Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

238 records were found.

Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga considera, no entanto, não haver razões para tais divergências entre os dois centros republicanos, pois diz que o Porto é suficientemente grande para ambos coexistirem. Escreve ainda que durante a sua estadia no Norte vai tentar resolver a situação.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga, enquanto presidente da comissão executiva do Partido Republicano Português, envia esta carta-circular para que a comissão possa avaliar o progresso e o desenvolvimento da organização partidária republicana.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Destinatário (inventário de depósito): Capitão da Cavalaria n.º 8. Milanos, Carlos de Faria e Melo de. Local de expedição (inventário de depósito): Belém.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Belém. A nota acrescenta que o mesmo pedido seguiu também para os jornais Diário de Notícias, A Luta, O Mundo e a República.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Pressupõe-se que esta resposta de Manuel de Arriaga seja posterior a 31 de outubro de 1887. A carta dos republicanos visa saber se ele ao fazer tais afirmações se referia aos votantes da proposta de José Jacinto Nunes.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Destinatário (inventário de depósito): Chagas, João Pinheiro. Redator do jornal A República Portuguesa. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Na resposta ao convite de João Pinheiro Chagas, Manuel de Arriaga recusa escrever para a A República Portuguesa e fala da situação política em Portugal e Espanha.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga informa ainda o Clube Washington do Funchal que na sequência do telegrama deles sobre a homenagem à candidatura democrática da Madeira aproveitou para publicá-la nos jornais.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Destinatário (inventário de depósito): Nunes, António Constantino. [Presidente do Diretório do Partido Republicano Português da Madeira]. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga acrescenta saber os sacrifícios que são necessários fazer em nome da causa republicana e pede-lhe que reconsidere a decisão. Quanto ao procedimento a seguir em relação às eleições informou o Diretório que é seu dever combater a coligação das forças monárquicas.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Destinatário (inventário de depósito): Presidente da Comissão Executiva do Clube Henriques Nogueira. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga mostra o seu descontentamento, em virtude da falta de desmentido dos corpos gerentes do Clube Henriques Nogueira, às calúnias proferidas por Francisco Gomes da Silva, outro sócio do Clube, na imprensa.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. O Jornal de Comércio publicou uma notícia que dava conta de uma reunião em Almada onde Manuel de Arriaga estaria presente e seria o candidato a deputado por aquele círculo. Ele diz que tal não é verdade, primeiro porque não se considera digno de tal honra e depois porque isso não é compatível com a sua atividade profissional.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. O Clube Henriques Nogueira à data era presidido por Silva Lisboa.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Belém. Faz referência à existência de uma cópia no A.G.S.P.P. [Arquivo Geral da Secretaria da Presidência da República, pasta 23, p. 43 (Cópias de cartas que não estão nos copiadores e cópias de cartas escritas pelo Sr. Presidente)]. Roque Manuel de Arriaga, filho e secretário do Presidente da República Manuel de Arriaga, mantinha um classificador de arquivo, organizado em 52 assuntos, intitulado: "Classificação e Designações do Arquivo Geral da Secretaria Particular da Presidência da República".
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Destinatário (inventário de depósito): 1.º Secretário da Comissão do Comício Republicano do Porto. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga apesar de não participar no comício relativo a Rodrigues de Freitas diz, na carta, que concorda plenamente com a iniciativa e que lamenta que este tenha decidido abandonar a política.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Destinatário (inventário de depósito): Goodolfim, José Cipriano da Costa. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga louva a criação de um novo centro republicano, pois considera que dos centros partirá a disciplina, a propaganda e a boa atividade do partido.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Belém. A carta não indica o remetente mas depreende-se que seja da Presidência da República.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga diz que não tenciona envolver-se na política, dado o seu espírito independente e o receio de ver prejudicado o seu trabalho como advogado, sua única fonte de rendimento. Contém nota de Roque de Arriaga, filho de Manuel de Arriaga, onde se lê: "Política. Resposta de meu pai, não desejando ser deputado, ao convite de Silva Pinto".
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Faz referência à existência de uma cópia no A.G.S.P.P. [Arquivo Geral da Secretaria da Presidência da República, pasta 3 (Cartas e documentos diplomáticos)]. Roque Manuel de Arriaga, filho e secretário do Presidente da República Manuel de Arriaga, mantinha um classificador de arquivo, organizado em 52 assuntos, intitulado: "Classificação e Designações do Arquivo Geral da Secretaria Particular da Presidência da República".
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Faz referência à existência de uma cópia no A.G.S.P.P. [Arquivo Geral da Secretaria da Presidência da República, pasta ?]. Roque Manuel de Arriaga, filho e secretário do Presidente da República Manuel de Arriaga, mantinha um classificador de arquivo, organizado em 52 assuntos, intitulado: "Classificação e Designações do Arquivo Geral da Secretaria Particular da Presidência da República".
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Faz referência à existência de 2 rascunhos e cópia da carta definitiva, entregue pessoalmente ao Ministro da Justiça na manhã de 26 de maio de 1912, que foi arquivada no A.G.S.P.P. [Arquivo Geral da Secretaria da Presidência da República, pasta 21 (Resoluções da Presidência)]. Roque Manuel de Arriaga, filho e secretário do Presidente da República Manuel de Arriaga, mantinha um classificador de arquivo, organizado em 52 assuntos, intitulado: "Classificação e Designações do Arquivo Geral da Secretaria Particular da Presidência da República".
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Roque Manuel de Arriaga sugere que o destinatário da carta seja Constança Teles da Gama.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Pede-lhe também que aguarde dias melhores até o novo regime entrar na normalidade, mas que até lá não o prive do seu talento.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga reclama que o comício foi convocado pelo Diretório e não pelo Grupo de Estudos Sociais, pois não é uma agremiação política, que contribui para o Partido Republicano Português.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): [Lisboa]. Faz referência à existência de uma cópia no A.G.S.P.P. [Arquivo Geral da Secretaria da Presidência da República, pasta 3 (Cartas e documentos diplomáticos)]. Roque Manuel de Arriaga, filho e secretário do Presidente da República Manuel de Arriaga, mantinha um classificador de arquivo, organizado em 52 assuntos, intitulado: "Classificação e Designações do Arquivo Geral da Secretaria Particular da Presidência da República".
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Belém. Faz referência à existência de uma cópia no A.G.S.P.P. [Arquivo Geral da Secretaria da Presidência da República, pasta 23 (Cópias de Cartas que não estão nos copiadores e cópias de cartas escritas pelo Sr. Presidente)]. Roque Manuel de Arriaga, filho e secretário do Presidente da República Manuel de Arriaga, mantinha um classificador de arquivo, organizado em 52 assuntos, intitulado: "Classificação e Designações do Arquivo Geral da Secretaria Particular da Presidência da República".
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Faz referência à existência de uma cópia no A.G.S.P.P. [Arquivo Geral da Secretaria da Presidência da República, pasta 3 (Cartas e documentos diplomáticos)]. Roque Manuel de Arriaga, filho e secretário do Presidente da República Manuel de Arriaga, mantinha um classificador de arquivo, organizado em 52 assuntos, intitulado: "Classificação e Designações do Arquivo Geral da Secretaria Particular da Presidência da República".
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Belém. Faz referência à existência de rascunho e cópia no A.G.S.P.P. [Arquivo Geral da Secretaria da Presidência da República, pasta 6 (Cartas políticas especiais)]. Roque Manuel de Arriaga, filho e secretário do Presidente da República Manuel de Arriaga, mantinha um classificador de arquivo, organizado em 52 assuntos, intitulado: "Classificação e Designações do Arquivo Geral da Secretaria Particular da Presidência da República".
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Destinatário (inventário de depósito): Nunes, António Constantino. Presidente do Diretório do Partido Republicano Português da Madeira. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga refere, assim, que os presos políticos da Madeira não serão esquecidos pelo Partido Republicano e que a recolha do dinheiro se destina a auxiliá-los.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Destinatário: Presidente do Diretório do Partido republicano Português da Madeira. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga refere inclusive Alexandre Alves, a quem deu dinheiro para pagar a renda de casa, e o advogado José de Castro que continua a tentar libertar os presos políticos na Madeira.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Belém. O conflito armado equivale à I Guerra Mundial, 1914-1918. Manuel de Arriaga aproveita ainda para fazer uma exposição dos seus ideais religiosos e da sua fé na Razão Suprema. Faz referência à existência de uma cópia no A.G.S.P.P. [Arquivo Geral da Secretaria da Presidência da República, p. 118]. Roque Manuel de Arriaga, filho e secretário do Presidente da República Manuel de Arriaga, mantinha um classificador de arquivo, organizado em 52 assuntos, intitulado: "Classificação e Designações do Arquivo Geral da Secretaria Particular da Presidência da República".
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga acrescenta ainda que o Teófilo Braga o avisou sobre a falta de sinceridade do concurso, no entanto ele esperava ainda alguma integridade por parte de ministros do Reino.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Destinatário (inventário de depósito): Correia, António Pádua. Diretor do Jornal A Voz Pública, Porto. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Em 31 de janeiro de 1891, Manuel de Arriaga pertencia ao Diretório e não concordou com o movimento do Porto. A carta foi respondida no verso da carta de Pádua Correia, datada de 20 de janeiro 1903. Ambas ficaram arquivadas na pasta 12.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. O Centro José Falcão era um clube republicano da Figueira da Foz criado em 16 de março de 1897, que em 31 de janeiro de 1904 passa a designar-se Centro Eleitoral Republicano José Falcão, com estatutos aprovados em 18 de fevereiro de 1909 (Fonte: Almanaque Republicano), sendo que existia também o Centro Republicano José Falcão em Lisboa (Fonte: História da República ). Não refere a que Centro pertencem os republicanos a quem a carta se destina.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Manuel de Arriaga refere também na carta que embora esteja afastado da política ativa gostaria de ir a Coimbra e participar na discussão sobre a organização do Partido Republicano.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. A carta vai dirigida ao Presidente e Secretário da Junta Liberal Republicana. Manuel de Arriaga esclarece que tem lutado toda a vida contra a reação religiosa do regime monárquico que a sustenta e que não se sente agora, quase no fim da vida, com vontade de se alistar nas fileiras de outro partido.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Destinatário (inventário de depósito): Meneses, Vasco Guedes de Carvalho. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. A carta de Manuel de Arriaga contém a classificação de Confidencial e acrescenta que apesar de não concordar com a coligação entre republicanos e monárquicos na Ilha, prefere não interferir no assunto deixando para os correligionários tal decisão.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga pede-lhe para manter a confiança no Partido Republicano e diz-lhe também que a crise que o partido atravessa vai ser ultrapassada com a solidariedade de todos.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Destinatário: Nunes, António Constantino. Presidente do Diretório do Partido Republicano Português da Madeira. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga acrescenta que o dinheiro tinha sido conseguido com a sua conferência e destinava-se em exclusivo a apoiar os presos políticos. Por isso, pede-lhe que averigue o que se passou e que lhe diga se é necessário cobrir a despesa do seu próprio bolso.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga refere que continua a acreditar que António Policarpo da Silva Lisboa é um homem de bem e que os seus erros não passaram de desvarios momentâneos.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Destinatário (inventário de depósito): Sócio da firma Almeida & Leite. Almeida, Ernesto. Local de expedição (inventário de depósito): Belém. Encontrava-se em curso uma contenda, relacionada com uma dívida dos agentes portugueses, entre a Argylls, fabricante inglês de veículos automovéis, e a empresa portuguesa Almeida & Leite.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Belém. Encontrava-se em curso uma contenda, relacionada com uma dívida dos agentes portugueses, entre a Argylls, fabricante inglês de veículos automovéis, e a empresa portuguesa Almeida & Leite.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Cascais. Encontrava-se em curso uma contenda, relacionada com uma dívida dos agentes portugueses, entre a Argylls, fabricante inglês de veículos automovéis, e a empresa portuguesa Almeida & Leite.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Cascais. Encontrava-se em curso uma contenda, relacionada com uma dívida dos agentes portugueses, entre a Argylls, fabricante inglês de veículos automovéis, e a empresa portuguesa Almeida & Leite.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Destinatário (inventário de depósito): Capitão-Tenente. Chefe de Gabinete do Ministro da Marinha. Local de expedição (inventário de depósito): Buarcos.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga acrescenta ainda que há poucos capazes de enfrentar o governo e criticar o descalabro geral das instituições.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Carta Confidencial. Em nota de fim de página diz-lhe que cartas idênticas foram também enviadas a Guilherme Moreira, Afonso Costa e Ramiro Guedes.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga refere que nada tem contra Elias Garcia e que o considera um excelente chefe político de um partido integrado no sistema constitucional, embora não confie nele como revolucionário. Escreve ainda que nada disse na ausência de Silva Lisboa que não lhe tenha dito já pessoalmente.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga diz, no entanto, se considerarem que a sua candidatura é fundamental para o Partido Republicano e o Diretório achar bem, pois então está disposto a esse sacrifício.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. A circular era dirigida aos vogais do Diretório do Partido Republicano: Sabino de Sousa, Elias Garcia, Teófilo Braga, Zófimo Consiglieri Pedroso e Magalhães Lima.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Diz-lhe que no Continente a notícia foi recebida com o maior entusiasmo entre os republicanos e agora resta-lhe cumprir a difícil missão que lhe foi confiada.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Os indultos e comutações das penas de prisão abrangiam sexagenários, loucos, tuberculosos e alguns presos políticos.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. O rascunho refere que a carta foi escrita por Manuel de Arriaga às 2h15 da madrugada de 13 de junho de 1912.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Destinatário (inventário de depósito): Presidente da missão Panamá-Pacífico. Hale, Reuchen Brooks. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Faz referência à existência de uma cópia no A.G.S.P.P. [Arquivo Geral da Secretaria da Presidência da República, pasta 23 (Cópias de cartas que não estão nos copiadores e cópias de cartas escritas pelo Sr. Presidente)]. Roque Manuel de Arriaga, filho e secretário do Presidente da República Manuel de Arriaga, mantinha um classificador de arquivo, organizado em 52 assuntos, intitulado: "Classificação e Designações do Arquivo Geral da Secretaria Particular da Presidência da República".
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Destinatário (inventário de depósito): Nunes, António Constantino. Presidente do Diretório do Partido Republicano Português da Madeira. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga informa o Presidente do Diretório do Partido Republicano Português da Madeira que vai interpelar o Ministro das Obras Públicas sobre os melhoramentos para a Ilha e em seguida coloca-lhe a questão dos cereais da Madeira.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Destinatário (inventário de depósito): Brito, Alfredo César de. Secretário do Clube Washington [Madeira]. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. [Destinatário: Silvado, Augusto Figueirôa. Secretário do Diretório do Partido Republicano Português da Madeira]. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga responde, supõe-se que à carta de 10 de fevereiro de 1883 de Augusto Figueirôa Silvado, onde diz estar decidido a cumprir até ao fim o mandato de deputado pelo círculo do Funchal, apesar das dificuldades colocadas pela imprensa monárquica. Pede-lhe também que lhe envie um telegrama sobre a situação da fome no Porto Santo para saber se vale a pena interpelar o Ministro.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Destinatário (inventário de depósito): Nunes, António Constantino. Presidente do Diretório do Partido Republicano Português da Madeira. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga fala da fraqueza das forças monárquicas que sentindo-se acossadas tentam resistir unindo-se.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Destinatário (inventário de depósito): Nunes, António Constantino. Presidente do Diretório do Partido Republicano Português da Madeira. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga comunica ao Presidente do Diretório do Partido Republicano Português da Madeira que o Diretório do Partido Republicano decidiu participar nas eleições camarárias.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): privada. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Conteúdo da carta segundo o inventário de depósito: "Comunica que recebeu o jornal e as estampilhas e diz que estando João de Deus em sua casa o obrigou a escrever-lhe a inclusa carta". Refere ainda que "em anexo vem carta de João de Deus" e que as cartas foram compradas por Roque de Arriaga, filho de Manuel de Arriaga, a Armando Martins Borges.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga faz ainda um elogio da importância dos clubes republicanos para a organização partidária.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Daniel de Matos foi escolhido para substituir Manuel de Arriaga no cargo de reitor da Universidade de Coimbra, proposto por si e por António José de Almeida.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga acrescenta que ele não deverá ser eleito, mas caso o seja o Partido Republicano garantirá o seu sustento para que o possa representar no Parlamento.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga refere que o destinatário da carta antes estaria a servir outros interesses políticos que não sabiam reconhecer as qualidades pessoais dele.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga, recorda, aos que vivem fora, no império ultramarino, que as Colónias são o último baluarte da independência de Portugal, sendo necessário alterar a sua administração ou corre-se o risco de as perder.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Destinatário (inventário de depósito): Lisboa, António Policarpo da Silva. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga diz não concordar com o projeto de Teófilo Braga aprovado pela Assembleia, em que são concedidos poderes discricionários ao Diretório, por esse motivo pede a resignação do seu mandato.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga tece ainda várias considerações sobre os actos da monarquia, que considera serem a melhor propaganda que os republicanos podiam ter.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Porém, aparentemente os republicanos do Norte não concordam e Manuel de Arriaga quer saber se os republicanos do Porto vêm ou não ao congresso, pois isso pode significar uma cisão dentro do Partido Republicano Português. O Congresso de 1893 do Partido Republicano Português acabou por não se realizar por falta de consenso entre o Norte e o Sul.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Destinatário (inventário de depósito): Nunes, António Constantino. Presidente do Diretório do Partido Republicano Português da Madeira. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Destinatário (inventário de depósito): Nunes, António Constantino. Presidente do Diretório do Partido Republicano da Madeira. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga informa também que o Diretório pode seguir a sua atividade parlamentar através do jornal O Século.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Destinatário (inventário de depósito): Secretário da Comissão do Partido Republicano Radical. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Encontrava-se em curso uma contenda, relacionada com uma dívida dos agentes portugueses, entre a Argylls, fabricante inglês de veículos automovéis, e a empresa portuguesa Almeida & Leite.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Belém. Faz referência à existência de uma cópia no A.G.S.P.P. [Arquivo Geral da Secretaria da Presidência da República, pasta 6 (Cartas políticas especiais)]. Roque Manuel de Arriaga, filho e secretário do Presidente da República Manuel de Arriaga, mantinha um classificador de arquivo, organizado em 52 assuntos, intitulado: "Classificação e Designações do Arquivo Geral da Secretaria Particular da Presidência da República".
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Belém. Foi também dirigida uma carta com o mesmo texto a José de Almeida e Brito Camacho. Faz referência à existência de uma cópia no A.G.S.P.P. [Arquivo Geral da Secretaria da Presidência da República, pasta 6 (Cartas políticas especiais)]. Roque Manuel de Arriaga, filho e secretário do Presidente da República Manuel de Arriaga, mantinha um classificador de arquivo, organizado em 52 assuntos, intitulado: "Classificação e Designações do Arquivo Geral da Secretaria Particular da Presidência da República".
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Belém. Faz referência à existência de uma cópia no A.G.S.P.P. [Arquivo Geral da Secretaria da Presidência da República, pasta 6 (Cartas políticas especiais)]. Roque Manuel de Arriaga, filho e secretário do Presidente da República Manuel de Arriaga, mantinha um classificador de arquivo, organizado em 52 assuntos, intitulado: "Classificação e Designações do Arquivo Geral da Secretaria Particular da Presidência da República".
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga afirma ser necessário esperar o momento certo para tratar a questão dos cereais na Madeira, diz também que é árduo o seu trabalho de defesa dos interesses democráticos na Ilha.
Tipo de correspondência (inventário de depósito): pública. Destinatário (inventário de depósito): Nunes, António Constantino. Presidente do Diretório do Partido Republicano da Madeira. Local de expedição (inventário de depósito): Lisboa. Manuel de Arriaga refere também na carta que está a trabalhar num projeto de reforma eleitoral que irá propor ao Parlamento.