Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

69 records were found.

Objeto da ação: processo de dívida no valor de 592.000 réis em metal, proveniente de uma letra já vencida. o réu iria receber a herança de seus pais que estava no Depósito Público, mas como não tinha intenção de usar esse dinheiro para saldar a dívida, o autor solicita que lhe fosse passado mandado de embargo para que possa receber o referido valor. Autor/Nacionalidade: espanhola. Réu/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: o autor acusa o réu da dívida de 118.000 réis em metal, solicitando que o mesmo fosse pessoalmente à Conservatória jurar por sua alma ser verdade, sob pena de ser condenado. Autor/Nacionalidade: espanhola. Réu/Nacionalidade: espanhola. Réu/Profissão: taberneiro.
Objeto da ação: processo de dívida no valor de 69.000 réis em metal que o réu devia ao autor, pelo serviço de criado de cozinha e que pretendia fazer citá-lo para na primeira audiência ir pessoalmente jurar em sua alma e dizer a verdade, sob pena de ser condenado. Autor/Nacionalidade: espanhola. Réu/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: a ação prende-se com um embargo que o autor fez ao réu, em dinheiro que existia no Depósito Público. Autor/Nacionalidade: espanhola. Réu/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: a ação prende-se com o acerto de contas referente à convenção que o autor fez em Fontes de Onor com José Herruzo e Francisco Valentim, por si e em nome dos interessados da Brigada de Mullos, que serviu o exército britânico e de que foi capataz frei Cesário Morilo, para se conseguir os certificados do que se ficara devendo à dita brigada. O autor pretende citar os réus, interessados na dita brigada, para declararem o dinheiro recebido e virem assinar passados vinte dias depois de citados, na primeira audiência do Juízo da Conservatória Espanhola, a escritura inclusa. Autor/Nacionalidade: espanhola. Autor/Morada: Lisboa. Autor/Profissão: negociante em Badajoz. Apresenta selos de lacre.
Objeto da ação: o autor pretende que se cite o réu para saber se tem em seu poder fundos do autor, recibos de fornecimento de tropas a Sua Majestade britânica e certificados de brigados, das mesmas tropas, e se lhe foram entregues por Manuel Bentura Romero e Pinto. Autor/Nacionalidade: espanhola. Réu/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: processo de dívida. Suplicante/Naturalidade: Galiza.
Objeto da ação: a ocupação do suplicante era criado numa loja de bebidas, na Travessa de São Nicolau, pertencente a Caetano José Pacheco e solicita instrumento em forma para poder apresentar onde for necessário. Suplicante/Filiação: Manuel Peres e Eufémia Vasques. Suplicante/Naturalidade: São Vicente Real de Loveira, bispado de Ourense, reino de Galiza.
Objeto da ação: a ação prende-se com a justificação de identidade e paradeiro de seu filho Cipriano Peres. Suplicante: Naturalidade: lugar dos Quinteiros, freguesia de Santa Maria do Vilar do Conde, bispado de Tui, reino da Galiza. Suplicante/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: o suplicante pretende justificar que se encontra a trabalhar na firam “Despovy Irmãos” e que é irmão de Blas Despovy. Suplicante/Filiação: Sebastião Despovy e Maria Titul. Suplicante/Naturalidade: freguesia de São Pedro, bispado de Vielha, Vale do Aran, principado da Catalunha, reino de Espanha.
Objeto da ação: o suplicante pretende justificar a sua identidade e nacionalidade. Suplicante/Filiação: Matias de Amil e Maria Antónia vasquez. Suplicante/Naturalidade: freguesia de São Veríssimo de Arcos, termo de Ponteareas, bispado de Tui, reino de Galiza.
Objeto da ação: o suplicante solicita a justificação de identidade e que está a bordo da nau denominada "São Sebastião", em depósito para o serviço marítimo, e que se passasse documento autêntico de sua justificação. Suplicante/Filiação: António Rodrigues e Maria Peres. Suplicante/Naturalidade: freguesia de Santa Maria de Melão, bispado de Tui, reino de Galiza.
Objeto da ação: processo de dívida no valor de 50.400 réis que o réu devia ao autor. Autor/Nacionalidade: espanhola. Réu/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: acusação do suplicante de que o suplicado lhe é devedor de 100.000 réis e que por isso o pretende fazer citar para pagamento no prazo de oito dias e jurar por alma de que colmatará essa dívida. Suplicado/Naturalidade: lugar da Sancheira Grande, termo da vila de Óbidos.
Objeto da ação: acusação do autor de que o réu lhe é devedor de 96.000 réis a juros de 5% e que por isso o pretende fazer citar para pagamento da dita dívida e jurar por alma de que é verdade ser devedor, sob risco de ser condenado à revelia. O autor era procurador dos mais herdeiros habilitados de António Soares.
Objeto da ação: o autor pretende fazer citar o réu, pai e herdeiro do falecido João José das Neves, para que pagasse a quantia de 192.000 réis em metal, que seu filho lhe ficou devendo. Autor/Naturalidade: Galiza. Autor/Morada: Lisboa. O falecido João José das Neves era mercador de lã e sedas. Apresenta selo de chapa.
Objeto da ação: processo de dívida no valor de 100.000 réis que os réus deviam ao autor.
Objeto da ação: as exequentes acusaram a ré de as ter agredido, tendo sido presa e condenada a pagar 12.000 réis, em 24 horas, e se não cumprisse ficaria sob pena de penhora de seus bens. Ré/Filiação: Caetano José. Ré/Idade: 48 anos. Ré/Estado civil: viúva.
Objeto da ação: o suplicante solicitava a justificação de identidade para que se lhe passasse instrumento autêntico para constar onde for necessário. Suplicante/Filiação: Miguel Gil e Ana Maria Fortes. Suplicante/Naturalidade: freguesia de São Martinho de Barcia de Mera, província de Tui, reino de Galiza. Suplicante/Nacionalidade: espanhola. Suplicante/Idade: 26 anos. Suplicante/Estado civil: casado com Joaquina Gonçalves.
Objeto da ação: processo de dívida no valor de 14.400 réis que o réu devia ao autor, referente a um empréstimo. Réu/Naturalidade: Galiza. Réu/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: os autores pretendiam que o réu fosse despejado de uma propriedade de casas dos quais eram administardores.
Objeto da ação: a ação prende-se com a prisão do réu na Cadeia do Limoeiro. Contém apensos: 2
Objeto da ação: o suplicante era vassalo de Sua Majestade e pretendia justificar que se encontrava doente, tendo ido ao Hospital Real de São José, assim solicita instrumento autêntico em como não pode fazer jornadas, nem exercícios violentos. Suplicante/Naturalidade: bispado de Ourense, reino de Galiza. Suplicante/Nacionalidade: espanhola. Suplicante/Morada: Praça da Figueira. Suplicante/Idade: 21 anos. Suplicante/Profissão: moço de servir. Apresenta selo de chapa.
Objeto da ação: processo de dívida. Autor/Nacionalidade: espanhola. Réu/Nacionalidade: espanhola. Apresenta selo de chapa. Contém apensos: 1
Objeto da ação: o suplicante pretende justificar o falecimento de seu primo Belchior Pires, sepultado em Santo Estêvão de Alfama, ficando a dever-lhe 21.600 réis, pelo que solicita um instrumento autêntico para constar onde for necessário. Suplicante/Naturalidade: bispado de Tui, reino de Galiza. Suplicante/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: o suplicante solicitava a justificação de identidade para que se lhe passe instrumento autêntico para constar onde for necessário. Suplicante/Filiação: Romão Garcia e Maria Rodrigues Suplicante/Naturalidade: freguesia de São Fagundo, bispado de Ourense, reino de Galiza. Suplicante/Nacionalidade: espanhola. Suplicante/Idade: 17 anos. Suplicante/ Estado civil: solteiro. Suplicante/Profissão: caixeiro de uma loja de mercearia de Antónia Rita.
Objeto da ação: o suplicante solicitava a justificação de identidade para que se lhe passasse instrumento autêntico para constar onde for necessário. Suplicante/Filiação: Brás Garrido e Rosa. Suplicante/Naturalidade: freguesia de Santa Maria de Tioira, província de Ourense, reino de Galiza. Suplicante/Nacionalidade: espanhola. Suplicante/Idade: 30 anos. Suplicante/ Estado civil: solteiro.
Objeto da ação: o suplicante solicitava a justificação de identidade para que se lhe passasse instrumento autêntico para constar onde for necessário. Suplicante/Filiação: Narciso Carvalho e Rosária Antela. Suplicante/Naturalidade: freguesia de São Pedro de Angoares, província de Tui, reino de Galiza. Suplicante/Nacionalidade: espanhola. Suplicante/Idade: 36 anos. Suplicante/ Estado civil: casado com Filipa Rodrigues.
Objeto da ação: o suplicante solicitava a justificação de identidade para que se lhe passasse instrumento autêntico para constar onde for necessário. Suplicante/Filiação: João Vasques e Ana Mara Vasques. Suplicante/Naturalidade: Freguesia de São Jorge e Azevedo, província de Ourense, reino de Galiza. Suplicante/Nacionalidade: espanhola. Suplicante/Idade: 27 anos. Suplicante/ Estado civil: solteiro.
Objeto da ação: acusação do autor de que o réu lhe é devedor de 79.015 réis e que por isso o pretende fazer citar para pagamento da dita dívida e jurar por alma de que é verdade ser devedor, sob risco de ser condenado à revelia. Autor/Nacionalidade: espanhola. Réu: Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: o autor acusa o réu de lhe dever a quantia de 2.800.000 réis, solicitando que o mesmo jurasse por sua alma ser verdade, sob pena de ser condenado. Autor/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: o suplicante tinha uma sociedade com Manuel Rodrigues numa mercearia, na qual tinha entrado com mais dinheiro. Após o falecimento de Manuel Rodrigues vem solicitar que Joaquim José de Paula, seu herdeiro, faça o acerto de contas da dita sociedade. Suplicante/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: citação do réu para pagamento de uma dívida no valor de 99.999 réis que devia ao autor, referente a três meses de mesadas que o réu lhe devia e solicitando que o mesmo jurasse por sua alma ser verdade, sob pena de ser condenado. Autor/Morada: Lisboa. Autor/Filiação: António José Freire.
Objeto da ação: o autor acusa o réu de lhe dever 74.800 réis referente à venda de um pedaço de terra lavradia, solicitando que fosse passado um instrumento autêntico para constar onde for necessário. Suplicante/Naturalidade: freguesia de São Martinho de Nespereira, bispado de Tui, reino de Galiza. Suplicante/Nacionalidade: espanhola. Suplicado/Naturalidade: freguesia de São Martinho de Nespereira, bispado de Tui, reino de Galiza. Suplicado/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: acusação do autor de que o réu lhe é devedor de 20.560 réis em metal, que lhe tinha fiado da sua taberna na Calçada do Marquês de Abrantes, n.º 48 e que por isso o pretende fazer citar para pagamento da dita dívida e jurar por alma de que é verdade ser devedor, sob risco de ser condenado à revelia. Autor/Nacionalidade: espanhola. Réu/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: pedido de justificação de identidade para que se lhe passe carta de recopilação de privilégios. Justificante/Nacionalidade: espanhola. Justificante/Profissão: negociante. O justificante era feitor de João José de Corpas.
Objeto da ação: o autor pretendia a citação do réu para que lhe pagasse o valor que lhe devia, referente ao arrendamento de um quarto de uma propriedade de casas que o mesmo possuía.
Objeto da ação: processo de dívida. Autor/Nacionalidade: espanhola. Réu/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: o suplicante pretende um instrumento em forma para poder apresentar onde for necessário, em como fizera seus procuradores João Orteu e seu primo Bernardo Pinheiro.
Objeto da ação: o réu devia ao autor a quantia de 44.000 réis em metal.
Objeto da ação: acusação do autor de que o réu lhe era devedor de 43.995 réis em metal, referentes a géneros que lhe fiara da sua loja e que por isso o pretende fazer citar para pagamento da mesma e jurar por alma de que é verdade ser devedor e assinar termo de confissão da dita dívida. Autor/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: acusação do autor de que o réu lhe era devedor de 9.200 réis referentes a fazendas que lhe fiara da sua loja e que por isso o pretende fazer citar para pagamento da dita dívida e jurar por alma de que é verdade ser devedor, sob risco de ser condenado à revelia. Réu/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: o autor pretendia fazer citar João Garcia, como fiador de Joana Rosa de Jesus, para pagamento da quantia de 16.000 réis em metal, referente à renda de um ano que tinha em atraso num arrendamento. Réu/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: acusação dos suplicantes de que o suplicado lhes era devedor da quantia de 229.460 réis em metal, referentes a fazendas que lhe fiara da sua loja e que por isso pretendem fazer segurança dos bens que lhe forem encontrados. Suplicantes/Nacionalidade: espanhola. Suplicantes/Profissão: negociantes. Suplicado/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: acusação do autor de que o réu lhe era devedor da quantia de 30.120 réis em metal, pretendendo fazê-lo citar para pagamento da dita dívida e jurar por alma de que é verdade ser devedor, sob risco de ser condenado à revelia. Autor/Nacionalidade: espanhola. Réu/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: o autor distribuía água e trabalhava na casa dos réus tendo estes ficado a dever-lhe a quantia de 17.535 réis em metal. Após o falecimento da ré o autor pretendia fazer citar o réu e uma filha herdeira para fazerem o pagamento da dita dívida. Autor/Nacionalidade: espanhola. Autor/Profissão: aguadeiro. Réus/ Estado civil: casados.
Objeto da ação: o réu devia ao autor a quantia de 65.660 réis em moeda de metal, proveniente de géneros comestíveis que este lhe fiara da sua loja de mercearia. Miguel Vicente era fiador do réu e também não fazia o referido pagamento, pelo que o autor pretendia que o réu fosse citado e dissesse a verdade, sob pena de ser condenado à revelia. Autor/Nacionalidade: espanhola. Réu/Nacionalidade: espanhola. Contém apensos: 1
Objeto da ação: o suplicante acusa o suplicado, seu irmão, de lhe dever a importância de 102.400 réis em metal da moeda portuguesa, equivalente a 128 pesos duros espanhóis. Suplicante/Naturalidade: freguesia de Santa Maria de Alva, arcebispado de Santiago, reino de Galiza. Suplicante/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: os autores eram possuidores do domínio direto de um prazo, que se compõe de várias terras, foreiro aos suplicantes em 36 alqueires de trigo, 2 galinhas ou 240 réis, por cada uma, e 2 carradas de lenha, anualmente, de cujo prazo era enfiteuta Sebastião Nunes da Maia e por sua morte passou o domínio útil do referido prazo para os réus. Pretende-se que os réus sejam citados para na primeira audiência deste Juízo reconhecerem os autores como senhores diretos do referido prazo. Réus/Morada: Lisboa.
Objeto da ação: os réus são enfiteutas de um prazo foreiro aos autores e como deviam de foros atrasados o valor de 17.820 réis, 36 alqueires de trigo, 2 galinhas e 2 carradas de lenha, pretendia-se que fossem citados para efetuar o pagamento e que se fizesse penhora no domínio útil do referido prazo. Réu/Profissão: cozinheiro.
Objeto da ação: a ação prende-se com o embargo dos bens de Caetano Martins Pollo para pagamento da quantia de 725.200 réis, referente a carnes que o suplicante lhe vendera.
Objeto da ação: a ação prende-se com o pagamento de uma letra. Autor/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: o suplicante pretendia que se citasse a ré para se julgar a escritura referente ao pagamento de uma dívida. Suplicante/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: citação do réu para que no prazo de 24 horas assinasse um termo de bem viver e que não surgissem mais contendas. Autor/Nacionalidade: espanhola. Réu/Nacionalidade: espanhola. Réu/Profissão: moço de servir. Contém apensos: 1
Objeto da ação: o autor acusa os réus de uma dívida no valor de 62.400 réis em metal, solicitando que se julgue por sentença de preceito.
Objeto da ação: o suplicante requer que lhe seja passado um instrumento autêntico para legalizar a venda de todos os bens da legitima de seus pais a seu irmão Bento Casais. Suplicante/Naturalidade: jurisdição de Pontevedra, arcebispado de Santiago, reino de Galiza. Suplicante/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: o réu devia ao autor a quantia de 156 pesos espanhóis, de 800 réis cada um, que lhe emprestara para suas despesas pessoais. Autor/Nacionalidade: espanhola. Réu/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: o suplicante acusa o seu irmão Inácio Gomes de lhe dever a quantia de 24 pesos duros espanhóis que equivalia a 19.200 réis em moeda portuguesa, solicitando um instrumento autêntico para constar onde for necessário. Suplicante/Naturalidade: freguesia de Santa Maria de Alva, arcebispado de Santiago, reino de Galiza. Suplicante/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: o suplicante pretende um instrumento legal que prove que seu filho Inocêncio da Barca está desaparecido no reino de Portugal, para justificar no Regimento de Santiago de Compostela, onde foi chamado para assentar praça. Suplicante/Morador: freguesia de São Paulo de Lenz, arcebispado de Santiago de Compostela, jurusdição de Altamira. Suplicante/Nacionalidade: espanhola. Suplicante/Profissão: lavrador e oficial de carpinteiro.
Objeto da ação: o suplicante pretendia um instrumento autêntico onde constasse que emprestou a José Benite 28 pesos fortes a José Benites, que falecera sem pagar a sua dívida. Suplicante/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: os suplicantes acusam Francisco Mateus de uma dívida no valor de 44.400 réis, referente a fazendas inglesas que os mesmos vendiam no seu armazém, na rua da Madalena. Suplicantes/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: o suplicante estava recluso no Quartel de Vale Pereiro com destino para o serviço militar indevidamente, pelo que pretende que se lhe passe um instrumento autêntico para constar onde for necessário. Suplicante/Filiação: José Pereira, defunto e Maria Antónia Pereira. Suplicante/Naturalidade: freguesia de São Mamede, bispado de Tui, reino de Castela. Suplicante/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: a ação prende-se com o pagamento de soldadas a Juan Joeca.
Objeto da ação: o réu devia ao autor a quantia de 4.800 réis em metal referentes a calçado, pretendendo que seja citado para julgar por sua alma que era verdade ser devedor, sob risco de ser condenado à revelia. Autor/Nacionalidade: espanhola. Autor/Morada: rua da Oliveira. Autor/Profissão: mestre sapateiro. Réu/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: processo de dívida. Suplicante/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: a ação prende-se com a falta de pagamento de uma letra por parte do réu, sob pena de ser condenado. Réu/Nacionalidade: espanhola.
Objeto da ação: o suplicante pretende justificar a sua identidade Suplicante/Filiação: José Bento Peres e Josefa Domingues. Suplicante/Naturalidade: bispado de Tui, reino de Galiza. Suplicante/Nacionalidade: espanhola.