Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

62 records were found.

Tem termo de abertura: "Livro da receita e despesa da bolsaria deste real Mosteiro de Santa Maria de Lorvão, sendo abadessa a ilustríssima senhora D. Filipa da Silva [...], da 2.º vez que foi abadessa". São registadas as receitas de: titulos de juros do almoxarifado de Coimbra, título dos frutos do Botão, título das miúnças de Lorvão, título das miúnças de Botão, título das miúnças de terra galega, de Gondelim de Esgueira, de foros de prazos de várias localidades, de propinas da sacristia e hospedaria, do prazo de Midões, renda de Boidobra, de Sabugosa, São registadas as despesas com: do priostado, da bolsaria entregue às mordomas, entre outras. Apresenta na lombada: "Bolsaria"
Tem termo de abertura: "Cometemos as vezes ao M. R. padre José Maria para poder numerar este livro que terá a mesma autoridade, como se fora por nós rubricado. Alcobaça, 8 de Maio de 1810. [ass.] frei Fernando Pimentel, D. abade geral esmoler-mor". Tem índice. Regista a receita em dinheiro de: Quinta de Botão, Quinta de Esgueira, Abiul, Foz de Arouce, Couchel, Serpins, São Tiago da Guarda, Midões da Beira, coutos de Viseu, Sabugosa, Gondelim, Almoster, São Martinho de Árvore, Larçã, Pampilhosa, Figueira, Sazes, Costa, Ançã, miúnças de Botão, miúnças de Lorvão, almoxarifado, dotes, foros, laudémios, dívidas velhas, extravagantes, despesa para a feitoria, termos de contas. Apresenta na capa: "Livro da bolsaria do Mosteiro de Lorvão".
Tem termo de abertura: "Livro da bolsaria do triénio da muito ilustre senhora D. Inês de Albuquerque, e escrivã D. Antónia Mascarenhas". São registadas as receitas e despesas de: titulos de juros do almoxarifado de Coimbra, título dos frutos do Botão, título das miúnças de Lorvão, título das miúnças de Botão, título das miúnças de terra galega, de Gondelim de Esgueira, de foros de prazos de várias localidades, de propinas da sacristia e hospedaria, do prazo de Midões, renda de Boidobra, de Sabugosa, do priostado, da bolsaria entregue às mordomas, entre outras. Apresenta na lombada: "Bolsaria".
Tem termo de abertura: "Livro da receita e despesa da bolsaria deste real Mosteiro de Santa Maria de Lorvão, sendo abadessa a ilustríssima senhora D. Madalena de Castro, e bolseira a sr.ª Beatriz do Amaral, e escrivã D. Antónia Almeida". São registadas as receitas e despesas de: titulos de juros do almoxarifado de Coimbra, título dos frutos do Botão, título das miúnças de Lorvão, título das miúnças de Botão, título das miúnças de terra galega, de Gondelim de Esgueira, de foros de prazos de várias localidades, de propinas da sacristia e hospedaria, do prazo de Midões, renda de Boidobra, de Sabugosa, do priostado, da bolsaria entregue às mordomas, entre outras. Apresenta na lombada: "Bolsaria".
Tem termo de abertura: "Livro da bolsaria do real Mosteiro de Lorvão [...] sendo dom abade feral o R. P. M. Dr. frei Caetano de Sampaio e dona abadessa a M. R. sr.a D. Mariana de Vasconcelos e feitor o R. P. frei Luís da Silva". Tem índice. Regista a receita em dinheiro de: Quinta de Botão, Quinta de Esgueira, Abiul, Pampilhosa, Sertã, Almoster, Gondelim, miúnças de Botão, São Martinho de Árvore, Serpins, Foz de Arouce, Couchel, Midões da Beira, Sabugosa, Sazes, Figueira, Larçã, Lorvão, Boidobra, Ançã, coutos de Viseu, dotes, laudémios, foros, extravagantes, juros, almoxarifado, dinheiro à razão de juro, dívidas velhas, despesa para a casa, distrates de escrituras a juros, dinheiro que o mosteiro deve e não paga juro.
Tem índice. Regista a receita e despesa em dinheiro de: Abiul, São Martinho de Árvore, Serpins,São Tiago da Guarda, Foz de Arouce, Sabugosa, Almoster, Couchel, Boidobra, Midões da Beira, Pampilhosa, miúnças de Botão, miúnças de Figueira, miúnças de Lorvão, Costa, Gondelim, Sazes, Larçã, Quinta de Botão, Quinta de Esgueira, dinheiro a juros, foros sabidos, laudémios e lutuosas, dotes e propinas, extraordinárias, dinheiro a juros que a casa tem, despesa. Apresenta na capa a informação: "Livro da bolsaria do Mosteiro real de de Lorvão [...] sendo abadessa a M. R. Sr.ª D. Maria da Trindade, e bolseira a madre Catarina Taborda, escrivã a madre D. Teresa Mariana de Vasconcelos Coutinho".
Tem termo de abertura: "Livro da bolsaria do Mosteiro de Lorvão sendo abadessa [...] D. Isabel da Silva e Melo". Regista a receita e despesa em dinheiro. Apresenta na capa: "Livro da bolsaria do triénio de D. Isabel da Silva"
Tem índice. Regista a receita em dinheiro de: Quinta de Botão, Quinta de Esgueira, Abiul, Pampilhosa, São Tiago da Guarda, Costa, Almoster, Gondelim, miúnças de Botão, São Martinho de Árvore, Serpins, Foz de Arouce, Couchel, Midões da Beira, Sabugosa, Sazes, Figueira, Larçã, Lorvão, Boidobra, Ançã, coutos de Viseum dotes, laudémios, foros, extravagantes, juros, almoxarifado, dinheiro à razão de juro, dívidas velhas, recibo dos frutos que ficaram, recibo dos frutos deste ano, despesa do mosteiro, termos. Apresenta na capa a informação: "Bolsaria"
Tem termo de abertura: "Livro da bolsaria do Mosteiro de Lorvão sendo abadessa a segunda vez a sr.ª D. Antónia Coelho [...]".
Tem termo de abertura: "Cometemos as vezes ao M. R. padre frei Lourenço de Lencastre para poder rubricar este livro, que terá a mesma autoridade como que se por nós fosse rubricado. Alcobaça, 8 de Maio de 1798. D. abade geral esmoler-mor". Apresenta em fólio inicial: "[...] sendo abadessa D. Maria Arcângela Corte Real e bolseiras D. Leonor Joana e D. Maria Rita de Quadros". Tem índice. Regista a receita e despesa em dinheiro. Apresenta na capa: "Livro da bolsaria do real Mosteiro de Lorvão"
Tem termo de abertura: "Livro da receita e despesa da bolsaria deste Real Mosteiro de Lorvão sendo dona abadessa D. Luísa de Brito, [...]".
Tem índice. Regista a receita e despesa em dinheiro. Apresenta na capa: "Bolsaria"
Tem termo de abertura: "Livro da bolsaria deste real Mosteiro de Santa Maria de Lorvão, sendo abadessa segunda vez [...] D. Bernarda Teles de Meneses [...]." Regista a receita e despesa em dinheiro.
Tem termo de abertura: "Livro da bolsaria [...], sendo abadessa D. Paula Marcelina da Silva, e bolseira D. Josefa Manrique, e feitor frei Cipriano de Abreu". Tem índice. Regista a receita e despesa em dinheiro de: quinta de Botão, quinta de Esgueira, Abiul, Serpins, São Martinho de Árvore, São Tiago da Guarda, Foz de Arouce, coutos de Viseu, Sabugosa, Almoster, Couchel, Boidobra, Midões da Beira, Pampilhosa, miúnças de Botão, miúnças de Lorvão, miúnças de Figueira, Costa, Gondelim, Larçã, laudémios, dotes, extravagantes, foros sabidos, juros, dinheiro que se toma a razão de juro, almoxarifado, dívidas velhas, despesa para a casa, termos de contas. Tem na capa: "Livro da bolsaria deste real Mosteiro de Lorvão
Apresenta no primeiro fólio: "Livro da bolsaria do real Mosteiro de Santa Maria de Lorvão [...], sendo abadessa D. Cecília de Eça e Castro." Tem índice. Regista a receita e despesa em dinheiro.
Tem termo de abertura: "Livro da bolsaria [...] deste real Mosteiro de Santa Maria de Lorvão sendo abadessa a M. R. D. Ana Maria de Lemos, bolseira a madre D. Doroteia Maria de Albuquerque, escrivã a madre D. Teresa Caetana de Vasconcelos Pereira, e mordomas da sala a madre D. Teresa Maria de Sousa Alvim e a madre D. Luísa Josefa de Miranda. Feitor frei Manuel de Andrade". Tem índice. Regista a receita e despesa em dinheiro de: Quinta de Botão, Quinta de Esgueira, Abiul, Pampilhosa, São Tiago da Guarda, Costa, Almoster, Gondelim, miúnças de Botão, São Martinho de Árvore, Serpins, Foz de Arouce, Couchel, Midões da Beira, Sabugosa, Sazes, Figueira, Larçã, Lorvão, Boidobra, Ançã, dotes, laudémios, foros, extravagantes, juros, almoxarifado, dinheiro à razão de juro, dívidas velhas, despesa para a casa. Apresenta na capa a informação: "Livro da bolsaria do Mosteiro real de Santa Maria de Lorvão sendo abadessa a M. R. Sr.ª D. Ana Maria de Lemos".
Tem termo de abertura: "Cometemos nossas vezes ao M. R. padre frei José de Vasconcelos para poder rubricar este livro que tem a mesma autoridade, como se por nós fosse rubricado. Lorvão, 16 de Agosto de 1803. [ass.] frei Tomás Sarmento, D. abade geral esmoler-mor". Regista a receita e despesa em dinheiro de: Quinta de Esgueira, Quinta de Botão, Abiul, Foz de Arouce, Couchel, Serpins, São Tiago da Guarda, Midões da Beira, Boidobra, coutos de Viseu, Sabugosa, Gondelim, Almoster, São Martinho de Árvore, Larçã, Pampilhosa, Figueira, Sazes, Costa, Ançã, miúnças de Botão, miúnças de Lorvão, Almoxarifado, dotes, foros, laudémios, dívidas velhas, extravagantes, despesa da feitoria, dinheiro a juro, distrates, termos de contas.
Tem na capa: "Livro da bolsaria deste real Mosteiro de Lorvão [...], sendo abadessa D. Teresa Josefa de Mendonça.", sendo bolseira D. Josefa Antónia de Albuquerque, escrivã D. Teresa Luísa de Carvalho e feitor frei José de Meneses. Tem índice. Regista a receita e despesa em dinheiro de: quinta de Botão, quinta de Esgueira, Abiul, São Martinho de Árvore, Serpins, Santiago da Guarda, Foz de Arouce, coutos de Viseu, Sabugosa, Almoster, Couchel, Boidobra, Midões da Beira, Pampilhosa, miúnças de Botão, miúnças de Lorvão, miúnças de Figueira, Costa, Gondelim, Sazes, Larçã, laudémios, dotes, extravagantes, foros sabidos, juros, dinheiro que se toma a juro, almoxarifado, dívidas velhas, despesa para a casa, termos de contas.
Tem termo de abertura: "Passamos comissão ao M. R. padre frei António da Cunha para numerar e rubricar este livro que valerá como que fosse por nós rubricado. Alcobaça, 4 de Maio de 1831. [ass.] frei Paulo Teixeira, dom abade geral esmoler-mor". Tem índice. Regista a receita e despesa em dinheiro de: coutos de Viseu, Sabugosa, Serpins, Abiul, Almoster, Santiago da Guarda, Larçã, Pampilhosa, Sazes, Gondelim, Esgueira, miúnças de Lorvão, Foz de Arouce, Figueira de Lorvão, São Martinho de Árvore, Couchel, Boidobra, Costa, miúnças de Botão, Ançã, almoxarifado, quinta de Esgueira, quinta de Botão, foros do cartório, laudémios, dívidas velhas, extravagantes, dinheiro a juro, despesa para a feitoria, termos de contas. Apresenta na capa: "Livro da bolsaria".
Tem termo de abertura: "Cometemos nossas vezes e damos todos os nossos poderes ao padre tulheiro frei Tomás Machado para rubricar este livro que terá a mesma autoridade, como que se por nós fosse rubricado. Alcobaça, 28 de Abril de 1789. D. abade geral esmoler-mor". Tem índice. Regista a receita e despesa em dinheiro de: quinta de Esgueira, quinta de Botão, Abiul, Foz de Arouce, Couchel, Serpins, São Tiago da Guarda, Midões da Beira, Boidobra, Coutos de Viseu, Sabugosa, Gondelim, Almoster, São Martinho de Árvore, Larçã, Pampilhosa, Figueira, Sazes, Costa, Ançã, miúnças de Botão, miúnças de Lorvão, Almoxarifado, distrates de dinheiro, dinheiro a juro, dotes, laudémios, foros, dívidas velhas, frutos do mosteiro, extravagantes, espólios, recibo de demandas, recibo da botica, despesa do mosteiro, termos de contas. Tem na capa: "Bolsaria".
Tem termo de abertura: "Cometemos nossas vezes e damos todos os nossos poderes ao padre frei António do Rosário para rubricar este livro que terá a mesma autoridade, de como que se por nós fosse rubricado. Alcobaça, 6 de Maio de 1786. D. abade geral esmoler-mor". Tem índice. Regista a receita e despesa em dinheiro de: Almoxarifado, Abiul, Almoster, Ançã, Botão, Boidobra, Coutos de Viseu, Couchel, Costa, dotes, dinheiro da juros, dívidas velhas, distrates de dinheiro, Esgueira, extravagantes, Foz de Arouce, Figueira, frutos do Mosteiro, foros, Gondelim, juros, Larçã, laudémios, Midões da Beira, Sabugosa, miúnças de Botão, miúnças de Lorvão, Pampilhosa, recibo da botica, Serpins, São Tiago da Guarda, São Martinho da Árvore, Sazes, despesa do mosteiro, despesa da botica, termos de contas. Apresenta na capa: "Livro da bolsaria".
Tem termo de abertura: "Cometemos nossas vezes ao R. P. frei Manuel de Meneses, para rubricar este livro que terá a mesma autoridade como que se por nós fosse rubricado. Alcobaça, 19 de Maio de 1795. [ass.] frei João Forjaz, D. abade geral e esmoler-mor". "Sendo abadessa D. Maria Tomásia de Albuquerque e bolseiras, D. Leonor Joana e D. Maria Rita de Quadros." Tem índice. Regista a receita e despesa em dinheiro de: quinta Esgueira, quinta de Botão, Abiul, Foz de Arouce, Couchel, Serpins, São Tiago da Guarda, Midões da Beira, Boidobra, coutos de Viseu, Sabugosa, Gondelim, Almoster, São Martinho de Árvore, Larçã, Pampilhosa, Figueira, Sazes, Costa, Ançã, miúnças de Botão, miúnças de Lorvão, Almoxarifado, distrates de dinheiro, dinheiros de juro, dotes, foros, laudémios, dívidas velhas, extravagantes, despesa da feitoria, termos de contas. Tem na capa: "Bolsaria do Real Mosteiro de Lorvão".
Tem termo de abertura: "Cometemos nossas vezes ao padre frei Luís Montenegro para poder numerar e rubricar este livro valerá como se por nós fosse rubricado. Real Mosteiro de Lorvão, 4 de Agosto de 1806. [ass.] frei Félix Tudela, D. abade geral esmoler-mor". Tem índice. Regista a receita e despesa em dinheiro de: Quinta de Esgueira, Quinta de Botão, Abiul, Foz de Arouce, Couchel, Serpins, São Tiago da Guarda, Midões da Beira, Boidobra, coutos de Viseu, Sabugosa, Gondelim, Almoster, São Martinho de Árvore, Larçã, Pampilhosa, Figueira, Sazes, Costa, Ançã, miúnças de Botão, miúnças de Lorvão, Almoxarifado, dotes, foros, laudémios, dívidas velhas, extravagantes, despesa da feitoria, termos de contas. Apresenta na capa: "Livro da bolsaria do real Mosteiro de Lorvão".
Tem na capa: "Livro da bolsaria deste real Mosteiro de Lorvão [...], sendo abadessa D. Filipa da Cunha e Meneses [...]" Tem índice. Regista a receita e despesa em dinheiro de: renda de Abiul, São Martinho de Árvore, Serpins, Santiago da Guarda, Foz de Arouce, coutos de Sabugosa, Almoster, Couchel, Boidobra, Midões da Beira, Pampilhosa, miúnças de Botão, miúnças de Lorvão, miúnças de Figueira, Costa, Gondelim, Sazes, Larçã, quinta de Botão, quinta de Esgueira, recibo do dinheiro a juros que se deve a casa, foros sabidos, laudémios e lutuosas, dotes e propinas, extraordinárias, recibo do dinheiro que se toma a juros, recibo das dívidas do triénio passado, despesas, termos de contas.
Tem termo de abertura: "Cometemos nossas vezes ao padre frei João do Amaral para poder numerar e rubricar este livro que terá a mesma autoridade, como se por nós fosse rubricado. Lorvão, 27 de Dezembro de 1811. [ass.] frei António Tudela, visitador geral". Tem índice. Regista a receita e despesa em dinheiro de: Esgueira, quinta de Botão, Abiul, Foz de Arouce, Couchel, Serpins, Santiago da Guarda, quinta de Esgueira, Midões da Beira, Boidobra, coutos de Viseu, Sabugosa, Gondelim, Almoster, São Martinho de Árvore, Larçã, Pampilhosa, Figueira, Costa, Sazes, Ançã, miúnças de Botão, miúnças de Lorvão, almoxarifado, dotes, foros, laudémios, dívidas velhas, extravagantes, despesa para a feitoria, termos de contas. Apresenta na capa: "Livro da bolsaria".
Tem termo de abertura: "Cometemos nossas vezes ao R. padre Paulo Lobo para poder numerar e rubricar este livro que terá a mesma validade, que se fosse por nós rubricado. Alcobaça, 3 de Maio de 1819. [ass.] frei Manuel de Queirós, D. abade geral esmoler-mor". Tem índice. Regista a receita e despesa em dinheiro de: Abiul, Almoster, Santiago da Guarda, Figueira, Ançã, coutos de Viseu, Sabugosa, Boidobra, Costa, Esgueira, São Martinho de Árvore, Foz de Arouce, Gondelim, Serpins, Larçã, Pampilhosa, miúnças de Botão, Sazes, Couchel, miúnças de Lorvão, foros do cartório, laudémios, dívidas velhas, extravagantes, quinta de Botão, quinta de Esgueira, dotes, dineiro a juro, despesa para a feitoria, termos de contas. Apresenta na capa: "Livro da bolsaria".
Tem termo de abertura: "Cometemos nossas vezes ao M.R.P.M. frei Sebastião Osório para poder numerar e rubricar este livro, que terá o mesmo vigor, que fosse por nós rubricado. Alcobaça, 3 de maio de 1825. [ass.] frei António Tudela, D. abade geral e esmoler-mor." Tem índice. Regista a receita e despesa em dinheiro de: coutos de Viseu e Sabugosa, Serpins, Abiul, Almoster, Larçã, Pampilhosa, miúnças de Botão, Sazes, Gondelim, Esgueira, miúnças de Lorvão, Foz de Arouce, Figueira de Lorvão, São Martinho de Árvore, Couchel, Boidobra, Costa e Castelo Viegas, Ançã, almoxarifado, Quinta de Botão, Quinta de Esgueira, foros do cartório, laudémios, dívidas velhas, extravagantes, dinheiro a juro, despesa para a feitoria, termos de contas.
Tem termo de abertura: "Cometemos nossas vezes ao M.R.P.M. frei Miguel Sarmento para rubricar este livro, que terá a mesma autoridade, como que se por nós fosse rubricado. Alcobaça, 30 de abril de 1783. [ass.] frei Alexandre de Vasconcelos, D. abade geral e esmoler-mor." Tem índice. Regista a receita e despesa em dinheiro de: Botão, Esgueira, Abiul, Foz de Arouce, Couchel, Serpins, São Tiago da Guarda, Midões da Beira, Sabugosa, Gondelim, Almoster, São Martinho de Árvore, Larçã, Pampilhosa, Figueira, Sazes, Costa, Ançã, miúnças de Botão, Lorvão, dotes, laudémios, foros, extravagantes, juros, Almoxarifado, dinheiro a juro, dívidas velhas, frutos do mosteiro, recibo da botica, recibo de demandas, despesa do mosteiro, despesa da botica, termos de contas. Tem na capa: "Bolsaria do real Mosteiro de Lorvão".
Tem termo de abertura: "Livro da bolsaria do Mosteiro de Lorvão sendo abadessa a sr.ª D. Ângela Pereira de Sampaio [...]". São registadas as receitas e despesas de: título das rendas, títulos de juros do almoxarifado de Coimbra, título dos frutos do Botão, de foros de prazos de várias localidades, laudémios, renda de Esgueira, extraordinárias, dotes e propinas, título da despesa da bolsaria entregue às mordomas.
Tem termo de abertura: "Cometemos as nossas vezes ao M. R. padre frei Francisco de Sampaio para que em nosso nome possa numerar e rubricar este livro, e terá o mesmo valor, como se por nós fosse numerado e rubricado. Colégio do Espírito Santo de Coimbra, 14 de Agosto de 1800. [ass.] frei José de Morais, D. abade geral esmoler-mor". "Livro da bolsaria do Mosteiro real de Lorvão [...] sendo abadessa D. Ana Luísa de Vasconcelos e Bolseiras a madre Paula Micaela de Sousa". Tem índice. Regista a receita e despesa em dinheiro de: Quinta de Esgueira, Quinta de Botão, Abiul, Foz de Arouce, Couchel, Serpins, São Tiago da Guarda, Midões da Beira, Boidobra, coutos de Viseu, Sabugosa, Gondelim, Almoster, São Martinho de Árvore, Larçã, Pampilhosa, Figueira, Sazes, Costa, Ançã, miúnças de Botão, miúnças de Lorvão, Almoxarifado, dotes, foros, laudémios, dívidas velhas, extravagantes, despesa da feitoria, dinheiro a juro, distrates, termos de contas. Tem na capa: "Livro da bolsaria do real Mosteiro de Lorvão".
Tem índice. Regista a receita e despesa em dinheiro de: Botão, Esgueira, Abiul, Pampilhosa, São Tiago da Guarda, Costa, Almoster, Gondelim, miúnças de Botão, São Martinho de Árvore, Serpins, Foz de Arouce, Couchel, Midões da Beira, Sabugosa, Sazes, Figueira, Larçã, Lorvão, Boidobra, Ançã, coutos de Viseu, dotes, foros, laudémios, extravagantes, juros, Almoxarifado, dinheiro a razão de juro, dívidas velhas, recibos de frutos do mosteiro, recibo da botica, recibo dos bens de João Ferreira, recibo de dividas incertas, despesa do mosteiro, despesa para a botica, termos de contas. Tem na capa: "Bolsaria".
Apresenta na capa: "Livro das rendas do priostado deste real Mosteiro de Lorvão do triénio em que é abade geral e esmoler-mor D. Abade padre Luis [...?] e abadessa a D. Mariana de Vasconcelos Coutinho, e feitor o padre frei Miguel da Silva". Tem índice. Regista a receita e despesa em dinheiro de: Abiul, Foz de Arouce, Couchel, Larçã, Pampilhosa, Midões da Beira, São Martinho de Árvore, Sazes, Figueira, Gondelim, Sabugosa, Boidobra, coutos de Viseu, Almoster, Serpins, Lorvão, Costa, São Tiago da Guarda, Ançã, miúnças de Botão, quinta de Botão.
Apresenta no f. inicial: "Livro do priostado [...] e das rendas que este real Mosteiro arrendou [...] e do que paga cada uma em dinheiro e propinas [...]". Tem índice. Regista a receita e despesa em dinheiro de: Sabugosa, coutos de Viseu, Serpins, Foz de Arouce, Couchel, Lorvão, terra galega, Sazes, Pampilhosa, Costa, São Martinho de Árvore, Abiul, São Tiago da Guarda, Almoster, miúnças de Botão, Boidobra, Midões da Beira, Gondelim, Larçã, termos de contas. Apresenta na capa: "Livro das rendas deste real Mosteiro de Lorvão [...]"
Tem termo de abertura: "Livro do priostado e rendas do real Mosteiro de Lorvão, sendo abadessa a D. Bernarda Teles de Meneses e principiam os quartéis o primeiro por dia de Páscoa de flores, segundo pelo São João Baptista e terceiro pelo São Miguel de Setembro". Tem índice. Regista a receita em dinheiro de: Serpins, Foz de Arouce, Couchel, Santiago da Guarda, Midões da Beira, Larçã, Pampilhosa, Abiul, Almoster, miúnças de Botão, Costa, Sazes, Gondelim, São Martinho de Árvore, miúnças de Lorvão, coutos de Viseu, Sabugosa, Boidobra, miúnças de Figueira. São registadas as despesas com: do priostado, da bolsaria entregue às mordomas, entre outras.
Tem termo de abertura: "Livro da bolsaria do Mosteiro de Lorvão sendo abadessa a segunda vez a sr.ª D. Teófila de Alvim [...]".
Tem termo de abertura: "Livro da bolsaria do Mosteiro de Lorvão sendo abadessa a sr.ª D. Teófila de Alvim [...]". São registadas as receitas e despesas de: título dos frutos do Botão, renda de Esgueira, títulos de juros do almoxarifado de Coimbra, do priostado, de foros de prazos de várias localidades, extraordinárias, dotes e propinas e entrada de educandas, laudémios, título da despesa da bolsaria entregue às mordomas.
Tem termo de abertura: "Livro das rendas do real Mosteiro de Lorvão, em que se acham todas descritas conforme o contrato de arrendamento, e as propinas das mesmas rendas". Tem índice. Regista a receita em dinheiro de: Abiul, Foz de Arouce, Couchel, Serpins, Santiago da Guarda, Midões da Beira, Boidobra, coutos de Viseu, Sabugosa, Gondelim, Almoster, São Martinho de Árvore, Larçã, Pampilhosa, Figueira, Sazes, Costa, Ançã, miúnças de Botão, Lorvão, quinta de Botão, quinta de Esgueira.
Tem na capa: "Livro da bolsaria deste real Mosteiro de Lorvão [...], sendo abadessa D. Cecília de Eça e Castro, e bolseira D. Paula Marcelina da Silva, escrivã D. Clara Caetana de Castelo Branco e Vasconcelos." Tem índice. Regista a receita e despesa em dinheiro de: Abiul, São Martinho de Árvore, Serpins, Santiago da Guarda, Foz de Arouce, coutos de Viseu, Sabugosa, Almoster, Couchel, Boidobra, Midões da Beira, Pampilhosa, miúnças de Botão, miúnças de Lorvão, miúnças de Figueira, Costa, Gondelim, Sazes, Larçã, quinta de Botão, quinta de Esgueira, recibo de dinheiro a juros, foros, laudémios, lutuosas, dotes, propinas, extraordinárias, dinheiro que se tomo a juro, dívidas, almoxarifado, do priostado, da bolsaria entregue às mordomas, entre outras.
Tem termo de abertura: "Livro da bolsaria do Mosteiro de Lorvão sendo abadessa a sr.ª D. Joana Sarmento [...]". São registadas as receitas e despesas de: títulos de juros do almoxarifado de Coimbra, do priostado, título dos frutos do Botão, renda de Esgueira, de foros de prazos de várias localidades, laudémios, dotes e propinas e entrada de educandas, extraordinárias, título da despesa da bolsaria entregue às mordomas.
Tem termo de abertura: "Livro da bolsaria deste real Convento de Lorvão [...] sendo abadessa D. Paula de Castelo Branco".
Tem termo de abertura: "Livro da bolsaria deste real Mosteiro de Lorvão [...] sendo Dom abade geral o padre frei Nuno Leitão, e dona abadessa D. Maria Xavier de Albuquerque Maldonado e feitor o padre frei Bernardo de Cerveira". Tem índice.
Tem termo de abertura: "Livro da receita e despesa da bolsaria deste real Mosteiro de Santa Maria de Lorvão sendo abadessa D. Madalena de Moura [...]".
Tem termo de abertura: "Damos comissão e concedemos todos os nossos poderes ao padre frei Veríssimo Barreto para numerar e rubricar este livro, a que se dará tanto crédito, como se por nós fora numerado e rubricado. Alcobaça, 22 de abril de 1792. [ass.] frei Nuno Leitão, dom abade geral esmoler-mor". Apresenta na capa: "Bolsaria do real Mosteiro de Lorvão". Tem índice.
Tem termo de abertura: "Livro da bolsaria [...] sendo abadessa D. Teresa Josefa de Mendonça, e bolseira D. Guiomar de Lacerda, escrivã D. Teresa Luísa de Carvalho, feitor frei Cipriano de Abreu". Apresenta na capa: "Livro da bolsaria deste Real Mosteiro de Lorvão, sendo abadessa D. Teresa Josefa de Mendonça". Tem índice.
Tem termo de abertura: "Livro da bolsaria do real Mosteiro de Lorvão que mandou fazer D. Filipa da Silva, sendo abadessa, terceira vez [...]".
Tem termo de abertura: "Livro da bolsaria [...], sendo abadessa D. Teresa Luísa de Carvalho, bolseira D. Inácia Bernarda de Vasconcelos e feitor o padre frei Rodrigo de Vasconcelos". Tem índice.
Apresenta na capa: "Livro da bolsaria deste real Mosteiro de Santa Maria de Lorvão, sendo abadessa D. Mariana Borges de Castro e bolseira D. Maria Josefa de Mendonça e escrivã D. Maria Helena de Figueiredo [...]".
Tem termo de abertura: "Livro da bolsaria [...] sendo abadessa D. Teresa Luísa de Carvalho, bolseira Inácia Bernarda de Vasconcelos e feitor o padre frei Rodrigo de Vasconcelos". Tem índice.
Tem termo de abertura: "Livro da bolsaria deste real Mosteiro de Santa Maria de Lorvão [...] sendo dom abade geral e esmoler-mor o R. P. frei Manuel de Barbosa e dona abadessa a M. R. sr.ª D. Helena Maria de Quadros, bolseira a D. Joana de Melo, escrivã a D. Isabel Helena de Quadros, mordomas da sala a D. Josefa Luísa de Meneses e D. Micaela de Carvalho, e feitor o R. P. frei José Pimentel". Tem índice. Regista a receita e despesa em dinheiro de: Quinta de Botão, Quinta de Esgueira, Abiul, Pampilhosa, Santiago da Guarda, Costa, Almoster, Gondelim, miúnças de Botão, São Martinho de Árvore, Serpins, Foz de Arouce, Couchel, Midões da Beira, Sabugosa, Sazes, Figueira, Larçã, Lorvão, Boidobra, Ançã, coutos de Viseu, dotes, laudémios, foros, extravagantes, juros, almoxarifao, dinheiro à razão de juro, dívidas velhas, despesa para a casa, distrates de escrituras a juros, dinheiro que o mosteiro deve e não paga juro.
Tem termo de abertura: "Livro da bolsaria deste real Mosteiro de Santa Maria de Lorvão, sendo abadessa D. Bernarda Maria de Albuquerque [...]".
Tem termo de abertura: "Livro da receita e despesa da bolsaria deste real Mosteiro de Lorvão sendo abadessa a segunda vez a sr.ª D. Antónia Coelho, bolseira Leonor [...?] escrivã D. Joana de Lemos [...]".
Tem termo de abertura: "Damos os nossos poderes ao M. R. padre frei António de Vasconcelos, actual confessor do nosso Mosteiro de Lorvão para numerar e rubricar este livro que valerá o mesmo, que fosse por nós rubricado. Alcobaça, 10 de Maio de 1828. [ass.] frei José Doutel, dom abade geral esmoler-mor". Tem índice. Apresenta na capa: "Livro da bolsaria".
Tem termo de abertura: "Livro da bolsaria [...] sendo abadessa D. Cecília de Eça e Castro, bolseira D. Paula Marcelina da Silva e escrivã D. Clara Caetana de Vasconcelos e feitor frei António da Mota". Tem índice.
Tem termo de abertura: "Cometemos as nossas vezes ao M. R. padre frei Bernardo de Lemos para rubricar este livro que terá a mesma autoridade, como que se por nós fosse rubricado. Alcobaça, 24 de abril de 1780. [ass.] D. frei António Caldeira, dom abade esmoler-mor". Tem índice.
Tem termo de abertura: "Livro da bolsaria do Mosteiro de Lorvão sendo abadessa D. Teófila de Alvim [...]".
Tem termo de abertura: "Livro da bolsaria do real Mosteiro de Lorvão do triénio em que ficou reconduzido o frei Manuel de mendonça, dom abade geral, sendo abadessa D. Josefa Luísa de Meneses e feitor frei José de Carvalho [...]". Tem índice.
Tem termo de abertura: "Livro da bolsaria deste real Mosteiro de Santa Maria de Lorvão [...] sendo dom abade geral esmoler-mor o padre frei Luis Pereira, dona abadessa D. Leonor Tomásia de Mendonça". Tem índice.
Apresenta na capa: "Bolsaria". Tem índice.
Tem termo de abertura: "Este livro mandou fazer a muito ilustre D. Filipa da Silva, abadessa deste real Mosteiro de Samta Maria de Lorvão, para se assentar todo o dinheiro que se receber neste seu triénio [...]".
Tem termo de abertura: "Livro da bolsaria do Mosteiro de Lorvão sendo abadessa D. Bernarda Teles de Meneses [...]".
Tem termo de abertura: "Livro da bolsaria do Mosteiro de Lorvão sendo abadessa D. Serafina da Câmara [...]".
Tem termo de abertura: "Livro da receita e despesa da bolsaria deste Mosteiro de Santa Maria de Lorvão, sendo abadessa a senhora D. Isabel Coelho [...]".