Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
12 records were found.
Livro contendo o índice dos documentos que constituem o arquivo da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau. O livro está organizado da seguinte forma: inicia com uma relação dos maços com impressos e a enumeração dos assuntos a que os mesmos se referem; seguida do índice dos livros manuscritos, ordenados numericamente de 1 a 114; e do índice do que contêm os maços que se acham no arquivo da irmandade, com indicação dos títulos das etiquetas apostas nos maços. Os maços também estão ordenados numericamente, de 1 a 48. As datas extremas dos documentos listados situam-se entre 1689 e 1911.
Livro dos tombos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau. O livro contém a escritura de arrendamento, fiança e obrigação, datada de 12 de junho 1868, na qual os mesários da irmandade afirmam ter resolvido arrematar em praça pública perante o administrador do Bairro do Rossio, o arrendamento da marinha de sal denominada "o Gaifão", sita no Faralhão, em Setúbal.
Livro de registo do índice do arquivo da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau. O índice diz respeito aos livros, os quais se encontram ordenados pelo seu número sequencial de 1 a 128. As datas extremas situam-se entre 1658 e 1911. Para além do número do livro e datas o índice faculta também o assunto de cada livro. De seguida os documentos dentro de pastas, as quais se encontram também ordenadas numericamente de 1 a 75, com datas extremas, sempre que existem (1640-1913) e assunto tratado nos documentos que integram as pastas. Depois do índice do arquivo da Irmandade sucede o da Caridade segundo a mesma organização. Os livros estão numerados de 1 a 56. As datas situam-se entre 1757 e 1911. As pastas estão numeradas de 1 a 58 (1763-1914). Dentro do livro encontram-se dois documentos avulsos: meia folha contendo as datas de três atas da Mesa Administrativa; folha contendo indicação do número e assunto de algumas pastas que constam do índice do arquivo da irmandade.
Inventário dos artigos de culto provenientes dos seguintes conventos extintos: Convento de Alcobaça; Convento de S. António dos Capuchos; Convento de S. António da Convalescença; Convento de Santa Apolónia; Convento da Arrábida; Convento do Beato António; Convento da Boa Nova em Belém; Convento da Boa Morte; Convento de S. Camilo de Lelis; Convento do Carmo; Convento do Carmo de Camarate; Convento do Coleginho; Hospício da Conceição; Convento do Corpus Christi; Convento da Esperança; Convento do Espírito Santo; Convento da Estrelinha; Convento de S. Francisco de Paula; Convento da Graça; Convento de Jesus; Convento de S. João de Nepomuceno; Convento de S. José e Santa Catarina de Ribamar; Hospício de Nossa Senhora da Conceição da Carreira dos Cavalos; Convento de Nossa Senhora do Livramento; Convento Nossa Senhora da Piedade de Cascais; Convento de Nossa Senhora dos Remédios; Convento dos Paulistas; Convento de Rilhafoles; Convento da Trindade; Convento de Xabregas; Convento de S. Vicente; conventos não especificados. Consta a descrição detalhada dos artigos e as condições em que foram cedidos.
Inventário dos bens pertencentes à irmandade. Apresenta o registo quantitativo, descrição e avaliação dos bens pertencentes à irmandade. Compreende o edifício da Igreja de São Nicolau (distribuição dos espaços, acessos, materiais de construção e decoração) e objetos que contém, agrupados nas seguintes categorias: alcatifas, armação, capas para irmãos, castiçais, coberturas de cruz, cruzes, estantes, "estofas paroquiais", frontais, imagens, livros, mangas de cruz, mísulas, mobília, objetos de bronze, casquinha, estanho, ferro, folha, latão, louça, prata, ouro e vidro, o órgão, ornamentos de imagens, pálios, panos funerários, panos de púlpito, paramentos, véus "a 'ombros", mitras, pingentes, báculos, estolões e manípulos, quirotecas, saudalias, véus de custódia, pavilhões, "Porta-Coeli", quadros, relicários, reposteiros, roupa branca, sacos, sacrários, sacras, "focheiros", "umbellas", véus para altar, objetos da escola e cantina, entre outros.
Conta geral da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau, na qual se relata os bens que possui de toda a espécie, a saber, foros; juros reais; propriedades e dívidas ativas que rendem juro; todos os fogos incendiados; os vínculos e pensões que tinham; as mais pensões e tenças que se não desvincularam cujos fundos se extinguiram na maior parte por se terem consumido na satisfação de legados quando não havia rendimento para o fazer, como também pelas grandes somas litigiosas e pela maior parte perdidas, o que tudo se declara segundo suas classes e numeração até a seguinte; reparos ao rol que deu o reverendo padre Prioste fundado na lembrança que há dos costumes antes do terramoto; relação das propriedades que a irmandade possuía antes do terramoto de 1755; relação das religiosas a quem a irmandade pagava pensão.
Livro do inventário e avaliação dos paramentos, alfaias, pratas e edifício pertencente à Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade. No verso do fólio 99 encontra-se o índice do inventário: inventário geral (fl. 1 a 58); inventário dos objetos requisitados para o museu (fl. 59 a 61); inventário dos objetos em mau estado de conservação (fl. 62 a 64); inventário das escolas (fl. 67 ao 69); inventário dos papéis de crédito do Cofre da Caridade (fl. 72-73) e inventário dos papéis de crédito do Cofre do Culto (fl. 76-77); notas sobre a conversão de certificados em um só título de Dívida e retirada de um título de um determinado valor para acorrer às despesas a fazer com a instalação elétrica da igreja (fl. 78). Alguns fólios não coincidem com o índice.
Dentro do livro encontram-se alguns documentos avulsos: uma pasta com cópia do inventário elaborado em janeiro de 1911 (48 fls.), sendo que inclui uma relação da avaliação dos objetos de prata e ouro efetuada em 14 de janeiro de 1899 pelo avaliador Francisco José Tavares. O documento tem data de 9 de março de 1911; um inventário dos armários 1 a 17 (13 fls.); meias folhas (14 meias folhas soltas) com apontamentos manuscritos a lápis com o inventário do que existe na escada; no armário do centro da Sala n.º 2; sob os armários n.º 6 a 8; nos frontaleiros n.º 22 a n.º 25; e na sala n.º 1; uma relação relativa à escola e à igreja com itens para dar baixa e outros para acrescentar; uma relação dos objetos de prata guardados no cofre. Inclui ainda cinco impressos de ordens de pagamento por preencher da corporação fabriqueira paroquial de São Nicolau.
Inventário da Igreja de São Nicolau expedido pela Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa. Contém cópia da avaliação dos objetos de prata, realizada por "ourives da prata, avaliador e contraste". Apresenta o registo quantitativo, descrição e valor dos objetos.
Livro de inventário de paramentos e alfaias da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa. Contém o registo quantitativo e descrição dos objetos existentes nos diferentes espaços da igreja.
Dois inventários "da aula de lavores das escolas da Irmandade de São Nicolau" com a lista de objetos que compõem a mesma aula; exemplar da Série I, n.º 152 do Diário do Governo do dia 15 de julho de 1926, no qual encontra-se sublinhado o Decreto n.º 11:887, que "concede personalidade jurídica às corporações encarregadas do culto de quaisquer agremiações ou confissões religiosas - Permite o ensino religioso nas escolas particulares (…)"; lista de empregados da irmandade em 14 de janeiro de 1928.
Relação de objetos de prata, paramentos e acessórios, roupa e livros pertencentes à irmandade. Constam as seguintes informações sobre os objetos: quantidade, designação e observações (acerca da proveniência).
Relação das propriedades rústicas, urbanas e foros pertencentes ou administrados pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau, com indicação das moradas, encargos com décima de juros e nomes dos instituidores das capelas; relação das capelas pertencentes à irmandade com indicação dos seus instituidores, encargos, financiamento, valor e dinheiro efetivo, e enumeração dos rendimentos sem encargos.