Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

19 records were found.

Ofício do prior Luís Branco, dirigido à Irmandade da Nossa Senhora da Oliveira acerca das condições em que deverá decorrer o Santíssimo Sacramento, acomodar imagens, promover ofícios divinos e ministrar sacramentos, enquanto decorrem as obras da nova ermida.
Copia da correspondência entre Manuel Martim de Barros e João Caetano Maldonado e Silva acerca de foros.
Contém correspondência do juiz do povo que preside à Casa dos Vinte e Quatro dirigida à Irmandade da Nossa Senhora da Oliveira. A documentação versa sobre os seguintes assuntos: qualificações que devem ter os eleitos para os cargos com assento na Casa dos Vinte e Quatro; votações; intimação sobre eleições "incompetentes"; notificação para o envio do montante indicado para liquidação de diversas despesas da Casa dos Vinte e Quatro.
Ofício dos juízes do povo, que inclui cópia dos "Autos de vista em que são parte os juízes do Ofício de Confeiteiro e a Fazenda da Cidade pelo seu administrador geral" contra Francisco José Machado, acerca de loja que este manteve aberta, contrariando uma ordem do Senado da Câmara. Acompanha uma intimação do juiz conservador dirigida à irmandade para o pagamento de multa, com respetivo apontamento dos irmãos a quem foram remetidas as notificações.
Ofício dos juízes do ofício dos carpinteiros de carruagens da bandeira de Nossa Senhora da Oliveira sobre eleição do escrivão geral.
Contém correspondência remetida pela Intendência Geral da Polícia da Corte e Reino e pela Regedoria de S. Julião à Irmandade da Nossa Senhora da Oliveira. A documentação versa sobre diversos assuntos, entre os quais destacamos: petição que o exército endereçou à irmandade para efetuar o seu donativo para o fardamento, vestuário e mais artigos; solicitação do envio do orçamento de receita e despesa da irmandade para que seja examinado e submetido à aprovação do Concelho de Distrito; devolução do orçamento aprovado pelo dito concelho; intimação para que a irmandade contribua para as providências para prevenir o desenvolvimento da "cholera morbus", no caso de invasão e propagação, com a preparação de uma maca, uma manta e um ou dois pares de lençóis, devendo elaborar um orçamento suplementar onde conste a despesa feita com aqueles objetos para que o governador civil o considere no ato de contas; apontamentos relativos à questão de um olival cujo prazo era devido à irmandade e relativamente ao qual o Sr. António Roberto da Silva, tutor dos órfãos do finado João Caetano Maldonado, da vila da Atalaia, o qual comprara o olival, apresenta propostas sobre o prazo e laudémio à mesma irmandade e mais interessados.
Ofício do juiz do povo sobre a idade dos aprendizes superior a treze anos, dirigido aos juízes da Bandeira de Nossa Senhora da Oliveira.
Ofício do juiz do povo, António Luís de Barro Lima, sobre o novo regime das corporações.
Ofício do juiz do povo pedindo a relação dos mestres examinados ao juiz da bandeira de Nossa Senhora da Oliveira.
Ofício do escrivão geral da bandeira de Nossa Senhora da Oliveira sobre a apresentação de eleitos.
Ofício do juiz do povo solicitando relação de ofícios e apêndices.
Ofício do juiz do povo solicitando que os juízes compareçam na casa que serve de "Secretaria do Senado da Câmara" na data e hora indicada na carta.
Ofício do juiz do povo, Clemente Gonçalves e da Casa dos Vinte e Quatro para ser entregue à bandeira do ofício de tosadores (bandeira de S. Gonçalo).
Ofício do juiz do povo João Crisóstomo Rodrigues, ao juiz da bandeira de Nossa Senhora da Oliveira sobre o embolso de despesas.
Cópia de aviso remetido pelo Palácio do Governo apelando à subscrição voluntária para o resgate dos portugueses cativos em Argel e instruindo acerca do modo de proceder à recolha e administração das importâncias das subscrições.
Ofício remetido aos juízes da bandeira de Nossa Senhora da Oliveira pelo escrivão José Gomes Claro por ordem do juiz do povo Domingos Vicente Conde, apresentando o balanço das despesas.
Ofício remetido ao juiz do povo Manuel José Gomes pelo escrivão Manuel Claro acerca da despesa pela mudança da "Casa dos 24, Casa da Acertação, secretaria e mais pertences" para a Praça do Comércio.
Copia de ofício do Senado da Câmara, remetido por Francisco de Mendonça ao juiz do povo a ordenar que sejam feitos os avisos acerca da ocorrência da procissão pela restauração de Lisboa na Basílica de Santa Maria Maior. Acompanha um ofício do escrivão José Pedro Batalha por ordem do juiz do povo António José dos Santos dirigido aos juízes da bandeira de Nossa Senhora da Oliveira, a solicitar o registo desta ordem no "livro competente".
Ofício do escrivão do povo José Gomes Claro dirigido aos juízes da bandeira de Nossa Senhora da Oliveira, por ordem do juiz do povo Domingos Vicente Conde, a remeter uma cópia do "anúncio da subscrição voluntária para o resgate dos cativos portugueses em Argel", dizendo que é dever dos juízes de Bandeira de Nossa Senhora da Oliveira difundir este anúncio de modo a que se cumpra no prazo de oito dias, encarregando os juízes das respetivas diligências.