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Maço contendo oito pastas com documentação diversa pertencente ao arquivo geral da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau: pasta com a inscrição na capa "Arquivo Geral" (1943 a 1969), comporta documentação (ofícios, provisões, avisos, listas de presenças de irmãos, ata da Assembleia Geral, cartas, requerimento, apontamentos, entre outros) referente a diversos assuntos entre os quais referimos: excerto do texto sobre a história da Igreja de São Nicolau para a história das freguesias de Lisboa, da autoria do engenheiro Augusto Vieira da Silva, em anexo ao ofício remetido pelo diretor dos Serviços Centrais, Jaime Lopes Dias, da 4.ª Repartição dos Serviços Culturais da Câmara Municipal de Lisboa, solicitando ao prior da freguesia de São Nicolau que revisse e complementasse com o necessário para que os dados fossem o mais exatos possível; seis conjuntos de documentos concernentes às eleições dos corpos gerentes da irmandade (Mesa Administrativa) relativas aos anos de 1957, 1959, 1961, 1963 e 1965; correspondência trocada com inquilinos (lojas), bancos, empregados, Patriarcado de Lisboa (obras para a instalação de um Centro para Reuniões de Intelectuais Católicos; envio das contas da irmandade e respetiva documentação para aprovação); pasta com o título "Obras diversas" (1964-1978), contendo sobretudo ofícios, cartas, aviso, intimidação e contrafé de intimação relativos ao processo colocado pela Câmara Municipal de Lisboa à irmandade para a realização das obras de colocação de azulejos nas fachadas da igreja; capilha com documentos relativos às "Obras da Nova Residência Paroquial, 2.º andar, rua dos Douradores, 57" (1960-1962): ofícios, projeto e memória descritiva, plantas, licença e prorrogação da licença de obras (emanada pela Câmara Municipal de Lisboa, Direção dos Serviços de Salubridade e de Edificações Urbanas, Secção de Expediente); capilha contendo caderno de encargos e documentação relativa às obras de limpeza do edifício da igreja em maio de 1958; entre outros; capilha contendo documentação (1962-1965) relativa ao projeto da adaptação da atual residência paroquial da Igreja de São Nicolau a "Centro Cultural de Reuniões de Intelectuais Católicos"; documentação relativa a projetos de obras que alguns inquilinos de lojas da irmandade pretendem efetuar; conjunto de documentos avulsos (1924-1986) contendo, entre outros, ofícios trocados com diversas entidades sobre diversos assuntos; minutas de requerimento para prestação de contas dos legados pios ao Hospital de São José; conjunto de notas extraídas de legislação (portarias, leis, etc.) no que toca aos deveres das instituições de assistência; lista contendo os diversos seguros que a irmandade possui; documentação relativa às escolas da irmandade; pasta (1931-1965) contendo ofícios, circular, minutas, avisos, concernentes a diversos assuntos entre os quais: envio dos orçamentos ordinários, das contas e respetiva documentação para aprovação ao Patriarcado; limpeza de jazigos relativos a legados; cópias de ofícios da Comissão Revisora de Contas à Mesa Administrativa dando conta do teor das suas reuniões ordinárias; pasta (1944-1960) contendo ofícios, cartas e propostas referentes ao projeto de construção de uma residência paroquial no último piso do lado da rua da Prata dos anexos da Igreja de São Nicolau, com entrada pela rua dos Douradores, n.º 57; cartas do inquilino "Rodrigues Oculista" requerendo autorização para fazer obras de beneficiação; pasta (1922-1989) contendo documentação relativa às apólices de seguros que a irmandade tinha de proteção contra incêndios para o edifício da igreja e recheio, mobiliário escolar e utensílios próprios do ensino escolar, roupas, louças da cantina e roupa da mesma cantina e contra acidentes de trabalho; pasta (1948-1949) contendo documentação relativa à consulta feita aos advogados Acácio Furtado e Mário Furtado pela Comissão Administrativa da irmandade sobre a questão de saber se o contrato de arrendamento estabelecido com Guilhermina e Elvira Angulo e Barryo da loja do seu prédio sita na rua da prata 148, e António Pinto Gomes, envolve ou não um trespasse ou uma sublocação, para o efeito de uma possível ação de cessação de arrendamento.
Contém dois exemplares do "Diário do Governo", relativos à abertura dos concursos para andador e para menino de capela da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau: n.º 28, de 4 de fevereiro de 1911, p. 425; e, n.º 65, de 21 de março de 1911, p. 1231, respetivamente.
Requerimentos, certidões e mais documentos relativos a assuntos diversos, entre os quais: certidão de casamento de Caetano António Gonçalves e Maria Rita dos Santos Dias (1845-03-28); requerimento de António Manuel de Jesus Martins para ser nomeado procurador da Mesa da irmandade; queixa apresentada à irmandade pelo irmão Joaquim José do Vale pela falta de socorros a tempo, quer pecuniários como de botica à sua mãe, bem como pela forma como foram tratados os restos mortais da mesma no funeral feito pela irmandade (1853-02-27); requerimentos apresentados por familiares para que fossem ditas missas pela alma dos seus entes falecidos, em conformidade com o art.º 9 do Compromisso da irmandade, independentemente da apresentação da respetiva patente.
Documentação diversa da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau, dentre a qual destacamos: fotografia a preto e branco das professoras das Escolas de São Nicolau (1928-07-27) e do altar-mor da Igreja de São Nicolau (s.d.); capilha contendo a documentação relativa ao concurso para as obras de limpeza do edifício da Igreja de São Nicolau e anexos (propostas recebidas, cadernos de encargos, memória descritiva, planta, etc.); lista de legados (a saber, Hilário Teixeira (1748); Jerónimo Freitas e Silva (1765); José dos Santos Rodrigues (1803); Dom José Cândido Lameiro (1870); António Gonçalves Morais (1862); Francisco Pacheco (1843); João Carlos Barroca (1895); D. Maurícia Rosa de Santo António (1847); Manuel Ribeiro da Silva (1850); Francisco Dias de Almeida (1867); Joaquim José Pereira de Sousa (1861); Manuel José Viana (1871); D. Justiniana Maria Soares (1899); e D. Angélica Rosa da Silveira); patentes de alguns irmãos; cartas e cartões de agradecimento à irmandade pelas homenagens prestadas a entes queridos falecidos; alvará nomeando a Comissão Administrativa e ata de posse; exemplar do n.º 106, de 9 de maio de 1933 do "Diário do Governo"; guias mensais de imposto de salvação pública pago pela irmandade à Recebedoria de Finanças do 2.º Bairro de Lisboa pelos seus empregados, os quais se encontram devidamente assinados pelo tesoureiro da irmandade que as emite e pela respetiva Repartição de Finanças, com carimbo e assinaturas do chefe e do tesoureiro da dita repartição; patente de Adelaide Sofia da Silva e recibo em como deu a esmola anual aplicada ao culto da devotíssima imagem de Nossa Senhora das Dores e sufrágios aos devotos falecidos; fichas de inscrição de paroquianos, irmãos e viúvas de irmãos pobres para serem considerados como 'pobres' para que possam beneficiar dos socorros concedidos pela irmandade (contêm a designação da irmandade no cimo seguida do termo 'Beneficência'; indicação da qualidade em que se inscreve; dados pessoais; ocupação, número de filhos; tempo de residência na freguesia; estado aparente de saúde; agregado familiar; se é subsidiado por outra associação; aspeto interior da habitação onde reside; valor da renda mensal paga; informação da Junta da Paróquia asseverando o estado de pobreza; data e assinatura do beneficiário e do presidente da Junta da Paróquia.
Deliberação da Mesa Administrativa, acerca da intimação para prestação de contas das inscrições deixadas por Francisco de Borja Ferreira à Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa.
Livro de registo dos falecidos na freguesia de São Nicolau e produto dos covais da Igreja, pertencentes à Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa. Contém a data, nome dos falecidos e quantia cobrada.
Documentação diversa sobre assuntos diversos, entre os quais: breve do Santíssimo Papa Pio Sexto, no qual ordena Sua Santidade, que as missas que se disserem daquela data em diante pelas almas dos irmãos, sejam ditas pelos novos capelães, e isto com penas contra os que fizerem o contrário (25 de junho de 1779); petição dos farmacêuticos José Agostinho de Carvalho Júnior para lhe serem enviadas receitas para serem aviadas na sua farmácia (1858) e de João Francisco Delicioso para lhe ser passado diploma de farmacêutico da irmandade (1863-1864); documentação relativa ao pedido de aumento de vencimento pelo sineiro da irmandade, Jerónimo José dos Reis (1843); requerimentos de candidatos ao lugar de andador (1846-1859); pedido da Comissão Administrativa do Asilo da Mendicidade para que a irmandade lhe conceda a importância de 171.000 réis de foro de uma propriedade na rua dos Correeiros (1846); documentos relativos ao pagamento de joias de irmãos (1799-1851); ao indeferimento do pedido dirigido por Maria Rita Oliveira Velho à Mesa da irmandade para ser socorrida (1867); ao pagamento da dívida da irmandade ao irmão António Marques de Almeida (1830-1851); ao pedido que a viúva de André Montes Garcia (que fora tesoureiro da irmandade) faz para que se lhe pague o montante de 3.403 réis que adiantara para as obras da igreja (1829-1847); documentos relativos a Joaquim Pereira da Costa e seus herdeiros, visconde de Pereiro, representado por seu tutor José Lourenço da Luz (1847-1867); recibos dos montantes pagos a Joaquim Ferreira de Sousa por serviços prestados à Irmandade (1789-1790); declaração dos mesários da irmandade em como os herdeiros de Manuel Ribeiro da Silva, enquanto seus testamenteiros, se comprometeram em fornecer o azeite necessário para manter acesa a lâmpada do altar da Nossa Senhora do Rosário durante dez anos (1863); certidão de casamento de José Enes e Margarida de Campos (1865); requisição que a Câmara Municipal de Almada fez à irmandade de três imagens que existem na sacristia (1855-1856); documentos relativos aos juros reais com assentamento à irmandade (1831-1837).
Modelos de diversos documentos (cartas; recibos das cotas mensais pagas pelos irmãos pobres da Irmandade para que os filhos frequentem a escola da irmandade de São Nicolau; folha de despesa semanal; avisos; mapas diversos; prospeto; ordem de pagamento, entre outros). Inclui um exemplar impresso do projeto de Estatutos da irmandade (1852). Alguns documentos estão preenchidos e datados.
Plano arquitetónico de "Projeto de alargamento de suas frestas que a Real Fabrica de Louça de Sacavém pretende fazer do lado da Rua dos Douradores, no seu depósito na Rua da Prata, freguesia de São Nicolau" na escala de 1:100. Inclui correspondência com a dita fábrica acerca da obra e do arrendamento parcial de uma propriedade da irmandade. Requerimentos para donativos ao cofre de beneficência da irmandade, para obras e arrendamentos.
Inclui circular do Governo Civil com instruções acerca da prestação de contas das corporações, incluindo irmandades; "Nota de diversas deliberações da Assembleia Geral e da Mesa Administrativa e do Governo assim como do Patriarcado". Encontram-se incluídas instruções adicionais sobre escrituração, definidas em portaria do Ministério do Reino a 22 de outubro de 1866 e as "Instruções para regular a escrituração dos livros, a organização dos orçamentos, a fiscalização da receita e despesa e a prestação das contas das irmandades, confrarias, misericórdias e mais estabelecimentos de piedade e beneficência que estão debaixo da inspeção do Governo Civil do distrito de Lisboa em 15 de Novembro de 1859".
Correspondência acerca dos empregados da irmandade, tratando os seguintes assuntos: suspensões; desempenho; ordenados; obrigações; admissão de funcionários; licenças; apresentação de atestados; falecimento de funcionários; entre outros. Acompanham os seguintes documentos: "Regulamento dos empregados da irmandade"; regulamento da profissão de "andador"; "Obrigações do moço"; obrigações do armador; regulamento para escola de instrução primária. Juntamente, acham-se documentos acerca da propriedade da "Farmácia Deliciosa" e respetivas deliberações da Mesa da irmandade; condições do concurso para os enterros dos paroquianos pobres, irmãos e viúvas dos irmãos pobres e várias contas de despesa, orçamentos e condições das cerimónias fúnebres; orçamento de bancos e cadeiras para a irmandade; condições para arrematação da cera destinada ao culto e festividades no ano económico de 1891 a 1892.
Cópia de auto de diligência levantado pela Comissão Concelhia de Inventários que "procedeu ao arrestamento dos bem mobiliários e imobiliários destinados ao culto público da religião católica" nos termos da lei da separação da Igreja do Estado de 20 de abril de 1911, no qual a irmandade procura defender a propriedade da Igreja de São Nicolau e do seu terreno.
Ofício informando acerca do nome de que fez uso o juiz da irmandade na aprovação dos estatutos de 21 de junho de 1888; "Lista geral dos 440 irmãos de que se compõe em 25 de março de 1827 a Irmandade de Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau desta cidade de Lisboa, classificados nas oito listas parciais que seguem"; minuta de ata de sessão da Mesa da irmandade; contas e recibos de despesa realizada em diferentes celebrações; comprovativos de depósito e levantamento na Caixa Geral de Depósitos, incluindo uma caderneta de movimentos; "Queixa ao Santíssimo Papa Bento XV enviada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da freguesia de Santa Engrácia de Lisboa: Contra a injusta interdição nela lançada pelo Exmo. e Reverendíssimo Senhor Cardeal Patriarca D. António Mendes Belo e o Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Arcebispo de Mitylene D. João Evangelista de Lima Vidal, Governador do Patriarcado"; caderneta com o registo de movimentos de depósito e levantamento do Montepio Geral na Caixa Económica de Lisboa; "Instruções sobre orçamentos e contas das corporações de mão morta"; instruções com a relação de documentos a serem apresentados e "tabela de emolumentos que têm de acompanhar as contas"; guia não preenchida do "Fundo especial de beneficência pública, destinada à defesa sanitária contra a tuberculose (lei de 17 de agosto de 1899)"; uma ata da Junta de Paróquia da freguesia de São Nicolau; caderno com relação nominal e moradas dos empregados da irmandade, designadamente: o médico, trabalhadores da cirurgia, boticário e andador. Constam instruções para os irmãos que "servem de enfermeiros em cada um dos meses do ano aos doentes socorridos pela irmandade" e um compromisso com as respetivas cláusulas; vários desenhos de S. Miguel, insígnia da Irmandade das Almas da freguesia de São Nicolau de Lisboa; exemplares do "Regulamento interno da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa"; "Lista dos meninos educados nas cerimónias da igreja"; ofício acerca da imagem da Nossa Senhora da Caridade da Igreja de São Nicolau; "Relação das sessões com esmolas (…) que a irmandade distribuiu"; ofício acerca de ações que a irmandade possui no Banco de Portugal; atas das sessões da Mesa da irmandade; vários requerimentos, propostas e deliberações da Mesa da irmandade; vários recibos do livro da receita provenientes de foreiros; "Extrato das atas da Mesa" da irmandade, de 1863 a 1871; guia de socorro do enfermeiro da irmandade; folhas de inventário por óbito; documentos referentes "à questão do reverendo Pe. Antonino José de Figueiredo e Sá provocada pela sua exoneração de capelão da Irmandade do Santíssimo Sacramento da freguesia de São Nicolau; ofícios acerca de celebrações; folhas do livro da receita; "Relação da mobília, livros e mais objetos existentes na escola do sexo feminino"; contas da propriedade da Horta da Feiticeira; relações de "conventos de freiras pobres"; "Relação das dívidas ativas no cofre da irmandade (…)"; "Relação dos bens pertencentes à irmandade (…)"; "Relação de irmãos e viúvas de irmãos pobres contemplados com esmolas (…)" em diferentes celebrações; entre outros documentos.
Copia de lista de objetos que deram entrada no Museu Nacional de Arte Antiga. Acompanha um ofício remetido por este museu, versando sobre a cedência de objetos à irmandade, designadamente: um báculo, lavanda, missal e uma píxide, para compor o Museu de Alfaias Religiosas na Igreja de São Nicolau; ofícios do Museu Nacional de Arte Antiga solicitando a cedência de vários objetos da irmandade, para compor o seu museu. Acompanha uma relação de objetos que deram entrada no Museu Nacional de Arte Antiga.
Impressos do serviço de corretagem resultantes da conversão das ações da Companhia das Lezírias Tejo e Sado por inscrições de assentamento; dois exemplares do Diário do Governo de 17 de dezembro de 1920, no qual acha-se sublinhada a portaria n.º 2:540 do Ministério do Trabalho sobre a autorização para converter em inscrições da Junta de Crédito Público, "15 ações da Companhia das Lezírias do Tejo e Sado" provenientes de três legados; pedido de certidão pela irmandade à Companhia das Lezírias do Tejo e Sado; relações "dos números e valores das inscrições de assentamento da Junta de Crédito Público de 2,1%" e 3% averbadas à irmandade; conta da "Conversão em inscrições de assentamento da Junta do Crédito Publico de 3% de 9 ações da Companhia das Lezírias Tejo e Sado"; "Cópia dos documentos, pedindo a conversão em inscrições de assentamento, das 15 ações da Companhia das Lezírias que a irmandade possui".
Relatório e contas do ano económico de 1938 de "A Junção do Bem" e respetivo parecer do conselho fiscal. Apresenta os mapas de despesa e receita da instituição.
Registo das "Missas pelos irmãos falecidos" em 1939; registo dos falecidos no qual consta o nome, o n.º da ata em que foi mencionado o falecimento, o pagamento do cofre da irmandade (data e quantia); exemplar de exposição remetida aos irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento de Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau acerca das medidas aprovadas em Assembleia Geral face à delicada situação financeira da irmandade; vários registos do "Movimento de irmãos" com a contabilização dos falecidos, desistentes, admitidos, total dos que existem, entre outras contas. Acompanham várias relações nominais dos irmãos com o registo da sua condição face à irmandade: morada desconhecida, não quer pagar, não pode pagar, pobre, não foi exigido pagamento, que paga; conhecimento acerca de admissão de um irmão; ofício da Junta Geral do Distrito de Lisboa à irmandade sobre o pagamento do imposto de "Salvação Pública"; ofício da Câmara Municipal de Lisboa pedindo a cedência de uma "cadeirinha" do século XVIII para um cortejo histórico de meios de transporte usados em Lisboa; vária correspondência acerca de contas e impostos.
Recortes de vários periódicos com seguinte teor: sessões da Assembleia Geral; encerramento das escolas da irmandade após os exames; exposição nas escolas; sessão solene de atribuição de prémios aos alunos das escolas; eventos de beneficência da irmandade; prisão de indivíduo em Vila Franca, acusado de planear um atentado na Igreja de São Nicolau contra Sidónio Pais. "Boletim de revacinação" da Inspeção de Saúde de Lisboa e certidão de nascimento de Ofélia Antunes de Sousa; "Mapa do resultado dos exames dos alunos e alunas da escola de São Nicolau" nos anos letivos de 1924/1925 e 1925/1926. Apresenta o nome e os valores obtidos pelos alunos; "Mapa dos exames feitos pelos alunos das escolas da Irmandade de São Nicolau, desde a sua fundação. 1865 a 1924". Apresenta o nome dos professores, o período de permanência, o n.º de anos, o n.º de exames e as médias; orçamentos e correspondência referente aos trabalhos da instalação elétrica na Igreja de São Nicolau. Acompanham as condições de adjudicação dos trabalhos, respetivas propostas apresentadas pelos interessados e uma "Relação das pessoas a quem foram enviadas cartas solicitando um donativo para a modificação da instalação elétrica na Igreja de São Nicolau"; orçamentos e contas de várias obras na igreja; impressos com moção aprovada pela Assembleia Geral e exposição acerca do "regime de administração do exercício do culto da Igreja"; "Estatutos das Corporações Fabriqueiras Paroquiais"; licença do Patriarcado de Lisboa para promover uma festividade em honra de "Nossa Senhora das Dores precedida de septuários, com exposição da virgem e com exposição solene do Santíssimo Sacramento" na paroquial de São Nicolau; contas de despesa com festividades; vários impressos com o nome, morada e data de admissão do irmão à Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade de São Nicolau; questionário acerca de Manuel António Garcia e seu filho Alexandre José Garcia; recibos do pagamento de cotas de joias de irmãos.
Vários relatórios impressos da Direção da Companhia das Lezírias do Tejo e Sado e pareceres da comissão fiscal referente à gerência dos anos de 1860, 1861, 1868, 1869, 1883, 1885, 1886, 1890, 1893, 1894, 1903, 1904, 1907, 1909, 1910, 1921. Acompanha um "Relatório da Direção - Relatório do Engenheiro e Parecer da Comissão" acerca da obra da derivação do Rio Sorraia; "Relatório da Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento da freguesia da mesma soberana invocação: acerca das obras de restauração da sua Igreja que se fizeram durante meses de junho de 1872 a setembro de 1873, acompanhado d'uma breve notícia das mencionadas Igreja-freguesia e irmandade"; relatórios e contas de gerência da direção da confraria de Caridade da freguesia de S. José nos anos económicos de 1873-1874 e 1874-1875; "Conta da Gerência do ano económico de 1886-1887" da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco da Cidade de Lisboa; "Estatutos do Banco de Portugal, aprovados por decreto de 11 de abril de 1888"; Assistência Nacional aos Tuberculosos -"Relatório do Concelho Central e parecer do Concelho Fiscal apresentados à Assembleia Geral de 4 de Maio de 1902"; Estatuto da Irmandade do Santíssimo Sacramento da freguesia de Santa Maria Madalena de Lisboa. "Aprovado por Alvará de 16 de julho de 1913"; "Relatório e contas do Ano Económico de 1916-1917 e parecer do Concelho fiscal" de "A Junção do Bem. Instituição de Beneficência e Assistência na freguesia de São Nicolau"; exposição "Aos Paroquianos da freguesia da Conceição Nova"; "Relatório e Contas da Gerência de 1882 a 1883" da Real Irmandade de Nossa Senhora da Conceição da Igreja dos Anjos; "A difamação do prior do Coração de Jesus de Lisboa e a sua coincidência com a nova entrada d'um Júlio Franco (o da polícia) para fiscal da irmandade na igreja do mesmo prior", 1896; "Busto de Prata de Santa Engrácia - Refutação que a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Real freguesia de Santa Engrácia de Lisboa, proprietária do busto, faz ao folheto publicado pela Junta de Paróquia da mesma freguesia no qual a referida junta diligencia justificar os seus pretensos direitos aquela imagem", 1898; "Ação de restituição de posse" da Irmandade do Santíssimo Sacramento da freguesia de Santa Engrácia.
Impresso do Ministério do Trabalho para apurar a "Despesa das Instituições de Assistência de Portugal" nos anos económicos de 1920-1921. Constam as contas de despesa com assistência, socorros, instrução, culto e "Despesas gerais da Instituição e outras além das mencionadas", a descrição da instituição, o nome da instituição, data e assinatura. No verso encontram-se as várias contas; circular com questionário da "Inspeção do círculo escolar do 2.º Bairro de Lisboa" sobre a assistência escolar; vários impressos referentes à "Assistência escolar" nos quais constam as contas da gerência de receita e despesa da cantina escolar da Irmandade de São Nicolau nos anos escolares de 1917-1918, 1918-1919, 1919-1920; questionário sobre a assistência escolar prestada pela cantina escolar da Irmandade de São Nicolau no ano de 1916-1917; questionário impresso sobre a assistência escolar prestada no ano escolar de 1917-1918. Acompanha um impresso referente à "Assistência escolar" nos qual consta as contas da gerência de receita e despesa da cantina escolar da Irmandade de São Nicolau no ano escolar de 1917-1918. Impressos do "Ministério do Interior - Direção Geral de Assistência - 2.ª repartição - Estatística, informações e cadastro" referentes ao ano económico de 1915-1916. Constam as contas de receita e despesa da irmandade do ano económico; conta dos bens imóveis e móveis, "títulos de dívida pública" e "papéis de crédito de estabelecimentos particulares"; movimento dos assistidos de julho a junho e por idades; registo dos "assistidos por profissões"; "Dias de permanência; socorros externos e operações; "Movimento por nacionalidade e estado civil". Manuscrito com "questionário a que se refere o decreto de 25 de Maio de 1911" relativo ao ano económico de 1910-1911, no qual constam as informações sobre "Condições de existência" e "Existência e movimento dos recolhidos e assistidos"; "Resumo histórico da instituição" datado de 5 de novembro de 1911; receita e despesa do ano económico de 1910-1911; "Mapa de todas as misericórdias, ordens terceiras, confrarias, hospitais, hospícios, albergues, asilos, creches, albergarias, recolhimentos e outros instituintes de piedades e beneficência, legalmente constituídas em 30 de junho de 1911". Apresenta informações apenas sobre a irmandade; cópia das respostas ao questionário entregues à administração relativas ao ano de 1881-1882"; "Mapa dos assistidos por esta irmandade no ano de 1910"; "Mapa dos novos assistidos durante o ano de 1910"; resposta dada pela irmandade ao "Questionário dirigido às associações de socorros mútuos em virtude do disposto no decreto de 2 de dezembro de 1886" relativa ao ano de 1885; cópia de resposta ao "Questionário a que se refere a portaria do Ministério do Reino de 30 de março de 1887" relativa ao ano económico de 1886-1887; cópias das respostas aos questionários a "que se refere a portaria do Ministério do Reino de 12 de junho de 1876" relativa aos anos económicos de 1875-1876, 1879-1880, 1880-1881, 1881-1882; vários impressos do Ministério do Interior não preenchidos; requerimento para admissão de aluno à escola da irmandade.
Vários requerimentos apresentados em sessão da Mesa tratando o seguinte: requerimento do Administrador do Bairro do Rossio a exigir que a irmandade "apresente o resto do inventário dos bens da irmandade"; exposição de irmão presente à Mesa por não se ter dado "andamento a certos negócios urgentes da irmandade"; pedido para que seja entregue uma "relação contendo os nomes dos inquilinos dos prédios urbanos"; proposta do fornecedor de armações da igreja para ser fornecedor dos funerais organizados pela irmandade; pagamento de impostos referentes à quinta de Corroios; nomeação para a avaliação da quinta e pinhal de Corroios; "Várias declarações e propostas e requerimentos feitos à Mesa pelo escrivão João Paulo Nunes"; "Relação das festividades que a Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade tem a deliberar, se devem, ou não fazer, e como".
Conta da quantia pertencente à Secretaria da Justiça proveniente de várias "Funções Religiosas" mencionadas; "Relação dos Livros, documentos e mais papéis que se acham no Cartório da Irmandade do Santíssimo da freguesia de São Nicolau, até o ano de 1850"; "Relação dos Prédios Rústicos e Urbanos pertencentes à Irmandade do Santíssimo de São Nicolau com a designação do seu atual rendimento por ano e daquele que podem produzir sendo arrendados todos os quartos". Apresentam o seu número de entrada, n.º de andar ou loja, nomes dos inquilinos, valores dos quartos arrendados, por arrendar e total; propostas do presidente da Mesa da Assembleia Geral e da Mesa Administrativa sobre solenidades da paróquia; deliberações do patriarcado acerca de cerimónias fúnebres.
Exemplar incompleto do periódico "A Revolução de Setembro" de 3 de novembro de 1866 no qual consta um artigo sobre a comparência do desembargador Silvério Antão Barata Salgueiro em solenidade; exemplar do Jornal do Comércio de 22 de novembro de 1866 com artigo sublinhado sobre a missa em memória de D. Pedro V; reclamação da irmandade aos deputados sobre a pretensão de que as irmandades contribuam para o estabelecimento e dotação de um "Hospital de alienados no sítio da Luz"; exposição do fiscal da irmandade sobre a condição financeira da irmandade. Acompanha uma relação da venda de diversos objetos e das despesas extraordinárias a realizar; exposição do escrivão acerca de vários assuntos; escrito sobre a conclusão das obras na igreja e intimação da Câmara de Lisboa para limpeza exterior do edifício; relação de "Obrigações que a Mesa da irmandade tem de cumprir". Inclui festividades, legados, pagamento de juros, entre outros; listagem de "trabalhos" a realizar feita pelo escrivão; várias declarações à Mesa realizadas pelo 1.º escrivão da Mesa e "Condições com que João Paulo Nunes, toma posse do lugar de escrivão"; "Recopilação da conta do Cofre da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da Paroquial Igreja de São Nicolau, a cargo do tesoureiro José Miguel Anastácio d'Abreu, desde o 1º de julho de 1867 a 31 de outubro de 1868"; "Resumo da Conta do tesoureiro da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade de São Nicolau, José Miguel Anastácio d'Abreu no mês de novembro de 1868"; "Despesa da irmandade que devia ter sido satisfeita no biénio de 1867 a 1869 pelas Mesas transatas, e que a atual Mesa administrativa tem pago, começando a sua gerência em setembro de 1869"; entre outros documentos.