Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

78 records were found.

Das quais se pagam três rasas de pão, a que são obrigados António da Silva e sua mulher.
Ditas na igreja de São Tiago de Esporões. Sentença que alcançou Constantino da Cunha Abreu da freguesia de Ferreiros.
Em que lhe deixou 2000 reis para a sua fábrica em cada ano, impostos nos mesmos bens do vículo que hoje possui Domingos Francisco Vaz.
Impostas numa casa de sobrado e num pedaço de terra junto a ela, em leira de Vilares de fora e uma leira e casa no lugar de Ínsua e campo de vilares.
O primeiro legado uma missa anual a que ficam obrigadas as religiosas do Convento de Santa Teresa. O segundo legado uma missa anua por alma da instituidora a que ficam obrigadas as religiosas do Recolhimento de São Domingos de Travanca. O terceiro legado a celebração da festividade de Nossa Senhora da Conceição a que ficam obrigadas as religiosas de Nossa Senhora do Carmo. Legados instituídos por escrituras na Nota Geral.
O primeiro legado de duas missas cada ano por Catarina Rodrigues, impostas na leira e bouça do Outeiro. O segundo legado de sete missas, também anuas, que deixou Clara Gonçalves, cinco por sua alma e duas por alma de sua irmã Cataraina Rodrigues, impostas na leira da Soutinha e campo de Cima na Ribeira, tudo na freguesia de São paio de Pousada.
Cuja intenção não consta. Legado a que são obrigados os herdeiros de Amaro Vieira dos Matos, da dita freguesia, António José de Carvalho e Teresa Duarte, viúva de António Vieira dos Matos, da dita freguesia, impostos nas terras de Nogueira que os suplicantes possuem.
Três missas pelo instituidor do legado e duas por mulher. Legado a que são obrigados José dos Santos e Pedro Alves, da freguesia de Santa Lucrécia, e António José Miranda, da cidade de Braga, e impostas numa leira chamada das Antas e num campo chamado de Salgueiral, tudo na mesma freguesia.
Três missas em dia de Natal e três em dia de fiéis defuntos enquanto o reverendo fosse vivo.
Para satisfação e cumprimento do legado de missas que instituiu o Doutor António Xavier de Oliveira.
A que é obrigado Manuel Joaquim de Abreu, do luger do outeiro, freguesia de São Paio de Arcos, imposta em duas moradas de casas, umas torres, outras térreas, medidas e confrontadas.
A que são obrigados o juiz e mais oficiais da mesa da Irmandade de Santo André e Almas da freguesia de Lamaçães, e os administradores da Santa Casa da Misericórdia e Hospital de Braga.
A que são obrigados António José de Miranda, duas missas impostas na leira das Antas e em parte de terra do Campo de Salgueiral, José dos Santos, duas missas ditas na igreja de Santa Lucrécia,impostas na metade do dito Campo do Salgueiral, e Pedro Alvares, uma missa, imposta noutra parte de terra que possui no mesmo Campo do Salgueiral, propriedades medidas e confrontadas.
A que é obrigada Antónia Maria, viúva, da Rua Nova de Sousa e imposta na leira do Cortelho do Pinheiro, fregueisa de Santa Maria de Ferreiros.
A que é obrigado João de Sepulveda, da freguesia de Navarra, e impostas numa leira do campo do Lamedo e outra no campo do Moinho e outras propriedades.
A que é obrigado António José Correia, morador na Rua da Cruz de Pedra da dita freguesia, e impostas numas casa que seus antepassados compraram, sitas no Beco da mesma freguesia.
Que instituiu Manuel João de Vilar e a que é obrigada Teresa Ferreira, viúva, do lugar de Venda Nova da dita freguesia e imposta numa casa com seu rossio junto ao Vilar e dito lugar de Venda Nova.
A que é obrigado José Peixoto do lugar de Side da mesma freguesia e imposta numa casa também da mesma freguesia.
A que é obrigado João Gomes e imposta numa leira de terra chamada de Sabrebas, sita na mesma freguesia.
A que são obrigados Francisco Gomes, da freguesia de São Paio de Arcos, e Luísa Maria e seu marido Manuel Gonçalo, impostas numas leiras da veiga da mesma freguesia.
De que era administrador o reverendo Manuel José Brandão Pereira, da cidade de Braga, como possuidor do campo chamado da Cinha, sito na freguesia de São Martinho de Dume.
Impostos nos rendimentos de 12 mil reis que deixou à Confraria do Subsino o reverendo Pedro Alvares de Carvalho, pároco que foi da mesma freguesia.
Impostas em seus bens de prazo e de que ficou administrador seu marido José da Silva.
Que instituiram João Marques e sua mulher Catarina de Araújo, moradores na Rua da ponte de Guimarães da cidade de Braga.
Que deixaram Gonçalo Fernandes e sua mulher Helena Martins. Legado imposto numas casa e mais propriedades na freguesia de São Paio de Arcos, termo da cidade de Braga.
Impostas na Quinta da Costariça e fazendas de São Lázaro e mais propriedade a que era obrigado o Reverendo André Rodrigues, arcediago da Sé e hoje D. Margarida de Sá Gaio, da freguesia de Adaúfe.
Impostas no eido e casa chamado de Cima do Paço, sito no lugar do mesmo nome da freguesia supra, que o instituidor reverendo João Martins deixou a seu sobrinho João da Costa Couto, morador no dito lugar e freguesia.
Três missas pela alma de cada um deles e três pela alma de D. Mariana Tinoca de Araújo. Impostas em 15 medidas de pão tercado pagas na freguesia de Tebosa e obrigação de Matias José Vieira, do lugar de Santa Tecla da freguesia de São Vitor.
Ditas pela alma da instituidora, seu marido, filhos e filhas na igreja de São Pedro de Escudeiros e a que se acha obrigada a Confraria das Almas da mesma freguesia.
Missas ditas no Convento do Carmo que as religiosas do dito Convento aceitaram pela quantia de trezentos mil reis.
Morador no lugar do Cruzeiro da freguesia de São veríssimo do couto de São Martinho de Manhente.
Que instituiu por testamento Ana Antunes, mulher que foi de António Gonçalves, da mesma freguesia, impostos nas propriedades que constam da vedoria transcrita.
Num lugar chamado Sabugueira, limites da freguesia de Santa Eulália de Tenões.
A três missas é obrigado o Pedro Fernandes Lemos de Crespos e impostas no olival sito no lugar de Padrão na freguesia de Crespos e às outras três é obrigado Adonso Brandão Leite e impostas numa leira da mesma freguesia.
Obtida por Teresa Francisca, viúva que ficou de João Marques, da freguesia de Navarra.
De que é obrigado Manuel José Antunes de Oliveira, da mesma freguesia, e impostas na leira de Codeceda, sita na veiga de Crespos.
Impostas numas casa do Outeirinho e a que é obrigado João Lourenço da mesma freguesia.
A que é obrigado José Rodrigues da freguesia de São Miguel de Vila Cova da Morreira por compra que fez da terra em que ela é imposta a Manuel de Miranda e sua mulher, da mesma freguesia, termo da cidade de Braga.
Da freguesia de Crespos e imposta no campo chamado das Pedras, sito na mesma freguesia, e em que são obrigados António de Almeida e sua mulher e hoje Fernando de Almeida, todos da mesma freguesia.
A que é obrigada mandar dizer Isabel Ferreira, viúva da mesma freguesia e impostas numas moradas de casa no lugar de Boucinhas.
A que é obrigado mandar dizer Miguel José Ferreira, da mesma freguesia e impostas numa leira chamada Sepa, sita na mesma freguesia, e duas devesas sitas no Monte de Santa Marta, termo da cidade de Braga.
Vigário que foi da freguesia de gaifar, impostas em três leiras de terra sitas na freguesia de São Lourenço de Navarra, a que é obrigado o Reverendo Miguel José Antunes da mesma freguesia.
Impostas num eido no lugar de Paio da mesma freguesia. Legado que é obrigado mandar dizer Miguel Fernandes, do memso lugar e freguesia.
A que é obrigado José Fernandes de Oliveira, da freguesia de Santa Lucrécia, termo da cidade de Braga, e imposta numa devesa de carvalhos e castanheiros no souto de Oliveira e numa horta que está junta a uma leira dele administrador.
A que é obrigada Isabel Lopes, solteira, da freguesia de Santa Lucrécia, termo da cidade de Braga, e impostas em sete medidas de pão que se pagam para a fábrica da capela de Nossa Senhora da Saúde, pelo campo do Pego e pela leira das Antas, tudo na mesma freguesia.
A que é obrigado António José Gomes da freguesia de Santa Lucrécia, termo da cidade de Braga, e imposta numa devesa de castanheiros e carvalhos, à porta de umas casas de Pedro Francisco e na devesa chamada o Castelhão, da mesma freguesia.
A que é obrigado Francisco de Azevedo da mesma freguesia e imposta numas casa do lugar do Outeiro, abaixo medida e confrontada.
Que são obrigados mandar dizer António da Silva e José Ferreira da freguesia de Ferreiros, a qual instituiu Margarida Correia por usa alma, e imposta num cortelho sito na cancela da Ribeira, do longo do rio Este, propriedade abaixo medida e confrontada.
Que são obrigados mandar dizer Francisco Lopes e sua mulher Isabel da freguesia de Santa Lucrécia, a qual instituiram e encapelaram João Lopes e sua mulher Inês Vieira em duas leiras de terra lavradiça chamadas da lama do Souto e Veiga da Chave, da mesma freguesia, abaixo medidas e confrontadas.
A que é obrigado José Marques e Maria de Chaves, da mesma freguesia e imposta na deveza da Cancela da veiga de Portela abaixo medidas e confrontadas.
Imposta na bouça chamada do Rio e que é obrigado Caetano José de Sousa, da mesma freguesia.
E impostas nos seus bens de raíz sitos da freguesia de Santa Maria de Lamaçães, as quais possui António José Gonçalves de Paiva que alcaçou a sua abolição.
Legado a que é obrigada Teresa Maria Gomes, viúva que ficou de Alexandre Ferreira, da freguesia de Lamas e imposto no Casal de Pias, sito na mesma.
Imposta numa leira de terra chamada a Leira Grande, sita na mesma freguesia, e a que é obrigado José Antóinio Tinoco.
Impostas em várias propriedades que deixou em testamento à Confraria do Santíssimo Sacramento da mesma freguesia.
A que é obrigada Francisca, solteira, da mesma freguesia e impostas em duas medidas e meia de pão meado, pagas pela leira da Arcela.