Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

11 records were found.

A escrituração do livro Diário passa a fazer-se separando os débitos dos créditos, organizados depois cronologicamente. Na página da esquerda lançam-se os registos da receita: data (ano, mês e dia), descrição da receita e valor respectivo e na página da direita os registos da despesa, indicando a data (ano, mês e dia), a descrição da despesa, número do documento comprovativo e valor. Os registos da receita estão rubricados pelo tesoureiro e pelo escrivão e os da despesa apenas pelo escrivão. No final do ano de 1844, e depois só a partir de 1859, faz-se termo de encerramento da conta e verificação da receita, assinado pelos membros da Mesa, conforme as Instruções do Governo Civil de 12 de Dezembro de 1843 e de 15 de Novembro de 1859. Em 1859 faz-se termo de encerramento da conta em Dezembro, mas, a partir de 1860 começa a fazer-se no final do ano económico, em 30 de Junho de cada ano, conforme estipulavam as Instruções de 1859. Possui termo de abertura e de encerramento. Escrivão: Manuel F. dos Santos.
Os registos da despesa e receita estão organizados cronologicamente, lançados com data do pagamento ou recebimento, indicando a data (mês, dia e ano), entidade devedora ou credora, descritivo da receita ou despesa e valor da mesma. A numeração à margem remete para os respectivos documentos comprovativos de receita ou despesa (ver série ref.ª PT-INSE-ISSIE/GF/05). Não possui termos de abertura e de encerramento.
Apresenta os débitos e créditos separados e organizados cronologicamente. Na página da esquerda lançam-se os registos da receita: data (ano, mês e dia), descrição da receita e valor respectivo e na página da direita os registos da despesa, indicando a data (ano, mês e dia), a descrição da despesa, número do documento comprovativo e valor. Os registos da despesa e da receita voltam ambos a ser rubricados pelo escrivão a partir de Julho de 1893. No final de cada ano económico faz-se o termo de encerramento da conta e verificação da receita, assinado pelos membros da Mesa. Possui termo de abertura e de encerramento.
Apresenta os débitos e créditos separados e organizados cronologicamente. Na página da esquerda lançam-se os registos da receita: data (ano, mês e dia), descrição da receita e valor respectivo e na página da direita os registos da despesa, indicando a data (ano, mês e dia), a descrição da despesa, número do documento comprovativo e valor. No final de cada ano económico faz-se o termo de encerramento da conta e verificação da receita, assinado pelos membros da Mesa. Possui termo de abertura e de encerramento. Inclui registos da receita e despesa da Comissão Administrativa entre 1911-03-16 e 1912-02-14 (f. 152-164). Possui termos de abertura e encerramento.
Apresenta os débitos e créditos separados e organizados cronologicamente. Na página da esquerda lançam-se os registos da receita: data (ano, mês e dia), descrição da receita e valor respectivo e na página da direita os registos da despesa, indicando a data (ano, mês e dia), a descrição da despesa, número do documento comprovativo e valor. No final de cada ano económico faz-se o termo de encerramento da conta e verificação da receita, assinado pelos membros da Mesa. Possui termo de abertura e de encerramento. No final tem nota a dizer que “segue a Lº Diario nº 2”.
Apresenta os débitos e créditos separados e organizados cronologicamente. Na página da esquerda lançam-se os registos da receita: data (ano, mês e dia), descrição da receita e valor respectivo e na página da direita os registos da despesa, indicando a data (ano, mês e dia), a descrição da despesa, número do documento comprovativo e valor. No final de cada ano económico faz-se o termo de encerramento da conta e verificação da receita, assinado pelos membros da Mesa. Possui termo de abertura e de encerramento. Tesoureiro: Joaquim José Serra. Escrivão: Domingos António Henriques.
Apresenta os débitos e créditos separados e organizados cronologicamente. Na página da esquerda lançam-se os registos da receita: data (ano, mês e dia), descrição da receita e valor respectivo e na página da direita os registos da despesa, indicando a data (ano, mês e dia), a descrição da despesa, número do documento comprovativo e valor. Os registos da receita estão rubricados pelo tesoureiro e pelo escrivão e os da despesa apenas pelo escrivão. No final de cada ano económico faz-se o termo de encerramento da conta e verificação da receita, assinado pelos membros da Mesa, conforme as Instruções do Governo Civil de 15 de Novembro de 1859. Possui termo de abertura e de encerramento. Tesoureiro: A.S. Pereira da Costa. Escrivão: Vicente Mazziotti; M. Fernandes Cruz.
Apresenta os débitos e créditos separados e organizados cronologicamente. Na página da esquerda lançam-se os registos da receita: data (ano, mês e dia), descrição da receita e valor respectivo e na página da direita os registos da despesa, indicando a data (ano, mês e dia), a descrição da despesa, número do documento comprovativo e valor. Os registos da receita estão rubricados pelo tesoureiro e pelo escrivão e os da despesa apenas pelo escrivão. Entre 1883 e 1884 apenas o escrivão assina, quer os registos da receita quer os da despesa. Em 1884 e 1885 apenas aparece a rubrica do escrivão e apenas nos da despesa. No final de cada ano económico faz-se o termo de encerramento da conta e verificação da receita, assinado pelos membros da Mesa. Possui termo de abertura e de encerramento. Tesoureiro: Joaquim G. Silva Rodrigues. Escrivão: M. Fernandes Cruz; Daniel João Gonçalves.
Apresenta os débitos e créditos separados e organizados cronologicamente. Na página da esquerda lançam-se os registos da receita: data (ano, mês e dia), descrição da receita e valor respectivo e na página da direita os registos da despesa, indicando a data (ano, mês e dia), a descrição da despesa, número do documento comprovativo e valor. No final de cada ano económico faz-se o termo de encerramento da conta e verificação da receita, assinado pelos membros da Mesa. De 1928 a 1934 o encerramento da conta realiza-se no final do mês de Junho, passando a fazer-se no final do ano civil a partir de 1935 (segundo o Decreto-lei n.º 25299, de 6 de Maio de 1935). Possui termo de abertura e de encerramento. Tesoureiro: Joaquim José Serra.
Apresenta os débitos e créditos separados e organizados cronologicamente. Na página da esquerda lançam-se os registos da receita: data (ano, mês e dia), descrição da receita e valor respectivo e na página da direita os registos da despesa, indicando a data (ano, mês e dia), a descrição da despesa, número do documento comprovativo e valor. No final de cada ano civil faz-se o termo de encerramento da conta e verificação da receita, assinado pelos membros da Mesa. Existem dois termos de encerramento em finais do mês de Maio nos anos de 1938 e 1940, altura em que terminava o mandado da Mesa. Possui termo de abertura e de encerramento. No final tem nota «A transportar a Lº 2».
Informação disposta em colunas, com a receita e despesa separada, respectivamente à esquerda e direita da folha, indicando a data (ano, mês e dia), número da guia ou ordem de pagamento, nome do indivíduo ou entidade que paga ou recebe, proveniência da receita ou despesa e os respectivos valores. No final de cada página e de cada mês apresenta também o saldo parcial ou mensal. Possui ainda termos anuais de encerramento das contas. Não possui termos de abertura nem de encerramento.