Search results

160 records were found.

Historiografia Liberal. Notas de leitura da obra e listagem das fontes bibliográficas citadas na fonte.
Historiografia Liberal. Bibliografia, transcrições textuais e do índice da obra "História da revolução portuguesa de 1820".
Cronologia sobre "Michel Chevalier e Portugal", cópias de excertos da obra de Sismondi, bibliografia, anotações sobre socialismo, biografias e apontamentos sobre obras de diversos autores, recorte de jornal, planfletos sobre o lançamento de livros e fotocópia.
Cópia datilografada de textos de Henri Claude e Hubert Desvages. Inclui ficha de particiação na secção de História do CERM (por preencher).
Recortes de imprensa, referências bibliográficas, transcrições e duas cópias de cartas de Pedro da Silveira.
Figuras/ Temas do século XIX. Apontamentos relativos às teses de Marx sobre o livre-cambismo; notas comparativas entre Portugal e Espanha; transcrição de excertos de uma obra anónima sobre Regeneração.
Figuras/ Temas do século XIX. Apontamentos, listas cronológicas de salários e preços e respetiva análise.
Recortes de jornais e apontamento sobre "Alguns princípes estrangeiros que habitualmente vivem em Portugal".
Anotações e transcrições de obras que se referem ao tema.
Notas biográficas, apontamentos, transcrições e recortes de imprensa.
Anotações de notícias divulgadas no jornal.
Relação de bibliografia, jornais e revistas existentes no distrito de Braga nos séculos XIX e XX.
Apontamentos, notas críticas, transcrições e referências bibliográficas, etc.
Figuras e temas do século XIX. Nota bio-bibliográfica.
Estatutos da CGTP-IN (proposta síntese); apontamentos, recortes de jornais, estatutos da Universidade Popular do Porto; sumário da aula síntese intutulada As Universidades populares no contexto da 1ª República; bibliografias, etc.
Apontamento biográfico, desdobrável da casa-museu, catálogo de exposição, postais, listagem de livros em falta.
Nota do autor: "Recolhe os textos das IIIas Xornadas de Historia de Galicia e um artigo do historiador francês Gérard Bray (?) sobre os congressos luso-galaicos de 1901-02-03, onde me cita". Cronologias sobre: obras literárias e científicas (1415-1577), parâmetros cronológicos da 1ª dinastia (1095-1179, definição de independência e do território (1200-1297), listagem dos reis da 1ª Dinastia (1139-1383), privilégios de ocupação (1128-1383), reis da 4ª dinastia (1640-1792), cortes filipnas (1580-1621), cortes após a restauração (1641-1697), política colonial (1642-1798), tratados após a Restauração (1641-1804), medidas e atos económicos (1402-1804), repressão (1496-1801), cortes (1385-1580), reis da 2ª dinastia (1385-1580), relações com Inglaterra (1293-1489), história de Portugal (1139-1790), ação social (1498-1579), instituições de exploração colonial (1434-1486), formação dos monopólios da coroa (1468-1506), comércio colonial (1444-1914), companhias (1444-1888), monopólios e privilégios (1415-1576), império do oriente (1503-1774), império do Brasil (1494-1801), império africano (1580-1806), libertação povos (1945-1976), Herculano historiador (1839-1859), língua portuguesa (1536-1945), maçonaria (1735-1744), emigração (1697-1732), almanaques bracarenses e minhotos (1854-1941), biografia do autor, apontamentos sobre testemunhos literários, crónicas de Zurara, bibliografia do colonialismo, colónias e companhias, Luís Mendes de Vasconcelos, Manuel Severim de Faria, Duarte Ribeiro de Macedo, Afonso de Cerveira e política colonial da Europa ou começo das usurpações coloniais.
Apontamentos e respostas a inquérito para livro de homenagem.
Apontamento e transcrição do poema de Bocage copiado no manuscrito 570-III do Arquivo Distrital de Braga e apontamentos sobre outros poemas do autor, alguns publicados e outros existentes noutros manuscritos do mesmo arquivo.
Apontamentos biográficos, transcrições, fotografia e recortes de jornais.
Apontamentos biográficos, bibliográficos, fotocópias de livros e artigos de jornais.
Apontamento biográfico e bibliográfico.
Inclui apontamentos diversos sobre: "A oligarquia territorial na constituição da nacionalidade", "evolução das populações em cujo seio eclodiu o espírito de independência", "Expansão de territórios", "a conquista da Península pelos exércitos muçulmanos", "moedas portuguesas" e esquemas de desenvolvimento de trabalhos de investigação.
Apontamentos e recortes de jornais.
Bibliografia, transcrições de obras e recortes de jornais (1820-1966).
Anotações bibliográficas e recorte de jornal.
Apontamentos e cronologias sobre a Rússia, Lenine, URSS, Etalinismo, listagens de autores russos e respetivas obras, listagem de obras russas traduzidas e recortes de jornais.
Notas biográficas, referências bibliográficas, transcrições, apontamentos e recortes de imprensa.
Apontamentos, correspondência, recortes de jornais, fotocópias de jornais, cronologias, índices alfabéticos de jornais.
Apontamentos, cronologias, fotocópia parcial do lovro "Histoire de la Iiª Internationale".
Cronologias, apontamentos, jornais e fotocópias de legislação.
Apontamentos, jornais, publicações e cartaz do 1º de Maio de 1986.
Apontamentos, cronologias, fotocópias de livros e recortes de jornais.
Apontamento autógrafo e índice datilografado de conteúdosda revista.
Apontamentos, fotocópias de livros e recortes de jornais.
Análise ao semanário. Inclui recorte de jornal.
Apontamentos e exemplar incompleto do artigo "A estruturação ideológica como factor de coesão nacional".
Apontamentos autógrafos, recortes de jornais com artigos do autor e exposição ao Ministro da Agricultura e Pescas do Secretário de Estado da Estruturação Agrária.
Notas autógrafas recolhidas dos decretos de Mouzinho; coleção de fotocópias de decretos relacionados com baldios, incultos e de charneca; fotocópias de relatórios aos decretos e decretos de Mouzinho da Silveira sobre: sequestros aos bens de portugueses, redução e extinção de dízimos, extinção dos morgados, capelas e vínculos, alfândegas e seu modo de funcionamento, garantias de liberdade individual do cidadão contra o abuso do poder, abolição da confiscação de bens por delito; destruição de propriedade; redução de sizas em Angra; alfandegas e facilidades de exportação; tabaco; alfândega de Vila da Praia; redução do pagamento que faziam os habitantes da ilha de Corvo ao seu donatário; organização e administração da Fazenda Pública; organização administrativa; divisão judicial do território; integração nos bens nacionais todos os bens dos conventos suprimidos nas ilhas dos Açores; transferência de competências dos juízes dos Órfãos para os juízes de Paz; Supremo Tribunal de Justiça; abolição das moedas de bronze que circulavam nas ilhas dos Açores; termos do juramento dos juízes; elevação de localidades; abolição do privilégio concedido à Companhia de Agricultura das Vinhas do Alto Douro; amnistia geral; extinção dos dízimos; bens nacionais; cartas de jogar, sabão.
Apontamentos retirados de livros de Basílio Teles; Contra a alteração da lei do arrendamento rural (publicação); fotocópia de artigo"O "Projecto Barreto, a contra-reforma agrária e a constituição" de Vital Moreira; fotocópias de "O Comunista" e "A Batalha".
Figuras/ Temas do século XIX. Apontamentos cronológicos e transcrições da obra "Emancipação" de António Viana.
Figuras/ Temas do século XIX. Apontamentos e transcrições de notas diplomáticas trocadas em 1828-29 entre o marquês de Barbacena e o conde de Aberdeen.
Figuras/ Temas do século XIX. Esquema cronológico do problema da independência do Brasil, apontamentos sobre as relações Portugal-Brasil após a revolução de 1820 e transcrições parciais da obra de Gomes de Carvalho "Os deputados brasileiros nas cortes gerais de 1821".
Figuras/ Temas do século XIX. Relação dos governos portugueses após 1820 e transcrições da obra de Oliveira Martins "Portugal Conyemporâneo".
Figuras/ Temas do século XIX. Apontamentos cronológicos e excertos de correspondência diplomática e outros assuntos extraídos do "Manifesto dos direitos de Sua Magestade Fidelíssima a Senhora Dona Maria Segunda e Exposição da questão portuguesa", Coimbra: Imprensa da Universidade, 1836.
Figuras/ Temas do século XIX. Apontamentos, notas cronológicas, levantamento de factos e formulação de hipóteses.
Figuras/ Temas do século XIX. Apontamentos e transcrições. Notas à critica sergiana de Marx. Notas e transcrições de textos de Afonso Costa.
Figuras/ Temas do século XIX. Notas bibliográficas e transcrições anotadas de textos sobre a Comuna de Paris.
Figuras/ Temas do Século XIX. Notas biográficas, apontamentos, transcrições e recortes de imprensa.
Temas do Liberalismo Português. Apontamentos, notas cronológicas, transcrições e referências bibliográficas, recortes de imprensa e estudo sobre as lezírias dos rios Tejo e Sado e sobre Santarém e a direita setembrista.
Figuras/ Temas do Século XIX. Notas bio-bibliográficas, transcrições e análise de obras; "Arco de Santana", "Portugal na Balança da Europa" e "Viagens na minha terra".
Temas do Liberalismo Português. Apontamentos, transcrições, recortes de imprensa, notas cronológicas, definições. Contém sub-dossier, ordenado cronologicamente, sobre as vicossitudes da lei dos forais de 1832.
Recortes de imprensa (nacional e francesa), lista com títulos e texto autógrafo intitulado: "Carta de um português em Paris aos seus amigos em Portugal".
Figuras e temas do século XIX. Fichas bibliográficas, notas bio e bibliográficas, apontamentos sobre diferentes aspetos da individualidade, artigo datilografado de Víctor de Sá intitulado "Uma «Triogonia Romântica» em meados do século XIX" e cópias de cartas de António Sá e Pedro da Silveira.
Apontamentos, referências bibliográficas, recortes de imprensa e 7 fotografias alusivas ao tema.
Notas sobre o marxismo, transcrição da definição marxista de alguns conceitos básicos e recortes de imprensa.
Temas do Liberalismo Português. Plano geral do 2º volume; textos originais sobre a filosofia política de Custódio José Vieira, o neo-realismo e a ensaística portuguesa e o levantamento popular de Maria da Fonte. Inclui ainda provas tipográficas da obra "Perpectivas do Século XIX", pp.227-229.
Figuras/ Temas do século XIX. Artigo manuscrito intitulado "Um economista português em França: Franscisco Solano Constâncio", cópias de excertos de obras de outros autores e do próprio Francisco Solano Constâncio e bibliografia.
Figuras/ Temas do século XIX. Notas bio-bibliográficas, recortes de imprensa e transcrições várias sobre municipalismo, a reforma pedagógica e o cristianismo.
Figuras/ Temas do Século XIX. Recortes de imprensa, referências bibliográficas, transcrições e apontamentos sobre Antero de Quental, Oliveira Martins, teófilo Braga e sobre a questão ibérica no século XIX.
Temas do Liberalismo Português. Plano da obra; "Polémica" - transcrição de artigos de Lopes Mendonça; "Custódio José Vieira" - transcrição do artigo "A Esmeralda"; provas tipográficas dos artigos "Ramalho e a dialéctica das gerações e "História e atualidade"; jornal; "1865 - conjuntura de uma polémica"; "1865 - conjuntura ideológica de uma polémica"; entre outros
Apontamento sobre o tema e notícia do jornal "Le Nouveau Candide".
Figuras/ Temas do Século XIX. Bloco de notas com apontamentos diversos; transcrições, notas bibliográficas.
Recortes de imprensa e referências bibliográficas.
Apontamentos, recortes de imprensa e cópias de carta e artigo.
Apontamentos relativos aos ocupantes, à ampliação do couto, à fundação da nacionalidade, aos arcebispos, às bibliotecas (referindo-se à biblioteca da Catedral, à imprensa e tiporafia, aos concílios, aos significados e derivados da palavra Braga. Contém ainda recortes de imprensa e fotocópia de um artigo de jornal.
Figuras/ Temas do Século XIX. Notas bibliográficas, mapa da América do Sul, apontamentos cronológicos sobre relações diplomáticas e transcrições várias de obras de António Viana.
Original de artigo publicado na "Seara Nova" em dezembro de 1957.
Figuras/ Temas do século XIX. Recortes de imprensa.
Temas do Liberalismo Português. Transcrições manuscritas com a seguinte nota autógrafa: "Recolhidas de José Arriaga "Hist. da Rer. de Set. - II" e utilizadas no meu estudo sobre a mesma".
Figuras/ Temas do século XIX. Notas bio-bibliográficas, transcrições da obra do autor e exemplar da obra "Sociedades Cooperativas".
Figuras/ Temas do século XIX. Notas bio-bibliográficas.
Cópias de cartas recebidas, anotações, recortes de jornais, apontamentos datilografados e corrigidos.
Notas bio-bibliográficas, comentários e citações temáticas extraídas da obra do autor "A felicidade pela agricultura"
Sumário da legislação, transcrições, notas bio-bibliográficas e bibliografia.