Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

14 records were found.

Alvará régio pelo qual se autoriza a Irmandade da Nossa Senhora da Caridade, ereta na Paroquial Igreja de São Nicolau, a adquirir e reter uma propriedade de casas, sita a Castelo Picão que lhe fora deixada em legado por Maurícia Rosa de Santo António.
Custódio Ribeiro Guimarães, administrador da capela de Ana Francisca, do Convento de Nossa Senhora da Graça, com a pensão de trinta mil réis, à qual, em virtude da Lei de 9 de setembro de 1769, estavam obrigadas umas casas sitas a Castelo Picão, bairro de Alfama, requerera ao Juízo da Provedoria das Capelas a justificação do encargo e liberdade dos bens, em efeito se julgava Livre, por cujo motivo extraíra a suplicante a sentença, em virtude da Lei de 3 de agosto de 1770, que mandava requerer pela Mesa do Desembargo respetivo para que lhe concedesse provisão de extinção da dita capela e os seus encargos e os bens dela por Livre.
Instrumento de novo aforamento vitalício e obrigação estabelecido entre Caetano José de Abreu e Teotónio Soares de Sousa, relativo a uma propriedade de casas sitas a Castelo Picão na rua Direita que vai para a Igreja de S. Miguel.
Certidão de Caetano José de Abreu relativa à posse das casas onde mora de arrendamento Luís de Oliveira.
Instrumento de quitação e obrigação estabelecido entre Caetano José de Abreu e João Ferreira, procurador da venerável Ordem Terceira sita no Convento de Nossa Senhora das Portas do Céu.
Instrumento de venda, quitação e obrigação estabelecido entre Custódio Ribeiro Guimarães e António Soares de Sousa e sua mulher Maria Josefa dos Prazeres pelos quais foi dito que são senhores e possuidores de umas casas velhas ou pardieiros sitas a Castelo Picão na rua que vai para a Igreja de S. Miguel.
Documentos sobre a situação do prazo relativo à Quinta do Dolivo e Luísa Maria da Silva, nomeada a um prazo pelo seu primo, o desembargador João da Cruz Dinis, pondo-lhe o encargo de pagar o valor em que fosse estimado, para pagamento das suas dívidas se fosse necessário, cujo agravamento apresentado pelo foreiro, Mosteiro da Nossa Senhora da Graça, não aceitou e pediu a renovação. A nomeada requereu a legítima sucessão no prazo e a sentença foi a seu favor.
Documentação relativa à compra e pedido de isenção do valor da respetiva sisa pela Congregação de Nossa Senhora da Caridade da Igreja de São Nicolau. A irmandade apresentou requerimento atestando que o rendimento da arrematação efetuada em hasta pública da propriedade sita na Carreirinha das Olarias, freguesia dos Anjos, por 730.500 réis, seria aplicado para curar os doentes pobres da freguesia, a quem a irmandade socorre com médico, cirurgião, farmácia, para além de um abono em subsídio diário, e se for o caso, também trata do funeral, pelo que, o provedor e mais mesários da Mesa requerem, à vista da atestação acima citada, que não lhes seja imputada coisa alguma da meia sisa.
Requerimento e atestações da Mesa da Irmandade de Nossa Senhora da Caridade de modo a não pagar a décima. Inclui certidões em "pública-forma" e conta da receita anual; uma certidão da décima; atestação do rendimento da irmandade.
"Livro dos assentos dos foreiros da Irmandade de Nossa Senhora da Caridade sita na paroquial Igreja de São Nicolau". Contém índice alfabético com o nome dos irmãos e número de fólio correspondente. Os registos apresentam a data de assentamento do foreiro, o nome do foreiro, nota de pagamento do foro, ano a que corresponde, assinaturas do foreiro e escrivão. Na margem, surgem apontamentos relativos aos valores pagos e óbito.
Vários contratos de arrendamentos relativos a propriedades da irmandade sitas no Beco da Cardosa. Acompanha vários impressos de declaração apresentada pela Mesa da Irmandade de Nossa Senhora da Caridade para a Contribuição Predial e "Recenciamento Geral da freguesia de São Nicolau", com informações acerca das propriedades, inquilinos e rendas, entre outras.
Conhecimentos incobráveis de juros e rendas de casas pertencentes à Irmandade de Nossa Senhora da Caridade. Acompanham autos de penhora; várias folhas do "Livro da receita da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paroquial Igreja de São Nicolau" contendo várias contas no verso; contratos de arrendamento de propriedades.
Autos de agravo da Superintendência Geral da Corte interpostos à Irmandade de Nossa Senhora da Caridade por não pagamento da décima relativa às propriedades que possui. Constam várias atestações da irmandade para isenção da décima.