Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
119 records were found.
Avisados para reformar escritura, por haver falecido um dos fiadores, nomeia por fiadores, Francisco José Mota dos Reis e António de Araújo e Cunha, ambos proprietários e moradores na freguesia de Coucieiro, Vila Verde. Requerem que seja lavrada escritura de reforma do dito contrato.
Avisado para reformar escritura, por haver falecido um dos fiadores, pede para não ser competida à reforma do referido contrato por razões que apresenta.
Avisado para reformar escritura por ter falecido um dos fiadores e sua mulher, oferece como principais pagadores Francisco José Dias, de Barbudo, e Agostinho Soares, de Palmeira, ambos proprietários.
Pretende hipotecar o campo da Ribeira, na freguesia de Oliveira, Arcos de Valdevez. Fiadores João Manuel de Araújo, do lugar dos Chãos, freguesia de Vale, António de Barros Pereira, do lugar de Campos, São Jorge, e Luís do Vale Campos Barreto, de Santa Maria de Ferreiros, Braga.
Avisado para reformar escritura por ter falecido um dos fiadores, pede para que o mesmo seja esperado em virtude da hipoteca ser boa.
Avisados para reformar escritura, pretende continuação de contrato por razões que apresenta.
Avisado para reformar escritura por haver falecido um dos fiadores, vem desenganar o mesmo como mostra por atestados juntos. Contém 3 documentos, 2 atestados passados pelo encomendado de Santa Maria de Pinheiro, e outro passado pelo Abade de Mosteio.
Avisada por ser fiadora e herdeira de seu irmão José Pereira Henriques de Carvalho, para reformar escritura e requer que lhe seja concedido determinado prazo preciso, por razões que apresenta.
Fiador e herdeiro de Maria Joaquina Ferreira de Matos, da freguesia de Figueiredo, Barga, já falecida, avisado para reformar escritura, pede para que o mesmo seja esperado até Junho.
Avisado para reformar escritura por haver falecido um dos fiadores, pretende pagar a pronto os juros do ano findo e a reforma do contrato para o ano que vai correndo.
Informa sobre o estado atual da escritura feita por António Pimentel Barbosa e mulher, de freguesia de São Miguel de Prado, Vila Verde. Fiador Manuel Joaquim de Oliveira, de São Mamede de Este.
Escritura a João Batista Martins, casado, morador na rua de São Geraldo. Tabelião João Marcos de Araújo Ribeiro.
Pretendem renovação de contrato de oito de junho de 1828. FiadoresAntónio José de Barros, proprietário, lavrador, do lugar de Araújo, Turiz, e Baltazar da Silva Braga, proprietário, de São Pedro de Merelim.
Avisado para reformar escritura, pede para esperar até ao fim do mês.
Passada a seu filho Bento José Ribeiro, da freguesia de Valdosende, ao qual dá poderes para assinar uma escritura de obrigação de dívida, que ela mesma e seu filho Leonardo Ribeiro tomam a juros à Santa Casa da Misericórdia de Braga.
Contrato da Santa Casa da Misericórdia de Braga com José Botelho Guedes Pimentel do Amaral, para a compra da quinta da Boavista.
Informa que em breve pagará os juros correspondentes ao dinheiro pedido por seu pai.
Contrato da Santa Casa da Misericórdia de Braga a favor de João Pinto Coelho Guedes de Macedo com José Botelho Guedes Pimentel do Amaral, para a compra da quinta da Boavista. Contém doações, requerimentos, contratos, procurações e auto de execução.
Reformação de finanças que trazem Manuel Francisco, sombreireiro, e sua mulher, do Paul de Nossa Senhora a Branca com a Santa Casa da Misericórdia de Braga.
Obrigação a custas que fez Hermenegildo Manuel da Silva, da freguesia de São Pedro de Lomar à Santa Casa da Misericórdia de Braga. Tabelião Geral António Bernardo de Magalhães.
Contrato da Santa Casa da Misericórdia de Braga com o padre António de Melo de Azambuja e Meneses, Abade do Salvador de Souto de Rebordões.
Contrato da Santa Casa da Misericórdia de Braga com o padre Marcos Rodrigues da Mota, da rua do Carvalhal.
Obrigação a custas que fez João Batista Braga, da Cruz de Pedra, e Francisco de Sousa Alvim à Santa Casa da Misericórdia de Braga.
Contrato da Santa Casa da Misericórdia de Braga e Hospital de São Marcos com os Regedores do Senado da Câmara de Braga.
Pede informação sobre os pais e avós de Catarina de Jesus casada com o contratador António Lopes, morador em Coimbra.
Requerem para que se ponha em juízo a escritura contra o clérigo Manuel de Almeida, filho herdeiro e fiador do falecido.
Informa sobre o requerimento de António José Machado, da freguesia de São Pedro de Este.
Contrato da Santa Casa da Misericórdia de Braga com o padre António José de Melo e Lima, morador na quinta da Boca, freguesia de São Pedro de Esqueiros.
Informa ter sido avisado para reformar escritura por morte de um fiador, requer que lhe sejam concedidos mais alguns dias, por razões que apresenta.
Contrato do Hospital de São Marcos com Vitoriano de Azevedo da Silva, morador na quinta do Assento, freguesia de Palmeira.
Contrato da Santa Casa da Misericórdia de Braga com Lourenço Rodrigues Mendes, escrivão da Câmara Eclesiástica, procurador de Lourenço Lopes de Lemos, morador no Campo de Santa Ana.
Contrato da Santa Casa da Misericórdia de Braga com André de Araújo, espadeiro, e sua mulher Isabel Francisca, da rua das Águas.
Informa sobre os juros em aberto e não pagos correspondentes a uma escritura de dinheiro a juros feita em 10 de junho de 1772 pelo seu bissogro Luís Manuel de Azevedo Sá Coutinho e sogro Rodrigo Luís de Azevedo e Sá Coutinho da Cunha e Ataíde.
Contrato da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Braga com o capitão Manuel José Malheiro da Costa Lima, morador na sua casa e quinta de Carcavelos, freguesia de São Vicente de Penso, paga e quitação do Hospital de São Marcos. Tabelião Geral Manuel Martins da Silva.
O Provedor e mais mesários fazem entrega de dinheiro a Maria Correia de Lacerda e seu marido, da freguesia de Rio Mau. Tabelião António José Gomes Chaves.
Informa sobre o pagamento dos juros correspondentes ao dinheiro pedido por seu pai.
Contrato do Provedor e mais da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Braga com Joaquim Vieira Gomes, morador no terreiro da Sé. Tabelião António José Gomes Chaves. Contém alvará de consentimento para conceder hipoteca.
Informa que se pode lavrar a escritura a favor de Manuel José Pereira, da rua de Infias, rematante das medidas de Joaquim de Queirós.
Contrato dos Mouquim, do Campo dos Remédios. Contém arrendamentos das fazendas de Santo António, e campo da Várzea e casa em Barcelinhos, a Francisco Longas, da freguesia de Alvelos, por consiqueção de Abreu Lima; Libelo móvel de maior quantia a favor do Provedor e masarias, contra João Carvalho Braga, da rua da Cruz de Pedra.
Contrato do capitão Francisco da Graça Correia à Santa Casa da Misericórdia de Braga, para pagamento de dívida.
Informa ter mandado fazer entrega do dinheiro ao irmão Domingos Fernandes de Sousa, relativo à apelação do Reverendo Abade de Bitarais, e despesa da presa Teresa, da vila de Prado.
Contrato a favor das Beatas do Recolhimento de Nossa Senhora da Penha de França com a Santa Casa da Misericórdia de Braga.
Contrato a favor de Francisco Pereira, morador em São Miguel o Anjo, feito com a Santa Casa da Misericórdia de Braga.
Contrato de Pedro Pereira com Manuel Francisco e sua mulher Ana Francisca, da freguesia de Santa Maria de Ferreiros.
Obrigação e contrato de Geraldo Pereira, da rua de São Marcos, a Águeda Vidal, casada com Francisco Costa, celeiro, da mesma rua. Tabelião Geral Rafael da Rocha Malheiro.
Contrato da Santa Casa da Misericórdia de Braga com Bento Fernandes, escultor, e mulher, moradores na rua da Fonte Cárcova.
Obrigação do padre Gonçalo de Araújo, feita pela Santa Casa da Misericórdia de Braga.
Contrato entre a Santa Casa da Misericórdia de Braga com Silvestre Fernandes, mercador, morador em frente das grades de São Geraldo.
Contrato entre a Santa Casa da Misericórdia de Braga com Diogo Luís de Erosa, da freguesia de Santa Eulália de Tenões.
Contrato do Hospital de São Marcos com José Francisco, ferreiro, da rua da Seara, freguesia de São Vitor.
Contrato feito por Isabel Barreto, mulher de João Pereira de Araújo à Santa Casa da Misericórdia de Braga sobre pagamento de dívida.
Contrato ente a Santa Casa da Misericórdia de Braga a favor de Domingos Martins, morador na freguesia de Santa Maria de Palmeira.
Informa sobre o paradeiro da escritura pública de 14 de setembro de 1620, lavrada na nota do tabelião de Guimarães, Jerónimo de Barros.
Contrato ente a Santa Casa da Misericórdia de Braga com André Pires e sua mulher Isabel Gonçalves, moradores na freguesia de São Clemente, termo da vila de Basto.
Existente nos autos de execução contra António Arantes, seus filhos e fiadores, de Santa Eulália de Crespos.
Informa que não é possivel satisfazer toda a quantia pedida em virtude do grande atraso dos juros.
Existente nos autos de execução contra Manuel José Meireles, sua mulher e fiador José Fernandes de Sousa, todos de Braga. Escrivão António Pinto de Almeida, de um dos ofícios de Direito, da comarca de Braga.
Informa sobre o requerimento para escritura de contratos de que é devedor Francisco António Pereira e Álavares Pereira.
Redução de contrato que fazem do Provedor e mais irmãos da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Braga, a sua devedora Maria Madalena Gomes da Costa Correia, de Braga, a qual somente agora fica devendo ainda uma certa quantia de dinheiro evencer juro da lei deste dia por diante. Tabelião Estêvão José Ferreira de Araújo. Contém transação amigável composição, quitação e procuração.
Informa que recebeu a informação sobre o mau estado em que se acha a cobrança de juros.
Informa, que soube terem feito penhora a este, e pede ultimação da penhora já participada.
Pede informações sobre a escritura de 2 de julho de 1849, feita por Félix Coelho de Araújo Ribeiro e sua mulher Maria Tomásia de Araújo Cruz, de Braga, e fiadores para conhecimento de segurança de capitais; informa sobre o estado atual da escritura de 2 de junho de 1849, feita por Félix Coelho de Araújo Ribeiro e sua mulher Maria Tomásia de Araújo Cruz, de Braga. Fiadores José Joaquim Cardoso Cruz e José António da Silva Rocha, ambos de Braga.
Pede informações sobre a escritura de 28 de dezembro de 1837, feita por Bernardo António da Silva e sua mulher Maria Teresa Vieira de Carvalho, da freguesia de Monsul, Póvoa de Lanhoso, e fiadores para segurança de capitais; informa sobre o estado atual da escritura de 28 de dezembro de 1837, de Bernardo António da Silva e sua mulher Maria Teresa Vieira de Carvalho, da freguesia de Monsul, Póvoa de Lanhoso. Fiadores Domingos Marques, de São Paio de Pousada; e Luís Ferreira, de Monsul.
Pede informações sobre a escritura de 26 de dezembro de 1837, feita por Manuel José Marques, do lugar da Tojeira, Goães, Amares, e fiadores para segurança de capitais; informa sobre o estado atual da escritura de 26 de dezembro de 1837, de Manuel José Marques, do lugar da Tojeira, Goães, Amares. Fiadores José António Pereira, do lugar da Portela, Goães; José da Costa Vieira, do lugar de Cavdura, freguesia de Vilela; e António José Dias, do lugar do Corgo, Adaúfe.
Pede informações sobre a escritura de 2 de julho de 1767, feita por José de Sousa e sua mulher Luísa Pereira, do lugar da Igreja, de Soutelo, Vila Verde, e fiadores para segurança de capitais; informa sobre o estado atual da escritura de 2 de julho de 1767, de José de Sousa e mulher Luísa de Pereira, do lugar da igreja, da freguesia de Soutelo, Vila Verde. Fiadores José Alves de Calvário; João Alves, do lugar de Padrão, ambos da freguesia de Soutelo.
Pretende informações sobre a escritura de 30 de dezembro de 1837, feita por Bento Manuel da Silva e sua mulher Maria Xavier, do lugar da Granja, freguesia de Goães, Amares, e fiadores para segurança de capitais; informa sobre o estado atual da escritura de 30 de dezembro de 1837, feita por Bento Manuel da Silva e sua mulher Maria Xavier, do lugar da Granja, freguesia de Goães. Fiadores Bento da Silva Tinoco, do lugar do Paço, Figueiredo, e José Fernandes, do lugar de Campo, de Adaúfe.
Pede informações sobre a escritura de 26 de dezembro de 1837, feita por João Batista Rodrigues e Maria Luísa, do lugar da Tojeira, Goães, Amares, e fiadores para segurança de capitais; informa sobre o estado atual da escritura de 26 de dezembro de 1837, de João Batista Rodrigues e Maria Luísa, do lugar da Tojeira, Goães, Amares. Fiadores José Marques, do lugar da Granja; Manuel da Silva da Costa, de Goães; e António José Dias, do lugar do Corgo, Adaúfe.
Pede informações sobre a escritura de 28 de janeiro de 1794, feita por António José de Sousa, da freguesia de Soutelo, Vila Verde, e fiadores para segurança de capitais; informa sobre o estado atual da escritura de 28 de janeiro de 1794, de António José de Sousa, da freguesia de Soutelo, Vila Verde. Fiadores Paulo Vieira, do lugar de Francelos; Manuel Gomes, do lugar de Vilar; Paulo Vieira, do lugar de Murta,todos da Vila de Prado.
Pede informação da escritura de 18 de julho de 1845, feita por Custódio Manuel da Rocha e sua mulher Maria Rosa Ferreira, do lugar de Pomares, freguesia de Águas Santas, Póvoa de Lanhoso, e fiadores para conhecimento do estado atual dos capitais; informa sobre o estado atual da escritura de 18 de julho de 1845, de Custódio Manuel da Rocha e sua mulher Maria Rosa Ferreira, do lugar de Pomares, freguesia de Águas Santas, Póvoa de Lanhoso. Fiadores António Joaquim de Carvalho, do lugar da Bouça, Águas Santas; João Simões, da freguesia de Santa Lucrécia de Algeriz.
Pede informações sobre a escritura de 31 de dezembro de 1837, feita por João Manuel Lopes, da freguesia de Adaúfe, Braga, e fiadores para segurança de capitais; informa sobre o estado atual da escritura de 31 de dezembro de 1837, de João Manuel Lopes Ferreira, da freguesia de Adaúfe, Braga. Fiadores António Lopes Ferreira, do lugar do Avelar, António José Dias, do lugar do Corgo, e João Oliveira, do lugar do Souto, todos de Adaúfe.
Informa sobre os pagamentos das leiras de Teresa Maria Ferreira Lopes, viúva, do lugar do Loural; informa sobre as suas leiras feitas por Teresa Maria Ferreira Lopes, do lugar de Loural.
Informa sobre a morada e filho de Maria Amália de Azevedo de Sá Coutinho e sobre o senhor Doutor Teles.
Compra que faz o padre João Manuel Peixoto, da freguesia de Adaúfe, e António de Araújo e mulher, de Palmeira. Tabelião João Manuel Afonso.
Compra que faz Manuel da Rocha, da freguesia de Merelim, e António de Araújor, de Palmeira. Tabelião João Manuel Afonso.
Informa sobre a minuta da dívida de José António Ribeiro Valença.
Informa sobre venda dos títulos azuis e se deve requerer ou suspender a liquidação dos juros em dívida, desde 1820.
Informa não ter pago ainda os juros.
Escritura feita a José Francisco Severino Lisboa, de Frossos.
Informa sobre o requerimento de Feliciano da Cruz Gonçalves Viana e mulher Alexandrina Cândida, de Braga, que são devedores do legado dos expostos.
Informa sobre o estado atual da escritura feita por Luísa Vieira, de São Paio de Pousada.
Informa sobre o estado atual da escritura de João Batista Lopes, carpinteiro, e mulher Maria Joaquina Alves, do lugar da Quelha, São Miguel de Soutelo, Vila Verde.
Informa sobre o estado atual da escritura de Domingos de Sampaio e Lima, da freguesia de Alheira, Barcelos. Fiadores Manuel José Loureiro, do Lago do Salgueirinho, de São Pedro de Merelim, João António Cardoso, de São Paio de Merelim, e Francisco Gomes, do lugar do Rego, São Martinho de Dume.
Informa sobre os três devedores da freguesia de Adaúfe e sobre os fiadores.
Informa sobre o estado atual da escritura de Inácia Guilhermina Pereira de Sousa Vasconcelos. Fiador Bernardo Cabral de Gouveia, do concelho de Vila Nova de Cerveira, proprietário, Major reformado da Infantaria, Cavaleiro da Ordem de São Bento, Administrador do Concelho. Miguel José da Silva Braga.
Informa sobre o estado atual da escritura de Manuel Rodrigues Ferreira, do lugar de Ribas, Crespos. Fiador António Lopes Tinoco.
Informa sobre o estado atual da escritura de Domingos Antunes de Oliveira e mulher Teresa Pereira, de Crespos.
Informa sobre o estado atual da escritura de 16 de setembro de 1835, de Manuel António da Silva e Alencastre e seu filho padre Bento José da Silva e Alencastre, dando por fiadores Manuel Caetano e Francisco José Mendes, e a escritura de 3 de abril de 1844, feita por Manuel Pereira, do lugar da Mota, julgado de Barcelos.