Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

10 records were found.

No termo de Braga, que faz a Marquesa de Castelo Maior (falecida em 1698), com Custódio Ribeiro, filho de Francisco Gonçalves e Joana Ribeira, da freguesia de Santo Estevão de Penso.
Sitas no termo da cidade de Braga. Aforamento que fazem Manuel Luís Dias e sua mulher Adriana Maria Ribeiro, moradores na cidade de Braga, e Manuel de Sousa e sua mulher Jerónima Francisca, da dita freguesia de Lamas, com a pensão de 30 razas de pão meado e duas galinhas.
De 30 medidas de pão traçado e duas galinhas e direito da propriedade delas, sitas no lugar da Cabrainha, freguesia de Lamas, termo da cidade de Braga, que foram de Miguel Luís Dias e sua mulher desta mesma cidade, a favor do rematante Tomé Marques Guimarães, da Rua de Trás de São João Marcos, desta mesma cidade Contém auto de posse datado de 17 de Outubro de 1747.
Dívida relativa às rendas dos Arcos no valor de 300 mil reis e recibos de todos os pagamentos de juros efectuados pelo devedor. O último registo é posterior à morte de Tomé Marques Guimarães.
Foi testamenteiro Tomé Marques Guimarães e, depois do seu falecimento, sua viúva D. Catarina Ribeiro da Silva e sobrinho André Ribeiro Soares da Silva. Os processos são compostos elo requerimento, certidão de baptismo, certidão que ateste ser donzela, certidão de casamento e recibo de dote. Foram contempladas com o referido dote: - Ana Maria, filha de Domingos Silva e Maria Pereira, da Rua do Anjo; - Teresa Maria, filha de Manuel Monteiro e Maria Teresa da Costa, da Porta de Santiago da Cividade; - Josefa Maria Engrácia, filha de João Ribeiro e Catarina Monteiro, da Rua dos Biscainhos; - Teresa Maria, filha de Manuel da Costa e Isabel Maria, da Rua de Maximinos; - Mariana Teresa, filha de Manuel Fernandes e Serafina Silva, da Rua dos Sapateiros; - Mariana Teresa, filha de Manuel Luís e Angélica Gomes, da freguesia de Santa Maria de Nine; - Francisca Teresa de Faria, filha de João Faria e Ana Maria Teresa Azevedo, da freguesia da Sé; - Ana Maria, filha de Domingues da Silva e Maria Pereira, da Rua dos Pelames; - Maria Teresa, filha de João de Sousa, da freguesia de São Pedro de Maximinos; - Luisa Maria, filha de Estevão Ferreira e Benta da Costa, da freguesia de São José de São Lázaro; - Rita Maria, filha de João Coelho de Araújo e Maria Josefa, da Rua dos Chãos de Baixo; - Teresa Maria, filha de Manuel Monteiro e Maria Teresa da Costa, da freguesia de Santiago; - Mónica, filha de João de Sousa e Custódia Costa, da freguesia da Sé. - Maria Teresa filha de Miguel Ferreira e sua mulher Jerónima Barbosa, ambos defuntos.
E seu reconhecimento em Catarina Ribeiro da Silva e seu marido Tomé Marques Guimarães como legitimos herdeiros do mesmo