de cera, venda de "A voz da Verdade", quotas, etc.; rubricas de despesa: guisamentos, cera, lavagem de roupas, ordenados, beneficência, expediente, catequeses, missas, festividades, limpeza, etc.
Livro da receita da fábrica da paróquia de São Nicolau de Lisboa dos anos de 1942 a 1944, de janeiro a dezembro. Compreende os seguintes campos de preenchimento: "Dia"; "Designação" da rubrica; seguem-se as quantias de "Receita ordinária" ("Taxas dos atos paroquiais", "Esmolas", "Peditórios", "Caixas", "Quotas", "Rendimentos de bens", "Juros e dividendos", "Aluguer de mobiliário", "Outros rendimentos permanentes") e "Receita Extraordinária" ("Dívidas cobradas", "Alienação de bens", "Empréstimos recebidos", "Heranças e legados", "Quaisquer outros rendimentos").
Livro da despesa da fábrica da paróquia de São Nicolau de Lisboa dos anos de 1942 a 1946, de janeiro a dezembro. Inclui algumas notas explicativas acerca da "Administração temporal dos bens da Igreja" e as "Disposições regulamentares em vigor sobre a administração dos bens das Fábricas das igrejas paroquiais". Seguem-se os mapas de despesa, com seguintes campos de preenchimento: "Dia"; "Designação" da rubrica; seguem-se as quantias de "Despesa obrigatória da Fábrica" ("Guisamentos", "Paramentos, alfaias, mobiliário", "Missas pelas almas", "Livros e revistas", "Templos e outros edifícios", "Culto", "Encargos de obras anexas", "Beneficência e esmolas", "Festividades", "Contribuições", "Subsídios", "Diversa") e "Despesa Facultativa".
Livro da receita da fábrica da paróquia de São Nicolau de Lisboa do ano de 1945 a 1954, de janeiro a dezembro. Compreende os seguintes campos de preenchimento: "Dia"; "Designação" da rubrica; seguem-se as quantias de "Receita ordinária" ("Taxas dos atos paroquiais", "Esmolas", "Peditórios", "Caixas", "Quotas", "Rendimentos de bens", "Juros e dividendos", "Aluguer de mobiliário", "Outros rendimentos permanentes") e "Receita Extraordinária" ("Dívidas cobradas", "Alienação de bens", "Empréstimos recebidos", "Heranças e legados", "Quaisquer outros rendimentos").
Livro da despesa da fábrica da paróquia de São Nicolau de Lisboa dos anos de 1947 a 1950, de janeiro a dezembro. Inclui algumas notas explicativas acerca da "Administração temporal dos bens da Igreja" e as "Disposições regulamentares em vigor sobre a administração dos bens das Fábricas das igrejas paroquiais". Seguem-se os mapas de despesa, com seguintes campos de preenchimento: "Dia"; "Designação" da rubrica; seguem-se as quantias de "Despesa obrigatória da Fábrica" ("Guisamentos", "Paramentos, alfaias, mobiliário", "Missas pelas almas", "Livros e revistas", "Templos e outros edifícios", "Culto", "Encargos de obras anexas", "Beneficência e esmolas", "Festividades", "Contribuições", "Subsídios", "Diversa") e "Despesa Facultativa".
Livro dos rendimentos beneficiais e eclesiásticos do pároco de São Nicolau e São Julião dos anos de 1961 a 1984. Compreende os seguintes campos de preenchimento: "Dia"; "Designação" da rubrica; seguem-se as quantias de "Rendimentos beneficiais" ("Côngrua", "Batismos, Casamento, Funerais e Cartório, etc.") e "Rendimentos eclesiásticos" ("Missas", "Pregação e Festividades", "Peditórios a enviar à Cúria").
Verbas referentes aos vencimentos pagos pela corporação fabriqueira da igreja paroquial de São Nicolau de Lisboa no ano económico de 1942. Compreendem o vencimento do servente, organista, sineiro e sacristão. As verbas apresentam as seguintes informações: quantia a pagar, o nº da verba do orçamento, o nome do destinatário da verba, data, assinaturas do presidente e secretário, selo e assinatura do destinatário da verba. Acompanham recibos e contas de despesa corrente mensal da fábrica da igreja com diferentes rubricas. Os documentos encontram-se organizados por mês, de janeiro a dezembro.
"Tabela para regular a despesa dos funerais nesta Real Igreja, Colegiada e freguesia de S. Nicolau de Lisboa, aprovada pelo Reverendo Prior Francisco do Rosário e Melo"; Acompanha recibos de despesa com serviços telegráficos e um recibo de despesa feita na "Auto-Garage Gouveense".
Recibos de cautelas e impostos a favor dos "expostos", pagos pela Igreja de São Nicolau à Santa Casa da Misericórdia e Real Casa dos Expostos.
"Mapa anual da Receita e Despesa da Fábrica da Igreja Paroquial de São Nicolau de Lisboa". Constam as várias rubricas de receita (saldo do ano anterior, taxas dos atos paroquiais; esmolas; peditórios; caixas; quotas e outros rendimentos) e despesa (guisamentos; paramentos, alfaias, mobiliário; encargos pios; livros e revistas; templos e outros edifícios; festividades; contribuições; subsídios; diversa), respetivas quantias e totais, do mês de janeiro a dezembro 1950. Juntamente, encontra-se o "Mapa dos rendimentos beneficiais e eclesiásticos da paróquia de São Nicolau de Lisboa". Constam as várias rubricas (côngrua; batismo; casamentos; funerais; cartório; missas; pregação; festividades; taxas da fábrica e do sacristão), respetivas quantias e totais, do mês de janeiro a dezembro de 1950.
"Mapa anual da Receita e Despesa da Fábrica da Igreja Paroquial de São Nicolau de Lisboa". Constam as várias rubricas de receita (saldo do ano anterior; taxas dos atos paroquiais; esmola; peditórios; caixas; quotas e outros rendimentos) e despesa (guisamentos; paramentos, alfaias, mobiliário; almas; livros e revistas; templos e outros edifícios; culto; catequese; beneficência; festividades; subsídios; diversa), respetivas quantias e totais, do mês de janeiro a dezembro 1943, 1944 e 1947. Juntamente, encontra-se o "Mapa dos rendimentos beneficiais e eclesiásticos da paróquia de São Nicolau de Lisboa". Constam as várias rubricas (côngrua; batismo; casamentos; funerais; cartório; missas; festividades; taxas da fábrica e do sacristão), respetivas quantias e totais, do mês de janeiro a dezembro de 1953.
"Mapa anual da Receita e Despesa da Fábrica da Igreja Paroquial de São Nicolau de Lisboa". Constam as várias rubricas de receita (saldo do ano anterior; taxas dos atos paroquiais; esmolas; peditórios; caixas; quotas e outros rendimentos) e despesa (guisamentos; paramentos; alfaias; mobiliário; almas; livros e revistas; templos e outros edifícios; culto; catequese; beneficência; festividades; subsídios; diversa), respetivas quantias e totais, do mês de janeiro a dezembro 1948. Juntamente, encontra-se o "Mapa dos rendimentos beneficiais e eclesiásticos da paróquia de São Nicolau de Lisboa" . Constam as várias rubricas (côngrua; batismo; casamentos; funerais; cartório; missas; festividades; taxas da fábrica e do sacristão) e respetivas quantias e totais, do mês de janeiro a dezembro de 1942, 1943, 1944, 1948 e 1949.
Caderneta de recibos do Banco Português e Brasileiro. Indica o nome do beneficiário do pagamento, quantia e data da operação.
Duas contas de quantias devidas a Luís César [Briquim] do mês de março e junho de 1874.
Despesa realizada com cera na Igreja de São Nicolau, de 3 de novembro de 1873 até 20 de abril de 1874.
Registos das receitas da fábrica da Igreja de São Nicolau. Inclui uma "Conta de Receita e Despesa de setembro até dezembro de 1836"; vários ofícios relativos autorizações de pagamento a António da Silva Santa Bárbara, prior da freguesia de São Nicolau, referentes a despesas realizadas no seu priorado, entre 18 de agosto de 1833 até 23 de fevereiro de 1836. Juntamente, encontra-se uma "Conta da Receita da Fábrica da Freguesia de São Nicolau desde 18 de Agosto de 1833 até 23 de fevereiro de 1836". A conta apresenta o ano da despesa, mês, nº de cerimónias por rubrica (casamentos, batismos e óbitos), "Importância em réis", importância total de todas as rubricas.
Documento elaborado pela Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paroquial Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, a quem pertence o rendimento da fábrica paroquial, a fim de "remediar" o alegado extravio do seu rendimento por alguns colaboradores. O documento apresenta um preçário de todas as rubricas de despesa e receita relativa a enterros, batizados, casamentos, entre outros.
"Mapa anual da Receita e Despesa da Fábrica da Igreja Paroquial de São Nicolau de Lisboa". Constam as várias rubricas de receita (caixas; peditórios; esmolas e ofertas ou donativos; empréstimos recebidos) e despesa (guisamentos; paramentos, alfaias, mobiliário; encargos pios; livros e revistas; templos e outros edifícios; dividas passivas; festividades; subsídios), respetivas quantias e totais, do mês de janeiro a dezembro 1952. Apresenta as várias rubricas e respetivas quantias. Juntamente, encontra-se o "Mapa dos rendimentos beneficiais e eclesiásticos da paróquia de São Nicolau de Lisboa". Constam as várias rubricas (côngrua; batismo; casamentos; funerais; cartório; missas; festividades; taxas da fábrica e do sacristão), respetivas quantias e totais, do mês de janeiro a dezembro de 1952.
Contas da receita e despesa da corporação fabriqueira da freguesia de São Nicolau de Lisboa no ano de 1940.
"Mapa anual da Receita e Despesa da Paróquia de S. Nicolau e São Julião". Constam as várias rubricas de receita (ofertório das missas; atos paroquiais; caixas das ofertas; depósitos funerários; receita consignada; receitas diversas) e despesa (pessoal; guisamentos; secretarias; manutenção da igreja; aquisição de móveis; obras e reparações; tributos e seguros; pagamentos por consignação de receitas; despesas extraordinárias), respetivas quantias e totais referente ao ano de 1985. "Mapa anual da Receita e Despesa da Fábrica da Igreja Paroquial de São Nicolau e São Julião". Constam as várias rubricas de receita (saldo do ano anterior; atos paroquiais; ofertório das missas; caixas das esmolas; receitas diversas; receitas extraordinárias) e despesa (ordenados; encargos sociais; livros e revistas; correio, telégrafo e telefones; águas, gás e eletricidade; obras e reparações; contribuições e impostos; seguros; móveis e utensílios; subsídios; diversos; despesas extraordinárias; pagamentos por consignação de receitas; legados pios), respetivas quantias e totais referentes ao ano de 1982, 1983 e 1984.
Recibo passado pelo tesoureiro do Hospital Real de Todos os Santos por despesa paga por António Alves de Aguiar, procurador da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira.
Recibo do livro da receita passado pelo tesoureiro das rendas da casa do Marquês do Louriçal relativo ao arrendamento de uma casas.
"Balanço da entrada e saída do Cofre do Juízo da Coleta estabelecido por Bulas Pontifícias e Alvarás Régios para reedificação, e ornamento das Igrejas Paroquiais da cidade de Lisboa (…)", principiado a 1 de julho de 1831 e concluído a 30 de junho de 1832. Constam as várias igrejas e respetivas quantias de receita e despesa.
Recibos e contas de despesas realizadas com a procissão de Corpus Christi pela Paróquia de São Nicolau a 21 de junho de 1874.
Recibos e contas de despesas realizadas com a procissão de Corpus Christi pela Paróquia de São Nicolau a 22 de junho de 1873.
Documentos vários relativos a taxas a cobrar pelo padre Pedro de Oliveiras Famel (14 de outubro de 1659); à redução de missas a esmola (17 de fevereiro 1686); encargos com missas (15 de dezembro de 1718); apresentação de benefícios (21 de novembro de 1789).
Várias contas do prior Pedro de Oliveiras Tamel em latim; relação e respetivo encargo das missas que irmandade tem obrigação de dizer no mês dos "Santos"; conta da receita e despesa dos anos de 1843 e 1844 de janeiro a dezembro; documento acerca da provisão de benefícios na Igreja de São Nicolau (excerto de um códice numerado de 60 a 65);
Conta e recibo de uma esteira feita para a capela mor da freguesia de São Nicolau.
Recibo de quantia recebida do pároco da freguesia de São Nicolau referente a "Bulas distribuídas na sua freguesia".
Recibo de quantia recebida da Comissão Paroquial de Auxílios para a "sopa económica" da freguesia de São Nicolau.
Recibo de quantia entregue pelo prior de São Nicolau, Carlos Maria Leal de Sá, no cofre interino da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, relativa a um imposto a favor dos expostos.
Recibo passado pelo Patriarcado de Lisboa pela quantia recebida do padre Carlos Maria Leal de Sá, relativo à "distribuição da Bula Cruzada na sua freguesia no ano económico de 1896-1897".