Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Apresenta uma tipologia semelhante a um livro Caixa, com os registos da receita na página da esquerda e os da despesa na página da direita (Deve e Há-de Haver), com a informação disposta em colunas, indicando: ano, mês e dia, descrição da receita/despesa e valores divididos em colunas com as quantias em papel e em metal. No final de cada folha estão as rubricas do tesoureiro (à esquerda) e do escrivão (à direita). Os averbamentos da despesa possuem uma numeração sequencial, correspondendo à mesma numeração dos documentos comprovativos (ver série com ref.ª PT-INSE-ISSIE/GF/05). No final de cada ano económico, existe um termo de conferência e exame da conta, assinado por todos os membros da Mesa da Irmandade. Possui em anexo um assento de Revisão das Contas (1821-06-10). Tesoureiro: António Carvalho; Francisco João Bradi; Alexandre António das Neves. Escrivão: Gaspar Feliciano de Morais; António José Maria de Brito.
A disposição da informação é diferente dos outros dois da mesma série, semelhante a um livro de conta corrente. Na página de abertura apresenta no cabeçalho a indicação: “António José Coelho da Fonseca, thesoureiro do Cofre das Rendas da Irmandade, em Conta Corrente de dinheiro de sua Receita e Despesa Geral.” Em cada folha, do lado esquerdo, enumeram-se as despesas com as quantias entregues ao tesoureiro para efectuar os pagamentos que lhe competiam, com registos do tipo “Carrego em Receita a Nosso Irmão Thezoureiro” e a data. Os assentos são escritos pelo escrivão e assinados por este e pelo tesoureiro. Do lado direito registam-se as receitas que hão-de ser cobradas, com registos do tipo “Acredita se ao nosso Irmão Thesoureiro (…) pelo valor de (…) conhecimento em fórma, extraído da receita n.º (…) que entregou ao nosso Irmão Procurador da Mesa (…) para cobrança de (…)” e data. Os assentos são escritos pelo escrivão e assinados por este e pelo Procurador da Mesa. Possui termo de encerramento de contas no final de cada ano, um termo de revisão de contas no final (f. 38-39) e de encerramento (f. 41). Tesoureiro do Cofre das Rendas: António José Coelho da Fonseca. Escrivão: Domingos Gomes Loureiro.
Registos da receita e despesa dos tesoureiros entre 1806-01-04 e 1811-12-31: conta da receita e despesa do tesoureiro Aurélio Rodrigues f. 1-5 e encerramento da conta, f. 5 v.º-6; conta da receita e despesa do tesoureiro Miguel José Rodrigues f. 7-23 e encerramento da conta f. 24 (1811-12-31). Nesta parte, o livro apresenta-se com uma tipologia semelhante a um livro Caixa, com os registos da receita na página da esquerda e os da despesa na página da direita, com a informação disposta em colunas, indicando: ano, mês e dia, descrição da receita/despesa e valores divididos em colunas com as quantias em papel e em metal. No final de cada folha estão as rubricas do tesoureiro (à esquerda) e do escrivão (à direita). Os averbamentos da despesa possuem uma numeração sequencial, correspondendo à mesma numeração dos documentos comprovativos (ver série com ref.ª PT-INSE-ISSIE/GF/05). Contém ainda as contas correntes entre 1812-01-01 a 1817-11-30, incluindo a demonstração da conta do tesoureiro Miguel José Rodrigues com o procurador da Mesa, Manuel Francisco da Cruz, f. 26 v.º-27(1809-03-10 a 1811-12-31); o irmão tesoureiro Miguel José Rodrigues em conta corrente com a Irmandade f. 27 v.º-28 (1812-03-06 a 1812-05-30); o balanço em 1813-05-30; o irmão procurador da Mesa, Manuel Francisco da Cruz, em conta corrente com a Irmandade, por morte do tesoureiro Miguel Rodrigues, f. 28 v.º-29 (1812-01-01 a 1817-11-30). Surgem referências ao livro de rendimentos da fábrica da Igreja e livro de contas correntes com o Procurador. No final de cada ano económico, existe um termo de conferência e exame da conta, assinado por todos os membros da Mesa da Irmandade. Tesoureiro: Marcos Aurélio Rodrigues; Miguel José Rodrigues. Escrivão: José de Carvalho Araújo. Procurador da Mesa: Manuel Francisco da Cruz.