Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
19 records were found.
Requerimento que a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau fez para se autuarem as casas da rua dos Ferreiros a fim de demolirem parte para depois levantarem as ditas casas.
Cópia da inscrição latina, e sua tradução, esculpida na pedra principal lançada no alicerce da construção da nova Igreja de São Nicolau, iniciada em 1 de setembro de 1776, a qual foi benzida pelo Arcebispo de Lacedemónia, Dom António Bonifácio Coelho, tendo por ministros assistentes o Prior da patriarcal e paroquial Igreja de Santa Maria Madalena, João Álvares de Carvalho e o Prior de S. Julião, António José Palma.
Requerimento feito pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau para ser desobstruída a passagem na travessa da Vitória para a rua Augusta.
Diferentes contratos de arrendamento feitos da marinha de sal, no sítio do Faralhão, no termo de Setúbal, denominada - o Gaifão.
Cessão que fez o morgado da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau, Tomás da Silva da Câmara, mediante uma quantia para entrar logo na posse da marinha de sal de Setúbal, seguindo-se outra escritura de parte do pagamento da quantia ajustada.
Requerimentos relativos ao foro e outros documentos antigos sobre a Quinta de Corroios.
Doação e requerimento pedindo indemnização do rendimento dos covais e para que a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau pudesse tomar posse das lojas que estão por baixo da Igreja de São Nicolau.
Corte longitudinal da frente "Capela Mor da Igreja de São Nicolau tirado da planta sobre a linha AB". Desenho realizado a tinta da china, assinado pelo Marquês de Pombal e emoldurado em cartão. Juntamente encontra-se uma fotocópia do mesmo documento.
Livro do "Tombo da demarcação e medição da Quinta de Corroios de Teófilo Borges de Brito, e das mais propriedades, pinhais pertencentes a ela".
Vista em detalhe de elevação da lateral da Igreja de São Nicolau; desenho de um retábulo de igreja não identificado.
"Prospeto da Igreja de São Nicolau na frente que faz para a rua Bela da Rainha". Apresenta a vista da elevação lateral da igreja. Desenho realizado a tinta da china, assinado pelo Marquês de Pombal.
Juntamente, encontra-se um plano com vista da elevação frontal, vista de corte e planta baixa de uma torre sineira de igreja.
"Prospeto de melhoramento que a Irmandade do Santíssimo de São Nicolau pretende mandar fazer (…) no alçado lateral junto da sua igreja com frente para a rua dos Douradores". Apresenta a vista da elevação lateral da igreja. Contém as seguintes notas de aprovação. À esquerda: "Aprovada a vista da informação do Arquiteto. Câmara 18 de dezembro de 1846. Silva Costa Martins"; à direita: "Aprovado salvo perjúrio de terceiro e do público. Lisboa 7 de outubro de 1846".
Juntamente, acha-se o "Prospeto de acrescentamento que a Irmandade do Santíssimo de São Nicolau pertente fazer na frente que faz para a Rua Bela da Rainha n.º178 a 185". Apresenta a vista da elevação lateral da igreja. Contém a seguinte nota de aprovação: "Aprovada a vista da informação do Arquiteto. Câmara 18 de dezembro de 1846. Silva Costa Martins".
Notas, conhecimentos, correspondência tratando assuntos sobre doações e ornamentos para os acabamentos da Igreja. Acham-se relações de peditórios e doações para a edificação da obra.
Apontamento sobre obras necessárias nas casas da horta de Arroios na estrada de Sacavém; declarações de receita arrecadada nestas propriedades com vista ao pagamento da décima e impostos anexos; apontamentos acerca do arrendamento destas propriedades.
Ofícios sobre um empréstimo gratuito de 4000$000 réis para o acabamento das obras da Igreja; prospeto e rascunho do prospecto com as condições do empréstimo; várias circulares com pedidos de auxílio que seguiram juntamente com o prospeto. Nas circulares ou em anexo, acham-se respostas aos pedidos.
Empréstimo de 1000$000 réis pelo irmão João José Martins Neiva para as obras da Igreja se São Nicolau em 1818.
Conta corrente referente às casas e horta denominada de "Feiticeira" sita em Arroios.
Conhecimentos acerca do depósito das rendas dos inquilinos dos prédios da Rua Áurea e Rua Nova do Carmo que foi embargado pelos padres Manuel José Tavares e António José Fustigueiras.
Certidões dos conhecimentos do depósito das rendas das propriedades localizadas na Rua Nova do Carmo e Rua Áurea, penhoradas pelos padres Manuel José Tavares e António José Fustigueiras.