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A fim de figurarem na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitada a cedência das seguintes pinturas em madeira existentes no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, nomeadamente, da sacristia da Igreja: Pentecostes, Calvário, Ecce Homo e Santo António; do relicário da mesma Igreja: São Vicente, São Lourenço, São Roque, São Sebastião e Apóstolos. O auto de entrega teve lugar a 25 de Setembro de 1939 e a devolução a 2 de Maio de 1941.
A fim de figurar na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitada a cedência do quadro representando "A Natividade" existente na sacristia da Igreja de São Pedro, em Torres Vedras. A devolução da obra teve lugar a 15 de Agosto de 1941.
A fim de figurar na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitada a cedência dos quadros representando São Pedro, São Martinho e Santo António existentes na Igreja de São Martinho, em Sintra, assim como os quadros pintados em madeira do século XVI representando São João Evangelista e São João Baptista, existentes na entrada do Hospital da Misericórdia da vila da Lourinhã. O auto de entrega das pinturas provenientes de Sintra teve lugar a 21 de Julho de 1939 e a devolução a 4 de Agosto de 1941. O auto de entrega das pinturas da Lourinhã ocorreu a 11 de Agosto de 1939, tendo a devolução ocorrido antes de 12 de Agosto de 1941.
A fim de figurarem na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitado o envio de dois quadros representando "São Pedro no trono" e "Martírio de São Pedro", existentes na Igreja Matriz da Sertã, Castelo Branco. As peças foram devolvidas a 20 de Março de 1941.
A fim de figurarem na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitado o envio dos 16 quadros que constituiam o antigo retábulo da Igreja Matriz de Freixo de Espada-a-Cinta. Estes painéis foram das últimas obras a integrar a Exposição, tendo chegado um pouco antes ou já depois da sua inauguração, pelo que nessa altura apenas receberam uma limpeza ligeira. Depois do encerramento da Exposição transitaram para a oficina de restauro, devendo assim fazer-se a sua reprodução fotográfica para efeitos de inventário oficial do património artístico que a Academia Nacional de Belas Artes estava a efectuar.
A fim de figurar na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitada a cedência do quadro representando o "Baptismo de Cristo" existente na Igreja de São Francisco, do Porto. A propósito da devolução da obra foram tomadas providências para executar as obras de conservação e beneficiação de que aquela igreja carece, bem como ra colocação de vidros na rosácea que fica na parte posterior - do lado do altar, preservando o quadro de ser danificado pelas chuvas.
A fim de figurarem na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitado o envio das seguintes peças: - uma escultura de pedra, de Santo António, representando o santo com o livro aberto e o menino, existente na igreja de São Luiz de Tolosa Pias, do concelho de Ferreira do Zêzere; - uma escultura de pedra que pertencia à Ermida de Santo António de Ribelas, representando este santo com o menino a rezar sobre o livro, existente na igreja paroquial de Santo Aleixo do Beco, concelho de Ferreira do Zêzere; - uma escultura de pedra, representando o santo com o menino metido no peito, posto em pé sobre o livro, da igreja paroquial de São Pedro de Alviobeira, concelho de Tomar; - uma escultura de pedra, representando o santo com o menino metido no peito, da igreja paroquial de Póvoa de Santarém; - uma escultura de Santo António representando o Menino no Coro da Sé Patriarcal de Lisboa.
A fim de figurarem na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitada a cedência de duas tábuas atribuídas a Vasco Fernandes, ou Grão Vasco, representando São Pedro e São Miguel; seis tábuas formando um politptico atribuído a Gaspar Vaz, representando "A Virgem com o Menino ao colo", "Anunciação", "Adoração dos Pastores", "Adoração dos Magos", "Apresentação no Templo" e "Cristo, São Pedro e São João Evangelista". Inclui parecer da Junta Nacional de Educação e informação da Direcção Geral do Ensino Superior e das Belas Artes, ambas do Ministério da Educação Nacional alertando para a necessidade de beneficiação urgente do painel quinhentista que representa São Pedro, obra de Vasco Fernandes, mais conhecido por Grão Vasco, situado na igreja de São João de Tarouca, assim como um retábulo de Nossa Senhora da Piedade e um painel do Altar de São Miguel, da mesma época. A retirada das obras para restauro no Museu Nacional de Arte Antiga estaria a provocar incómodo junto da população local que receava a retensão dessas peças no museu nacional situado em Lisboa.
A fim de figurarem na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitado o envio de dois quadros pintados sobre madeira do século XVI representando dois passos da vida de São Martinho, existentes na igreja de São Martinho de Mouros, do concelho de Resende, distrito de Viseu. O auto de entrega foi lavrado a 15 de Abril de 1940 e os quadros foram devolvidos a 5 de Junho de 1941.
A fim de figurarem na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitado o envio de quatro pinturas sobre madeira do século XVI, representando: "São Pedro", "São Paulo", "São Lourenço" e "São Sebastião" provenientes da Misericórdia de Torres Vedras e quatro quadros pintados sobre madeira do século XVI representando "A Visitação", "A Anunciação", "A Natividade" e "A Adoração dos Reis Magos" depositados no Museu Municipal de Torres Vedras, provenientes da capela-mor da Igreja de Santa Maria do Castelo daquela vila. O auto de entrega foi lavrado a 1 de Julho de 1939 e foram devolvidos em 15 de Agosto de 1941.
A fim de figurar na Exposição do Mundo Português, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitada a cedência da imagem de Nossa Senhora da Piedade, que intercedeu na vitória que as tropas portuguesas alcançaram no Canal, existente na Igreja de Nossa Senhora da Piedade, freguesia de Salvador, da cidade de Santarém. A solicitada imagem não chegou a figurar na Exposição do Mundo Português porque o pároco da freguesia de Salvador informou que "a imagem de Nossa Senhora da Piedade é em barro antigo e está de tal forma aderente à base do respectivo nicho que é muito provável que se fracture se se tentar deslocá-la, o que seria do mais deplorável efeito para o povo devoto desta região. Admitindo mesmo a hipótese pouco provável de ser possível deslocá-la sem fractura, receio muito pelos prejuízos talvez irremediáveis que as viagens, bem facilmente, poderiam ocasionar".
A fim de figurarem na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitada a cedência de quatro pinturas sobre madeira existentes na Igreja Matriz de Linhares da Beira, Guarda. A comissão organizadora da Exposição prescindiu das obras referidas. O bispo da Guarda informou a 17 de Outubro de 1940 que "o pároco é de inteira confiança, mas está paroquiando a freguesia há quatro dias apenas, não tendo por isto prestígio bastante para evitar qualquer oposição que por ventura parta do povo".
A fim de figurarem na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitada a cedência de duas pinturas em madeira representando o "Calvário" e "São Francisco e um Bispo", existentes na Igreja Matriz de Murça, distrito de Vila Real. O auto de entrega teve lugar a 16 de Novembro de 1940 e a 5 de Dezembro de 1941 já se encontravam repostos nos seus lugares originais.
A fim de figurarem na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitado o envio de dois quadros pintados sobre madeira do século XVI, representando a "Adoração dos Magos" e "Cristo deposto da Cruz", existentes na Sé de Évora, respectivamente na segunda e quinta capelas do lado direito. O auto de entrega foi lavrado a 27 de Dezembro de 1939 e os quadros foram devolvidos a 28 de Junho de 1941.
A fim de figurar na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitado o envio do quadro "Invenção da Cruz", existente na Capela de Santa Helena, do claustro da Sé de Évora. A devolução ocorreu a 26 de Junho de 1941 juntamente com os quadros que vieram da cidade de Évora (Sé e igreja de São Francisco).
A fim de figurar na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitado o envio de um tríptico representando São Bartolomeu, Santo André e Santo António, existente na Igreja da vila de Ancede, concelho de Baião (Douro). O auto de entrega foi lavrado a 8 de Janeiro de 1940 e a obra foi devolvida a 17 de Dezembro de 1941.
A fim de figurarem na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitado o envio de quatro quadros representando a "Um Anjo com a espada na mão", "Um Anjo com escudos com as armas reais", "Santa Clara" e "São Francisco", existentes na Igreja de São Francisco, em Évora. O auto de entrega foi lavrado a 27 de Dezembro de 1939 e a devolução ocorreu a 26 de Junho de 1941.
A fim de figurarem na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitado o envio dos quadros pintados sobre madeira do século XVI, representando a "Aparição de Cristo à Virgem" e a "Ressurreição de Cristo", existentes na Igreja da Lapa, de Vila Viçosa. O auto de entrega foi lavrado a 4 de Janeiro de 1940 e a devolução ocorreu a 2 de Julho de 1941.
A fim de figurarem na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitado o envio de alguns quadros existentes na Ermida de Nossa Senhora dos Remédios, em Alfama, Lisboa, nomeadamente: dois quadros representando cada um três santas que se encontram na Igreja, incrustados na parede da porta principal; quatro quadros que se encontram na sala de reuniões da Irmandade do Espírito Santo de Nossa Senhora dos Remédios, representando: "A Criação de Eva", "Pentecostes", "Aparição de Cristo à Virgem" e ainda outro cujo assunto não foi identificado. A 3 de Agosto de 1942 os quadros já tinham sido devolvidos, à excepção de dois que ficaram na oficina de restauro: um deles não fora restaurado completamente e necessitava de reparações e outro que se encontrava repintado e convir seja sondado para se verificar se por baixo se encontra outra pintura ainda mais antiga e valiosa.
A fim de figurarem na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitado o envio de seis quadros pintados sobre madeira existentes na igreja matriz da vila do Sardoal, distrito de Santarém, representando São Pedro, Cristo, São Paulo, Virgem da Anunciação, São João Baptista e São João Evangelista. O auto de entrega foi lavrado a 28 de Abril de 1939 e a 1 de Maio de 1941 as pinturas já se encontravam colocadas na igreja matriz da vila e concelho do Sardoal.
A fim de figurarem na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitado o envio de cinco pinturas de madeira representando: "Deposição no Túmulo", "Aparecimento de Cristo à Virgem", "Apresentação da Virgem no Templo", "Calvário" e "Adoração dos Magos", existentes na Igreja de São Quintino, em Sobral de Monte Agraço, concelho de Torres Vedras. O auto de entrega foi lavrado a 24 de Julho de 1939.
A fim de figurarem na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitada a cedência das seguintes pinturas em madeira representando a Ressurreição, Nossa Senhora da Piedade, São Leonardo, existentes na Igreja Matriz de Atouguia da Baleia, termo de Peniche. O auto de entrega teve lugar a 11 de Agosto de 1939 e a devolução a 15 de Agosto de 1941.
A fim de figurarem na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitada a cedência dos seguintes quadros: - três pinturas sobre madeira representando "Santa Catarina", "Santa Apolónia", "Um Santo Bispo" e uma tela representando "São Bartolomeu", existentes na Capela de Santa Luzia, em Guimarães; - uma pintura sobre madeira representando "O Calvário" da Igreja do Carmo, em Guimarães. "Apesar de já estar patente há alguns meses a Exposição dos Primitivos, a comissão organizadora reconheceu haver toda a vantagem em que mais algumas pinturas de vários pontos do país viessem a Lisboa não só para ali figurarem, mas ainda para receberem o restauro de que necessitam e que nesta ocasião se poderá efectuar pelos fundos que nos foram concedidos para tal fim". Inclui igualmente o pedido de cedência de quatro pinturas sobre madeira existentes na Igreja Matriz de Linhares da Beira; e duas pinturas sobre madeira representando o "Calvário" e "São Francisco e um Bispo", existentes na primeira capela do transepto do lado do Evangelho da Igreja Matriz de Murça. O quadro representando "Um Santo Bispo" proveniente da Capela de Santa Luzia, de Guimarães, foi entregue ao Museu Regional de Alberto Sampaio, em Guimarães, por se ter averiguado que era sua pertença.
A fim de figurarem na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foram solicitados ao Asilo de Inválidos Militares da Princesa D. Maria Benedita, de Runa, de Torres Vedras, os seguintes quadros: "São Jerónimo e São João", pintura sobre madeira, com moldura dourada; "Dois Santos Bispos", pintura sobre madeira com moldura dourada;"São Luís (?)", pintura sobre madeira, com moldura dourada. Foi ainda solicitado o depósito temporário no Museu das Janelas Verdes, da pintura sobre tela, representando "Santo António e o Menino" assinada por Vieira Lusitano, visto o Director dos Museus Nacionais de Arte Antiga ter entre mãos um estudo de identificação de obras daquele pintor, o qual permitirá seleccionar os quadros do Museu das Janelas Verdes que lhe são atribuídos. O auto de entrega foi lavrado a 6 de Junho de 1939 e a devolução teve lugar a 15 de Agosto de 1941.
A fim de figurar na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitado o envio do retábulo que tem ao centro o painel de "A Virgem com o Menino e um doador" e dos lados "São Paulo na estrada de Damasco" e "Passo da Vida de um Santo", existente na Igreja de Ega, concelho de Condeixa-a-Nova, distrito de Coimbra. O auto de entrega foi lavrado a 23 de Setembro de 1939 e a devolução ocorreu a 2 de Maio de 1941.
A fim de figurar na Exposição do Mundo Português, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitada a cedência da imagem de São Rafael que acompanhou Vasco da Gama, existente na Igreja dos Jerónimos, em Lisboa. Em 22 de Setembro de 1942 informa-se que a imagem já tinha sido devolvida, encontrando-se no seu lugar.
Documentação referente a quadros que figuraram na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, e cuja cedência não foi praticada pelo Ministério das Finanças, nomeadamente "Degolação de São João Baptista", "Salomé", "Ceia de Cristo", "Queda do Maná", "Abraão e Melquisedeque" e "Missa de São Gregório", provenientes da Igreja de São João de Tomar; "Ressurreição de Lázaro", "Entrada de Jerusalém" e "Cristo e o Centurião", da charola da Igreja do Convento da Ordem de Cristo em Tomar; "O Baptismo de Cristo" (fragmento), em depósito no museu da União dos Amigos dos Monumentos da Ordem de Cristo. A devolução teve lugar a 30 de Maio de 1941 e com estes quadros seguiu igualmente o quadro "Ascensão de Cristo", da charola da Igreja do Convento de Tomar, que anos antes viera para Lisboa a fim de ser restaurado e que também figurou na Exposição.
A fim de figurarem na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitada a cedência dos seguintes quadros: - três pinturas sobre madeira representando "Santa Catarina", "Santa Apolónia", "Um Santo Bispo" e uma tela representando "São Bartolomeu", existentes na Capela de Santa Luzia, em Guimarães; - uma pintura sobre madeira representando "O Calvário", de António Vaz, existente na Igreja do Carmo, em Guimarães. Os autos de entrega das obras foram lavrados a 16 de Novembro de 1940 e a devolução teve lugar a 6 de Julho de 1944 a título de depósito, no Museu Regional de Alberto Sampaio. Os painéis quinhentistas da Capela de Santa Luzia foram depositados no Museu Regional de Alberto Sampaio, devido à referida Capela se encontrar em mau estado de conservação, devendo ali permanecer até que o referido templo fosse beneficiado com obras. A 1 de Abril de 1947, encontravam-se expostos no Museu Regional de Alberto Sampaio, em Guimarães, tanto os acima citados painéis, como "O Calvário", de António Vaz, dotado de uma nova moldura de tipo gótico oferecida pelo benemérito comendador Alberto Pimenta Machado, daquela cidade.
Pedido de autorização para a realização de cópias dos quadros pintados em tábua representando Santo António provenientes de Évora, da igreja de Ancede e do Museu de Castelo Branco, a fim de figurarem na "Casa de Santo António" edificada no âmbito da Exposição Histórica do Mundo Português de 1940.
A fim de figurarem na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitado o envio de quadros trípticos "Cristo Deposto", "Anunciação", "São João Baptista" e "São Pedro" existentes na Misericórdia Velha de Montemor-o-Velho. O auto de entrega foi lavrado a 23 de Setembro de 1939 e a devolução ocorreu a 2 de Maio de 1941.
A fim de figurarem na Exposição dos Primitivos Portugueses, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitado o envio de um quadro representando a "Assunção da Virgem", existente na igreja paroquial de Sardoura, cerca de Sobrado de Paiva, concelho de Castelo de Paiva, distrito de Aveiro. O auto de entrega foi lavrado a 30 de Janeiro de 1940 e a devolução ocorreu a 5 de Junho de 1941.
A fim de figurar na Exposição do Mundo Português, que decorreu no âmbito da Comemoração dos Centenários em 1940, foi solicitada a cedência temporária da imagem que acompanhou Pedro Álvares Cabral ao Brasil, existente na Igreja de Belmonte, distrito de Castelo Branco. A imagem "não chegou a figurar na Exposição Histórica do Mundo Português, por o povo daquela vila se ter oposto à sua saída".