Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

45 records were found.

Na herança de D. Emília Leonor de Meneses e Mello, tirada da cópia do inventário da mesma
Dirigida a Francisco Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos, informando das condições em que se realizou o funeral do irmão João Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos, suas custas e montante já pago.
A primeira por morte de seu pai. A segunda dando conta do sucedido aos seus irmãos que estavam no Rio de Janeiro.
Para obter informações sobre se na freguesia da Cividade está ou não constituída uma Comissão Eleitoral; quantos recenseados votarão com chapa recomendada pelo Partido Legitimista; qauntos serão afeiçoados do Partido Cartista; quantos votarão pelo Governo e quais as pessoas do Partido Legitimista estranhas a essa Comissão
Para despesas de administração da referida quinta. Teve o seu início em Francisco Jácome e foi terminado pela Viscondessa de Ruães, sua irmã.
De que fora último administrador Fernando Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos.
Declarando terem recebido de seu primo, o Reverendo Manuel Correia Feijó, a quantia de 400 mil reis, para satisfazer as despesas para ser provido nas igrejas a que fez concurso e obrigando-se a devolver o dinheiro se o mesmo não for provido. Emitido em 14 de Dezembro de 1855. Contém ainda: - Declaração de Francisco Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos e sua mãe, viúva de Fernando Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos, datada de 16 de Outubro de 1856, atestando que não tendo sido o referido primo apresentado em nenhuma das igrejas, ficam os mesmo obrigados a devolver-lhe a dita quantia e respectivos juros, no dia 16 de Outubro de 1857. - Recibo emitido, aos 16 de Outubro de 1857, pelo Reverendo Manuel Correia Feijó declarando ter recebido a quantia de 400 mil reis e respectivos juros, que havia depositado em Fernando Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos.
Em que atesta a deliberação de ter sido por ele nomeado presidente da freguesia de Santiago da Cividade e encarregado de formar uma comissão para examinar a relação dos cidadãos recenseados na freguesia.
Rogando a Francisco Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos que promova a realização de uma reunião geral dos legitimistas, em local que melhor convier, para formação de uma comissão distrital do mesmo partido ou, na impossibilidade de esta se realizar, formar a dita comissão distrital e de imediato proceder à consulta por escrito do maior número de legitimistas. Contém ainda os pontos que devem ser colocados à comissão distrital logo de seguida à sua formação. Fazem parte da Comissão Central: o Conde de Pombeiro, o Marquez de Abrantes, o Conde Barão de Alvito, Joao de Lemos Seixas Castelo Branco, Carlos Zeferino Pinto Coelho, Francisco Xavier de Seixas Lemos Lacerda Castelo Branco, entre outros.
Dirigida a D. Sofia Adelaide Pinto Machado Torre, para que esta e outras senhoras da cidade referidas na carta, formem uma comissão distrital. Assinada por: Condessa de Pombeiro, D. Maria Carlota de Lima Bolado da Silva Azevedo, D. Maria Joana da Piedade de Lencastre e D. Maria Rita Correia de Sá.
Certidão passada aos 3 de Junho de 1868 pelo escrivão no Juizo de Direito de Barcelos, Evaristo de Vilas Boas Sarmento.
Venda celebrada em 23 de abril de 1823, entre o Reverendo José Joaquim da Costa Murta e o Reverendo Francisco de Queirós Pinto. O primeiro era morador no Largo de Foras, ao pé da Porta do Souto da cidade de Braga. O segundo era cónego da Sé Primaz e morador na Rua dos Pelames. Certidão requerida por Francisco Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos. As referidas casas eram foreiras no domínio directo à Mitra Primaz e no domínio enfiteutico à Casa do Avelar. Contém ainda o requerimento e certidão do teor do consentimento da Mitra Primaz na venda acima referida, datado de 21 de abril de 1823.
Para que este o possa representar na aprovação das contas que lhe presta Francisco Pinto Machado, como tutor que foi de sua mulher D. Sofia Adelaide Jácome Pinto Machado Torre nos inventários do avô paterno, materno e da irmã D. Virginia.
Pedindo consentimento para subemprazar, a Domingos Soares e sua mulher Teresa de Jesus, da freguesia de Santa Cristina de Pousa de Algoso, um campo que possui denominado da Vessada e que é foreiro, em domínio direto à dita Casa.
- Na primeira carta, convida Francisco Jácome a aceitar o lugar de vogal na comissão protectora instituída para a promoção de bazar de prendas em benefício da mesma associação. Fazem parte da comissão: Manuel José de Oliveira, António José da Silva Braga, António José Henriques de Matos, Francisco Alves Pinheiro, Jacinto Sucena Ribeiro, António Caetano Pereira Veiga e António Luís Rodrigues; - Na segunda, datada de 16 de Abril de 1868, o presidente da referida comissão, o Visconde de Pindela, convida o vogal Francisco Jácome a concorrer à primeira reunião; - Na terceira, datada de Abril de 1868,os constituintes da comissão supra solicitam a D. Maria Isabel o donativo de uma prenda para o Bazar. Fazem parte da referida comissão: D. Margarida Peixoto de Sousa Villas-Boas, a Condessa do Cazal, a Viscondessa de Pindela, o Visconde de Pindela, Luís Maldonado de Eça, Álvaro César de Ameida Navarroa, Domingos Clemente Vieira Machado e Miguel José Raio.
Para que Francisco Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos esteja presente numa reunião para discutir a conduta a adoptar nas eleições gerais para deputados. Fazem parte da comissão: Domingos Manuel de Melo Freire Barata, Manuel Magalhães de Araújo Pimentel, o próprio Francisco Jácome, António Bernardino Pinto de Madureira, José António Rebelo da Silva, Damião Pereira da Silva Sousa e Meneses, Comendador Bernardino Senna Freitas, Cónego Francisco Barbosa do Couto Cunha e Melo, entre outros.
De Francisco Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos e seu irmão Vasco Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos e relativo a umas décimas lançadas sobre José Jácome de Sousa Pereira, da vila de Barcelos, em virtude de os mesmos serem considerados herdeiros deste. Declaram, ainda, que dele não herdaram coisa alguma mas que desejam pagar a dívida para acabar com o vexame e evitar mais despesas.
No verso contém rascunho de agradecimento de pêsames de Francisco Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos por morte de seu pai Fernando Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos (falecido aos 22 de Abril de 1856).
Impresso na Tipografia Bracharense, sita na Rua Nova, 37, em Braga.
Solicitando donativos para a lotaria que se realizará nos dias 18 e seguintes do mês de Agosto, em benefício desse instituto.
Sitas na Rua de São Geraldo, e que se encontra nos autos de insinuação de doação em que são requerentes D. Luisa e António Botelho Correia Bacelar, e requerido José Maria de Vasconcelos Leite Pereira Mourão. Requerimento de Francisco Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos, dirigido ao Administrador do Concelho de Braga, para obtenção da certidão supra, visto as casa pertencerem-lhe por doação da referida D. Luisa.
De que os antepassados da casa sempre se serviram e agora, por causa da construção dum aqueduto, se desviava o curso.
Declaração manifestando a intenção de subemprazar, por três vidas, a António José Soares e filho Domingos Soares, da freguesia de Santa Cristina de Pousa de Algoso, do campo que possui denominado da Avessada, foreiro à Casa de Bragança, e quais as condições deste subemprazamento.Contém também um rascunho de um requerimento relacionado com o documento anterior.
Contém registo dos rendimentos das propriedades, em alguns casos com indicação do nome dos caseiros, da Casa e Quinta do Avelar de Cima; da Quinta de Urjães; das casas foreiras ao Avelar de Baixo; do prazo do Assento de Lamas; da Quinta de Proence; das Casas da Póvoa de Varzim e Vila do Conde; dos Morgados de Juro Real e Gondizalves e do Morgado de S. Vicente em Barcelos. Livro organizado por Francisco Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos.
Relacionado com a reconstrução de uma parede no Campo de Urjães e permuta de um pedaço de terra da cangosta com o mesmo nome. Resolução da Câmara, datada de 15 de Setembro de 1857, concedendo licença para a referida obra.
Em que pedem a conservação das Religiosas e seus conventos neste reino e ilhas adjacentes, da qual faz parte Francisco Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos, dirigida a António Pereira da Cunha, em que lhe solicitam ajuda na recolha do maior número de assinaturas
Sentença passada a favor da co-herdeira D. Sofia Adelaide Pinto Machado Torre. D. Joaquina Rosa da Fonseca Pinto era viúva de António Pinto Machado Torre. Foi sua inventariante a filha D. Maria José Pinto Machado, solteira.
- Recibo, emitido pelo tesoureiro do Hospital de São Marcos, aos 22 de Agosto de 1859, da entrega da quantia de 1.208.715 reis que Bento Luís Ferreira do Carmo, como procurador da Real Irmandade da Misericórdia e administradora do mesmo Hospital, recebeu de Francisco Jácome, referente à dívida de seu pai para com o mesmo hospital. - Recibo, emitido pelo tesoureiro da Santa e Real Casa da Misericórdia de Braga, aos 12 de Agosto de 1859, da entrega da quantia de 6.535 reis que Bento Luís Ferreira do Carmo recebeu de juros que devia o falecido Fernando Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos. - Recibo, emitido pelo tesoureiro da Santa e Real Casa da Misericórdia de Braga, aos 22 de Agosto de 1859, da entrega da quantia de 900 mil reis que Bento Luís Ferreira do Carmo recebeu da dívida do falecido Fernando Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos. - Recibo emitido pela Madre do Convento dos Remédios, aos 22 de Agosto de 1859, da entrega da quantia de 1.900 reis que Bento Luís Ferreira do Carmo recebeu da dívida do falecido Fernando Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos. - Recibo emitido pelo tesoureiro da Irmandade de São Sebastião das Carvalheiras da cidade de Braga, aos 22 de Agosto de 1859, da entrega da quantia de 150.205 reis que Bento Luís Ferreira do Carmo recebeu de Francisco Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos. - Recibo emitido pelo tesoureiro da Irmandade de Nossa Senhora da Ajuda e São Sebastião das Carvalheiras da cidade de Braga, aos 22 de Agosto de 1859, da entrega da quantia de 50.060 reis que Bento Luís Ferreira do Carmo recebeu de Francisco Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos. - Certidão de escritura distrate, paga e quitação, datada de 20 de Agosto de 1859, feita entre o juiz e mesários da Irmandade de Nossa Senhora da Ajuda e São Sebastião das Carvalheiras, da cidade de Braga, e Francisco Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos.
Com enumeração das despesas feitas com as conciliações requeridas por Francisco Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos
A Revista de Coimbra - 6 exemplares, 1865-12-01-1866-02-15 O Clamor Público - 1 exemplar, 1856-09-15 A Nação - 7 exemplares, 1856-1866 O Bras Tisana - 1 exemplar, 1855-07-02 O Bracarense - 10 exemplares, 1866-01-11-1866-08-14 O Nacional - 2 exemplares, 1856-05-15-1856-06-14 O Partido Liberal - 1 exemplar, 1866-03-18 O Echo do Lima - 2 exemplares, 1866-09-13-1866-09-16 O Independente - 2 exemplares, 1860-03-26-1860-09-17 O Portugal - 1 exemplar, 1855-11-19 O Comércio do Porto - 1 exemplar, 1866-02-16.