Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
4 records were found.
Filho segundo de João de Araújo de Azevedo, morgado de Sobreiro, e de sua mulher Catarina Pereira.
Por volta de 1673 realizou partilhas amigáveis com o seu irmão Fernando Pereira de Araújo de Azevedo, morgado do Sobreiro, tendo recebido a Quinta da Prova, na freguesia de Paçô, concelho de Ponte da Barca, onde passou a residir.
Casou em 20 de abril de 1679 na igreja de São João Batista em Ponte da Barca, com Luísa Maria de Araújo Bandeira, filha de Manuel Fernandes Bandeira, vedor e contador geral de Gente de Guerra Joana de Araújo.da Província de Entre-Douro-e-Minho, e de sua mulher Joana de Araújo.
Os proventos da casa foram garantidos por doações dos pais e irmão de António e pelo usufruto das mercês régias obtidas pelo pai de Luísa Maria.
Sucedeu a seu irmão Fernando no morgado do Sobreiro, ao qual vinculou o prazo de Cabana Maior e estabeleceu a Quinta da Prova como sede do morgado.
Natural da freguesia de Santa Maria de Paçô, era filha de António de Araújo de Azevedo e de Luísa Maria de Araújo Bandeira.
Em 30 de março de 1718 recebeu o foro de Fidalgo Cavaleiro. Fez inquirição de genere a 1 de outubro de 1718. Foi abade de Boivães, desembargador da Relação Eclesiástica de Braga e vigário geral de Valença.