Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
45 records were found.
Letras apostólicas do Papa Pio IX por ocasião do Concílio ecuménico, que teve início a 08 de Dezembro de 1869. Concede indulgência plenária em forma de jubileu a todos os cristãos. O documento chega ao convento através da Arquidiocese de Évora.
Recibos de juros de vinte e três mil e quatrocentos reis.
Aferição de medidas do lagar do Convento Novo de Évora.
Recibo de oito mil e oitocentos reis passado pela madre prioresa do convento de São José de Évora relativo ao testamento de D. Antónia de Paula Lobo de Aragão.
Recibo da Santa Casa da Misericórdia de Évora em como recebeu o foro de oitenta alqueires de trigo e quarenta de cevada, pagos pelas religiosas do convento de São José, vindos da herdade do Trombeira, no termo do Vimieiro.
Certificado de missa passado pelo capelão do Hospital pela celebração de 30 missas por alma da irmã Maria Isabel de São José. Cada uma de 122 réis de esmola.
Certificado de missa passado pelo Padre António Correia da Silva onde declara ter celebrado 30 missas por alma da irmã soror Maria do Nascimento. A esmola da missa era de 50 réis cada.
Recibo de trinta missas passado pelo padre Francisco António por alma de D. Isabel de São José, a pedido da madre prioreza do convento Novo.
Recibo de D. Maria Leonarda Benvinda de Menezes de que recebera da abadessa do Convento Novo a décima do foro da herdade de Setúbal, chamada da Conceição, relativo ao ano de1857.
Recibo passado pela comissão interina do Crédito Público, da décima paga pela prioreza do convento de São José.
As religiosas do convento Novo constituem seu procurador o Dr. Joaquim José Poças com poderes de administrar os bens do convento, fazer e receber pagamentos.
Recibo passado pela Causa Pública, da décima paga pela prioreza do convento de São José.
Recibo passado pela comissão interina do Crédito Público, da décima paga pela prioreza do convento de São José.
Resolução dada pelo rei D. João sobre a posse da travessa dada pelo rei.
Contestação do pagamento da décima sobre o quartel que o convento de São José tinha na herdade do Penedo do Ouro, pelo ano de 1832. A contestação é feita pela madre prioresa.
Conta de receitas e despesas de 12 de Agosto a 06 de Setembro de 1880. A maioria são pagamentos de foros de herdades e casas, algumas no Baixo Alentejo.
Recibo referente ao foro pago pelo convento Novo ao convento de Santa Mónica, relativo ao lagar deste convento na Porta de Avis.
Certidão passada pelo tabelião.
Certificado de pagamento de contribuição predial paga pelo Visconde [...] que paga também o foro ao convento Novo relativo à herdade do Sande.
Testemunho de Ana Angélica Janeiro, devedora de trinta mil réis e juros do empréstimo contraído pelo seu marido, às religiosas do Convento de São José de Évora em que declara hipotecar os seus bens móveis e de raiz.
Mandado de execução contra João Joaquim Nico por não ter pago a décima à fazenda real das casas, foreiras do convento de São José, na Travessa da Viola.
Mandado de execução da fazenda real dirigido a José Joaquim Nico, por não ter pago a décima das casas foreiras do convento Novo.
Contrato de empréstimo a juros que fez o convento Novo a António Cabrita Pinheiro.
Nomeação de confessor para o convento Novo pelo arcebispo de Évora D. José António Pereira Bilhano.
Gastos com cera na festa de Nossa Senhora do Carmo.
Despesa da cera gasta na festa de Santa Teresa no convento de São José.
Recibo de mil duzentos e cinquenta reis em metal pagos na fazenda da Casa Pia de Évora pela madre prioresa do convento de São José, relativo a duas capelas que aquela comunidade administra, uma instituída por José João de Valadares e outra instituída por Isabel Pinheiro.
Certidão da provisão de décima passada pelo príncipe regente, apresentada às religiosas do convento de São José.
Recibo do cemitério municipal de três mil e quatrocentos reis por enterro da irmã Maria Isabel de São José.
Recibo de pagamento de quatrocentos e quarenta reis, por custa de um processo que correu contra as freiras do Convento Novo para a dívida de côngrua paroquial à freguesia de Alvito.
Lista de recibos de receitas e despesas.
Escritura de posse de metade de um lagar .
As religiosas do convento Novo constituem seu procurador o padre Pedro de Carvalho.
Recibo do pagamento de cento e sessenta e sete mil setecentos e noventa e cinco reis de farinha vendida.
Recibo passado pela paróquia de Santo Antão da importância paga à irmandade do Santíssimo Sacramento pela realização de uma festa no Cconvento de São José.
Certificado de pagamento de contribuição predial. Pagamento que recai sobre o foro na quinta do Chantre, freguesia de Sé. O foreiro é Luís Valente Pereira Rosa.
Certificados de pagamento de contribuição predial. Pagou José Paulo de Mira, pensão relativa à herdade de Folgôa, em São Pedro do Corval, que era do convento Novo.
Recibo da repartição da fazenda do concelho de Beja. Foro de vinte e oito mil reis pago relativamente ao moinho de água das religiosas do convento Novo. O foreiro é Manuel Eleutério de Castro Ribeiro
Recibo de entrega de oitenta alqueires de trigo e quarenta de cevada, pago como foro pelas irmãs do convento de São José à Santa Casa da Misericórdia de Évora.
Rol das rendas do convento com apontamento sobre o que as várias herdades pagam ao Convento, em rendas, pitanças e foros. Herdades: herdade de Val de Souto, herdade da Trombeira, herdade da Fragosa, quinta à Casa Branca (Galeguinho), herdade da Freixa, herdade da Fôlgoa e pensões particulares.
Recibo da fábrica da moagem a vapor, da importância paga pela farinha comprada pelo convento de São José (meses de Fevereiro, Abril e Maio de 1880).
Recibo de dois mil oitocentos e noventa e oito reis relativo ao pagamento da contribuição predial e municipal do ano de 1886.
Certidão de registo de provisão de décima passado pelo Príncipe Regente na vila de Cuba, com data de 07 de Novembro de 1803.
Conjunto de recibos de pagamentos de côngruas e derramas pelas religiosas do convento de São José.
Recibo de décima de dez tostões e meio paga pelas religiosas do convento de São José, referente a um quartel que têm na quinta do Penedo de Ouro de Cima.