Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
21 records were found.
Contas, recibos de despesa e ordens de pagamento relativos a obras realizadas em diversas propriedades da irmandade.
Ordens de pagamento, recibos, contas de despesa, orçamentos e outros documentos referentes a aquisições e obras realizadas na Igreja Paroquial de São Nicolau, Escolas da Irmandade, Museu de Alfaias Religiosas e outras dependências da igreja.
Recibos relativos à contribuição predial e impostos adicionais que pertencem à verba coletável dos prédios que a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau possui e à côngrua para o Pároco da freguesia de Amora.
Declarações e relações dos rendimentos das propriedades pertencentes à Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau sitas na travessa das Mónicas (1837-1852); na rua de S. Pedro Mártir (1833-1858); na rua dos Pescadores (1837-1852); na travessa dos Ferreiros (1837-1852); na rua Bela da Rainha (também designada rua da Prata) (1847-1852); na rua Nova do Carmo (1837-1852); e na rua Áurea (também designada rua do Ouro) (1838-1852).
Recibos relativos à contribuição predial e impostos adicionais pagos pela marinha de sal de Setúbal.
Documentação relativa a dízimos pagos à Irmandade de Sta. Marta de Almada; desrama da Câmara da vila de Almada; décimas pagas; côngrua ao Pároco da freguesia de Amora; contribuição literária sobre o vinho da Quinta; pensão à Irmandade do Santíssimo Sacramento da Nossa Senhora da Graça de Corroios; relações de artigos comprados para semente na Quinta de Corroios.
Recibos relativos às receitas com a venda de produtos da Quinta de Corroios (cereais, fruta, vinho, entre outros).
Recibos relativos à Décima e impostos pagos pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau pelas propriedades da travessa dos Ferreiros, n.º 5, 6, 514 e 533 (1776-1864); travessa das Mónicas, n.º 6, 11 e 12 (1817-1861; e da travessa dos Pescadores, n.º 28, 29, 509 e 518 (1776-1854).
Recibos de pagamento de contribuições e impostos prediais relativos a várias propriedades pertencentes à irmandade.
Relações das chaminés limpas (com indicação de moradas e número de quartos) nos prédios que são propriedade da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau e respetivos recibos; contrato com a Companhia de Limpeza de Chaminés (1770-04-24-1864-09-02); ordens de pagamento e recibos integrados; ordens de pagamento e recibos (1867-03-01-1873-03-31).
Livros de registo de pagamento de foros à Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa. Contém o registo por ordem alfabética dos inquilinos e respetivo número de fólio. Segue-se o registo de pagamento, em tabela com os doze meses do ano, de julho a junho. No topo dos fólios, acima da tabela, encontra-se manuscrito o nome do inquilino, morada, estado civil, profissão, valor do foro, e na tabela o registo mensal dos pagamentos à irmandade.
2.º Livro de lançamento dos conhecimentos para a "cobrança do rendimento da Irmandade do Santíssimo Sacramento" de São Nicolau.
Recibos do pagamento das prestações relativas à contribuição predial e adicionais que pertenceram ao rendimento colectável dos prédios que a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau possui no bairro de Alfama e na rua de S. Pedro Mártir, n.º 26 a 34, para a côngrua do Pároco da freguesia de S. Lourenço.
Documentos relativos a despesa com foros de várias propriedades, designadamente: escrituras de "venda e compra, quitação e reconhecimento do foreiro" referente a propriedades na Travessa do Açougue Velho, na freguesia do Santíssimo Coração de Jesus e a uma vinha no sitio das Quebradas de Almada. Juntamente, encontram-se vários recibos referentes ao pagamento deste encargo; recibos do "foro pago por Manuel Freire de Faria à irmandade" referente a propriedade em Oeiras, acompanhado de duas sentenças cíveis contra António José Rebelo de Barro, respetivos autos de penhora e um "Testamento de Hilário Teixeira, instituidor de uma capela de 60 réis anuais legando à irmandade parte dos seus bens"; "Foro pago por D. Ana Joaquina Guerra Sousa Pessoa à irmandade" por propriedade na Rua Augusta. Acompanham vários recibos da décima, "Títulos e escritura sobre um foro que a irmandade de 5$484 réis anuais - Laudenio de Vintena em umas casas no Rossio, com frente para a Rua Augusta"; recibos de foro e escrituras de uma vinha denominada "Crasto", em Almada; "Foro de 1$850 réis imposto em uma vinha denominada de Fornão", freguesia de Bartolomeu da charneca por José Francisco da Silva. Acompanham vários recibos do foro e escrituras da propriedade; recibos do foro relativo a propriedades de Maria da Conceição Barros por casas na Rua de S. Pedro no beco do Pocinho e S. Miguel em Alfama; "Pagamentos Feitos ao reverendo prior para a venda da Casa da sua habitação, conforme a convenção feita em 18 de Agosto de 1859 de 4 de Janeiro de 1867", acompanham as respectivas ordens de pagamento e recibos; "Relação dos foreiros e do Censo pagos à irmandade"; contratos de "arrendamento do prédio da frente da Rua Áurea ou da Rua do Ouro".
Recibos, contas de despesa e orçamentos referentes a várias reparações e aquisições realizadas, designadamente: trabalhos do serralheiro e carpinteiro; molduras; contas de despesa com funeral; notificações por avaria do fornecimento de água e recibos do conserto; conta de "arrendamentos comprados por inquilinos"; despesa com afinação do piano; fotografias; placas de mármore para escolas e museu; velas automáticas. Contém licenças camarárias para reparações e obras. Juntamente, acham-se relações das inscrições e certificados com assentamento a favor da irmandade (…)" da Junta do Crédito Público, Banco de Portugal, Companhia das Lezírias; relação dos fundos dos cofres da irmandade; um decreto acerca da redução de encargos pios.
Recibos de arrendamento da horta denominada de "Feiticeira" em Arroios, a Joaquim Belchior.
Recibos e ordens de pagamento de décimas e impostos prediais referentes às casas e horta da "Feiticeira" em Arroios.
Recibos, orçamentos e contas de despesa realizada em vários trabalhos com instalações elétricas.
Contas, recibos e ordens de pagamento relacionadas com despesa feita em obras na Quinta de Corroios. Correspondência acerca de Manuel Rodrigues Barros, caseiro da Quinta de Corroios.
Duplicados das relações semestrais do rendimento das propriedades da Rua Nova do Carmo e Rua Áurea e respetivos recibos de arrendamento; recibos de décimas e impostos prediais referentes a propriedades na Rua da Prata e Rua Nova do Carmo, recibos de limpeza de chaminés, intimações enviadas pela Câmara Municipal de Lisboa sobre a obrigação de limpeza das paredes e notificação da Companhia das Águas sobre a obrigação de ser feito o encanamento da água nos prédios; recibos e ordens de pagamento de contribuições prediais e outros impostos.
Notificação para pagamento de multa à Fiscalização das Posturas Municipais por transgressão ocorrida nas propriedades da Rua dos Pescadores; contas e recibos de despesa com obras realizadas nas propriedades da Rua dos Pescadores, Rua dos Ferreiros, Travessa de Santa Mónica e Esperança.