Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
20 records were found.
Petição dirigida à Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau para admissão de criança nas escolas da irmandade.
Petição de Francisco Vilela, capelão na Ermida da Ascensão de Cristo, situada em Valverde, de licença para exposição do Santíssimo. Consta a autorização do padre Pedro de Oliveiras Famel.
Provisão pela qual o Cardeal Patriarca de Lisboa "há por bem arbitrar a côngrua que devem receber os homens da Colegiada e Igreja de São Nicolau desta cidade na conformidade do Acórdão da [divina] relação (…)" de 8 de fevereiro de 1833.
Provisão do vigário capitular, Dom António José de Freitas Honorato, da Igreja Patriarcal Metropolitana de Lisboa, enviada à Paróquia de São Nicolau; pedido de informação ao prior de São Nicolau pelo arcebispo de Mitilene acerca do reverendo presbítero António Ribeiro de Melo, morador na rua dos Douradores, que regressou à "igreja tendo estado algum tempo na denominada evangélica", a fim de localizar na "freguesia alguma escola mantida pelo protestantismo"; ofício para envio do "mapa da homilia e da catequese (...)" feita na freguesia de São Nicolau, durante o ano findo a 30 de junho de 1894.
Requerimento do juiz escrivão e tesoureiro da Ermida da Ascensão, sita na rua de Valverde, anexa à Paróquia de São Nicolau, dirigido ao prior da mesma pedindo que os crentes possam comungar na ermida.
Inclui "Edital de publicação de bênção Apostólica com Indulgência plenária na Santa Igreja Patriarcal nos dias de Páscoa da Ressurreição, e da transfiguração de Cristo", de D. António Bonifácio Coelho, Arcebispo de Lacedemónia (22 de março de 1771). Inclui breve do Papa Clemente XIV de 14 de dezembro de 1770; cartas monitórias do Santo Ofício exortando à denúncia e descrevendo quais os casos da sua competência (2 de março de 1770 e 10 de fevereiro de 1769); anúncio de realização de um auto público de fé (3 de outubro de 1778).
Correspondência remetida por diversas entidades. Acham-se várias circulares de José III, cardeal patriarca de Lisboa; várias circulares de Manuel Batista da Cunha, Manuel Vieira de Matos, Gaudêncio José Pereira e João Rebelo Cardoso Menezes, arcebispos de Mitilene; "Carta da Santa Inquisição Romana a todos os Ordinários das Dioceses"; circulares do Seminário Patriarcal em Santarém; requerimento de licença para exposição do Santíssimo Sacramento pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade de São Nicolau; declaração de Américo Ferreira dos Santos Silva, bispo eleito do Porto a propósito da tomada de Roma por tropas italianas em 1870. Inclui "Instruções segundo as quais no Patriarcado de Lisboa se hão de promover e arrecadar os subsídios oferecidos pelos Fiéis ao Santo Padre Pio IX"; provisão de Américo Ferreira dos Santos Silva, bispo eleito do Porto a propósito da concessão pelo Papa Pio IX do "Indulto Quadragesimal"; comunicação a "todo o clero e mais fiéis do Patriarcado" acerca de um decreto do Papa Pio IX em que declara o Patriarca S. José Padroeiro da Igreja Católica e ordena que o dia da sua festa "se celebre para o futuro com rito dúplex de primeira classe, mas sem oitava por causa da Quaresma". Inclui "Carta Circular da mesma Sagrada Congregação"; outras circulares do mesmo bispo; pedido do Albergue das Inválidas para peditório à porta da igreja; petição de licença por motivo de doença do prior Silvério Antão Barata; circular do Seminário Patriarcal de Santarém acerca do comportamento dos seminaristas; circular acerca da suspensão do presbítero Thomaz Barreiro, natural de Espanha, acusado de exercer após a sua suspensão; exemplar impresso de "Aos amados Filhos, Clero, Comissão encarregada de colher o dinheiro de S. Pedro, e do Povo de Lisboa"; ofícios de remissão pelo patriarcado de "sumários, escritos e bulas da Santa cruzada para distribuição (...)" pelo prior de São Nicolau; provisão de D. António José de Freitas Honorato, arcebispo de Mitilene, relativa aos indultos da quaresma; outras circulares do mesmo arcebispo. Inclui cópia de sentença em que foram declarados hereges e "condenados, com as formalidades legais, o presbítero João Joaquim da Costa e Almeida e sua pretendida mulher Maria do Rosário (...)" da freguesia de Rio Mouro; circular do Patriarcado de Lisboa acerca dos incumprimentos nos registos paroquiais efetuados pelos párocos; "Documento importantíssimo da S. Sé Apostólica acerca das dispensas Matrimoniais"; autos das "Letras Apostólicas" do papa Pio VI sobre a reedificação das Igrejas Paroquiais de Lisboa; "Regulamento para os serviços da Bula da Santa Cruzada no Patriarcado de Lisboa" (7 de janeiro de 1910); "Homilia do Nosso SS. Padre Pio VII sendo Cardeal e Bispo de Ímola"; entre outros documentos.
Documento emanado por João Pereira de Carvalho, desembargador da Relação Eclesiástica.
Processo acerca das respostas remetidas ao pároco da Igreja de São Nicolau acerca do "Breve" respetivo à reedificação das paróquias após o terramoto de 1755. Inclui nota referente à fundação da igreja, rendimentos e encargos, benefícios e obrigações, irmandades e ermidas existentes nos limites da paróquia; "Treslado da conta que Prioste Sr. Prior de S. Nicolau de Lisboa remeteu ao Juízo das Delegações Régias e Pontifícias de todos os frutos da dita igreja nos cinco anos findos [...] de 1763, 1764, 1765, 1766 e 1767". Inclui uma conta dos encargos com os benefícios de São Nicolau.
Documento de João Antunes [Monteiro], prior da Igreja de São Nicolau acerca de um requerimento que lhe fora dirigido por uma irmandade de [Nossa Senhora].
Resposta de Manuel Teixeira Pombeiro, prior de São Nicolau, à petição apresentada por Maria João, casada com Francisco Duarte e sua filha Márcia Menor Domingues Francisco Duarte, casada com Simão Duarte e seus dois filhos, Manuel e Domingues.
Resposta do prior da paróquia de São Nicolau a uma inquirição régia acerca da mesma paróquia e seu estado, antes e após o terramoto de 1755. Apresenta uma resenha geográfica e demográfica da paróquia de São Nicolau antes do terramoto, uma descrição do estado da igreja, forma de administração dos sacramentos, obtenção de rendimentos e número de beneficiados que mantém após o terramoto.
Considerações do prior da Igreja de São Nicolau dirigidas ao patriarca de Lisboa, acerca das providências a tomar na sequência do terramoto de 1 de novembro de 1755. Apresenta três providências que considera principais, seguem-se várias considerações acerca da reedificação da cidade, administração dos sacramentos e recuperação dos rendimentos.
Ofício do prior da Igreja de São Nicolau relativo ao alvará que concede a divisão e duplicação dos benefícios da mesma igreja, de cinco para dez (11 de setembro de 1718); respetivo alvará da rainha (5 de agosto de 1718); um ofício do prior dirigido ao prelado, solicitando licença para que os benefícios se possam dividir na forma pedida (12 de setembro); ofício do patriarca, pedindo que se justifique perante o provedor, os rendimentos e despesas dos benefícios (8 de outubro de 1718); justificação de rendimentos solicitada ao beneficiados (25 de outubro de 1718); decreto do patriarca provendo a divisão dos benefícios (17 de novembro de 1718).
Circulares enviadas pela Misericórdia de Lisboa ao prior da freguesia de São Nicolau versando sobre os seguintes assuntos: forma de redação dos documentos que acompanham as "entregas dos subsídios de 10 réis a favor dos expostos (…)"; entrega de documentos pelas mães de crianças subsidiadas; pedido de mais informação nos atestados passados pelos párocos; promoção das amas de leite.
Circular do Asilo de Santa Catarina enviada ao pároco da freguesia de São Nicolau solicitando moradas de pessoas do sexo feminino para dirigir cartas a fim de obter objetos ou donativos para benefício do asilo.
Carta da Real Irmandade de Nossa Senhora da Saúde e São Sebastião dirigida ao prior da freguesia de São Nicolau a solicitar permissão a receção em procissão das imagens de Nossa Senhora da Saúde e São Sebastião na Igreja de São Nicolau, por motivo de interdição da Igreja de Santa Justa e Rufina.
Registo de cartas emanadas pelo prelado.
Solicitação do apoio dos eclesiásticos ao exército português face à declaração de guerra que França e Espanha fizeram a Portugal.
Vários quesitos acerca da cobrança de rendimentos e respetiva cópia das respostas dadas pelo cardeal patriarca ao prior da Igreja de São Nicolau.