Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
49 records were found.
Consulta sobre a nomeação para vogal da Comissão de Pensões Eclesiásticas do Distrito de Lisboa, por ausência do representante dos ministros da religião católica, conforme ao n.º 5 do artigo 114.º da Lei de 20 de Abril de 1911, visto ter deslocado a sua residência de Lisboa para Cernache do Bonjardim.
Pedido de atribuição de pensão solicitado por João Evangelista Machado da Cunha e Silva, professor de música das extintas orquestras da Casa Real e da Sé Patriarcal, cujo requerimento foi indeferido.
Processo para concessão de pensão provisória, nos termos da Lei de 17 de Agosto de 1911, ao padre Francisco Esteves, pároco colado da freguesia de São Vicente de Fora.
Processo para concessão de pensão provisória, nos termos da Lei de 17 de Agosto de 1911, ao padre José Fernandes Fortes de Carvalho, pároco colado da freguesia de São Nicolau.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911 ao Padre António Joaquim Alberto, Capelão Cantor na Sé Patriarcal.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911 ao Padre Cândido da Silva Teixeira, Capelão Cantor na Sé Patriarcal.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911 ao Padre José Maria Gorgulho, Capelão Cantor na Sé Patriarcal.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911 ao Padre José Alves de Oliveira, Capelão Cantor na Sé Patriarcal.
Sobre a ausência do cónego da Sé Patriarcal de Lisboa, José Joaquim de Sena Freitas, para o Brasil, antes da Proclamação da República.
Processo para concessão de pensão provisória, nos termos da Lei de 17 de Agosto de 1911, ao Padre Joaquim da Silva Sardinha, tesoureiro e coadjutor da freguesia de Santos-o-Velho, 4.º Bairro de Lisboa.
Processo para concessão de pensão provisória, nos termos da Lei de 17 de Agosto de 1911, ao Padre Adriano Augusto Guerra, tesoureiro efectivo da freguesia de Alcântara.
Processo para concessão de pensão provisória, nos termos da Lei de 17-8-1911, ao Padre José Lopes Semedo, tesoureiro vitalício da freguesia do Coração de Jesus, da cidade de Lisboa.
Pedidos de pensão feito pelo presbítero e missionário David Sebastião da Costa.
Pedidos de pensão de serventuários da Sé de Patriarcal de Lisboa.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911 ao Padre Artur Moreira Liberal, tesoureiro colado da freguesia de Santa Isabel.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911 ao Padre Joaquim Martins Pontes, Cónego na Sé Patriarcal.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911 ao Padre José Diogo Alves, Beneficiado na Sé Patriarcal.
Processo para concessão de pensão provisória, nos termos da Lei de 17 de Agosto de 1911, ao padre José Maria da Silva Livramento, pároco colado na freguesia de São Mamede.
Processo para concessão de pensão provisória, nos termos da Lei de 17 de Agosto de 1911, ao padre Delfim Simões Amaro, pároco encomendado na freguesia da Ameixoeira.
Processo para concessão de pensão provisória, nos termos da Lei de 17 de Agosto de 1911, ao padre Artur Cabral Sacadura, coadjutor na freguesia do Coração de Jesus.
Processo para concessão de pensão provisória, nos termos da Lei de 17 de Agosto de 1911, ao padre Luís José Dias, pároco colado na freguesia de Santa Catarina.
Processo para concessão de pensão provisória, nos termos da Lei de 17 de Agosto de 1911, ao padre João Manuel Rodrigues Lima, pároco colado na freguesia das Mercês.
Processo para a concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911, ao padre João Carvalho Caldeira, pároco encomendado na freguesia de Beato António.
Processo para a concessão de pensão provisória ao ajudante de tesoureiro da Sé de Lisboa, Júlio Marques da Costa.
Extracto do pedido de pensão do presbítero José Lopes Semedo, tesoureiro vitalício da freguesia do Coração de Jesus de Lisboa.
Requerimento de pensão do Padre Francisco Correia da Costa, pároco encomendado em várias freguesias do Alentejo e coadjutor nas freguesias de São Sebastião da Pedreira e Anjos, de Lisboa.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911 ao Padre António Rodrigues Fernandes Figueiredo Rocha, beneficiado na Sé Patriarcal.
Pedido de pensão do padre Sena Freitas, cónego da Sé de Lisboa.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911 ao Padre Adelino Pereira Dias, beneficiado na Sé Patriarcal.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911 ao Padre João Baptista Quintão, beneficiado na Sé Patriarcal.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911 ao Padre Eduardo Coelho Ferreira, beneficiado na Sé Patriarcal.
Processo para concessão de pensão provisória, nos termos da Lei de 17 de Agosto de 1911, ao padre Jacinto António Direito, pároco colado da freguesia de São Miguel.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911 ao Padre Bernardo António Cabrita, beneficiado na Sé Patriarcal. A 12 de Setembro de 1911 renuncia à pensão.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911 ao Padre Duarte Bruno de Melo, Capelão Cantor na Sé Patriarcal.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911 ao Padre António Pereira Monteiro, Capelão Cantor na Sé Patriarcal.
Processo para concessão de pensão provisória, nos termos da Lei de 17 de Agosto de 1911, ao padre António Peixoto do Amaral, 2º coadjutor da freguesia de Santa Engrácia.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911 ao Padre Filipe José Salvado, Capelão Cantor na Sé Patriarcal.
Pedido de pensão efectuado pelo ex-missionário José Luís Quintão.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911 ao Padre Alexandre Pereira Taveira, Capelão Cantor na Sé Patriarcal.
Processo para concessão de pensão provisória, nos termos da Lei de 17 de Agosto de 1911, ao padre António Saraiva Freire Cabral, 1º coadjutor da freguesia de Santa Engrácia.
Processo para concessão de pensão provisória, nos termos da Lei de 17 de Agosto de 1911, ao padre Cândido Ferreira Guerra, 3º coadjutor da freguesia de Santa Engrácia, tendo sido encomendado no concelho de Mértola, na freguesia de São Sebastião dos Carros.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911 ao Padre José Maria Rufino Balmaceda, Capelão Cantor na Sé Patriarcal.
Processo para concessão de pensão provisória, nos termos da Lei de 17 de Agosto de 1911, ao padre José Maria Fernandes, pároco colado na freguesia de São Paulo.
Processo para concessão de pensão provisória, nos termos da Lei de 17 de Agosto de 1911, ao padre Manuel José dos Santos Farinha, pároco colado na freguesia de Santa Isabel.
Estabelecimento da pensão provisória mensal ao padre António de Sousa Azevedo, pároco da freguesia de Benfica, concelho e distrito de Lisboa, fixada em 45 mil réis.
Os documentos apresentam-se riscados e lateralmente existe a indicação que o padre renunciou à pensão a 30 de Junho de 1911.
Pensões mensais provisórias aos seguintes ministros da religião da Sé Patriarcal de Lisboa: cónego Joaquim Martins Pontes; presbítero José Diogo Alves; presbítero António Rodrigues Fernandes Figueiredo Rocha; presbítero João Baptista Quintão; presbítero Adelino Pereira Dias; presbítero Bernardo António Cabrita; presbítero Eduardo Coelho Ferreira; presbítero António Pereira Monteiro, capelão cantor; presbítero Duarte Bruno de Melo, capelão cantor; presbítero Alexandre Pereira Taveira, capelão cantor; presbítero Filipe José Salvado, capelão cantor; presbítero José Maria Rufino Balmaceda, capelão cantor; presbítero José Alves de Oliveira; capelão cantor; presbítero José Maria Gorgulho, capelão cantor; presbítero Cândido da Silva Teixeira, capelão cantor e presbítero António Joaquim Alberto, capelão cantor.
Tendo o presbítero Gonçalves Nunes Duarte, pároco da freguesia do Beato, do 1.º bairro da cidade de Lisboa, pedido para se ausentar do seu benefício e residir em Coimbra, onde desejava continuar a receber a pensão, verificou-se que o referido pároco desde Outubro de 1910 não residia na freguesia da sua paroquialidade. Assim, «sem prévia autorização o mesmo pároco foi residir para a freguesia de Alcântara, do 4.º bairro de Lisboa, e que também sem licença se ausentou desta cidade em Maio de 1915, fixando residência em Coimbra», pelo que o Ministério da Justiça e dos Cultos determinou que o referido pároco perdesse o direito à pensão e a todos os benefícios materiais que o Estado lhe concedia.
Processo para concessão de pensão provisória, nos termos da Lei de 17 de Agosto de 1911, ao padre Francisco de Paula da Fonseca Neves, pároco colado da freguesia da Pena.
Processo para concessão de pensão provisória, nos termos da Lei de 17 de Agosto de 1911, ao padre António Pedro dos Santos Caio, coadjutor na freguesia de Benfica.