Search results

5 records were found.

Certidão passada na Junta das Confirmações Gerais, sendo seu deputado e escrivão Luís Rebelo Quintela, tendo inclusos várias cartas de privilégios e doações régias.
Inclui: - Alvará de confirmação do rei D. José de privilégio de nomeação de juiz executor para cobrança das dívidas, foros, dízimos e rendas. 1772-07-27, Lisboa. Apresenta o autógrafo do rei. - Alvará de confirmação do rei D. José de privilégio para que o mosteiro possa ter escvrivão privativo que lhes faça as suas escrituras, contratos, procurações, arrendamentos, quitações, obrigações. 1770-11-08, Lisboa. Apresenta o autógrafo do rei. Tem selo de chapa, pendente por trancelim rosa. Encadernação em pastas de cartão, forradas de carneira encarnada, imprressa com ferros dourados, decorada a centro e nos cantos, com título na margem superior, atacas em fita de seda verde, e guardas em linho.
Inclui: - Carta de confirmação do rei D. Filipe I de privilégios concedidos ao Mosteiro de Lorvão pelos seus antecessores. 1588-09-01, Lisboa. - Carta de confirmação do rei D. Filipe I de privilégios concedidos ao Mosteiro de Lorvão pelos por que os juízes de forma de Coimbra sejam juízes dos devedores do dito mosteiro. 1588-09-02, Lisboa. - Carta de confirmação do rei D. Filipe I de privilégios concedidos ao Mosteiro de Lorvão, das liberdades, bons usos e costumes. 1588-09-07, Lisboa. - Carta de confirmação do rei D. Filipe I de privilégios concedidos ao Mosteiro de Lorvão, do todos os seus privilégios e honras. 1588-04-07, Lisboa. Estas cartas são certidões passadas pela Torre do Tombo, sendo guarda-mor António de Castilho, e escrivão Cristóvão de Benavente. Tem também os seguintes documentos soltos: - "Declaração de vários privilégios tirada por certidão autêntica da Torre do Tombo, e do escrivão das Confirmações Gerais", feita Rui Dias de Meneses. 1625-03-07, Lisboa - "Certidão de privilégios e faz menção de sete privilégios e três cartas de alvarás quanto esta certidão se passou, estavam os privilégios deste mosteiro na Torre do Tombo para se confirmarem", feita por Rui Dias de Meneses. 1621-03-07. Apresenta a assinatura de Rui Dias de Meneses. - Requerimentos da abadessa e religiosas do Mosteiro de Lorvão para que seja passado alvará régio para se manter a posse de todas as suas jurisdições, privilégios e doações e bons usos. Contém uma certidão dos privilégios feita pelo juiz de fora da cidade de Coimbra, Luís Ferreira da Costa e Avelar, e pelo tabelião de notas do mosteiro, João da Veiga Camelo. 1729-12-30 / 1734-04-05. - "Certidão de Damião Dias de Meneses porque consta que as doações e privilégios nela incorporados estavam despachadas pelo senhor rei D. Filipe III, e que foram apresentadas nas Confirmações Gerais do senhor rei D. João IV". 1663-12-23, Lisboa.
Apresenta em fólio inicial: "Tombo em que se trasladaram muitas doações e mais papéis antigos pertencentes ao Mosteiro do Lorvão, sendo abadessa a ilustre senhora D. Bernarda Maria de Albuquerque, por ordem de frei Agostinho de São Bernardo, procurador dele". Tem índice. Inclui: - Público instrumento feito a requerimento da abadessa do Mosteiro de Lorvão, D. Joana Sarmento para trasladar em pública-forma muitas doações dos reis de Portugal e outras particulares, privilégios reais e pontifícios, escrituras antigas e de má letra, contratos, sentenças, tombos antigos, bulas e breves apostólicos e outros mais papéis que no cartório do dito mosteiro estão do padroado de suas igrejas e outras regalias e isto em virtude de uma provisão e alvará que o dito mosteiro tem de sua majestade, na qual ordena que de todos os ditos papéis, que no dito cartório se acharesm, se façam livros de tombos, trasladando-os e que aos traslados deles se dê tão inteira fé e crédito, como aos próprios originais. 1695-08-19, Lorvão. - Alvará régio concedido a pedido da abadessa e mais religiosas do Mosteiro de Lorvão, para que possam trasladar os papéis do seu cartório, dando-se aos traslados a mesma fé e crédito que aos originais, e depois de trasladados o dito cartório se conferirá e fará autêntico com dois escrivães e com pessoas que leiam bem as letras antigas. 1695-07-24, Lisboa. Seguem-se os traslados dos documentos.
Traslado em pública-forma feito pelo tabelião do Mosteiro de Lorvão, Jorge Martins de Lima. Na f. de guarda está inscrito um 'Soneto acróstico oferecido à muito ilustre senhora D. Joana Sarmento'. Apresenta um f. iluminado (antes do f. 1 do livro), representando um frade branco com vários atributos da flagelação e crucificação de Cristo, uma coluna, uma escada, cruz, sudário, vara, coroa de espinhos, manto vermelho, lança; abaixo o escudo de armas do Mosteiro de Lorvão (?), em cercadura com motivos vegetalistas. Tem índice no final do livro. Tem dois documentos soltos: - Provisão do rei D. João VI ao bacharel Jerónimo José Baptista Lopes Parente, para que se faça a medição, demarcação e tombos dos bens e propriedades do Mosteiro de Lorvão. 1818-06-19. - Minuta de parecer sobre a representação do povo do lugar de Outeiro feita à abadessa do Mosteiro de Lorvão. [17--?].