Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
78 records were found.
Capela instituída por Jacinto Couto e administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau
Capela instituída pelo padre Manuel Vilas Boas e administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Capela instituída por Domingos Martins, administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau. Inclui uma certidão do escrivão José da Cunha Machado; um testamento de Domingos Martins e sua cônjuge, com respectiva aprovação e tombo.
Capela de Jorge Dias, instituída em S. Francisco da cidade de Lisboa, da qual a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau era administradora.
Capela instituída por Isabel de Jesus, religiosa do Mosteiro da Rosa, administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Capela instituída por António da Silva, administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Documentos pertencentes à capela instituída por Maria Ferreira e administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Capela instituída por António Rodrigues de Matos e administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Capela instituída por Isabel Gonçalves, administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Capela instituída por João Machado e administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Capela instituída por Fernão da Cunha e sua cônjuge, Francisca da Conceição, administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Capela instituída por Amaro de Cerqueira, que era administrada pelas "religiosas do Bom Sucesso".
Capela instituída por Romão Matos e administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Capela instituída por Manuel dos Santos Pinto, administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Capela instituída por António da Silva no valor de 1600$000 réis, administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau. Destina-se à doação de um dote de 60$000 réis anuais a uma órfã.
Autos de conta da capela de missas de Silvestre da Silva e de sua mulher Leonor Soares, com indicação das obrigações a serem pagas à Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau de Lisboa pela sua administração e para satisfação desses encargos deixou as propriedades de casas sitas na rua de Martim Alho e na rua dos Escudeiros.
Doação das casas na rua da Costa pela madre soror, Maria Leocádia, com a obrigação da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau mandar dizer cem missas por uma vez somente e quatro dotes de dez réis a filhas de irmãos que sejam órfãs.
Requerimento e mais documentos relativos a umas casas que se queimaram pelo terramoto de 1755 pertencentes à religiosa Maria Leocádia do Convento de Santa Mónica, sitas na rua do Costa, freguesia de S. Mamede, por doação de seu pai, Francisco Torres Bezerra, e para na falta de herdeiros pertencerem à Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Recibo de 77.580 réis passado por António Xavier da Costa de dezanove anos de missões não cumpridas pertencentes à capela de Romão de Matos.
Recibos da capela instituída por Mariana Ferreira e seu marido, António Gomes de Azevedo, sendo beneficiado o padre António da Silva Delgado.
Certidão e conta da capela instituída por Marcus d'Araújo Lima e sua cônjuge, Teresa de Jesus, administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Capela instituída pelo padre Luís Martins da Cunha e administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Autos de conta da capela instituída por Maria da Costa e seu cônjuge, António Mendes, da qual é administradora a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Autos de conta da capela instituída por Estevão Rodrigues e administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Certidão da escritura padrão da capela instituída por João Martins Cutileiro em 1657, administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Conta da capela instituída por Marcos de Araújo Lima e sua cônjuge, Teresa de Jesus, administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Autos da conta da capela instituída por Francisco Carlos na freguesia de São Nicolau, administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Autos da conta da capela instituída por Isabel Francisca e administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau
Carta de arrematação a favor dos "religiosos de S. Francisco da cidade de Lisboa" contra a irmandade, a respeito de uma capela instituída por Maria Fernandes.
Autos da conta da capela instituída por João Ribeiro Valença e administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau
Capela instituída por Gonçalo Borges Chaves e administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Capela instituída por João Gonçalves e administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Certidão dos autos de conta da capela instituída pelo Capitão João de Morais e Silva e administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Certidão da capela instituída pelo padre António Furtado de Mendonça em 1742.
Recibos relativos à pensão de 57.600 réis anuais paga pelo tesoureiro da Irmandade à soror Margarida Leocádia de Noronha, do Convento de Odivelas, conforme escritura de seu pai e a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Recibos relativos à pensão de 57.600 réis anuais paga pelo tesoureiro da Irmandade à soror Dionísia Mariana Isabel, do Convento da Esperança, conforme escritura de seu pai e a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Certidões das verbas relativas a obrigações e quitações à Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau por José Domingues e sua mulher; Daniel Ferreira de Azevedo; João Correia e sua mulher; Pedro André Belo; Manuel da Costa; José Teixeira; Lucas Germano Garcês Palha; Estevão Abbo e Pedro Morais.
Certidão do depósito da quantia de 488.430 réis do que se devia à testamenteira do padre Bernardo da Cruz.
Capela instituída por Francisco Soares de Carvalho e sua mulher, Micaela Teresa Pereira, de que tem disfrutado Catarina Mena Soares e Camila Mena Soares, por serem as parentes mais próximas.
Certidão das capelas instituídas por el-rei D. Afonso IV e sua mulher Dona Brites na Sé de Lisboa e redução dos encargos pios.
Recibo da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau do pagamento de 38.080 réis ao Hospital de S. José, relativo aos encargos com a capela de Manuel Alves de Castro.
Certidão de entrega de 22.795 réis que a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau depositou de menos na quantia de 559.991 réis.
Relação dos dotes instituídos por António da Silva, que tem pago a Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau depois do terramoto de 1 de novembro de 1755 até ao último de dezembro de 1797; dote a Catarina Maria Rosa do legado do capitão José de Morais e Silva (1764); dote a Joaquina Maria Teresa do legado do capitão José de Morais e Silva (1765); dote a Ana Joaquina Soares por ser parente de Leonor Soares e de seu marido Silvestre da Silva (1769); certidão e justificação de Genoveva Joaquina do Carmo, parente de António da Silva que instituiu um dote a fim da mesma o receber porque casou com Álvaro Luís de Carvalho (1795).
Certidões de capelas instituídas por Manuel Álvares de Castro e sua mulher, D. Francisca Xavier Tovar de Melo e sua irmã D. Maria Matilde de Castro Tovar de Melo em cujos vínculos compreende a marinha de sal no sítio do Faralhão denominada - o Gaifão, no termo de Setúbal.
Recibos relativos à pensão paga pelo tesoureiro da Irmandade à soror Joana Maria de Jesus, de 30.000 réis anuais, do Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição da vila de Alenquer, por escritura entre Jerónimo Rodrigues e a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Isenção de décima de juro respetiva às capelas do coro da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau, por despacho de 20 de dezembro de 1774 e em conformidade com o que se tinha já praticado com a Irmandade da freguesia de S. Estevão, havendo-se-lhe restituído o que havia pago.
Certidão de quitação da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau a respeito das capelas instituídas por António da Silva.
Juros que se devia à religiosa do Convento de Santa Ana, Joana Perpétua de S. Casimiro, que pelo seu falecimento recebeu a Abadessa do Convento.
Pagamento a que a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau foi obrigada a fazer de 163.534 réis ao Convento de Freiras de Nossa Senhora da madre de Deus, de azeite para a lâmpada da mesma Senhora, enquanto administradora da capela instituída por Silvestre da Silva e sua mulher D. Leonor Soares.
Recibos relativos à pensão de 28.000 réis anuais paga pelo tesoureiro da Irmandade à soror Teresa Micaela de São José, do Convento de Santa Clara de Moura, que seu tio José de Morais fez escritura com a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Recibos relativos à pensão de 60.000 réis anuais paga pelo tesoureiro da Irmandade à soror Joana de Jesus Maria, do Convento da Esperança, conforme escritura de seu pai, Manuel Francisco e a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Quitação à Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau passada por Jerónimo Gonçalves de Sousa, procurador do capelão Manuel Simões de Matos, acerca da capela instituída por Romão de Matos.
Recibo e quitação com os herdeiros de Camila Rosa Soares e parente de Leonor Soares, instituidora de uma capela que a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau administrava.
Livro de registo das certidões de missas pelas almas dos irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau de Lisboa.
Livro do tombo das capelas do côro, instituídas pelo prior João Antunes Monteiro, das quais é administradora a Irmandade do Santíssimo Sacramento de São Nicolau de Lisboa.
"Cópia extraída do livro de lembranças dos encargos e obrigações da Irmandade do Santíssimo Sacramento da paroquial Igreja de São Nicolau" feita em 10 de agosto de 1757 e extraída a 1 de novembro 1842. Na margem, acham-se algumas contas de receita e despesa.
Listagem de capelas instituídas na Igreja de São Nicolau (séc. XIX).
Ordem de suspensão não só das capelas instituídas na paróquia de São Nicolau mas também o exercício do coro que respeita aos capelães dessas mesmas capelas.
Recibos da capela instituída por Mariana Ferreira e seu marido, António Gomes de Azevedo, sendo beneficiado o padre Filipe da Silva Balea, tesoureiro da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Requerimento feito pelo padre Vital de Araújo contra a Irmandade do Santíssimo Sacramento, para que seja pago pelo tempo que serviu a capela pertencente a Francisco Rodrigues Lisboa.
Verba de redução da capela instituída por Manuel dos Santos Pinto, administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento.
Certidão de cumprimento da capela instituída por Francisco Rodrigues Lisboa e administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Autos de conta da capela instituída por Catarina Rodrigues de Figueira da qual é administradora a Irmandade do Santíssimo Sacramento. Inclui "Autos dos Autos", certidão e escritura.
Verba de redução da capela instituída por Romão de Matos, administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento.
Recibos de juros ou tenças pagas pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau a diferentes indivíduos, nomeadamente: Jerónimo de Freitas Silva (1756 a 1763) e Joana Maria de Jesus e seu procurador João da Costa Vale (1768 a 1779), padre Bernardo da Cruz (1756 a 1782) e Manuel Teixeira da Cunha (1758); Ana Maria de Jesus e António de Passos e Valentim Gomes, seu tutor (1767 e 1779); João Crisóstomo Barroso (1768 a 1784); José Gomes da Paz (1769); José de Freitas e Oliveira (1780); José da Silva Câmara, tutorado de Joana da Silva Carmona (1819 a 1822); Anastácio José Silvas (1822 a 1826). Inclui recibos de juros pagos ao Cofre da Caridade pela irmandade (1767 a 1844).
Documentos em que constam certidões de missas de diferentes instituidores, nomeadamente: "quatro tenções de missas de Natal por tenção de António Rodrigues de Matos, seus pais e irmãos" (1755 a 1768); "Certidões de capela de Francisca da Conceição e seu cônjuge, Fernando da Cunha" (1756); "Certidões de capela de José de Morais e Silva" (1756 a 1767); documento "em que se passam as certidões das missas das duas capelas de Marcos de Araújo Lima, irmão da irmandade e de sua primeira mulher, Teresa de Jesus" (1756 a 1768); "Certidões da capela de João Gonçalves em Vila Real" (1757 a 1758); "Certidões das seguintes capelas: Maria da Costa, Isabel Francisco, Jacinto do Couto, Estevão Rodrigues, Isabel Gonçalves, Catarina Rodrigues, Domingos Martins e Ana Costa, João Ribeiro Valença" (1757 a 1769); "Livro de certidões das missas das duas capelas do irmão Francisco Carlos, ditas na Igreja de São Nicolau" (1757 a 1769); "Certidões das capelas dos padres António Alves e seu irmão Feliciano Alves" (1757 a 1769); "Livro em que se lançam as certidões das missas da capela de Agostinha de Almeida" (1758 e 1769); "Certidões de missas de diversos paroquianos" (1756 a 1796); "Certidões das missas que instituíram Catarina Rodrigues de Figueiroa e Catarina Rodrigues" (1759 a 1760); "Certidões da capela do padre Luís Martins" (1759 a 1769); "Capela de missa quotidiana instituída pelo irmão Hilário Teixeira" (1759 a 1769); "Certidões das capelas do padre Manuel Vaz Vilas Boas e sua irmã Maria Isabel de Jesus" (1760 a 1769); "Cópia dos embargos que opuseram à redução de encargos de capelas, das que a irmandade possuía"(séc. XIX).
Livro de "Registo do provimento das capelas nas 6 capelas instituídas pelo prior João Antunes Monteiro" e administradas pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau de Lisboa.
Livro da capela instituída por Mariana Ferreira, pelo seu testamenteiro o padre José da Silva Delgado, em 30 de agosto de 1728, reservando-se a "administração e serventia dela em sua vida, para passar por sua morte a primeira parte para a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau (…) e a segunda, ou a serventia da capela, para um sacerdote do habito de S. Pedro".
Livro de registo das certidões de missas, passadas pelos capelães, pelas almas dos irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau de Lisboa.
Certidão de testamento e legado de 300$ réis a Francisco Matias Inheco.
Relação de certidões e documentos referentes a capelas instituídas, parte de um acórdão relacionado com a causa da liquidação dos encargos da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Livro de registo de certidões relativas às missas ditas pelos capelães pelas almas dos irmãos falecidos da Irmandade do Santíssimo Sacramento da freguesia de São Nicolau. Algumas das certidões foram coladas às folhas do livro e outras foram escritas na horizontal.
Livro de registo da capela instituída por Romão de Matos e administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da freguesia de São Nicolau, constando, maioritariamente, as certidões das missas diárias ditas pela alma do instituidor.
Requerimento da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau para que se cite Estevão Abbo pela quantia de quatrocentos réis e juros que deve à Irmandade (1756-1777); sentença cível a favor de João Francisco da Silva e contra a irmandade sobre a execução em umas casas de que é proprietário, sitas defronte do relógio de S. Roque, que foram destruídas pelo terramoto e depois reedificadas com dinheiro de Estevão Abbo (1765-1777); sentença cível a favor de João Francisco da Silva e contra a irmandade (1777-11-03); mandado para avaliação das causas de Estevão Abbo que possui casas defronte do relógio de S. Roque (1775-11-10).
Recibos e certificados dos valores referentes a multas impostas aos capelães da Igreja de São Nicolau, Vicente Henriques e Manuel José Francisco. Os documentos indicam o número de faltas e as respetivas multas.
Recibos da capela instituída por Gonçalo Borges Chaves, sendo beneficiado o tesoureiro da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau, padre Rodrigo José Ferreira Nobre.
Recibos da capela instituída por Manuel dos Santos Pinto, sendo beneficiado o tesoureiro da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau, Manuel José Tavares.
Recibos das quantias recebidas pelo padre António José Fustigueiras pela mão do procurador da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.