Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

5 records were found.

Rol ou arrolamento dos indivíduos que receberam o sacramento da confirmação ministrado na freguesia de São Nicolau de Lisboa entre os anos de 1933 a 1975.
Rol ou arrolamento dos indivíduos em idade de confessar e comungar existentes na freguesia de São Nicolau do ano de 1756 a 1934. A sua realização era imposta aos párocos como obrigatória pelas diversas constituições sinodais, que transcreveram as demandas do Concílio Tridentino. Cada pároco tinha que arrolar os seus paroquianos no período antes da quaresma. Ao fiel cristão cabia a obrigatoriedade de se dar ao rol, sendo um requisito fundamental para ser considerado freguês. Surge organizado por rua, dentro desta por fogo, no topo surge o cabeça de família/fogo, seguido dos vários elementos que compõem o agregado. Figura o registo de comunhão e confissão (cc) ou apenas confissão (c) de cada indivíduo, indicação da sua relação de parentesco, profissão, estatuto social, entre outras informações.
Registo dos catecúmenos do sexo masculino e feminino que frequentaram a catequese da freguesia de São Nicolau de Lisboa dos anos de 1932 a 1945.
Registos de rascunho, geralmente rasurados, dos assentos de batismo, casamento e óbito. Juntamente encontram-se várias escrituras.
Processos que antecedem e validam a administração dos sacramentos do batismo, matrimónio (de 1756 até o séc. XX) e a realização de cerimónias fúnebres. Inclui processos de divórcio ou nulidade do casamento. Os processos que antecedem a administração do sacramento do batismo são constituídos por certidões de batismo, procurações para apadrinhamento do batismo, permissões passadas pelo patriarcado de Lisboa para administração do sacramento do batismo; os processos que antecedem a administração do sacramento do matrimónio são geralmente constituídos por certidões de proclamas, certidões de batismo, eventuais dispensas matrimoniais, entre outros documentos; várias relações mensais das pessoas que faleceram no “grémio da igreja católica" na freguesia de São Nicolau entre o ano 1903 e 1905; participações e apontamentos de óbito para o médico e pároco, entre vários documentos de agências funerárias nos anos de 1886 e 1905; petições para que se façam novos assentos de batismo, casamento e óbito após a sua destruição pelo terramoto de 1755; outros documentos.