Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

52 records were found.

Correspondência trocada entre a Assembleia Geral, a Mesa Administrativa e diversos irmãos. A documentação é constituída, sobretudo, por ofícios e cartas e versa sobre assuntos diversos dos quais destacamos: cartas de agradecimento pelo alento e apoio prestados por ocasião do falecimento de entes queridos; justificações de ausências nas sessões da Irmandade; convite de antigos alunos das Escolas de São Nicolau ao juiz e mais vogais da Mesa Administrativa e ao presidente e vogais da Comissão Revisora de Contas para comparecerem na missa em favor da alma de Francisco Isidoro Nunes, que fora juiz da Irmandade; comunicação de falecimento do esposo, irmão da Irmandade, e pedido para ser considerada irmã; convites para a comparência em missas e outros atos de homenagem a entes falecidos; abertura do novo ano letivo nas escolas da Irmandade; solicitação de convocação da Assembleia Geral para discussão e aprovação das contas da gerência.
Correspondência trocada entre a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da Igreja de S. Nicolau e diversas instituições e empresas, irmãos, paroquianos, antigos alunos e mesários da irmandade. A documentação é constituída, sobretudo, por ofícios, cartas, bilhetes-postais, questionário, avisos e convites recebidos pela irmandade. A documentação versa sobre diversos assuntos dos quais destacamos: tributos de gratidão de antigos alunos das escolas da irmandade; cartas de paroquianos pobres solicitando ajuda para roupa e sapatos para os filhos poderem ir à escola; pedidos de proteção e admissão de menores nas escolas da irmandade; respostas à reclamação apresentada pela irmandade à Companhia das Águas de Lisboa e ao pedido de redução do valor apresentado a pagamento.
Correspondência enviada pela Sociedade "Companhias Reunidas Gás e Eletricidade" à Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau. A documentação versa sobre o pedido de renovação de contrato e questões de faturação.
Correspondência enviada pela Sociedade "Companhia das Águas de Lisboa" e pelo solicitador Frederico Guilherme Cardoso Gonçalves à Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau. A documentação versa sobre a resposta a uma reclamação apresentada pela irmandade relativamente ao valor do consumo recebido e o pedido de envio da relação dos cinquenta pobres contemplados com as esmolas relativas ao legado de Leonor da Silva Ferreira para ser presente no Juízo das Capelas para a emissão do alvará de quitação.
Correspondência enviada pela Sociedade Mútua de Seguros "A Mutualidade Portuguesa" à Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da Igreja de São Nicolau. A documentação versa sobre questões relacionadas com a apólice de seguros dos empregados da irmandade e é constituída, entre outros, por ofícios; proposta para apólice coletiva relativa a acidentes de trabalho enviada pela Companhia de Seguros "A Mundial"; Modelo n.º 194 das "Fórmulas de Declarações de Desastres no Trabalho" da "A Mutualidade Portuguesa" (por preencher); recibos de pagamento da apólice; cadernetas profissionais onde constam os dados pessoais (nome; filiação; idade; profissão; morada, etc.), nome da entidade patronal, estabelecimento onde exerce a profissão e data de admissão ao serviço, entre outros dados, dos funcionários ao serviço da irmandade; relatório e contas da gerência de 1929 da "A Mutualidade Portuguesa"; original do contrato firmado entre a irmandade e a "A Mutualidade Portuguesa" (1920-11-13).
Correspondência enviada pelas companhias de seguros "Fidelidade"; "Bonança"; "Comércio e Indústria"; "A Mundial" e "Palatine" à Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da Igreja de São Nicolau. A documentação é constituída sobretudo por ofícios versando sobre pedidos de avaliação da dita igreja a diversas companhias para saber os valores a pagar pelo seguro; pedido para efetuar nova avaliação à igreja para atualização do valor do seguro; avaliação da Igreja de São Nicolau; indeferimento dos pedidos da irmandade para alteração das taxas de prémios; cessação de contrato; atas adicionais às apólices de seguros.
Dossier contendo o copiador da correspondência e de alguns documentos anexos expedidos pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau (Mesa Administrativa , 1.º e 2.º escrivão, juiz da Mesa Administrativa, tesoureiro; Assembleia Geral, 1.º secretário, etc.) entre 1918 e 1933. As cópias dos documentos estão organizadas cronologicamente e numeradas de 1 a 400, por ordem crescente. No fim do dossier existe um índice alfabético com separadores contendo os nomes dos destinatários e o número sequencial do documento atribuído.
Correspondência com as autoridades administrativas (Governo Civil de Lisboa) acerca do projeto de melhoramento do serviço de transporte dos doentes pobres para o Hospital de S. José e se seria necessário a contribuição das diversas paróquias do Bairro para ajudar nessas despesas.
Documentação diversa versando sobre assuntos diversos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da Igreja de São Nicolau: correspondência com autoridades e corpos gerentes da irmandade; sentenças; requerimentos; ofícios; circulares; legislação, entre outros.
Correspondência trocada entre a Mesa Administrativa e a Assembleia Geral. A documentação é constituída, sobretudo, por ofícios e cartas e versa sobre assuntos diversos dos quais destacamos: justificações de ausências nas assembleias gerais da irmandade; pedidos para que o presidente da Assembleia Geral a convoque para eleição de novos corpos gerentes; discussão e aprovação dos orçamentos gerais, suplementares, etc.; deliberações saídas de diversas sessões de assembleias gerais; propostas apresentadas à Mesa sobre diversos assuntos.
Correspondência recebida pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da Igreja de São Nicolau de diversos capelães e pregadores. A documentação é constituída por ofícios, cartões-de-visita, minuta de resposta, telegramas e cartas. A correspondência versa sobre assuntos diversos dos quais destacamos: respostas aos convites endereçados pelo padre da Igreja de São Nicolau para participação com a pregação de sermões por ocasião das diversas festividades religiosas a ter lugar na dita igreja, aceitando, em alguns casos mediante condições, ou declinando por diversos motivos; desistências do encargo de capelas; pedidos de aumento de ordenado de capelão.
Correspondência trocada entre Teotónio Xavier de Oliveira Banha e diversos mesários da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau sobre assuntos relativos à marinha de sal de Setúbal.
Contém correspondência apresentada em Mesa da Irmandade da Caridade, com o seguinte teor: socorros prestados; circulares dirigidas a irmãos; renúncias a cargos da irmandade; entre outros.
Minutas tratando os seguintes assuntos: pagamento de foro, verbas de obrigações de empréstimo, penhora, entre outros.
Correspondência trocada entre a irmandade e o Governo Civil tratando diversos assuntos, entre os quais: aprovação dos anos económicos; documentos de contas apresentados; nomeação para a comissão provisória para administração do Cofre da Caridade; exoneração de membros da "comissão Administrativa" da Irmandade da Caridade.
Correspondência trocada entre a irmandade e a Administração do Bairro do Rossio tratando vários assuntos relativos às contas da irmandade.
Correspondência trocada entre a irmandade e a Administração do Bairro do Rossio tratando vários assuntos relativos às contas da irmandade. Acompanha um impresso não preenchido de "Mapa das obrigações de beneficência e caridade que devem ser prestadas (…)".
Ofícios remetidos pelo Governo Civil sobre as portarias louvando a irmandade pelo ensino ministrado nas escolas. Inclui cópia da portaria do Ministério do Reino, datada de 22 de junho de 1873. Acompanha um exemplar do Diário do Governo de 25 de junho de 1873 onde a referida portaria foi publicada; cópia da portaria do Ministério do Reino, datada de 22 de junho de 1872. Acompanha um exemplar do Diário do Governo de 28 de junho de 1872, onde a referida portaria foi publicada. Acompanha uma carta sobre o envio dos exemplares do Diário do Governo supramencionados.
Correspondência com farmacêuticos versando sobre os seguintes assuntos: receituários, renúncia e transporte do título de farmacêutico da irmandade, concurso publicado em Diário de Governo para o fornecimento de medicamentos à irmandade.
Contém uma circular do Ministério da Instrução Pública acerca das cantinas das escolas; ofício do Governo Civil de Lisboa acerca da resolução que decide subsidiar a cantina das escolas de São Nicolau; mandado da Polícia Cívica de Lisboa para que se suspenda a lecionação nas escolas.
Correspondência acerca do 50.º aniversário da morte de Rosa Araújo, que "durante largos anos exerceu o cargo de juiz" da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade; ofício com súplica do professor da escola na sequência da "reforma do ensino primário decretado"; requerimento de esmola de uma viúva de irmão. Contém o atestado do presidente da Junta de freguesia; carta sobre orçamento referente à venda de "papéis"; correspondência trocada entre a irmandade e a Mocidade Portuguesa Feminina, a respeito da solicitação que esta última apresentou para utilizar ao sábado de manhã as salas da aula masculina; correspondência recebida e vários impressos do Instituto Nacional de Estatística referente a apresentação dos mapas dos benefícios distribuídos pela irmandade ao "abrigo da Base IV da Lei n.º 1.911 de 23 de maio de 1935". Refere-se aos anos de 1940 a 1946; exemplar do boletim de informações, edição de 5 de maio de 1949, no qual a irmandade informa que "recebem-se propostas para reparações e beneficiações nas escolas da irmandade do Santíssimo de São Nicolau e limpeza exterior do edifício da igreja e anexos, conforme condições patentes"; dois recibos de conta paga por irmão à irmandade; ofício de comissão nomeada para "estudar a estimativa da substituição da instalação elétrica do edifício" da Igreja; lista de verificação com nomes e moradas; "Mapa estatístico da frequência e aproveitamento" mensal, não preenchido; ofício do Ministério das finanças a solicitar a "remessa dos elementos estatísticos referentes ao movimento do museu em 1934"; folhetos publicitários, tabela de preços de material contra incêndio e correspondência recebida da empresa "Facto, limitada" e pareceres de várias entidades a atestar a qualidade dos extintores desta empresa; circular da irmandade sobre a decisão do Governo Provisório de "abolir o ensino da doutrina cristã"; circular dirigida às famílias dos alunos das escolas a cargo da irmandade, com esclarecimentos acerca da atitude do prior, acusado de intimidar e tentar coagir as famílias dos alunos, "subornando estes à catequese".
Correspondência relacionada com as escolas com as seguintes entidades: Liga Antialcoólica Portuguesa; A Junção do Bem; Misericórdia de Lisboa; Gilman, Ltd.ª; Colégio Santa Justa; Companhia União Fabril; Wolfram - Grupo de Minas de Arouca; Simith Premier Typewriter; Companhia dos Tabacos de Portugal; entre outras.
Correspondência remetida pelo facultativo tratando dos seguintes assuntos: licenças por doença; tratamentos de irmãos e paroquianos doentes; nomeação do facultativo substituto; vacinação de alunos das escolas; vencimento; entre outros.
Ofícios de mesários tratando dos seguintes assuntos da irmandade: renúncia de mesários da irmandade, celebração de missas, festividades, legados, justificações por não comparência a reuniões da Mesa, tomada de posse de novos membros da Mesa, ordem para colocar a concurso duas capelas, pedido de relação dos "doze mordomos que servirão em Mesa da irmandade" no ano de 1852, entre outros assuntos.
Ofícios de mesários tratando dos seguintes assuntos da irmandade: parecer da Comissão Revisora de Contas referente à gerência da Mesa Administrativa no biénio de 1869-1871; convocação da Assembleia Geral, reunião da Mesa Administrativa, deliberações da Mesa da Assembleia Geral; nomeação de comissão para pôr fim à dívida à companhia "Auxiliadora".
Livro de registo das cópias das cartas remetidas a várias entidades pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa.
Correspondência trocada entre a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa e o Governo Civil, Tribunal de Contas e Administração do Bairro do Rossio entre os anos de 1836 a 1868. Constam ofícios sobre os seguintes assuntos: intimações para apresentação de contas, apresentação de orçamentos suplementares, envio de orçamentos aprovados pela Mesa, entre outros. Juntamente encontram-se contas de despesa e receita.
Minutas de ofícios expedidos pela Mesa Administrativa da irmandade tratando os seguintes assuntos: apólice de seguro; festividades; nova divisão das freguesias de Lisboa; inscrições da Junta de Crédito Público.
Minutas de ofícios expedidos pela Mesa da irmandade com o seguinte teor: negócios relativos a propriedades, agradecimento por doação, recibo das ações da companhia "Auxiliadora", orçamento suplementar de 1867-1868, deliberações da Mesa, escrituração da irmandade, entre outros assuntos.
Cartas remetidas pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau ao pároco da Igreja de São Nicolau tratando os seguintes assuntos: posse do convento da Trindade de Santarém; cobrança do imposto de 10 réis sobre cada pessoa que recebe o sacramento; convocação do pároco para sessão da Mesa; considerações da Mesa Administrativa; apresentação de contas pela Mesa Administrativa. Oficio remetido pela Junta de Freguesia de São Nicolau à irmandade acerca da instalação do "Posto de Desempregados" nas dependências da Igreja; orçamento para reparação do arco principal do altar do Santíssimo.
Correspondência acerca do legado deixado por José Joaquim Vicente de São Romão à Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Livro de registo das cópias das cartas remetidas pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa.
Livro do registo de ofícios expedidos desde 1862 a 1873 pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa. No interior encontram-se várias minutas de correspondência remetida e vários apontamentos.
Vários ofícios tratando dos seguintes assuntos da irmandade: limpeza e reparos da Igreja de São Nicolau, falecimento de irmão, celebração de missas, renúncia do procurador à irmandade, justificação por não comparência, entre outros assuntos.
Correspondência com várias irmandades, confrarias e associações, designadamente: Associação dos Ourives da Prata; Confraria do Mártir São Sebastião da freguesia de Nossa Senhora das Mercês; Irmandade do Santíssimo Sacramento de São Vicente; Irmandade do Santíssimo Sacramento de S. Pedro e São Paulo; Irmandade do Santíssimo Sacramento da Conceição Nova; Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo; Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja Paroquial de Santa Justa e Rufina; Irmandade do Santíssimo Sacramento da freguesia do Sacramento; Albergue dos Inválidos do Trabalho; Comissão Central de Socorros da freguesia de São Nicolau; "Convites para procissões e outras festividades por diversas irmandades a esta Irmandade"; "Comissão que promoveu a festividade da procissão do Corpo de Cristo"; Comissão protetora da aula do 1 de dezembro de 1640; Confraria de São Braz, ereta na freguesia de Nossa Senhora dos Mártires; Monte Pio Fidelidade; Corporação das Matinas Portuguesas; Monte Pio de Santa Isabel; Associação Filarmónica de Santa Isabel; Irmandade de São Miguel; Confraria de São Sebastião; Belas Artes (exposição); Sociedade Católica; Ordem 3.ª do Menino Deus; Centro promotor dos melhoramentos das artes laboriosas; Monte Pio Geral; Conselho geral de beneficência; compromissos e contas de diversas irmandades, confrarias e ordens terceiras remetidos a esta irmandade.
Correspondência trocada com as seguintes instituições: Administração do 2.º Bairro de Lisboa. Acompanha uma "relação dos bens pertencentes ao Cofre da Caridade a cargo da Irmandade de São Nicolau"; regedoria da freguesia de São Nicolau; Câmara Municipal de Lisboa; Junta Geral do Distrito de Lisboa; Governo Civil de Lisboa; Ministérios; Junta da freguesia de São Nicolau; Junção do Bem; Comissão Revisora de Contas; Hospital de S. José. Acham-se vários documentos sobre a lei da separação da Igreja do Estado, de 20 de abril de 1911. Inclui correspondência com a Comissão Administrativa dos Bens das Igrejas do 2.º Bairro de Lisboa, edições do Diário de Noticias, Diário do Governo e vários recortes extraídos de várias publicações periódicas, um folheto com "instruções sobre reforma de estatutos" das irmandades, um protesto das "Irmandades de Lisboa, Ordens Terceiras e confrarias" levado ao parlamento, e um modelo para preenchimento dos estatutos com as alterações propostas por esta lei.
Proposta remetida pela Mesa da irmandade sugerindo que se façam alterações à organização das capelas. Acha-se uma resposta dos capelães à proposta anterior, contestando as suas condições, acompanhada de vários cálculos de vencimento. Juntamente, encontra-se correspondência trocada entre os capelães e a irmandade acerca das capelas.
Correspondência entre os mesários e os médicos Eduardo Augusto Mota e Joaquim Teotónio da Silva tratando vários assuntos.
Participações da Companhia das Lezírias do Tejo e do Sado acerca da realização de sessões da Assembleia Geral. Acompanham relações dos "100 acionistas que devem compor as várias assembleias gerais da Companhia".
Correspondência recebida da Companhia das Lezírias do Tejo e do Sado tratando os seguintes assuntos: participações da Companhia das Lezírias do Tejo e do Sado acerca da realização de sessões da Assembleia Geral da mesma companhia; compra de géneros; distribuição de dividendos de ações; suprimentos autorizados por deliberação da Assembleia Geral, em reunião extraordinária realizada na sequência do terramoto de 23 de abril de 1909; empréstimos para fazer face aos estragos do terramoto; visita pelos acionistas aos trabalhos de Vila Franca; reforço do capital; subscrição de ações; impostos; resultados anuais; constituição da Assembleia Geral. Acompanham relações dos "100 acionistas que, nos termos dos art.º 7 e 15 dos estatutos, devem compor a Assembleia Geral" de 1 de abril de 1918 e 1 de abril de 1911.
Correspondência recebida de irmãos e mesários, tratando, entre outros, os seguintes assuntos: convites para eventos e festividades; pedidos de esmola; atuação de grupos musicais nas celebrações da paróquia; agradecimentos por ajudas concedidas; seguros da companhia A Mundial; legados pios; publicidade dos serviços da companhia Singer para tratamento das roupas da escola do sexo feminino; atentado no Camarim do Senhor dos Passos; ofícios e talões de depósito do Banco Português e Brasileiro; seguros para acidentes de trabalho tratados com a Companhia Lusitânia. Inclui cartaz da companhia de seguros A Mundial referente à "Lei sobre acidentes de trabalho"; seguros de vida; lei da separação da Igreja do Estado. Figuram convocatórias para reuniões; publicidade a "instalação dactilográfica"; inauguração do Instituto de Cegos de Lisboa; contas de despesa e de receita da irmandade a respeito do empréstimo contraído pela irmandade à companhia "Auxiliadora"; publicidade a instalação de um serviço telefónico.
Correspondência de irmãos e mesários, tratando, entre outros, os seguintes assuntos: pedidos de auxílio de irmãos e respetivos agradecimentos; notas de óbito; conhecimentos e justificações por não comparência a sessões da Assembleia Geral; licenças para festividades; propostas para admissão de novos irmãos; objetos da irmandade não necessários. Juntamente, encontra-se uma lista nominal dos objetos de madeira disponíveis para ser vendidos; um protesto apresentado por irmãos por incumprimento da lei contra a irmandade; várias deliberações da Mesa sobre os orçamentos da irmandade; ações da companhia "Auxiliadora"; uma lista nominal dos membros que constituem a Comissão de Contas da irmandade; renúncia de irmãos à irmandade; conhecimentos sobre alterações de morada de irmãos.
Ofício dirigido ao presidente da Comissão Central da Execução da lei da separação, anunciando a aprovação do novo estatuto de "Associação Promotora do Culto, assistência, beneficência e instrução" por Alvará de 11 de outubro de 1912 do novo estatuto.
"Relação dos objetos para inutilizar" organizada por proveniência, inclusa em "Ofício dirigido ao presidente da Comissão Central de Execução da lei, em 5-11-1912". Contém o registo quantitativo e a descrição dos objetos; "Relação de objetos que foram retirados do (…) Museu, e que se encontram a título de depósito no Museu Nacional de Arte Antiga". Exibe o registo quantitativo e a descrição dos objetos; relação de "Ofícios da irmandade sobre o assunto da Mesa Administrativa". Contém a data do ofício, destinatário e assunto; relação de "Objetos para inutilizar", organizados por proveniência, inclui o registo quantitativo e a descrição dos objetos.
Correspondência manuscrita trocada entre a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade e a Presidência da República. A documentação é constituída sobretudo por ofícios recebidos pela irmandade. A documentação versa sobre as respostas aos diversos convites endereçados pela irmandade ao Presidente da República para estar presente por ocasião das sessões solenes para atribuição de prémios e diplomas aos alunos das Escolas da Irmandade.
Livro onde foram copiados todos os ofícios expedidos pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da Igreja de São Nicolau a diversas entidades coletivas e a particulares e aos corpos gerentes da mesma irmandade. O livro contém, no final, um índice alfabético com separadores onde estão inscritos os nomes dos destinatários e o(s) fólio(s) onde se encontra o documento expedido. Inclui uma convocatória avulsa, na qual o 1.º secretário da Mesa, Joaquim José da Silveira Condeixa, convoca a Assembleia Geral da irmandade para uma sessão onde teria lugar a discussão e aprovação dos orçamentos gerais para o futuro ano económico (1896-03-15).
Correspondência recebida pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da Igreja de São Nicolau. A documentação é constituída por ofícios, cartas, relatório, recorte de jornal, faturas, entre outros, enviados pela empresa "Fábrica de Loiça de Sacavém", sucessora da empresa "Gilman, Lda." (em conformidade com a escritura de 5 de junho de 1922, anunciada no recorte de jornal com data de 15 de junho de 1822 e com o ofício de 17 de julho de 1922 da Gilman, Lda.). A documentação versa sobre diversos assuntos, dos quais destacamos: a reclamação efetuada pela irmandade pelo facto dos azulejos da fachada da Igreja de São Nicolau estarem a cair. A então "Fábrica de Loiças e Azulejos, Gilman Lda.", após garantir a qualidade dos seus azulejos e de ter verificado 'in loco' a situação, propôs contribuir com metade do valor das despesas com a colocação e material, incluindo metade do valor das despesas do custo dos azulejos do revestimento das duas frentes da Igreja (rua da Prata e rua dos Douradores); questões relacionadas com as obras que a "Gilman" pretendia efetuar, alargando o escritório e depósito da rua da Prata, n.ºs 126 a 132, pertencentes à irmandade.
Correspondência recebida pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da Igreja de São Nicolau. A documentação é constituída por ofícios e uma planta. A documentação versa sobre as obras que as oculistas "Rodrigues Oculista", sucessores da "E. A. Rodrigues & C.ª"; e a "Coelho Duarte Limitada", sitas na rua da Prata, n.º 142 e 146; e n.º 138 e 140, respetivamente, pertencentes à irmandade, pretendem realizar e para as quais pedem autorização à Mesa Administrativa da irmandade.
Correspondência trocada entre a Mesa Administrativa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da Igreja de São Nicolau e potenciais candidatos a irmãos. Os ofícios e cartas versam, sobretudo, sobre o convite para pertencer à irmandade e às respetivas respostas, aceitando ou declinado o convite.
Correspondência da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da Igreja de São Nicolau com o reverendo Prior dessa freguesia. A documentação é constituída sobretudo por ofícios, cartões-de-visita, telegramas, folhetos e cartas recebidos pela irmandade. A correspondência versa sobre assuntos diversos dos quais destacamos: convites endereçados ao juiz e restantes membros da Mesa Administrativa da irmandade para comparecer a diversas festividades religiosas; comunicação de nomeação para pároco da freguesia de São Nicolau pelo Cardeal Patriarca de Lisboa e data de tomada de posse; pedido de ajuda à Mesa da irmandade, com cuidados de saúde, para irmãos que se encontram doentes; agradecimento pela missa de melhoras que a irmandade se dispôs fazer; folheto com a letra do "Cântico patriótico à virgem Regina Pacis". Os versos são do padre Cândido Guerra e a música de C. Calderon; comunicação do extravio de patente; pedido para cedência de paramentos, alfaias e objetos de adorno para serem usados em diversas festividades religiosas e convite para a irmandade comparecer; constituição de Comissão Permanente de Beneficência para o caso de Lisboa ser envolvida pela "chorela morbus" e convite à irmandade para assumir a presidência da mesma; convites da irmandade para a comparência à Primeira Comunhão dos meninos e meninas.
Correspondência recebida pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da Igreja de São Nicolau. A documentação é constituída por ofícios, circular e cartas. A documentação versa sobre diversos assuntos dos quais destacamos: questões relacionadas com projetos de obras que os inquilinos pretendem levar a cabo, solicitando, para o efeito, autorização à Mesa da irmandade enquanto senhoria; arrendamento da loja na rua Bela da Rainha, n.º 124; pedidos de alteração do nome do arrendatário por viuvez e por dissolução de sociedade; cessação de contrato pelo inquilino.