Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

39 records were found.

Requerimento do prior de São Nicolau para que se passe uma "certidão com o teor de uma concordata que seus antecessores fizeram com esta Universidade [de Coimbra] sobre a união que da dita igreja a ela fez o rei D. João em 1430; e de uma sentença que sobre a dita concordata deu o Vigário Geral de Lisboa a 11 de outubro de 1431 em que julgou a metade da dízima pertencente ao prior a esta Universidade".
Sentença cível de preceito do prior e beneficiados da Colegiada de São Nicolau contra Maximiano Cândido da Silva Lobo, por dívida de dízimos à paroquial Igreja de São Nicolau relativos aos rendimentos de uma quinta chamada de "Carrapata".
Audiência acerca da indevida cobrança de foros de um "Prazo sito no lugar de João, freguesia de São Pedro da Barcarena (…)" por parte da Misericórdia da cidade de Lisboa, sendo a Colegiada da Igreja de São Nicolau, proprietária direta do mesmo "Prazo".
Processo relativo a um auto de suspeição entre o prior de Vila Verde, Lucas de Andrade e Sebastião Monteiro da Vide acerca de um benefício.
Sentença cível a favor do prior e beneficiados da Colegiada de São Nicolau contra João Pinheiro da Silva, por dívida de dízimos à paroquial Igreja de São Nicolau relativos aos rendimentos de uma propriedade.
Intimação para que o prior de São Nicolau, na qualidade de representante da Colegiada, declare o valor do foro imposto a um prédio no Casal do Carvoeiro.
Processo entre o rei e Pedro de Oliveiras Famel, prior da Igreja de São Nicolau, devido à prisão do último por acusação de falta à assistência na sua Igreja. Juntamente, encontra-se documentação relativa à apresentação de benefícios na Igreja de São Nicolau.
Mandado de execução dos bens e "corporal apreensão, a todas as pessoas que lhe foram nomeadas, e dadas a Rol pelos Inspetores da Obra da Igreja Paroquial de São Nicolau (…)", que sejam devedoras de foros e rendas das capelas.
Contrafé dirigida à Colegiada de São Nicolau pela Companhia das Águas, referente à posse de uma propriedade.
Petição de Frei Vaz da Fonseca Coutinho relativo ao ponto da jurisdição contra o escrivão do Tribunal da Legacia e contra um acórdão da relação do mesmo tribunal.
Processo em torno de José António Leal de Castro, morador na quinta da Cruz de Pedra, na estrada da Charneca, freguesia do Lumiar, relativa a uma dívida de dízimos à Igreja de São Nicolau.
Documento relativo à penhora por dívida envolvendo a Igreja de São Nicolau.
"Sentença de um termo e [facela?] de renúncia a favor do Abade Manuel Calcado Camacho(…)".
Sentença Cível do prior e beneficiados da Igreja de São Nicolau contra José de Matos Góis por motivo de dívida. Inclui autos de penhora.
Sentença Cível a favor do prior e beneficiados da Paroquial de São Nicolau desta cidade contra Paulo Fernandes Barros, por motivo de dívida referente a dízimos.
Sentença Cível de pleito do prior e beneficiados da Paroquial Igreja de São Nicolau da cidade de Lisboa, contra Manuel Fernandes, por motivo de dívida referente a dízimos.
Sentenças que se alcançaram no Juízo da Corte e Mesa dos Agravos a favor do prior e beneficiados da Igreja de São Nicolau, contra o prior e religiosos do Convento do Carmo, para que seja pago o dízimo que estes recusam a pagar, referente à Quinta da Portela.
Sentenças que se alcançaram no Juízo da Corte e Mesa dos Agravos a favor do prior e beneficiados de São Nicolau, contra o prioste e mais monges da Cartuxa (Ordem dos Cartuxos) sobre o pagamento dos dízimos de Laveiras (Oeiras).
Autos e sentenças relativo à contenda entre os religiosos do Carmo e o prior e beneficiados de São Nicolau.
"Sentença a favor do Procurador da Fazenda Real contra os herdeiros do beneficiado Aurélio de Brito S. Miguel".
"Sentença Cível para título dos Reverendos Prior e Beneficiados da Igreja de S. Nicolau da cidade de Lisboa contra os Reverendos Prior e Religiosos de Stº Agostinho do Convento de Nossa Senhora da Graça da cidade de Lisboa". Refere-se aos dízimos de "terras de pão e olival no sítio da Portela" que os frades recusaram pagar.
"Sentença que os ecónomos da Igreja de S. Nicolau alcançarão contra os reverendos e beneficiados dela para eles ecónomos receberem as conhecenças alcançadas no escritório do escrivão do eclesiástico, Manuel dos Santos Furtado".
Processo decorrido contra o provedor e capelães da Casa da Misericórdia da cidade de Lisboa.
Processo decorrido em torno da "Sentença da Relação Eclesiástica da metrópole de Lisboa por que confirma o padroado do Provimento dos Benefícios aos Priores de S. Nicolau de Lisboa mandando colar ao Dr. João de Liz e Miranda, apresentado pelo Dr. Pedro de Oliveiras Famel Prior de S. Nicolau de Lisboa em um dos Benefícios da dita Igreja". O processo compreende várias petições, certidões, despachos, mandados e acórdãos, entre outros instrumentos; acompanha uma "Certidão pedida por parte do Reverendo Prior da Paroquial Igreja de São Nicolau Lisboa", relativa a uma sentença a favor do prior e beneficiados de Santo André.
Sentença cível do "Reverendo Prior da Igreja de S. Nicolau desta cidade, Pedro de Oliveiras Tamel, contra os irmãos da mesa da Irmandade de Nossa Senhora da Palma" para que na Ermida de Nossa Senhora da Palma "não se dê a comunhão sem licença do Prior de S. Nicolau".
Autos do processo relativo aos "crimes" envolvendo o reverendo Pedro de Oliveiras Famel, prior da Igreja de São Nicolau e o Padre André Lopes Jerónimo da mesma igreja.
Sentença crime apresentada a favor do reverendo Pedro de Oliveiras Famel e prior de São Nicolau.
Pública-forma de sentença a favor do prior de São Nicolau, António de Mascarenhas, contra os beneficiados sobre o direito de apresentar os benefícios vagos.
Apenso com os seguintes documentos: "Sentença por que se julga pertencer ao prior de São Nicolau a apresentação da tesouraria", 9 de maio de 1686 (pág. 1 a 19); "Sentença que houve em Roma contra os beneficiados da Igreja de S. Nicolau sobre a apresentação da tesouraria da Igreja de São Nicolau", janeiro de 1619 (fólio em pergaminho dobrado localizada entre a pág. 10 e 11); "Provisão do Arcebispo de Lisboa para poder o cura de S. Nicolau levar o Santíssimo nas procissões", 5 de outubro de 1615 (pág. 20 a 22); "Sentença que se julga que o prior de São Nicolau está em posse de levar a parte que lhe toca nos ofícios a que não assiste", 6 de agosto de 1615 (pág. 23 a 29); "Provisão do Arcebispo de Lisboa para que os Priores de São Nicolau possam trazer frades de fora para o serviço da Igreja na Semana Santa", 12 de maio de 1617 (pág. 30 a 31); "Sentença para o Prior de S. Nicolau eleger pessoa que haja de levar o Santíssimo nas procissões", 18 de março de 1623 (pág. 32 a 44); "Sentenças como o Cura de São Nicolau pode dizer as missas da obrigação do Prior ou outro qualquer Clérigo do seu mandado, e nas procissões, especialmente na do Corpo de Deus, como também expor o Santíssimo e encerrá-lo nos dias solenes e outro si dizer as Missas Priorais", 22 de agosto de 1620 a 7 de maio de 1660 (pág. 45 a 50).
Declaração de levantamento de penhora aos rendimentos das propriedades de que era rendeiro António Francisco [Pancheiro] a requerimento do prior e beneficiados da Igreja de São Nicolau.
Pública-forma de sentenças a favor do prior de São Nicolau, sobre o direito de apresentar benefícios.
Cópia de auto de contrafé movido pelos herdeiros de [Bento Guilherme] relativa a bens móveis e imóveis em que a Igreja de São Nicolau é citada como possuidora de um terreno sito em Casal do Carvoeiro, em Vale do Pereiro. Acha-se juntamente uma procuração do mesmo teor, passada em virtude da deliberação da Junta de Paróquia da freguesia de São Nicolau.
Contenda entre o prior Pedro de d' Oliveira Famel e o padre Manuel Toscano sobre a posse do benefício que renunciou o padre António Jorge Bulhão.
Certidão acerca da sentença contra o prior de São Julião acerca da administração de sacramentos aos "presos do franco".
Apenso de documentos vários acerca da sentença da Relação Eclesiástica de Lisboa "por que confirma o Padroado do provimento dos benefícios aos priores de São Nicolau de Lisboa mandando colar ao Dr. João de Liz e Miranda apresentado pelo prior da igreja (...)", Pedro de Oliveiras Famel. Os autos referidos mantiveram-se na posse dos priores, passando de mão em mão.
Sentença a favor de António Mascarenhas, prior da Igreja de São Nicolau a quem julgou o direito de prover os benefícios que pretendiam concorrer nas apresentações.
Certidão de causa cível, petição, despacho, termo e sentença referentes à alegação de obrigação movida pelo padre e beneficiados da Igreja de São Nicolau do pagamento de 10.000 réis anuais pela Ermida de Nossa Senhora da Vitória.
Sentença de Pedro de Oliveiras Famel, prior de São Nicolau, "contra o procurador e irmãos da Vitória".