Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

5 records were found.

Carregamento em receita ao almoxarife das mercearias as quantias que eram devidas e estipuladas por regimento, pago em dinheiro e em géneros. Estes lançamentos eram assinados pelo almoxarife e pelo escrivão da fazenda.
Livros divididos em duas partes uma para a receita e despesa em dinheiro e outra para a receita e despesa em géneros. Os carregamentos em receita iniciam com a declaração, por parte do almoxarife, dos montantes em cofre, seguindo-se os lançamentos do montantes recebidos (tesoureiro geral dos juros, almoxarife das Jugadas de Santarém, almoxarife dos frutos do reguengo de Algés, tesoureiro das tenças, venda de sobejos e etc.). Quanto às despesas, elas correspondem ao pagamentos efetuados pelo almoxarife aos merceeiro, em cumprimento de conhecimentos, portarias do provedor e despachos, quer em dinheiro quer em géneros ao próprio almoxarife, ao escrivão, ao apontador. Estes lançamentos da receita são assinados pelo almoxarife e pelo escrivão da fazenda, já os da despesa pelos que receberam o que era devido e pelo escrivão, ou só por este último.
Registo do mantimento ou salário de pessoas ao serviço das mercearias do infante D. Luís, imposto nos rendimentos atribuídos na sua criação e mandados pagar por despacho do provedor das capelas e das mercearias do rei D. Afonso IV. Eram todos os registos, numerados, escriturados pelo escrivão da fazenda das mercearias, e assinados pelo escrivão e pelo indivíduo que recebeu a importância nele mencionada. Cada folha encontra-se dividida por três colunas: na da esquerda encontra-se averbadas as portarias da nomeação, despachos para execução, datas de falecimento, notas ou chamadas de atenção; na central o número da adição e identificação do almoxarife, escrivão ou merceeiro, data do provimento, montantes a que tinha direito em dinheiro e em espécie, assinando o que recebera e o escrivão da fazenda; na da direita temos o registo em numérico do vencimento anual em dinheiro e em géneros (vinho, azeite e trigo). Findo estes lançamentos encontra-se um termo do total das adições aqui lançadas, seguindo-se a ordem para que o almoxarife pague as adições destas folhas. Termina com o resumo dos pagamentos feitos.
Carregamento em despesa ao almoxarife das mercearias as quantias que eram devidas para o pagamento em dinheiro das porções do vinho, do azeite feita aos merceiros, ao almoxarife, ao escrivão, ao apontador, bem como os ordenados dos funcionários. Para além destas despesas existia a despesa com o trigo entregue ao merceeiros. Estes lançamento são assinados pelo escrivão e pelos que receberam o que era devido, podendo o apontador receber e assinar por conta de outrem.