Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
20 records were found.
Três certidões do Escrivão da Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento, em que descreve a forma como são despendidos os rendimentos que deixou Francisco Ramos de Miranda à dita Irmandade, para alumiar e ornamentar o Altar de S. José e sua Capela na Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, fazendo-se também uma comemoração no dia do mesmo Santo. Testador: Francisco Ramos de Miranda.
Organizado cronologicamente, apresentando primeiro a receita, seguida da despesa e dos resumos e termo de encerramento. A receita é referente sobretudo ao recebimento de juros de dívidas f. 1-4, 24 e 27 e, em relação às despesas, apresenta as relativas ao funeral, que inclui esmolas aos pobres, acompanhamento do funeral, cera, caixão, armação da casa, sinais do dia do óbito, esmolas de missas, entre outros f. 14-22, 25. Apresenta ainda o termo de encerramento da conta nos f. 23 e 26. Inclui também outro tipo de despesas, registadas depois do encerramento da conta, como as de pagamento ao procurador para satisfação de negócios relativos à testadora, pagamento de ordenados e outros por contas dos legados nos f. 29 a 38. Na capa tem uma nota a dizer que faleceu a 24 de Dezembro de 1754. Existem alguns papéis soltos, em mau estado. Possui termo de abertura mas não apresenta termo de encerramento. Testadora: Teresa de Jesus Aurélia. Tesoureiro: Filipe de Santiago Ribeiro. Escrivão: Nuno Prestes da Silva; Francisco Xavier de Sousa.
Transcrição do Acórdão celebrado a 29 de Abril de 1748, entre a Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e a viúva do irmão Nicolau Pereira, D. Teresa dos Reis, em que se aceitava a administração e provimento de quatro Capelas instituídas no seu testamento por Nicolau Pereira nos f. 1 a 3. Inclui ainda os termos de provimento dos capelães e o termo de aceitação da serventia de uma das capelas f. 11-12. Apresenta a receita e despesa relativas às capelas instituídas f. 27-38, respeitantes aos anos de 1748/1749: receita f. 27-28, despesa f. 29-31, resumo da receita e despesa f. 31 v.º e o encerramento f. 32; e de 1749/1750 - receita f. 34-37, despesa f. 37 v.º-38 e o resumo da receita e despesa f. 38 v.º. Testador: Nicolau Pereira. Escrivão: António Rodrigues; Mateus Francisco Padrão.
Assento de uma única certidão do cumprimento das missas e de confissões realizadas pelo capelão, conforme as cláusulas da Capela instituída pelo Padre Pascoal da Costa, cura da Freguesia de Nossa Senhora da Encarnação. A certidão diz respeito ao cumprimento das obrigações da Capela no período compreendido entre 1762-02-15 e 1766-12-[31]. Testador: Padre Pascoal da Costa. Capelão: Tomás António Ribeiro de Carvalho.
Certidões da celebração de missas e outras obrigações das Capelas instituídas por Nicolau Pereira, atestando igualmente os recebimentos das quantias devidas pela Irmandade do Santíssimo Sacramento, como administradora das referidas Capelas e certidões do cumprimento e obrigação das Capelas, emitidas pelo Provedor dos Órfãos e Capelas. Apresenta uma nota que refere que o Padre Manuel Pinto faleceu no dia do Terramoto de 1755. Testador: Nicolau Pereira.
Assentos das certidões anuais das missas pela Alma do testador e seus pais, no Mosteiro da Penha Longa e Mosteiro de Santa Clara, em Lisboa e das outras obrigações das Capelas instituídas por Nicolau Pereira, como sejam o acompanhamento do Santíssimo aos enfermos e ajuda ao pároco nas confissões. O livro não possui termos de abertura e de encerramento. Testador: Nicolau Pereira. Capelão: Fr. Alexandre de Santa Ana (do Real Mosteiro da Penha Longa); Luís de Santa Ana Xavier.
Pela descrição na capa do livro deveria possuir os provimentos de dotes atribuídos pela testadora Antónia Francisca de Mendonça, mas no livro existe apenas o encabeçamento, sem assentos: “dotes de 70 reis cada hu da instit.ao da Sra D. An.ta Fr.ca de M.ça que se hão de prover cada anno” [dotes de 70 réis cada um, da instituição da Sr.ª D. Antónia Francisca de Mendonça, que se hão-de prover cada ano]. O resto do livro está em branco, até f. 51, em que se registam os provimentos de dotes da testamentaria de João Rebelo de Campos. Testadores: João Rebelo de Campos e esposa, D. Antónia Francisca de Mendonça. Tesoureiro: Tomás de Aquino Tavares. Escrivão: José António Soares de Noronha.
Certidões anuais dos capelães, confirmando a celebração das missas e as quantias recebidas da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja da Encarnação, como administradora da Capela instituída por João Rebelo de Campos e sua mulher D. Antónia Francisca de Mendonça e as certidões do cumprimento das obrigações das Capelas, emitidas pelo Provedor dos Órfãos e Capelas. Testadores: João Rebelo de Campos e sua esposa, D. Antónia Francisca de Mendonça. Capelão: Padre António Gomes; Padre Vicente Almeida; outros.
Certidões anuais dos capelães confirmando a celebração das duas missas quotidianas e as quantias recebidas da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja da Encarnação, como administradora da Capela instituída por Estevão da Silva e certidões do cumprimento e obrigação da Capela, emitidas pelo Provedor dos Órfãos e Capelas. Testador: Estevão da Silva.
Certidões anuais das missas celebradas pelos capelães da Capela instituída pelo Padre Manuel Sousa Caldeira, os pagamentos efectuados pela Irmandade do Santíssimo Sacramento como administradora da Capela e certidões do cumprimento e obrigação da Capela, emitidas pelo Provedor dos Órfãos e Capelas. Testador: Padre Manuel Sousa Caldeira. Capelão: Padre Francisco Pedro de Abreu.
Certidões de missas celebradas no Altar de S. Vicente Ferrer, da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação e as quantias recebidas pelos capelães, pagas pela Irmandade do Santíssimo Sacramento como administradora do legado, conforme determinava a instituição da capela de Domingos Lopes Coelho e sua esposa, D. Joana Maria da Silva. Apresenta também as certidões do cumprimento e obrigação da capela emitidas pelo Provedor dos Órfãos e Capelas. Testador: Domingos Lopes Coelho e sua esposa, D. Joana Maria da Silva.
Certidões das celebrações de missas cantadas, pela alma de D. Elvira de Vilhena, Condessa de Pontével, pelos padres do coro da Igreja de S. Roque na sua Igreja e, após 1768, com a entrega da Igreja de S. Roque à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, celebradas na Ermida de Nossa Senhora da Conceição dos Clérigos Pobres, em S. Pedro de Alcântara. A Irmandade do Santíssimo Sacramento tinha alcançado, através de um Breve da Sé Apostólica, a redução dos encargos com as Capelas instituídas pela Condessa de Pontével, para uma missa cantada em Dezembro de cada ano, por sua Alma. Testadora: Condessa de Pontével, D. Elvira de Vilhena. Capelão: Cura José P. da Costa; Coadjutor Agostinho da Silva e Bento José de Loureiro. Sacristão: António de Francisco.
Certidões da celebração de missas por alma e intenções da testadora Maria Nunes da Silva, no Altar do Santíssimo Sacramento e em Altar privilegiado e recibo das quantias pagas aos capelães pela Irmandade do Santíssimo Sacramento, como administradora da Capela instituída pela testadora, com a obrigação de duas missas quotidianas. Inclui as certidões do cumprimento das obrigações das capelas emitidas pelo Provedor dos Órfãos e Capelas. Testadora: Maria Nunes da Silva. Capelão: Vicente Rolim; Agostinho da Silva; Florêncio da Costa.
Certidões anuais dos capelães atestando o cumprimento das missas e coro e outras obrigações relativas às Capelas e pagamentos aos capelães, pela Irmandade do Santíssimo Sacramento, como administradora das Capelas instituídas por D. Elvira de Vilhena, Condessa de Pontével e ainda as certidões do cumprimento das obrigações das Capelas emitidas pelo Provedor dos Órfãos e Capelas. O livro não possui termos de abertura e encerramento. Testadora: Condessa de Pontével, D. Elvira de Vilhena. Capelão: P. Brás da Costa; P. José Pereira; P. Agostinho João de Sousa.
Livro constituído por dois cadernos com os assentos das certidões da celebração de missas da capela instituída pelos testadores Marcos da Silva e sua esposa, Maria da Conceição. O primeiro caderno apresenta os registos entre 1753-06-30 e 1768-06-12, referentes a uma das capelas instituídas por Marcos da Silva e o outro caderno possui assentos relativos a outra capela, do mesmo testador, com registos de 1763-06-22 a 1768-07-03. Além das certidões dos capelães e pagamentos recebidos da Irmandade do Santíssimo Sacramento, como administradora das capelas instituídas pelos benfeitores, apresenta também as certidões do cumprimento das obrigações das capelas emitidas pelo Provedor dos Órfãos e Capelas. Testador: Marcos da Silva e sua mulher, Maria da Conceição. Capelão: Manuel José Vieira.
Organizado por anos económicos de 1760/1761 a 1762/1763, apresentando primeiro a receita e resumo da mesma, depois a despesa e seu resumo e termo de encerramento da conta relativa ao ano económico respectivo. Contém os registos da receita relativos a rendas de casas e lojas nos f. 1-13, 25-37 e 45-57 e resumos da receita f. 19, 22, 42 e 62; os registos da despesa relativos aos capelães das capelas ambulatórias instituídas pelos testadores, esmolas a pobres e obras nas casas nos f. 16-18, 38-41, 58-61, com resumos f. 20, 23, 43 e 63. Possui termo de abertura, mas não o de encerramento. Testador: Marcos da Silva e sua mulher Maria da Conceição. Tesoureiro: Filipe de Santiago Ribeiro; Francisco Padrão. Escrivão: Nuno Prestes da Silva.
Assentos das receitas e despesas organizados por anos económicos entre os anos de 1747/1748 e 1754/1755. Apresenta, referente a cada ano, primeiro a receita, seguindo-se a despesa e, no final de cada ano, possui um resumo das quantias parcelares e totais da receita e da despesa, um resumo da receita, um resumo da despesa, o termo de entrega da conta ao tesoureiro sucessor e o termo de encerramento da conta. As receitas são provenientes sobretudo de rendas de casas, foros e juros e as despesas referem-se a pagamentos aos capelães, aos acólitos, cera, vinho e azeite para alumiar a Capela de Santo Amaro, em S. Bento. Existem alguns fólios soltos. Possui termo de abertura, mas não o de encerramento. Testadores: Luís Salinas de Oliveira e seu irmão Paulo de Bem Salinas. Tesoureiro: António Rodrigues Maia. Escrivão: Jorge Araújo; António Rodrigues Maia; Mateus Pereira Padrão; Francisco Xavier de Sousa Caro; outros.
Assentos das receitas e despesas organizados por anos económicos, de 1755/1756 a 1761/1762. Os registos de receita e despesa terminam em Agosto de 1762 respeitantes ao Livro 4.º, mas existem mais dois cadernos de folhas soltas em anexo, com formato superior ao do livro, com título próprio: “Lº 5º da Recta e Despª dos bens da testamentaria que principia em Agto de 1762 em diante” e numeração autónoma (f. 1-8 e o resto do caderno em branco), com registos de Agosto de 1762 a Agosto de 1763. Apresenta, referente a cada ano económico, primeiro a receita, seguindo-se a despesa e, no final de cada ano, possui um resumo das quantias parcelares e totais da receita e da despesa, um resumo da receita, um resumo da despesa, o termo de entrega da conta ao tesoureiro sucessor e o termo de encerramento da conta. O livro possui termo de abertura, mas não o de encerramento. Testadores: Luís Salinas de Oliveira e seu irmão Paulo de Bem Salinas. Tesoureiro: Filipe de Santiago Ribeiro; Mateus Francisco Padrão; João Pereira da Costa; Nicolau Monjardino. Escrivão: Mateus Francisco Padrão; Nuno Prestes da Silva; José António Soares de Noronha.
Transcrição do testamento de Filipe de Santiago Ribeiro, com certidão da sua apresentação pelo coadjutor da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, f. 1 a 14 (1761-04-23 - 1761-04-26). Inclui os registos de receita e despesa relativos ao ano económico de 1760/1761 - receita f. 5-16 e resumo da receita f. 17; de 1761/1762 - receita f. 19-30, entrega de contas f. 30-38, encerramento f. 39, despesa f. 42-43, resumo da receita f. 44, resumo da despesa f. 45 e encerramento f. 46; de 1762/1763 - receita f. 48-61, despesa f. 62-64, resumo da receita f. 65-67 e resumo da despesa f. 68. Possui um caderno solto com os assentos das certidões das missas, entre 1763-06-10 e 1773-02-28. Testador: Filipe de Santiago Ribeiro. Escrivão: Nuno Prestes da Silva.
Certidão dos Autos da Conta do testamento de Francisco de Sequeira de que dá conta sua mulher, Maria Barbosa e o testamento de mão comum, datado de 1720-12-30. Testadores: Maria Barbosa e seu marido Francisco de Sequeira.