Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

11 records were found.

Teresa Domingues, viúva de Gonçalo Vasquez alfaiate, vende a Beatriz Martins, viúva de João Sanches mercador, umas casas de herdade na rua da Fonte d’Ourina, por 18000 reais brancos, à excepção de um meio sobrado, de uma câmara e de uma cozinha onde ela devia viver sem que por isso tivesse de pagar coisa alguma.
Henrique de Couros requere a Jorge Vaz, meirinho da vila de Melres, que lhe dê posse de 1/4 de casal que comprara na aldeia da Lomba.
Escrituras de compra e venda de propriedades pela Irmandade de S. Crispim.
Prazos antigos, escrituras de compra e venda, certidões, autos de vedoria e apregação relacionados com património da Irmandade.
Prazos antigos, escrituras de compra e venda, certidões, autos de vedoria e apregação relacionados com património da Irmandade. Certidões e requerimentos.
Antão Afonso e sua mulher Beatriz Anes vendem a Henrique de Couros, cidadão do Porto, 1/4 de casal foreiro que tinham numa herdade na aldeia da Lomba, na vila de Melres, pelo preço de 3000 reais.
Registo de missas por legado. No termo de abertura podemos ler "Livro que pertence aos legados de António Correia Milheiro, e de Maria de Souza Espalhavento". No entanto o livro possui também missas por alma de outros beneméritos como é o caso de João Cardoso de Miranda e sua mulher Maria Carneira.
Afonso Domingues das Congostas e João Franco, sapateiros e mordomos da confraria dos Sapateiros, e outros confrades da mesma confraria dão aos freires do mosteiro de S. Francisco 600 reais brancos, provenientes da renda de umas casas na Judiaria deixadas em testamento à confraria por Vasco Fernandes de Caminha, para que os freires rezem uma missa, no altar de S. Luís do dito mosteiro, em cada sexta-feira do ano por alma do referido Vasco Fernandes de Caminha.
Registo dos bens e propriedades do legado de João Cardoso de Miranda. A relação de bens é retirada do tombo no ano de 1756. O livro tem indice dos "reconhecimentos" (foreiros). Folhas numeradas.
Registo de missas por legado. No termo de abertura podemos ler "Livro que pertence aos legados de António Correia Milheiro, e de Maria de Souza a "Espalhavento". No entanto o livro possui também missas por alma de outros beneméritos como é o caso de João Cardoso de Miranda e sua mulher Maria Carneira.
Assento de missas por alma de Irmãos. É mencionado o autor e o destinatário bem como o número de missas. Surgem também certificados passados pelo pároco quando as missas eram realizadas noutra paróquia, que assim confirmavam que eram realizadas.