Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

98 records were found.

O livro contém a conta da receita e da despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau relativa aos anos entre 1867 e 1878. Este é o terceiro livro e contém termo de abertura e de encerramento. Todas as folhas se acham numeradas e rubricadas pelo administrador do Bairro Central de Lisboa.
O livro contém a conta da receita e da despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau relativa aos anos entre 1879 e 1885. O livro contém termo de abertura e de encerramento. Todas as folhas se acham numeradas e rubricadas pelo administrador do Bairro Central de Lisboa.
Livro de contas de receita (rendas; donativos; peditórios; cotas; juros da renda perpétua; mealheiros; entre outras) e despesa (vencimentos do guarda noturno; eletricidade; água; gastos de expediente; seguros; sufrágios; esmolas relativas a legados, entre outras) da irmandade entre 1962 e 1980. No interior da capa e na folha preliminar foram anotados nomes, moradas e contactos telefónicos.
Livro de contas de receita (rendas; donativos; peditórios; cotas; juros da renda perpétua, entre outras) e despesa (vencimentos do guarda noturno; eletricidade; água; gastos de expediente; seguros; sufrágios; esmolas relativas a legados, entre outras) da irmandade entre 1980 e 1987. No interior da capa e na folha preliminar foram anotados nomes de padres e nomes, moradas e contactos telefónicos de diversas pessoas.
Livro onde se lançaram, classificadas pelas suas diversas verbas e em resumo, as contas da receita e despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau. Contém termos de encerramento das contas. As contas correntes dizem respeito aos anos de 1845 a 1866-1867. O livro contém termo de abertura e de encerramento datados de 12 de outubro de 1844 e estão assinados pelo administrador do Bairro Central.
Livro onde se lançaram, classificadas pelas suas diversas verbas e em resumo, as contas da receita e despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau. As contas correntes dizem respeito aos anos económicos de 1867-1868 a 1917-1918. O livro contém termo de abertura e de encerramento datados de 12 de maio de 1869 e estão assinados pelo administrador do Bairro central.
Documentos de despesas, sobretudo, ordens de pagamento relativas a despesas com vencimentos; rendas de casa; consumo de gás; esmolas; festividades; prestação de serviços; material, etc.; e, recibos extraídos das folhas do Livro da Receita da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau (contas da receita da Fábrica da Igreja da irmandade: relação dos batismos e folha da receita mensais); contas dos peditórios; rendas das lojas; joias dos irmãos novos, etc. Os documentos relativos às despesas e às receitas estão separados em maços, por ano económico (1904-1905; 1905-1906; 1906-1907 e 1907-1908) e ordenados por mês (geralmente de janeiro a junho e de julho a dezembro) e dia.
Documentos de despesa, sobretudo ordens de pagamento relativas à contribuição predial; vencimentos; gratificações; rendas de casa; consumo de gás; esmolas; festividades; prestação de serviços; material, etc.; e, ordens de receita/recibos extraídos das folhas do Livro da Receita da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau (contas da receita da Fábrica da Igreja da irmandade: relação dos batismos e folha da receita mensais); rendas das lojas; joias dos irmãos novos, etc. Os documentos relativos às despesas e às receitas estão separados em maços, por ano económico (1916-1917; 1917-1918; 1918-1919 e 1919-1920) e ordenados por mês (geralmente de janeiro a junho e de julho a dezembro) e dia. Inclui uma monografia da autoria do prior Francisco do Rosário e Melo, intitulada "Descrição miudamente circunstanciada da antiga Igreja de São Nicolau de Lisboa: abatida e incendiada por ocasião do terramoto no dia memorável do 1.º de novembro de 1755 e que compreende a relação das alfaias e preciosidades, que a Irmandade dos Santíssimo Sacramento então perdeu; o número de eclesiásticos empregados no serviço da mesma igreja; a ordem e perfeição que se observava no culto divino e outras notabilidades. A que se junta a curiosa memória da reedificação da nova igreja, e diligência até agora empregadas para o andamento da obra".
Documentos de despesas, sobretudo, ordens de pagamento relativas a despesas com vencimentos; rendas de casa; consumo de gás; esmolas; prestação de serviços; material, etc.; e, recibos extraídos das folhas do Livro da Receita da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau (contas da receita da Fábrica da Igreja da irmandade: relação dos batismos e folha da receita mensais); contas dos peditórios; joias dos irmãos novos, etc. Os documentos relativos às despesas e às receitas estão separados em maços, por ano económico (1904-1905; 1905-1906; 1906-1907 e 1907-1908) e ordenados por mês (geralmente de janeiro a junho e de julho a dezembro) e dia.
Documentos de despesas, sobretudo, ordens de pagamento relativas a despesas com vencimentos; rendas de casa; consumo de gás; esmolas; prestação de serviços; material, etc.; e, recibos extraídos das folhas do Livro da Receita da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau (contas da receita da Fábrica da Igreja da irmandade: relação dos batismos e folha da receita mensais); contas dos peditórios; joias dos irmãos novos, etc. Os documentos relativos às despesas e às receitas estão separados em maços (1885-1886; 1886-1887; 1887-1888 e 1888-1889) e ordenados por ano e dentro deste por mês (geralmente de janeiro a junho e de julho a dezembro) e dia.
Documentos de despesas, sobretudo, ordens de pagamento relativas a despesas com vencimentos; talão da ordem de pagamento relativo a vencimentos (relação dos funcionários da igreja, cargo desempenhado e respetivo vencimento); rendas de casa; consumo de gás; esmolas; prestação de serviços; material, etc.; e, recibos extraídos das folhas do Livro da Receita da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau (contas da receita da Fábrica da Igreja da irmandade: relação dos batismos e folha da receita mensais); contas dos peditórios; joias dos irmãos novos, etc. Os documentos relativos às despesas e às receitas estão separados em maços, por ano económico (1885-1895-1896; 1896-1897; 1897-1898 e 1898-1899; 1899-1900) e ordenados por mês (geralmente de janeiro a junho e de julho a dezembro) e dia.
Documentos de despesas, sobretudo, ordens de pagamento relativas a despesas com vencimentos; rendas de casa; consumo de gás; esmolas; prestação de serviços; material, etc.; e, recibos extraídos das folhas do Livro da Receita da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau (contas da receita da Fábrica da Igreja da irmandade: relação dos batismos e folha da receita mensais); contas dos peditórios; joias dos irmãos novos, etc. Os documentos relativos às despesas e às receitas estão separados em maços (1881-1882; 1882-1883; 1883-1884 e 1884-1885) e ordenados por ano e dentro deste por mês (geralmente de janeiro a junho e de julho a dezembro) e dia.
Livro auxiliar da receita e despesa do cofre da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau de Lisboa, relativo ao ano de 1911-1912.
Livro auxiliar do diário da receita e despesa do cofre da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau de Lisboa, relativo ao ano de 1910-1911.
Documentos de despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau relativos ao ano económico de 1925-1926, devidamente aprovados pela Junta Geral do Distrito de Lisboa. A documentação está organizada por cofre e por verba. Cada conjunto é constituído por uma relação onde consta o cofre (do culto ou da caridade), o número da verba e a que corresponde, números das ordens de pagamento, discriminação da despesa em questão, montante despendido e a indicação se as importâncias estão consignadas no orçamento geral ou suplementar. No interior encontram-se as respetivas ordens de pagamento, segundo o número de ordem constante na relação acima mencionada. As ordens de pagamento são acompanhadas de faturas e recibos, devidamente selados, datados e assinados, talões de depósitos em numerário; relações mensais dos doentes socorridos; relações dos pobres da freguesia contemplados pelas esmolas do legado; recibos do cofre da beneficência relativos à receção das esmolas concedidas aos irmãos e viúvas de irmãos pobres. Todos os documentos têm aposto um carimbo que assevera que os documentos foram restituídos à instituição por ordem da Comissão Administrativa da Junta Geral do Distrito de Lisboa. Cofre do culto: Verba 1 (Encargos de Fábrica da Igreja - gastos da sua manutenção); Verba 2 (Despesas cultuais obrigatórias, art.º 50.º dos estatutos); Verba 3 (Despesas administrativas - Sufrágios); Verba 4 (Renda da casa do prior); Verba 5 (Ordenado a dois capelães); Verba 6 (Ordenado ao menino de capela); Verba 7 (Ordenado ao organista); Verba 8 (Ordenado ao servente); Verba 9 (Ordenado ao sineiro); Verba 10 (Encargos de legados); Verba 11 (Contribuição predial); Verba 12 (Prémio dos seguros da propriedade, museu e com empregados); Verba 13 (Reparações no edifício da igreja); Verba 14 (Ao cofre da caridade a 6.ª parte das receitas orçadas); Verba 15 (Ao cofre da caridade parte dos donativos). Cofre da caridade: Verba 17 (Subsídios pecuniários, medicamentos e funerais); Verba 18 (Ordenado ao médico); Verba 19 (Encargo do legado de António de Almeida e Silva); Verba 20 (Esmolas aos irmãos e viúvas de irmãos pobres); Verba 21 (Instrução - Assistência escolar e cantina); Verba 22 (Ordenado a três professores); Verba 23 (Ordenado à porteira das escolas); Verba 24 (Ordenado ao escriturário); Verba 25 (Ordenado ao contínuo-andador); Verba 26 (Conservação do edifício escolar); Verba 27 (Gastos gerais); Verba 28 (Donativo à "Assistência Nacional aos Tuberculosos"); Verba extraordinária (Ao cofre da caridade para reforço de verbas que transitaram do cofre do culto).
Documentos de despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau relativos ao ano económico de 1919-1920, devidamente aprovados pela Junta Geral do Distrito de Lisboa. A documentação está organizada por cofre e por verba. Cada conjunto é constituído por uma relação onde consta o cofre (do culto ou da caridade), o número da verba e a que corresponde, os números das ordens de pagamento, discriminação da despesa em questão, montante despendido e a indicação se as importâncias estão consignadas no orçamento geral ou suplementar. No interior encontram-se as respetivas ordens de pagamento, segundo o número de ordem constante na relação acima mencionada. As ordens de pagamento são acompanhadas de faturas e recibos, devidamente selados, datados e assinados; talões de depósitos em numerário; relações mensais dos doentes socorridos; relações dos pobres da freguesia contemplados pelas esmolas do legado; recibos do cofre da beneficência relativos à receção das esmolas concedidas aos irmãos e viúvas de irmãos pobres, contas das despesas com ofícios e missas por alma de irmãos(ãs), entre outros. Todos os documentos têm aposto um carimbo que assevera que os documentos foram restituídos à instituição por ordem da Comissão Administrativa da Junta Geral do Distrito de Lisboa.
Contém documentação relativa às contas de despesa da Irmandade de São Nicolau relativas aos exercícios de 1974, 1975, 1976 e 1977. A documentação está organizada por ano e dentro deste por cofre e por verba, as quais estão ordenadas por ordem numérica sequencial: contém relações contendo indicação do ano, do cofre a que dizem respeito as despesas (cofre do culto e cofre da caridade, no caso presente, ainda que surjam algumas imprecisões em virtude de se terem usado, em alguns anos e para algumas verbas, folhas do cofre da caridade para as despesas do cofre do culto ou vice-versa em que a designação inadequada foi invalidada, mas não em todos os casos), Número da Verba e a que corresponde; número sequencial das ordens de pagamento e montantes. Essas relações são acompanhadas pelos respetivos documentos de despesa (ordens de pagamento (muitas encontram-se seladas e assinadas) e respetivos faturas/recibo, avisos/recibos, recibos, notas, extratos bancários, entre outros). Todos os documentos têm o carimbo dos Serviços Administrativos do Patriarcado de Lisboa a confirmar que foram conferidos.
Contém documentação relativa às contas de despesa da Irmandade de São Nicolau relativas aos exercícios de 1982, 1983 e 1984. A documentação está organizada por ano e por verba: contém relações contendo indicação do ano, do cofre a que dizem respeito as despesas (cofre do culto e cofre da caridade, no caso presente, ainda que surjam algumas imprecisões em virtude de se terem usado folhas do cofre da caridade para as despesas do cofre do culto ou vice-versa em que a designação inadequada foi invalidada, mas não em todos os casos), Número da Verba e a que corresponde; número sequencial das ordens de pagamento e montantes. Essas relações são acompanhadas pelos respetivos documentos de despesa (ordens de pagamento e respetivos faturas/recibo, avisos/recibos, recibos, notas, extratos bancários, entre outros). Todos os documentos têm o carimbo dos Serviços Administrativos do Patriarcado de Lisboa a confirmar que foram conferidos e alguns ainda o carimbo da Secção de Legados Pios do Patriarcado de Lisboa.
Contém documentos de despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade relativos ao ano económico de 1920-1921, devidamente aprovados pela Junta Geral do Distrito de Lisboa. A documentação está organizada por cofre e por verba. Cada conjunto é constituído por uma relação onde consta o cofre (do culto ou da caridade), o número da verba e a que corresponde, números das ordens de pagamento e discriminação da despesa em questão e montante despendido e a indicação se as importâncias estão consignadas no orçamento geral ou suplementar. No interior encontram-se as respetivas ordens de pagamento, segundo o número de ordem constante na relação acima mencionada. As ordens de pagamento são acompanhadas de faturas e recibos, muitos dos quais devidamente selados, datados e assinados, talões de depósitos em numerário; relações mensais dos doentes socorridos; relações dos pobres da freguesia contemplados pelas esmolas do legado; relações das despesas da Fábrica da Igreja; recibos do cofre da beneficência relativos à receção das esmolas concedidas aos irmãos e viúvas de irmãos pobres. Todos os documentos têm aposto um carimbo que assevera que os documentos foram restituídos à Instituição por ordem da Comissão Administrativa da Junta Geral do Distrito de Lisboa.
Contém documentação relativa às contas de despesa da Irmandade de São Nicolau relativas aos exercícios de 1978, 1979, 1980 e 1981. A documentação está organizada por ano e dentro deste por cofre e por verba, as quais estão ordenadas por ordem numérica sequencial: contém relações contendo indicação do ano, do cofre a que dizem respeito as despesas (cofre do culto e cofre da caridade, no caso presente, ainda que surjam algumas imprecisões em virtude de se terem usado, em alguns anos e para algumas verbas, folhas do cofre da caridade para as despesas do cofre do culto ou vice-versa em que a designação inadequada foi invalidada, mas não em todos os casos), Número da Verba e a que corresponde; número sequencial das ordens de pagamento e montantes. Essas relações são acompanhadas pelos respetivos documentos de despesa (ordens de pagamento (muitas encontram-se seladas e assinadas) e respetivos faturas/recibo, avisos/recibos, recibos, notas, extratos bancários, entre outros). Todos os documentos têm o carimbo dos Serviços Administrativos do Patriarcado de Lisboa a confirmar que foram conferidos.
Contém documentos de despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau relativos ao ano económico de 1921-1922, devidamente aprovados pela Junta Geral do Distrito de Lisboa. A documentação está organizada por cofre e por verba. Cada conjunto é constituído por uma relação onde consta o cofre (do culto ou da caridade), o número da verba e a que corresponde, números das ordens de pagamento, discriminação da despesa em questão, montante despendido e a indicação se as importâncias estão consignadas no orçamento geral ou suplementar. No interior encontram-se as respetivas ordens de pagamento, segundo o número de ordem constante na relação acima mencionada. As ordens de pagamento são acompanhadas de faturas e recibos, muitos deles devidamente selados, datados e assinados; talões de depósitos em numerário; relações mensais dos doentes socorridos; relações dos pobres da freguesia contemplados pelas esmolas do legado; recibos do cofre da Beneficência relativos à receção das esmolas concedidas aos irmãos e viúvas de irmãos pobres. Todos os documentos têm aposto um carimbo que assevera que os documentos foram restituídos à Instituição por ordem da Comissão Administrativa da Junta Geral do Distrito de Lisboa. Cofre do culto: Verba 1 (Encargos de Fábrica da Igreja - gastos da sua manutenção); Verba 2 (Despesas cultuais obrigatórias); Verba 3 (Despesas administrativas - Sufrágios); Verba 4 (Renda da casa do reverendo prior); Verba 5 (Ordenado ao capelão); Verba 6 (Ordenado ao menino de capela); Verba 7 (Ordenado ao organista e foleiro); Verba 8 (Ordenado ao servente); Verba 9 (Ordenado ao sineiro); Verba 10 (Encargos de legados); Verba 11 (redução de encargos pios); Verba 12 (Contribuição predial); Verba 13 (Prémio dos seguros do edifício e museu); Verba 14 (Prémio dos seguros dos empregados da irmandade); Verba 15 (Reparações no edifício da Igreja); Verba 16 (Gastos gerais); Verba extraordinária (Para a subscrição da reedificação da Igreja de S. Mamede); Verba sem número (Transferência para o cofre do culto da 6.ª parte das receitas orçadas). Cofre da caridade: Verba 17 (Assistência aos enfermos); Verba 18 (Ordenado ao médico); Verba 19 (Esmolas a paroquianos e padres pobres, legado de D. Gertrudes Magna Bacarias Bastos); Verba 20 (Encargo do legado de António de Almeida e Silva - esmolas a paroquianos das freguesias de São Nicolau e Sé); Verba 21 (Esmolas aos irmãos e viúvas de irmãos pobres); Verba 23 [não existe a Verba 22] (Instrução - Manutenção e assistência escolar e cantina); Verba 25 [não há Verba 24] (Ordenado a duas professoras); Verba 26 (Ordenado a dois professores); Verba 27 (Ordenado à porteira das escolas), Verba 28 (ordenado à encarregada da cantina); Verba 29 (Ordenado ao escriturário); Verba 30 (Ordenado ao contínuo-andador); Verba 31 (Conservação do edifício escolar); Verba 32 (Gastos gerais) ; Verba 33 (Donativo à "Assistência Nacional aos Tuberculosos"); Verba extraordinária (Conversão da ações da Companhia das Lezírias Tejo e Sado por inscrições); Verba extraordinária (Averbamento de inscrições).
Contém documentos de despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau relativos ao ano económico de 1924-1925, devidamente aprovados pela Junta Geral do Distrito de Lisboa. A documentação está organizada por cofre e por verba. Cada conjunto é constituído por uma relação onde consta o cofre (do culto ou da caridade), o número da verba e a que corresponde, números das ordens de pagamento, discriminação da despesa em questão, montante despendido e a indicação se as importâncias estão consignadas no orçamento geral ou suplementar. No interior encontram-se as respetivas ordens de pagamento, segundo o número de ordem constante na relação acima mencionada. As ordens de pagamento podem ser acompanhadas de faturas e recibos, muitos deles devidamente selados, datados e assinados; relações mensais dos doentes socorridos; relações dos pobres da freguesia contemplados pelas esmolas do legado; recibos do cofre da beneficência relativos à receção das esmolas concedidas aos irmãos e viúvas de irmãos pobres, entre outros. Todos os documentos têm aposto um carimbo que assevera que os documentos foram restituídos à Instituição por ordem da Comissão Administrativa da Junta Geral do Distrito de Lisboa. Cofre do culto: Verba 1 (Encargos da Fábrica - custos da sua manutenção); Verba 2 (Despesas cultuais obrigatórias); Verba 3 (Despesas administrativas - Sufrágios); Verba 4 (Renda da casa do reverendo prior); Verba 5 (Ordenado a dois capelães); Verba 6 (Ordenado ao menino de capela); Verba 7 (Ordenado ao organista); Verba 8 (Ordenado ao servente); Verba 9 (Ordenado ao sineiro); Verba 10 (Encargos de legados); Verba 11 (Redução de encargos pios); Verba 12 (Contribuição predial); Verba 13 (Prémio dos seguros da propriedade e empregados); Verba 14 (Ao cofre da caridade a 6.ª parte das receitas orçadas); Verba 15 (Ao cofre da caridade, parte de donativos); Verba 16 (Gastos gerais). Cofre da caridade: Verba 17 (Assistência aos enfermos); Verba 18 (Ordenado ao médico); Verba 19 (Encargo do legado de António de Almeida e Silva - esmolas a paroquianos das freguesias de São Nicolau e Sé); Verba 20 (Esmolas aos irmãos); Verba 21 (Manutenção e assistência escolar e cantina anexa à escola); Verba 22 (Ordenado a três professores); Verba 23 (Ordenado à porteira das escolas); Verba 24 (Ordenado ao escriturário); Verba 25 (Ordenado ao contínuo-andador); Verba 26 (Conservação do edifício escolar); Verba 27 (Gastos gerais); Verba 28 (Donativo à "Assistência Nacional aos Tuberculosos").
Livro da receita e despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau, relativa aos anos de 1915 a 1919. Dentro do livro encontram-se alguns documentos avulsos: um talão de depósito comprovando que a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade entregou o montante referido no Montepio Geral - Caixa Económica de Lisboa (1919-01-14); nota sinótica de algumas receitas (cotas e Fábrica da Igreja) e despesas (missas, órgão, Fábrica e água) (s.d.); nota a lápis contendo diversas contas, mas sem discriminação das verbas a que se referem.
Maço contendo documentos de despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau relativos ao ano económico de 1923-1924, devidamente aprovados pela Junta Geral do Distrito de Lisboa. A documentação está organizada por cofre e por verba. Cada conjunto é constituído por uma relação onde consta o cofre (do culto ou da caridade), o número da verba e a que corresponde, números das ordens de pagamento, discriminação da despesa em questão, montante despendido e a indicação se as importâncias estão consignadas no orçamento geral ou suplementar. No interior encontram-se as respetivas ordens de pagamento, segundo o número de ordem constante na relação acima mencionada. As ordens de pagamento são acompanhadas de faturas e recibos, muitos deles devidamente selados, datados e assinados; relações mensais dos doentes socorridos; relações dos pobres da freguesia contemplados pelas esmolas dos legados; recibos do cofre da beneficência relativos à receção das esmolas concedidas aos irmãos e viúvas de irmãos pobres; guia para o tesoureiro depositar na Caixa Geral de Depósitos e Instituição de Previdência a quantia para o Fundo Especial de Beneficência Pública destinado à defesa contra a tuberculose, entre outros. Todos os documentos têm aposto um carimbo que assevera que os documentos foram restituídos à Instituição por ordem da Comissão Administrativa da Junta Geral do Distrito de Lisboa. Cofre do culto: Verba 1 (Encargos de Fábrica da Igreja - gastos da sua manutenção); Verba 2 (Despesas cultuais obrigatórias); Verba 3 (Despesas administrativas - Sufrágios); Verba 4 (Renda da casa do prior); Verba 5 (Ordenado a dois capelães); Verba 6 (Ordenado ao menino de capela); Verba 7 (Ordenado ao organista e foleiro); Verba 8 (Ordenado ao servente); Verba 9 (Ordenado ao sineiro); Verba 10 (Encargos de legados); Verba 11 (Contribuição predial); Verba 12 (Prémio do seguro da propriedade e museu); Verba 13 (Prémio do seguro dos empregados da Irmandade); Verba 14 (Reparações no edifício da Igreja); Verba 15 (Ao cofre da caridade a 6.ª parte das receitas orçadas); Verba 16 (Ao cofre da caridade parte dos donativos); Verba 17 (Gastos gerais). Cofre da caridade: Verba 18 (Subsídios pecuniários, medicamentos e funerais); Verba 19 (Ordenado ao médico); Verba 20 (Encargo do legado de António de Almeida e Silva); Verba 21 (Esmolas aos irmãos e viúvas de irmãos pobres); Verba 22 (Instrução - Assistência escolar e cantina); Verba 23 (Instrução - Assistência escolar e cantina). Existem duas verbas para o mesmo fim; Verba 25 (não existe a 24) (Ordenado a professores); Verba 26 (Ordenado à porteira das escolas); Verba 27 (Ordenado à encarregada da vigilância dos alunos); Verba 28 (Ordenado ao escriturário); Verba 29 (Ordenado ao contínuo-andador); Verba 30 (Conservação do edifício escolar); Verba 31 (Gastos gerais); Verba 32 (Donativo à "Assistência Nacional aos Tuberculosos"); Verba extraordinária (Instalação elétrica na Igreja).
Livro onde se lançaram, classificadas pelas suas diversas verbas dos respetivos orçamentos e em resumo, as contas da receita e despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau. O livro contém termo de abertura e de encerramento datados de 12 de abril de 1848 e estão assinados pelo secretário da Mesa Administrativa da irmandade, Severiano António Gonçalves.
Livro onde se lançaram, diariamente, a receita e despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau. As contas dizem respeito aos anos económicos de 1894-1895 a 1903-1904. O livro contém termo de abertura e de encerramento datados de 1 de janeiro de 1894.
Contém balancetes mensais dos tesoureiros da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau relativos ao cofre da caridade, anos económicos de 1912-1913 a 1929-1930. Os documentos estão organizados cronologicamente, por ano ou por ano económico, em dezoito conjuntos.
Contém balancetes mensais dos tesoureiros da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau relativos aos anos de 1871 a 1906. Os documentos estão organizados cronologicamente, por ano ou por ano económico, em trinta e três conjuntos. Alguns anos não estão completos (faltam meses).
Maço contendo documentos de despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau relativos ao ano económico de 1922-1923, devidamente aprovados pela Junta Geral do Distrito de Lisboa. A documentação está organizada por cofre e por verba. Cada conjunto é constituído por uma relação onde consta o cofre (do culto ou da caridade), o número da verba e a que corresponde, números das ordens de pagamento, discriminação da despesa em questão, montante despendido e a indicação se as importâncias estão consignadas no orçamento geral ou suplementar. No interior encontram-se as respetivas ordens de pagamento, segundo o número de ordem constante na relação acima mencionada. As ordens de pagamento são acompanhadas de faturas e recibos, muitos deles devidamente selados, datados e assinados; relações mensais dos doentes socorridos; relações dos pobres da freguesia contemplados pelas esmolas do legado; recibos do cofre da beneficência relativos à receção das esmolas concedidas aos irmãos e viúvas de irmãos pobres; contas da despesa da Fábrica da Igreja; guia para o tesoureiro depositar na Caixa Geral de Depósitos e Instituição de Previdência quantia para o Fundo Especial de Beneficência Pública destinado à defesa contra a tuberculose; contas de despesas, entre outros. Todos os documentos têm aposto um carimbo que assevera que os documentos foram restituídos à Instituição por ordem da Comissão Administrativa da Junta Geral do Distrito de Lisboa. Cofre do culto: Verba 1 (Encargos de Fábrica da Igreja - gastos da sua manutenção); Verba 2 (Despesas cultuais obrigatórias, art.º 50 dos Estatutos); Verba 3 (Despesas administrativas - Sufrágios); Verba 4 (Renda da casa do prior); Verba 5 (Ordenado a dois capelães); Verba 6 (Ordenado ao menino de capela); Verba 7 (Ordenado ao organista e foleiro); Verba 8 (Ordenado ao servente); Verba 9 (Ordenado ao sineiro); Verba 10 (Encargos de legados); Verba 11 (Contribuição predial); Verba 12 (Prémio do seguro da propriedade e museu); Verba 13 (Prémio do seguro dos empregados da irmandade); Verba 14 (Reparações no edifício da Igreja); Verba 15 (Gastos gerais); Verba extraordinária (Ao cofre da caridade a 6.ª parte das receitas orçadas) cofre da caridade: Verba 16 (Subsídios pecuniários, medicamentos e funerais); Verba 17 (Ordenado ao médico); Verba 18 (Encargo do legado de António de Almeida e Silva); Verba 19 (Esmolas aos irmãos e viúvas de irmãos pobres); Verba 23 (não existem as verbas 20 à 22) (Ordenado a três professores); Verba 24 (Ordenado à porteira das escolas); Verba 25 (Ordenado à encarregada da cantina); Verba 26 (Ordenado ao escriturário); Verba 27 (Ordenado ao contínuo-andador); Verba 28 (Conservação do edifício escolar); Verba 29 (Gastos gerais); Verba 32 (Donativo à "Assistência Nacional aos Tuberculosos"); Verba extraordinária (Compra de inscrições com o produto das vendas das ações da Companhia das Lezírias do Tejo e Sado).
Maço contendo documentos de despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau relativos ao ano económico de 1922-1923, devidamente aprovados pela Junta Geral do Distrito de Lisboa. A documentação está organizada por cofre e por verba. Cada conjunto é constituído por uma relação onde consta o cofre (do culto ou da caridade), o número da verba e a que corresponde, números das ordens de pagamento, discriminação da despesa em questão, montante despendido e a indicação se as importâncias estão consignadas no orçamento geral ou suplementar. No interior encontram-se as respetivas ordens de pagamento, segundo o número de ordem constante na relação acima mencionada. As ordens de pagamento são acompanhadas de faturas e recibos, muitos deles devidamente selados, datados e assinados; relações mensais dos doentes socorridos; relações dos pobres da freguesia contemplados pelas esmolas do legado; recibos do cofre da beneficência relativos à receção das esmolas concedidas aos irmãos e viúvas de irmãos pobres; contas da dessa da Fábrica da Igreja; guia para o tesoureiro depositar na Caixa Geral de Depósitos e Instituição de Previdência quantia para o Fundo especial de Beneficência Pública destinado à defesa contra a Tuberculose, contas de despesas, entre outros. Todos os documentos têm aposto um carimbo que assevera que os documentos foram restituídos à Instituição por ordem da Comissão Administrativa da Junta Geral do Distrito de Lisboa. Cofre do Culto: Verba extraordinária (Reparações nas fachadas do edifício da Igreja) Verba extraordinária (Ao cofre da caridade a 6.ª parte das receitas orçadas); Verba extraordinária (Despesas do processo entre a irmandade e o Hospital de S. José acerca do legado de Gertrudes Magna Bacarias Bastos); Verba 1 (Encargos de Fábrica da Igreja - gastos da sua manutenção); Verba 2 (Despesas administrativas - Sufrágios); Verba 3 (Renda da casa do pároco); Verba 4 (Ordenado ao capelão); Verba 5 (Ordenado ao menino de capela); Verba 6 (Ordenado ao sineiro); Verba 7 (Despesas cultuais obrigatórias, art.º 50 dos Estatuto); Verba 8 (Festividades facultativas); Verba 9 (Encargos de legados); Verba 10 (Redução de encargos pios); Verba 11 (Contribuição predial); Verba 12 (Prémio do seguro contra incêndios), Verba 13 (não existe a 12) (Gastos gerais). Cofre da caridade: Verba 14 (Subsídios aos doentes pobres e funerais); Verba 15 (Medicamentos); Verba 16 (Ordenado ao médico); Verba 17 (Pensão do legado de Mateus Cardoso); Verba 18 (Esmolas a paroquianos e padres pobres, legado de Gertrudes Magna Bacarias bastos); Verba 19 (Esmolas aos irmãos e viúvas de irmãos pobres); Verba 20 (Esmolas aos paroquianos entrevados pobres); Verba 21 (Ordenado a três professores); Verba 22 (Ordenado a duas professoras); Verba 23 (Ordenado ao porteiro), Verba 24 (Ordenado ao servente); Verba 25 (Manutenção, assistência escolar e cantina anexa); Verba 26 (Distribuição de prémios aos alunos); Verba 27 (Ordenado ao escriturário); Verba 28 (Ordenado ao contínuo-andador); Verba 29 (Conservação do edifício escolar); Verba 30 (Gastos gerais); Verba 31 (Donativo à "Assistência Nacional aos Tuberculosos"); Verba 32 (Donativo à "Junção do Bem" da freguesia).
Maço contendo documentos de despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau relativos ao ano económico de 1915-1916, devidamente aprovados pela Junta Geral do Distrito de Lisboa. A documentação está organizada por cofre e por verba. Cada conjunto é constituído por uma relação onde consta o cofre (do culto ou da caridade), o número da verba e a que corresponde, números das ordens de pagamento, discriminação da despesa em questão, montante despendido e a indicação se as importâncias estão consignadas no orçamento geral ou suplementar. No interior encontram-se as respetivas ordens de pagamento, segundo o número de ordem constante na relação acima mencionada. As ordens de pagamento são acompanhadas de faturas e recibos, muitos deles devidamente selados, datados e assinados; relações mensais dos doentes socorridos; relações dos pobres da freguesia contemplados pelas esmolas dos legados; recibos do cofre da beneficência relativos à receção das esmolas concedidas aos irmãos e viúvas de irmãos pobres; contas da despesa da Fábrica da Igreja; guia para o tesoureiro depositar na Caixa Geral de Depósitos e Instituição de Previdência a quantia para o Fundo Especial de Beneficência Pública destinado à defesa contra a tuberculose, contas de despesas, entre outros. Todos os documentos têm aposto um carimbo que assevera que foram restituídos à Instituição por ordem da Comissão Administrativa da Junta Geral do Distrito de Lisboa. Cofre do culto: Verba extraordinária (Reparações nas fachadas do edifício da igreja); Verba extraordinária (Ao cofre da caridade a 6.ª parte das receitas orçadas); Verba extraordinária (Despesas do processo entre a irmandade e o Hospital de S. José acerca do legado de Gertrudes Magna Bacarias Bastos); Verba 1 (Encargos de Fábrica da Igreja - gastos da sua manutenção); Verba 2 (Despesas administrativas - Sufrágios); Verba 3 (Renda da casa do pároco); Verba 4 (Ordenado ao capelão); Verba 5 (Ordenado ao menino de capela); Verba 6 (Ordenado ao sineiro); Verba 7 (Despesas cultuais obrigatórias, art.º 50 dos Estatuto); Verba 8 (Festividades facultativas); Verba 9 (Encargos de legados); Verba 10 (Redução de encargos pios); Verba 11 (Contribuição predial); Verba 12 (Prémio do seguro contra incêndios); Verba 13 (não existe a 12) (Gastos gerais); Verba sem número (Transferência para o cofre da caridade, da 6.ª parte das receitas deste cofre). Cofre da caridade: Verba 14 (Subsídios aos doentes pobres e funerais); Verba 15 (Medicamentos); Verba 16 (Ordenado ao médico); Verba 17 (Pensão do legado de Mateus Cardoso); Verba 18 (Esmolas a paroquianos e padres pobres, legado de Gertrudes Magna Bacarias bastos); Verba 19 (Esmolas aos irmãos e viúvas de irmãos pobres); Verba 20 (Esmolas aos paroquianos entrevados pobres); Verba 21 (Ordenado a três professores); Verba 22 (Ordenado a duas professoras); Verba 23 (Ordenado ao porteiro), Verba 24 (Ordenado ao servente); Verba 25 (Manutenção e assistência escolar); Verba 26 (Distribuição de prémios aos alunos); Verba 27 (Ordenado ao escriturário); Verba 28 (ordenado ao contínuo-andador); Verba 29 (Conservação do edifício); Verba 30 (Gastos gerais); Verba 31 (Donativo à "Assistência Nacional aos Tuberculosos"); Verba 32 (Donativo à "Albergaria de Lisboa"); Verba 33 (Donativo à "Junção do Bem" da freguesia); Verba extraordinária (Cantina escolar).
Compreende a escrituração descriminada das contas do cofre da caridade. Contém acórdãos referentes às contas dos vários anos económicos; contas mensais do cofre da caridade; registos diários da receita e despesa; balancetes do tesoureiro referentes às contas correntes mensais do cofre da caridade; acompanham vários documentos relacionados.
Relações mensais de receita e despesa (julho de 1930 a junho de 1932) com as seguintes informações: data (mês e ano), rubricas de receita ou despesa, quantias e respetivos valores totais.
Acórdãos do "Tribunal de Contas e Conselho de Distrito" com parecer acerca das contas de despesa e receita, respetivos documentos justificativos e relatório apresentados pela irmandade. Inclui ofícios acerca dos acórdãos, acórdãos do Tribunal de Contas e acórdãos do mesmo tribunal publicados em Diário do Governo, relações com as respectivas contas e orçamentos de despesa e receita correspondentes aos anos económicos de 1850 até 1871.
Recibos e contas de despesa e receita da irmandade. A despesa compreende as seguintes rubricas: vencimento de capelães, escriturários, professores, sineiros, mestres de obras, serventes, andador, procurador. Acompanha vários talões de pagamento com a relação de vencimentos (consta o nome, emprego e vencimento auferido); expedientes de secretaria; conserto e engomagem de roupas; despesas com gás e água; limpeza de chaminés; despesas com a fábrica da igreja; cofre da caridade, por cotas de joias de irmãos; verbas em função da redução dos encargos pios; esmolas; amortização de ações e de juros à companhia Auxiliadora; impostos; seguros; obras e aquisições para a igreja; entre outras. A receita, por sua vez, corresponde às seguintes rubricas: fábrica da igreja. Acompanha recibos e contas de receita gerada em várias celebrações (missas, batizados, enterros e casamentos); contas de receita de peditórios; cotas de joias pagas por irmãos mensalmente; Junta de Crédito Público por juros; arrendamento de propriedades. Os recibos de despesa e receita encontram-se organizados por ano económico e ordenados por número de recibo. A numeração atribuída aos recibos reinicia a cada ano económico.
Recibos e contas de despesa e receita da irmandade. A despesa compreende as seguintes rubricas: celebrações e festividades (receção do Lausperene e Corpo de Cristo); vencimento de capelães, escriturários, professores, sineiros, mestres de obras, serventes, andador, procurador, menino de capela; expedientes de secretaria, entre os quais: selos, ofícios e autos; despesas com azeite para lâmpadas e gás; despesas com a fábrica da igreja; cofre da caridade, por cotas de joias de irmãos e em função da redução dos encargos pios; verbas testamentárias, legados pios e esmolas; amortização de ações e de juros à companhia Auxiliadora; impostos; seguros; entre outras. A receita, por sua vez, corresponde às seguintes rubricas: fábrica da igreja. Acompanha recibos e contas de receita gerada em várias celebrações (missas, batizados, enterros, casamentos); contas de receita de peditórios; cotas de joias mensais pagas por irmãos; Junta de Crédito Público por juros; arrendamento de propriedades; foros de inquilinos. Os recibos de despesa e receita encontram-se organizados por ano económico e ordenados por número de recibo. A numeração atribuída aos recibos reinicia a cada ano económico.
Acórdãos da Comissão Distrital com parecer acerca das contas de despesa e receita, respetivos documentos justificativos e relatório apresentados pela irmandade. Correspondem aos anos económicos de 1869 a 1927.
Conta de "artigos comprados com receita particular". No mesmo documento constam relações de receita e de despesa. Juntamente, acha-se um "orçamento dos objetos que a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau pretende mandar fazer"; contas e recibos de despesa; receita de várias solenidades; contas de bens adquiridos.
Recibos e contas de despesa e receita da irmandade. A despesa compreende as seguintes rubricas: celebrações e festividades; vencimento de capelães, escriturários, sineiros, serventes, andador, procurador, menino da capela; expedientes de secretaria; conserto e engomagem de roupas; despesas com gás, água e canalizações; limpeza de chaminés; despesas com a fábrica da igreja; cobrança de cotas de joias de irmãos; verbas em função da redução dos encargos pios; esmolas; cumprimento de legados pios; arrendamento de casa; publicação de anúncios. A receita, por sua vez, corresponde às seguintes rubricas: fábrica da igreja. Acompanha recibos e contas de receita gerada em várias celebrações (missas, batizados, enterros, casamentos); contas de receita de peditórios; cotas de joias pagas por irmãos mensalmente; juros por quantias depositadas; arrendamento de propriedades. Os recibos de despesa e receita encontram-se organizados por ano económico e ordenados por número de recibo. A numeração atribuída aos recibos reinicia a cada ano económico.
Recibos e contas de despesa e receita da irmandade. A despesa compreende as seguintes rubricas: celebrações e festividades; vencimento de capelães, escriturários, sineiros, serventes, andador, procurador, menino da capela; expedientes de secretaria; impostos; conserto e engomagem de roupas; despesas com gás e canalizações; limpeza de chaminés; conservação do órgão; despesas com a fábrica da igreja; cobrança de cotas de joias de irmãos; esmolas; cumprimento de legados pios; publicação de anúncios; seguros de propriedades. A receita, por sua vez, corresponde às seguintes rubricas: fábrica da igreja. Acompanha recibos e contas de receita gerada em várias celebrações (missas, batizados, enterros, casamentos); contas de receita de peditórios; cotas de joias pagas por irmãos mensalmente; juros por quantias depositadas; arrendamento de propriedades. Os recibos de despesa e receita encontram-se organizados por ano económico e ordenados por número de recibo. A numeração atribuída aos recibos reinicia a cada ano económico.
Livro de lançamento diário da receita e despesa do cofre da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa. Contém o registo da receita e despesa, respetiva data e quantias. As contas referem-se aos anos económicos de 1884-1885, 1885-1886, 1886-1887, 1887-1888, 1889-1890, 1890-1891, 1891-1892, 1892-1893, 1894-1895, 1895-1896, 1896-1897, 1897-1898, 1897-1898, 1898-1899, do mês de julho a junho.
"Balancete Razão" e "Balancete Analítico" da Contabilidade Geral mensal. Apresentam o n.º de conta, descrição, movimentos do mês (débito e crédito) e acumulados (débito, crédito, saldo devedor, saldo credor) e referem-se às seguintes rubricas: depósitos à ordem, depósitos a prazo, títulos negociáveis, fundo de obras, resultado líquido do exercício; contas de receita e despesa do fundo de obras e administração corrente. Constam as seguintes despesas: festividades, missas, comparticipação para a paróquia, gratificação do Sacristão antigo, água, eletricidade, vigilância, seguros, taxa camarária, imposto ao Patriarcado de Lisboa, despesas bancárias, obras e reparações, donativos (legados, seminários, centro social). Por sua vez, constam as seguintes rubricas de receita: rendas das lojas, cotas, mealheiros, juros de depósitos e dividendos de ações. Acompanham vários impressos dos movimentos mensais em cada conta bancária. Apresentam a descrição da rubrica de receita ou despesa, número, n.º de conta, valores parciais, totais e subtotais; extratos de contas bancárias e comprovativos de depósito; resumos de carteiras de títulos; ordens de pagamento e faturas de várias despesas. Os documentos encontram-se organizados em processos correspondentes ao ano, de 2003 a 2006.
Livro da conta de receita e despesa da irmandade. Contém o registo da receita e despesa, respetiva data e quantias. As contas referem-se aos anos económicos de 1824 a 1844, do mês de janeiro a dezembro.
Livro de lançamento diário da receita e despesa do cofre da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa. Contém o registo da receita e despesa, respetiva data e quantias. As contas referem-se aos anos económicos de 1855-1856, 1856-1857, 1857-1858, 1858-1859, 1859-1860, 1860-1861, 1861-1862, 1862-1863, 1863-1864, 1864-1865, 1865-1866, 1866-1867, do mês de julho a junho.
"Orçamentos e plano de ação para o ano de 1996 = Parecer do Concelho Assessor"; "Plano de Ação" da Mesa Administrativa da irmandade para 1996; "Orçamento para o Exercício de 1996" da administração corrente e fundo de obras; "Relatório da Direção"; Várias contas do Exercício de 1995; "Relatório e contas das Gerência do exercício económico de 1995 = Parecer do Conselho Assessor"; contas de receita e despesa do fundo de obras e administração corrente. Refere as seguintes rubricas de despesa ordinária e facultativa: festividades, missas, fábrica paroquial, ex-sacristão, água, eletricidade, expediente, transportes, vigilância, seguros, taxas camarárias, taxas do Patriarcado, obras e reparações, donativos a irmãos e a seminários, despesas bancárias. Por sua vez, constam as seguinte rubricas de receita: rendas das lojas, cotas, mealheiros, juros de depósitos e dividendos de ações. Acompanham vários impressos dos movimentos em "Caixa" de despesa e receita mensal. Apresentam a descrição da rubrica, n.º de documento, n.º de conta, valores dos recebimentos e pagamentos, somas, saldos e totais; várias ordens de receita lançadas no "livro Diário do cofre da caridade da irmandade"; relações das verbas do cofre da caridade. Consta o n.º de verba, descrição da despesa, n.º de ordem de pagamento, respetivas quantias e carimbo dos "Serviços Administrativos do Patriarcado de Lisboa. Acompanham várias ordens de pagamento e recibos de várias despesas; extratos de contas bancárias; balancetes com registo dos movimentos e saldos mensais e anuais das várias verbas; "Plano de Ação" da Mesa Administrativa da irmandade para 1995; "Orçamento para o Exercício de 1995" da administração corrente e fundo de obras.
Livro de registo das contas correntes da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa, relativo aos anos de 1869 a 1875. Contém um índice alfabético de A a Z, com indicação do fólio correspondente ás várias rubricas de receita e despesa.
Livro de receita e despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa.
Livro de receita e despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa.
Impresso com "Plano de Contas do ano de 1996". Apresenta a contabilidade geral de despesa e receita. Refere as seguintes rubricas de despesa ordinária e facultativa: festividades, missas, fábrica paroquial, ex-sacristão, água, eletricidade, expediente, transportes, vigilância, seguros, taxas camarárias, taxas do Patriarcado, obras e reparações, donativos a irmãos e a seminários, despesas bancárias. Por sua vez, constam as seguintes rubricas de receita: rendas das lojas, cotas, mealheiros, juros de depósitos e dividendos de ações. Acompanham vários impressos dos movimentos em "Caixa" de despesa e receita mensal. Apresentam a descrição da rubrica, n.º de documento, n.º de conta, valores dos recebimentos e pagamentos, somas, saldos e totais; recibo de quantia paga à Junta de Crédito Público por juros de um empréstimo; várias ordens de receita lançadas no "livro Diário do cofre da caridade da irmandade"; relações das verbas do cofre da caridade. Consta o n.º de verba, descrição da despesa, n.º de ordem de pagamento, respetivas quantias e carimbo dos "Serviços Administrativos do Patriarcado de Lisboa. Acham-se várias ordens de pagamento e recibos de despesas várias; extratos de contas bancárias; balancetes com registo dos movimentos e saldos mensais e anuais das várias rubricas; folha com assinatura dos inquilinos da Rua da Prata e Douradores com o valor da renda pago por cada um; várias folhas mensais de "Recebimentos e Pagamentos" com o registo do n.º de cheque relativo às receitas e valor correspondente. Nas despesas consta a descrição das despesas e respetivo valor.
Folhas extraídas do livro da receita do cofre da caridade e talões das ordens de pagamento de quantias abonadas ao tesoureiro referentes a despesa realizada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade de São Nicolau. As folhas do livro da receita referem-se a juros e dividendos, transferências do cofre do culto, donativos, entre outros. Por sua vez, os talões das ordens de pagamento referem-se a despesas com medicamentos, reparações, flores, limpeza das escolas, tratamento da roupa, fornecimentos, vencimentos, subsídios pecuniários, limpeza de chaminés, esmolas, entre outras. Os documentos encontram-se organizados em maços referentes aos anos económicos de 1923-1924, 1924-1925, 1926-1927, 1927-1928, 1928-1929, 1930-1931.
Vários rascunhos das contas gerais de despesa e receita que foram remetidas pela irmandade ao Governo Civil. As contas referem-se aos anos económicos de 1867-1868, 1868-1869, 1869-1870, 1870-1871, 1871-1872, 1872-1873.
Conta das verbas do cofre do culto e do cofre da caridade nos de 1962. As verbas de despesa do cofre do culto são as seguintes: côngrua do prior, ordenados do capelão, andador, escriturário, porteira, despesa com festividades, missas de sufrágios, legados-pios, subsídios por doença, contribuições e impostos, seguros, reserva para obras no edifício, juros de empréstimos, consertos diversos, fornecimentos (água e eletricidades), limpeza, expediente, taxas, aprovação do orçamento, entre outros. As verbas do cofre da caridade referem-se aos seguintes encargos: subsídios e medicamentos a irmãos e paroquianos, esmolas a irmãos e viúvas de irmãos pobres, encargos de legados, transferência para o cofre do culto, tributos. Consta o n.º da verba, descrição da despesa, n.º ordem de pagamento e os respetivos valores. Acompanham várias ordens de pagamento e recibos. As contas encontram-se organizadas em maços correspondentes ao ano e por n.º de verba.
"Conta geral da receita e despesa do cofre de Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau, concernente ao ano económico de 1870 a 1871, extraída fielmente do Livro de Contas a folhas 35". Contém uma relação das contas da despesa e receita da irmandade, apresenta o "Número de verbas", as quantias das várias rubricas, a aprovação da Casa do Despacho e a cópia do "Auto de tomada de Conta" pelo administrador do Bairro Central de Lisboa. Juntamente, acham-se receituários prescritos com as seguintes informações: no cimo a indicação "Irmandade de Nossa Senhora da Caridade da Paróquia de São Nicolau de Lisboa", o nome do doente, morada, a medicação, indicação do modo de usar ou tomar, posologia, preço, assinatura do enfermeiro; relações mensais dos doentes socorridos pelo enfermeiro da irmandade. Apresentam a relação nominal dos doentes e as quantias despendidas. Acompanham várias petições com as seguintes informações: pedido de auxílio do doente; nota do escrivão encarregando o enfermeiro de dar parte acerca da condição do doente, ouvindo o facultativo; ordem do juiz e mesários para que o facultativo socorra o doente no período de tempo determinado; atestado do padre acerca da condição de pobreza do doente; nota do enfermeiro informando que o facultativo visitará o doente e informará da sua condição; nota de visita do facultativo ao doente, com informações sobre a condição em que se encontra; contas de despesa realizadas com o doente. Juntamente, acham-se impressos com a data, nome do doente, morada, o período de tempo de "Abono de subsidio", "Pagamento dos socorros pecuniários" com as respetivas datas, "Observações do facultativo", data e hora das visitas do facultativo e/ou enfermeiro. Acompanham contas e recibos de despesa com esmolas concedidas, funerais, despesas de expediente, despesas no Hospital Nacional de Real de S. José, entre outras. Os processos encontram-se organizados por mês e dia.
Mapas impressos da receita e da despesa mensal do cofre da caridade e do cofre do culto. Os mapas do cofre do culto apresentam a listagem da receita e respetivas contas organizadas nas seguintes rubricas: donativos, emolumentos, joias, cotas, rendas, mealheiros, juros do depósito; as várias despesas com respetivas contas organizadas nas seguintes rubricas: encargos de fábrica, rendas, seguro, impostos, ordenados, côngrua, obras e reparações, expediente, festividades, fornecimentos. Os mapas do cofre da caridade apresentam a listagem da receita e respetivas contas organizadas nas seguintes rubricas: donativos, dividendos, renda; as várias despesas com respetivas contas organizadas nas seguintes rubricas: beneficência, instrução, ordenados, suprimentos, legados, manutenção das escolas. Encontram-se mapas correspondentes a vários meses dos anos 1933 e 1939.
Mapas das contas e orçamentos de despesa e receita do cofre do culto e do cofre da caridade anos económicos de 1937 a 1946. Constam as seguintes informações: nota e data de aprovação em sessão, assinatura dos mesários, "n.º de verbas", descrição da despesa e receita ordinária e extraordinária, as quantias orçadas e liquidadas, importâncias cobradas e pagas, resumo das contas de receita, despesa e "saldo para a gerência seguinte".
Conta das verbas do cofre do culto e do cofre da caridade dos anos de 1960 e 1961. As verbas de despesa do cofre do culto são as seguintes: côngrua do prior, ordenados do capelão, andador, escriturário, porteira, despesa com festividades, missas de sufrágios, legados-pios, subsídios por doença, contribuições e impostos, seguros, reserva para obras no edifício, juros de empréstimos, consertos diversos, fornecimentos (água e eletricidade), limpeza, expediente, taxas, aprovação do orçamento, entre outros. As verbas do cofre da caridade referem-se aos seguintes encargos: subsídios e medicamentos a irmãos e paroquianos, esmolas a irmãos e viúvas de irmãos pobres, encargos de legados, transferência para o cofre do culto e tributos. Consta o n.º da verba, descrição da despesa, n.º ordem de pagamento e os respetivos valores. Acompanham várias ordens de pagamento e recibos. As contas encontram-se organizadas em maços correspondentes ao ano e por n.º de verba.
Conta das verbas do cofre do culto e do cofre da caridade dos anos 1963 e 1964. As verbas de despesa do cofre do culto são as seguintes: côngrua do prior, ordenados do capelão, andador, escriturário, porteira, despesa com festividades, legados-pios, subsídios por doença, contribuições e impostos, seguros, reserva para obras no edifício, juros de empréstimos, consertos diversos, fornecimentos (água e eletricidades), limpeza, expediente, taxas, aprovação do orçamento, entre outros. As verbas do cofre da caridade referem-se aos seguintes encargos: subsídios e medicamentos a irmãos e paroquianos, esmolas a irmãos e viúvas de irmãos pobres, encargos de legados, transferência para o cofre do culto, tributos. Consta o n.º da verba, descrição da despesa, n.º ordem de pagamento e os respetivos valores. Acompanham as várias ordens de pagamento e recibos. As contas encontram-se organizadas em maços correspondentes ao ano e por n.º de verba.
Recibos, notas e contas das seguintes despesas: trabalhos gráficos, instalações da "Companhia das Águas de Lisboa", instalações elétricas na Igreja de São Nicolau, trabalhos de construção civil (acompanham as respetivas licenças camarárias), trabalhos de carpintaria, transportes, ferragens, cera, construção de jazigos, vários artigos de estofador, artigos de papelaria, aquisição de jarros, molduras, flores, velas automáticas, tapetes, tapeçarias, instalações, entre outras.
Conta da Caridade da receita e da despesa referente ao ano económico de 1872-1873. Na receita constam talões de lançamento no "Livro da receita" com as quantias recebidas referentes às seguintes rubricas: juros da Junta de Crédito Público, companhia "Auxiliadora", Banco de Portugal, foros, saldo da redução de encargos pios, "1/4 parte das joias dos irmãos novos", diversas esmolas, "compra de inscrições", "Cedência do aumento do ordenado ao Professor da escola o Pe. Alfredo Eduardo da Encarnação Delgado". Acompanham vários mapas dos socorros prestados pelo cofre da caridade de junho de 1872 a julho de 1872. Constam os nomes dos irmãos e paroquianos socorridos. Por sua vez, na despesa, encontram-se recibos da despesa feita com as seguintes rubricas: socorros a dinheiro (inclui petições de doentes), medicamentos, ordenados, festa da Nossa Senhora da Caridade, "Metade do custeamento da escola", pensões, expediente, escola aos irmãos e viúvas pobres, despesas judiciais.
"Documentos que esperam pela aprovação das contas pelo Governo para se servirem às ordens de pagamento. Aprovadas em sessão do Concelho de Distrito de 30 de Julho de 1872". Contém uma participação acerca da falta de comparência de dois alunos às aulas; várias solicitações de seges para enterros; despesas com o auxílio de irmãos e paroquianos doentes. No maço, encontram-se processos com contas mensais do receituário aviado na farmácia e respetivos receituários prescritos; relações mensais dos doentes socorridos pelo enfermeiro da irmandade. Apresentam a relação nominal dos doentes, quantias despendidas e nota de recibo das quantias entregues pelo tesoureiro ao enfermeiro. Acompanham várias petições com as seguintes informações: pedido de auxílio do doente; nota do escrivão encarregando o enfermeiro de dar parte acerca da condição do doente, ouvindo o facultativo; ordem do juiz e mesários para que o facultativo socorra o doente no período de tempo determinado; atestado do padre acerca da condição de pobreza do doente; nota do enfermeiro informando que o facultativo visitará o doente e informará da sua condição; nota de visita do facultativo ao doente, com informações sobre a condição em que se encontra; impresso com a data, nome do doente, morada, o período de tempo de "Abono de subsidio", "Pagamento dos socorros pecuniários", "Observações do facultativo", data e hora das visitas do facultativo e/ou enfermeiro. Encontram-se contas e recibos de despesa com esmolas concedidas, funerais, expediente, ordenados, medicamentos, "inscrições de assentamento", entre outras. O maço corresponde ao ano económico de 1869-1870. Os processos encontram-se organizados por mês, de julho a junho e dia.
Acórdão do Concelho de Distrito acerca das contas do cofre de Nossa Senhora da Caridade do ano de 1855; impresso do "Orçamento da Receita e da Despesa da Irmandade de Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau" relativo ao ano de 1855. Contém as seguintes informações: rubricas da receita e despesa ordinária e extraordinária, quantias, observações e assinatura dos mesários. No verso encontra-se a respetiva aprovação e assinatura do governador civil; "Conta de toda a receita e Despesa do cofre de Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau, classificada pelas suas diferentes verbas, pertencente ao ano civil de 1855". Contém as seguintes informações: rubricas, quantias, observações e assinatura dos mesários. Nota de verificação pelos irmãos, provedor e mesários. No verso encontra-se o "Auto de tomada de conta". Encontra-se no interior, um "Mapa comparativo da despesa autorizada pelo orçamento anual do cofre (…) bem como da despesa paga relativa a esse mesmo ano; acompanham várias ordens de pagamento do cofre da caridade do ano de 1855 de despesa realizada, organizada pelas seguintes rubricas: "Diárias aos enfermos", medicamentos, ordenados do médico, cirurgião e andador, despesa com seges para enterros, "Décima do prédio e côngrua do pároco", esmola aos entravados, festividades de Nossa Senhora e despesas de secretaria; acompanham relações mensais de doentes socorridos pelo enfermeiro da Irmandade de Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau. Apresentam a relação nominal dos doentes socorridos e das quantias despendidas. Acompanham as várias petições dos doentes socorridos, com as seguintes informações: pedido de auxílio do doente; nota do Provedor da Mesa encarregando o "enfermeiro do mês" de dar parte acerca da condição do doente, ouvindo o médico ou o cirurgião; ordem da Mesa para que o enfermeiro e o médico aceitem o doente pelo tempo determinado; nota de desobrigação do "costume" concedida pelo padre da paróquia; registo do enfermeiro do mês acerca da data em que decorrerá a visita; nota de visita do enfermeiro ou médico e/ou cirurgião ao doente, com informações sobre a condição em que se encontra; impresso com alta do doente. Contém a data da alta, nome do doente, morada, data do impresso e assinatura do médico; contas e recibos de despesas com esmolas concedidas, medicamentos, ordenados, seges, entre outras; exemplar da edição n.º 150 do Diário do Governo de 9 de julho de 1872. Contém sublinhado um acórdão do Tribunal de Contas relativo às contas do ano 1856. Os maços estão organizados por ano, de 1855 a 1856, por mês e dia.
Recibos e contas de despesa e receita da irmandade. A despesa compreende as seguintes rubricas: celebrações e festividades; vencimento de capelães, sineiros, serventes, organista, menino da capela; expedientes de secretaria; impostos; conserto e engomagem de roupas; aquisição de lâmpadas elétricas; despesas com água; despesas com a fábrica da igreja; esmolas; cumprimento de legados pios; publicação de anúncios; seguros de propriedades; colação de vidros na janela da igreja; reparação de instalações elétricas; aquisição de serradura; entre outras. A receita, por sua vez, corresponde às seguintes rubricas: fábrica da igreja. Acompanha recibos e contas de receita gerada em várias celebrações (missas, batizados, enterros, casamentos); contas de receita de peditórios; cotas mensais de joias pagas por irmãos; juros por quantias depositadas; arrendamento de propriedades. Os recibos de despesa e receita encontram-se organizados por ano económico.
Contas da receita e despesa relativas aos exercícios de 1997, 2001 e de 2002. As contas de receita e despesa dos anos de 1997 e 2001 referem-se ao Fundo de Obras e à Administração Corrente, aprovadas em sessão de 20 de abril de 1998 (o despacho da aprovação tem data de 1998-06-08) e de 28 de março de 2001 (o despacho da aprovação tem data de 2001-08-28) respetivamente. As contas têm aposto o carimbo dos Serviços Administrativos do Patriarcado de Lisboa asseverando a conferência da documentação. Incluem os seguintes documentos: extratos de contas da irmandade de 1 de janeiro a 31 de dezembro; saldos relativos à administração corrente e do fundo de obras de 2001; relatório e contas da gerência da direção, o qual inclui plano de atividades para 2002, orçamento para o exercício de 2002; documentos de contabilidade geral: balancetes mensais do razão saldo devedor/crédito; balancetes mensais analíticos; apuramento de resultados líquidos; diário de movimentos contabilísticos antes dos impostos; apuramento de resultados correntes; apuramento de resultados extraordinários; apuramento de resultados financeiros; apuramento de resultados operacionais; diário de movimentos contabilísticos; extratos bancários; folhas de operações bancárias diversas; folhas de bancos; folhas de caixa; folhas de recebimentos e pagamentos. Integra ainda, extratos de contas (movimentos) e ordens de pagamento; faturas; faturas-recibo; recibos; talões de depósitos em numerário; notas correspondentes a verbas de despesas e de receita, ordens de pagamento; talões de depósitos em numerário e respetivos recibos de donativos/quotas de irmãos; talões de depósitos em numerário e respetivos recibos de rendas; avisos de liquidação de juros; avisos de crédito; avisos de débito; recibos do guarda-noturno; saídas de caixa e respetivos extratos de conta; avisos-recibos de seguros; recibos de taxas camarárias; faturas das taxas do Patriarcado; ordens de pagamento e extrato de conta relativo a donativos aos irmãos (legados e Centro Social e Paroquial); entre outros.
Documentos de despesas elaborados e/ou organizados por diversos tesoureiros da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau, entre os quais, Francisco da Silva Carneiro (1788-1790); José Freitas de Oliveira (1790-1791); José Francisco da Silva (1782-1783); Luís Joaquim de Sousa (1783-1784); Francisco Carlos Xavier (1784-1785; 1786-1787); Tomás de Aquino Seabra (1787-1788), durante o tempo em que serviram na Mesa Administrativa. Os documentos versam, sobretudo, sobre as visitas que os enfermeiros do mês e médicos fazem aos irmãos pobres, viúvas de irmãos pobres e seus familiares e paroquianos pobres, em conformidade com as disposições do Compromisso da irmandade, atendendo às petições/requerimentos dos mesmos, os quais incluem a desobriga das duas próximas quaresmas concedidas pelo cura/prior, o pedido do provedor da Mesa para que o enfermeiro do mês seja informado do conteúdo da petição, a aprovação da Mesa, a declaração do enfermeiro e do médico em como visitaram o doente, o diagnóstico, enumeração das várias visitas, com data e valor da esmola concedida, informação adicional no caso de falecimento indicando as despesas com o caixão, coveiro e carreto da cera, etc., e o recibo assinado pelo enfermeiro, indicando o nome do tesoureiro que efetuou o pagamento e a data. Para além dos requerimentos encontram-se ainda recibos dos boticários relativos aos medicamentos fornecidos; petições de irmãos e paroquianos pobres de esmolas para o restabelecimento da sua enfermidade. Inclui ainda relações de despesas com consertos efetuados na casa da Caridade e em outras casas e prédios da irmandade (Beco da Cardosa, Beco do Monte); extratos de folhas do Livro de Receita da irmandade relativas a rendas de casas; recibos das despesas com causas judiciais; recibos de vencimentos. Os maços estão numerados (20, 21, 22, 23, 25, 26, 27 e 28). No cimo de alguns dos maços existe um documento no qual se especifica que as despesas do tesoureiro citado dizem respeito ao período indicado em que serviu na Mesa, com o seu Livro da Despesa desde a folha "x" até à folha "z" , com que comprova a sua despesa, acrescendo ainda, em alguns casos, a informação de que faltam para completar dos recibos declarados a folha "z" que se lhe abonarão pelos "não cobrar os seguintes", seguindo-se rol com o número de documentos, assuntos de que tratam, montante despendido e o total, e outra enumeração de despesas que também faltam. Em alguns dos conjuntos os documentos estão numerados sequencialmente no verso.
Documentos de despesas relativas, sobretudo, às visitas que os enfermeiros do mês e médicos fazem aos irmãos pobres, viúvas de irmãos pobres e seus familiares e paroquianos pobres, em conformidade com as disposições do Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau, atendendo às petições/requerimentos dos mesmos, os quais contêm, em termos gerais, o atestado do estado de pobreza e que vive na paróquia, o pedido do provedor da Mesa para que o enfermeiro do mês informe a Mesa depois de ouvir o parecer do médico e por vezes também do cirurgião, informação do enfermeiro em como aceita o doente e a duração da assistência a prestar em conformidade com a informação do médico, declaração do enfermeiro e/ou do médico em como visitaram o doente, o diagnóstico, enumeração das várias visitas, com data e valor da esmola, e o recibo assinado pelo enfermeiro, indicando o nome do tesoureiro que efetuou o pagamento e a data. A documentação está organizada por ano, por semestre e em pequenos conjuntos de documentos reunidos por mês dentro de uma relação mensal dos enfermos socorridos pela irmandade. Nessa relação consta os nomes, os montantes despendidos com as esmolas dadas aos doentes assistidos e a importância gasta no fornecimento dos medicamentos e o recibo dos valores pagos pelo tesoureiro da irmandade ao enfermeiro, assinado pelo enfermeiro; dentro encontram-se as respetivas petições dos doentes contendo os elementos já descritos acima, podendo conter pequenas variações; recibos de despesas feitas com o enterro de pacientes; receitas contendo no cimo a designação da irmandade, o nome do doente, a medicação, indicação do modo de aplicar ou tomar (posologia), preço, rubrica e data; contas de farmácias com as importâncias mensais devidas pela irmandade, o valor relativo ao abatimento de dez por cento e o total. Inclui ainda, um exemplar do n.º 157, de 17 de julho de 1872, do "Diário do Governo", p. 10772, contendo uma notícia relativa ao processo de recurso interposto pelo administrador do Bairro Central de Lisboa do Acórdão do Conselho de Distrito que julgou as contas do cofre da irmandade relativas ao ano civil de 1859, havendo sido proferido no Tribunal de Contas o acórdão que manda que o processo seja devolvido ao Governador Civil de Lisboa por ter sido o recurso interposto fora do prazo legal; recibos relativos ao pagamento das prestações da contribuição predial e adicionais relativas aos rendimentos com os prédios que a irmandade possuía; recibos das importâncias pagas pelo prédio no Beco da Cardosa em que foi coletado para a côngrua do pároco da freguesia de S. Miguel de Alfama; exemplar do n.º 98 , de 2 de maio de 1872, do "Diário do Governo", p. 666, onde consta o acórdão relativo ao processo de julgamento da conta da irmandade relativa ao primeiro semestre de 1860. O Tribunal não se ocupou do recurso por ter sido interposto fora do prazo legal; recibo pela venda ao procurador da irmandade, Francisco Henriques Totta, de um título de cinco ações do Banco de Portugal (n.º 4:894) e uma inscrição de assentamento do n.º 1993 (1860-05-19); e, recibos relativos à limpeza de chaminés nos prédios da irmandade. Os maços correspondem ao primeiro e ao segundo semestre de 1859; primeiro e segundo semestre de 1860 e primeiro semestre de 1861.
Documentos de despesas relativas, sobretudo, às visitas que os enfermeiros do mês e médicos fazem aos irmãos pobres, viúvas de irmãos pobres e seus familiares e paroquianos pobres, em conformidade com as disposições do Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau, atendendo às petições/requerimentos dos mesmos, os quais contêm, em termos gerais, o atestado do estado de pobreza, da veracidade da exposição e que o requerente é morador na freguesia, as desobrigas que manda o Compromisso assinado pelo pároco, o pedido do provedor da Mesa para que o enfermeiro do mês informe a Mesa depois de ouvir o parecer do médico e por vezes também do cirurgião, informação do enfermeiro em como aceita o doente e a duração da assistência a prestar em conformidade com a informação do médico; declaração do enfermeiro e/ou do médico em como visitaram o doente, o diagnóstico, e a conta das várias visitas com data e valor da esmola. A documentação está organizada por ano e, dentro deste, por conjuntos de documentos reunidos por mês contendo, na maior parte dos casos, relações mensais dos enfermos socorridos pela irmandade, nas quais consta a designação da irmandade, o mês e ano, nome do enfermeiro do mês, o número total dos requerimentos, o número sequencial atribuído aos requerimentos, em alguns casos surge o número de dias em que foram assistidos, os nomes dos requerentes, os montantes despendidos com as esmolas dadas aos doentes assistidos, por vezes também a importância gasta com os medicamentos e o recibo integrado dos valores pagos pelo tesoureiro da irmandade, assinado pelo enfermeiro; seguem-se as respetivas petições dos doentes, numeradas em conformidade com a relação já citada, contento os elementos já descritos acima, podendo conter pequenas variações; petições para que a irmandade providencie o funeral dos familiares e respetivos recibos de despesas feitas com o enterro, assinados pelo andador da irmandade; conta da despesa dos medicamentos fornecidos (contendo a designação da irmandade e da farmácia, o ano, meses, dias, número de receitas do facultativo, valor mensal, abatimento de dez por cento e total, e a data e assinatura do farmacêutico), seguida das receitas, contendo no cimo a designação da irmandade, o nome do doente, a medicação, indicação do modo de aplicar ou tomar (posologia), preço, rubrica e data. Inclui ainda, um exemplar do n.º 107, de 14 de maio de 1872, do "Diário do Governo", p. 720, onde consta a notícia relativa ao processo de recurso interposto pelo administrador do Bairro Central de Lisboa do Acórdão do Conselho de Distrito que julgou as contas do cofre da irmandade, relativas ao ano civil de 1858, declarando-se que os mesários excederam várias verbas de despesa autorizadas na importância de 81.525 réis e que o Tribunal não tomou conhecimento do recurso por ter sido interposto fora do prazo legal; recibo de vencimento (andador); conta e recibos do que a irmandade deve a José António de Castro Júnior pelos seus serviços com a sege (enterros). Os maços correspondem ao ano de 1857 (1856-12-31-1857-12-14) e de 1858 (1858-01-05-1858-12-31).
Documentos de despesas relativas, sobretudo, às visitas que os enfermeiros do mês e médicos fazem aos irmãos pobres, viúvas de irmãos pobres e seus familiares e paroquianos pobres, em conformidade com as disposições do Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau, atendendo às petições/requerimentos dos mesmos, os quais contêm, em termos gerais, o atestado do estado de pobreza, da veracidade da exposição e de que o requerente é morador na freguesia, as desobrigas que manda o Compromisso assinado pelo pároco, o pedido do provedor da Mesa para que o enfermeiro do mês informe a Mesa depois de ouvir o parecer do médico, e por vezes também do cirurgião, informação do enfermeiro em como aceita o doente e a duração da assistência a prestar em conformidade com a informação do médico, declaração do enfermeiro e/ou do médico em como visitaram o doente e a conta das várias visitas, com data e valor da esmola. A documentação está organizada por ano económico e, dentro deste, por conjuntos de documentos reunidos por mês contendo, regra geral, relações mensais dos enfermos socorridos pela irmandade, nas quais consta a designação da irmandade, o mês e ano, nome do enfermeiro do mês, número total dos requerimentos, número sequencial atribuído aos requerimentos, em alguns casos surge o número de dias em que foram assistidos, os nomes dos requerentes, os montantes despendidos com as esmolas dadas aos doentes assistidos, por vezes também a importância gasta com os medicamentos e o recibo integrado dos valores pagos pelo tesoureiro da irmandade, assinado pelo enfermeiro; seguem-se as respetivas petições dos doentes, numeradas em conformidade com a relação já citada, contento os elementos já descritos acima, podendo conter pequenas variações. Inclui também petições para continuar a beneficiar do socorro após o término dos dias concedidos, em virtude de permanecerem enfermos; petições para que a irmandade providencie o funeral dos familiares e respetivos recibos de despesas feitas com o enterro assinados pelo andador da irmandade (caixão, cova, hábito, fretes e moços que conduziram o caixão, etc.); conta da despesa dos medicamentos fornecidos. Inclui ainda recibos relativos ao pagamento das prestações da contribuição predial e adicionais relativas aos rendimentos com os prédios que a irmandade possuía; conta e recibos do que a irmandade deve a José António de Castro Júnior pelos seus serviços com a sege e criados (enterros); exemplar do n.º 139, de 25 de junho de 1872, p. 937; do n.º 208, de 16 de setembro 1872, p. 1392; e do n.º 149, de 8 de julho de 1872, p. 1020, do "Diário do Governo", nos quais constam informações relativas aos processos de recursos interpostos pelo administrador do Bairro Central de Lisboa do Acórdão do Conselho de Distrito que julgou as contas do cofre da irmandade relativas aos anos económicos de 1861-1862; 1862-1863 e 1864-1865, declarando-se que o Tribunal não tomou conhecimento dos recursos apresentados por terem sido interpostos fora do prazo legal solicitando a sua devolução ao Governador Civil; recibo de despesa com limpeza de chaminés nos prédios da irmandade; ofício do administrador da 2.ª Secção da Administração do Bairro Central remetendo ao juiz da irmandade uma cópia do ofício do Governador Civil de Lisboa, 3.ª Repartição, dando conhecimento ao juiz de que o Tribunal de Contas não tomou conhecimento dos recursos relativos às contas da irmandade relativas aos anos de 1857, 1862-1863 e 1863-1864 por terem sido enviados fora do prazo legal (1873-04-22), entre outros.
Talões de ordens de receita relativas a rendas dos prédios pertencentes à Irmandade; cotas das joias dos irmãos novos; donativos; rendimento da Fábrica da Igreja; peditórios; etc.; e, talões de ordens de despesa relativas a vencimentos; rendas de casa; consumo de gás; esmolas; prestação de serviços; material, etc. Os documentos relativos às despesas e às receitas estão separados em maços, por ano económico (1924-1925; 1925-1926 e 1926-1927) e dentro deste por mês e dia.
Talões de ordens de receita relativas a rendas dos prédios pertencentes à Irmandade; cotas das joias dos irmãos novos; donativos; contas da receita da Fábrica da Igreja; peditórios; etc.; e, talões de ordens de despesa relativas a vencimentos; rendas de casa; consumo de gás; seguros; esmolas; prestação de serviços; material, etc. Os documentos relativos às despesas e às receitas estão separados em maços, por ano económico (1927-1928; 1928-1929, 1929-1930 e 1930-1931) e dentro deste por mês e dia.
Compreende a escrituração das contas do cofre do culto. Contém recibos das transferências de fundos do cofre do culto para o cofre da caridade pela "quarta parte das joias de irmãos novos e saldo da redução dos encargos pios"; livros auxiliares do cofre do culto; balancetes dos tesoureiros; livro da conta da receita e despesa da irmandade; livro das contas do cofre do culto; livros de receita e despesa do cofre do culto (1943-1973); entre outros.
Documentos de despesa, sobretudo, ordens de pagamento relativas a despesas com vencimentos, esmolas, prestação de serviços, material, etc.; e, recibos extraídos das folhas do Livro da Receita da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau (contas da receita da Fábrica da Igreja da irmandade: relação dos batismos e folha da receita mensais); contas dos peditórios; joias dos irmãos novos, etc. Os documentos relativos às despesas e às receitas estão separados em maços (1873-1874; 1874-1875; 1875-1876 e 1876-1877) e ordenados por ano e dentro deste por mês (geralmente de janeiro a junho e de julho a dezembro) e dia.
Impresso com relatório e contas da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa relativo ao biénio de 1869 a 1870, e parecer da Comissão Revisora de Contas.
Livro auxiliar do diário do cofre da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau de Lisboa, relativo aos anos de 1906-1907, 1907-1908, 1908-1909.
Livro auxiliar do diário do cofre da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa.
Livro de lançamento diário da receita e despesa da Irmandade da Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa.
Livro da conta corrente com o cofre da coleta da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da Freguesia de São Nicolau de Lisboa. Apresenta a data, a descrição da receita ou despesa e respetivas quantias.
Contas, ordens de pagamento e recibos de despesa do cofre da caridade e do cofre do culto da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa relativos ao ano económico de 1917-1918, aprovados pela Junta Geral do distrito de Lisboa. O cofre da caridade encontra-se organizado em processos referentes às seguintes verbas: subsídios aos doentes pobres e funerais; medicamentos; ordenado ao médico; pensão de legado; esmolas a paroquianos e padres pobres; esmolas aos irmãos e viúvas de irmãos pobres; esmolas aos paroquianos entrevados pobres; ordenados a três professores; ordenados a duas professoras; ordenado ao porteiro; ordenado ao servente; manutenção e assistência escolar e cantina; distribuição de prémios aos alunos; ordenado ao escriturário; ordenado ao contínuo; conservação do edifício escolar; gastos gerais; donativo à Assistência aos Tuberculosos; donativo à Junção do Bem". Por sua vez, o cofre do culto encontra-se organizado em processos referentes às seguintes verbas: fábrica - gastos de manutenção; sufrágios; renda da casa do prior; ordenado do capelão; ordenado do menino de capela; ordenado do sineiro; festividades obrigatórias; encargos de legados; redução de encargos pios; contribuição predial; seguros; reparações no edifício da igreja; gastos gerais; transferência da 6.º parte da receita orçada ao cofre do culto.
Livro das cópias de certidões para aprovação de orçamentos, contas e outros assuntos da Irmandade do Santíssimo Sacramento freguesia de São Nicolau de Lisboa.
Livro de registo da receita e despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa nos diferentes anos económicos.
Contas, ordens de pagamento e recibos de despesa do cofre da caridade e do cofre do culto da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa relativos ao ano económico de 1918-1919, aprovados pela Junta Geral do distrito de Lisboa. O cofre da caridade encontra-se organizado em processos referentes às seguintes verbas: subsídios, medicamentos e funerais; ordenado ao médico, esmolas a paroquianos e padres pobres; esmolas aos irmãos e viúvas de irmãos pobres; esmolas aos paroquianos entrevados pobres; ordenados a três professores; ordenados a duas professoras; ordenado ao porteiro; manutenção e assistência escolar e cantina; distribuição de prémios aos alunos; ordenado ao escriturário; ordenado ao contínuo; conservação do edifício escolar; gastos gerais; donativo à Assistência aos Tuberculosos; transferência da cantina escolar. Por sua vez, o cofre do culto encontra-se organizado em processos referentes às seguintes verbas: fábrica - gastos de manutenção; sufrágios; renda da casa do prior; ordenado do capelão; ordenado do menino de capela; ordenado do servente; ordenado do sineiro; festividades obrigatórias; encargos de legados; redução de encargos pios; contribuição predial; seguros; reparações no edifício da igreja; gastos gerais; transferência da 6.º parte da receita orçada ao cofre do culto; transferência da cantina escolar.
Caderneta da Caixa Económica de Lisboa com registo de movimentos da conta de depósito da irmandade; contas e recibos da receita com cotas e joias de irmãos, arrendamento de propriedades e mealheiros; contas e recibos de despesa com diferentes celebrações, reparações realizadas no edifício da igreja, várias aquisições e gastos de expediente; vários extratos de conta da Caixa Geral de Depósitos.
Livro de registo da receita e despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade. Apresenta a data, a descrição da receita ou despesa e respetivas quantias. Contém vários apontamentos.
Livro de registo da receita e despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade. Apresenta a data, a descrição da receita ou despesa e respetivas quantias. Contém vários apontamentos.
Livro da conta de receita e despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau.
Livro de registo da receita e despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa.
Despesa do cofre do culto e cofre da caridade da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa aprovada pela Junta Geral do Distrito de Lisboa. Refere-se ao ano económico de 1926-1927. O maço contém processos referentes às verbas, organizados por n.º de verba. Contém as contas referentes às verbas, respetivas ordens de pagamento e alguns recibos. O cofre do culto apresenta as seguintes verbas: encargos da fábrica; despesas cultuais; reparação e conservação; sufrágios; vencimentos; fornecimentos; renda da habitação do prior; reparações no edifício da Igreja; transferências para o cofre da caridade; encargos de legados; contribuição predial e impostos; prémio do seguro; gastos gerais. Por sua vez, o cofre da Caridade apresenta as seguintes verbas: assistência aos enfermos; ordenado do médico; encargo de legado; esmolas aos irmãos e viúvas de irmãos pobres; cantina e assistência escolar; conservação do edifício escolar; vencimento dos professores e funcionários; gastos gerais; donativo à Assistência aos Tuberculosos.
Despesa do cofre do culto e cofre da caridade da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa. Os documentos encontram-se em processos mensais de 1979 a 1984. Apresentam contas mensais de receita e despesa. Designadamente, receitas com rendas, mealheiros, donativos, juros, entre outras. Na despesa, acham-se despesas com fornecimentos, vencimentos, impostos, expediente, seguros, esmolas e assistência, entre outras. Constam contas mensais das quantias obtidas dos mealheiros do Santíssimo, Nossa Senhora da Caridade e São Nicolau. Acham-se vários talões de ordens de receita do cofre do culto e do cofre da caridade referentes às diferentes verbas mencionadas. Acompanham vários extratos de conta de depósitos à ordem em conta na Caixa Geral de Depósitos.
Despesa do cofre do culto e cofre da caridade da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa aprovada pela Junta Geral de Distrito. Refere-se aos anos económicos de 1913-1914. O maço contém processos referentes às verbas, organizados por n.º de verba. Contém as contas referentes às verbas, respetivas ordens de pagamento e alguns recibos. O cofre da caridade apresenta as seguintes verbas: edificação das escolas e obras no edifício da igreja; instalação das escolas; instalação do museu. Por sua vez o cofre do culto apresenta as seguintes verbas: Lausperene e Festa de São Nicolau; Lausperene e Festa à Nossa Senhora da Caridade; instalação e oitavário de São Nicolau; Festa de Corpus Christi; encargos da Fábrica da Igreja; consertos e aquisições; sufrágios; vencimentos; fornecimentos; renda da habitação do prior; reparos e conservação do edifício da Igreja; transferências para o cofre da caridade; encargos de legados; redução de encargos pios; contribuição predial e impostos; prémio do seguro; gastos gerais; socorros a pobres, enfermos e funerais; medicamentos; esmolas aos irmãos e viúvas de irmãos pobres; esmolas a paroquianos pobres; rendas das casas das escolas para ambos os sexos; assistência escolar; manutenção escolar; prémios aos alunos e despesas com a sessão da sua distribuição; vencimento dos professores; despesas de expediente; donativo à Assistência aos Tuberculosos; donativos à Albergaria de Lisboa; donativo à Junção do Bem.
Despesa do cofre do culto e cofre da caridade da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa conferida pelos Serviços Administrativos do Patriarcado de Lisboa. Refere-se aos anos de 1971 a 1973. O maço contém processos referentes às verbas, organizados por n.º de verba. Contém as contas referentes às verbas, respetivas ordens de pagamento e alguns recibos. O cofre do culto compreende as seguintes verbas: festividades; côngrua do prior; vencimentos; missas de sufrágios; legados pios; subsidio a ex-professora; contribuições; seguros; reserva para obras e limpeza do edifício; consertos e pinturas; fornecimentos; limpeza, drogaria e imprevistos; livros, impressos e expediente; taxas aprovação de contas; aprovação do orçamento; obras na Rua dos Douradores. Por sua vez o cofre da caridade apresenta as seguintes verbas: subsídios e medicamentos a irmãos e paroquianos pobres; esmolas a irmãos e viúvas de irmãos pelas festas da irmandade; donativos para a catequese; donativos para os Seminários; esmolas aos pobres das freguesias da Sé e São Nicolau; tributo aos seminários.
Despesa do cofre do culto e cofre da caridade da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa aprovada pela Junta Geral de Distrito. Refere-se ao ano económico de 1914-1915. O maço contém processos referentes às verbas, organizados por n.º de verba. Contém as contas referentes às verbas, respetivas ordens de pagamento e alguns recibos. O cofre do culto apresenta as seguintes verbas: festividades; encargos da fábrica; reparação e conservação; sufrágios; vencimentos; fornecimentos; renda da habitação do prior; reparos e conservação do edifício da Igreja; transferências para o cofre da caridade; encargos de legados; redução de encargos pios; contribuição predial e impostos; prémio do seguro; gastos gerais. Por sua vez o cofre da caridade apresenta as seguintes verbas: socorros aos doentes pobres e funerais; medicamentos; ordenado do médico; esmolas aos irmãos e viúvas de irmãos pobres; esmolas a paroquianos e padres pobres; rendas das casas das escolas para ambos os sexos; conclusão da marquise da escola do sexo masculino; cantina e assistência escolar; manutenção escolar; prémios aos alunos e despesas com a sessão da sua distribuição; vencimento dos professores; despesas de expediente; donativo à Assistência aos Tuberculosos; donativos à Albergaria de Lisboa; donativo à Junção do Bem.
Despesa do cofre do culto e cofre da caridade da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa. Refere-se aos anos de 1965 a 1967. O maço contém processos referentes às verbas, organizados por n.º de verba. Contém as contas referentes às verbas, respetivas ordens de pagamento e alguns recibos. O cofre do culto compreende as seguintes verbas: festividades; côngrua do prior; vencimentos; missas de sufrágio; legados pios; subsidio a ex-professora; contribuições; seguros; reserva para obras; subscrição de ações; consertos; fornecimentos; limpeza e drogaria; expediente e impressos; taxas aprovação de contas; aprovação do orçamento. Por sua vez, o cofre da caridade apresenta as seguintes verbas: esmolas e medicamentos a paroquianos pobres; esmolas a irmãos e viúvas de irmãos pelas festas da irmandade; donativos para a catequese; esmolas aos pobres das freguesias da Sé e São Nicolau; tributo aos Seminários.
Despesa do cofre do culto e cofre da caridade da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa conferida pelos Serviços Administrativos do Patriarcado de Lisboa. Refere-se aos anos de 1968 a 1970. O maço contém processos referentes às verbas, organizados por n.º de verba. Contém as contas referentes às verbas, respetivas ordens de pagamento e alguns recibos. O cofre do culto compreende as seguintes verbas: festividades; côngrua do prior; vencimentos; missas de sufrágio; legados pios; subsidio a ex-professora; contribuições; seguros; reserva para obras e limpeza do edifício; consertos e pinturas; fornecimentos; limpeza, drogaria e imprevistos; livros, impressos e expediente; taxas aprovação de contas; aprovação do orçamento; obras na Rua dos Douradores; obras para uma casa mortuária. Por sua vez o cofre da caridade apresenta as seguintes verbas: esmolas e medicamentos a irmãos e paroquianos pobres; esmolas a irmãos e viúvas de irmãos pelas festas da irmandade; donativos para a catequese; esmolas aos pobres das freguesias da Sé e São Nicolau; tributo aos Seminários.