Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
13 records were found.
Contém um maço de exemplares de modelo de convocatória/aviso do escrivão da Mesa da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira, sita na sua ermida, na travessa e freguesia de S. Julião, para os irmãos comparecerem na Casa do Despacho da mesma irmandade no dia definido. Nenhum dos 'modelos' se encontra preenchido.
Certidão que comprova a proibição do provedor da saúde visitar as lojas, nem fazer vistorias nos doces e conservas da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira.
Livro de registo das missas celebradas pelas almas dos irmãos defuntos da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira.
Contém um conjunto de procurações dando poder a terceiros para assistir à abertura de caixas de açúcar branco e mascavo para que a qualidade fosse examinada pelos juízes do ofício de confeiteiro. Algumas contêm indicação da marca e contra marca que vem nas caixas, bem como indicação de onde vieram (Rio de Janeiro ou Pernambuco, por exemplo) e do navio em que foi transportado.
Provisão do Cardeal Patriarca de Lisboa à Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira para realizar a sua festividade à mesma senhora com exposição do Santíssimo Sacramento.
Provisão do Patriarcado de Lisboa à Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira para se benzer a ermida da mesma senhora.
Contém, entre outros, diversos mandados enviados pelo juiz do povo aos juízes da bandeira de Nossa Senhora da Oliveira relativos à eleição anual do procurador para a Casa dos Vinte e Quatro e outros procedimentos a cumprir por todos os que têm lojas abertas e exercem ofícios; contribuição para a realização das festividades em ação de graças pelo "nascimento do nosso serenissimo Principe" (1795-03-30). Inclui conta da obra de pintura, dourados e estuque efetuada na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira (1798-09-18).
Modelos de diversos documentos da Irmandade da Nossa Senhora da Oliveira, sita na sua ermida na travessa de S. Julião, entre os quais, comunicação aos novos irmãos que foram eleitos para servir na Mesa da irmandade e que receberam aviso sobre o dia de tomada de posse do cargo; aviso para comparecer na Casa do Despacho da irmandade (existe um documento preenchido); documento de receita relativa a rendas de casa, juros e foros da irmandade; atestado do mestre aos aprendizes do ofício, atestando o seu estatuto e bom comportamento.
Testamento do conselheiro António Bento Ribeiro Viana.
"Livro de entrada dos irmãos da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira sita na freguesia de São Julião, mandado imprimir pelos irmãos da Mesa (…)" no ano de 1741. Contém uma relação nominal dos irmãos organizada alfabeticamente de A a V, acompanhada do número de fólio correspondente ao registo. Segue-se o registo das entradas dos irmãos com as seguintes informações: data de entrada, assinatura do irmão, assinatura do escrivão, quantia paga à entrada. Surge, ocasionalmente, na relação nominal ou junto do registo, uma nota de falecimento.
Contém um conjunto de procurações dando poder a terceiros para assistir à abertura de caixas de açúcar para que a qualidade fosse examinada pelos juízes do ofício de confeiteiro. Algumas contêm indicação da marca e contramarca que vem nas caixas, bem como indicação da proveniência e do navio em que foi transportado.
Livro de registo das matrículas dos oficiais do ofício de confeiteiro da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira.
Livro de lançamento das ordens do juiz do povo e dos avisos do juiz da bandeira de Nossa Senhora da Oliveira.