Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
22 records were found.
Registo de entradas e saídas de bens alimentícios, papel e utensílios vários, organizadas por ordem alfabética de géneros. Contém pagamentos referentes a diversas despesas.
Contém os inventários e o controlo das entradas e saídas de objetos (roupa, pratas e outros objetos).
Reune os registos de pagamentos feitos a pensionistas pagos através das folhas da Real Ucharia pelo tesoureiro Luís Gonzaga Jorge. Contém assinaturas de Alexandre José Picaluga.
Copiador das folhas diárias de despesa pelos tesoureiros da Real Ucharia Lucas Manuel Álvares da Silva (de 1778 a 1789) e João Rodrigues Vilar (de 1789 a 1795).
Contém os livros auxiliares que registam as despesas com os géneros e respetivas remessas que saiem da ucharia. Escrivão da Real Cozinha: Gaspar Rodrigues Lima.
Livros de receita e despesas em conta corrente do comprador da Real Ucharia, Domingos António Pereira.
Contém os livros de registo da despesa e receita dos diversos tesoureiros da Ucharia Real: Francisco Xavier de Novaes, Lucas Manuel Álvares da Silva, João Rodrigues Vilar, José Joaquim de Mattos Ferreira e Lucena, Luís Gonzaga Jorge. Inclui resumo geral de todas as despesas pagas pelos tesoureiros, conforme as “Folhas diárias de despesa, as Folhas dos ordenados das pessoas ocupadas na Real Ucharia, Folhas dos ordenados da gente de fora que trabalharam nas jornadas, e as Folhas das rações pagas a dinheiro das criadas de Sua Majestade”.
Contém as ordens e avisos que regulam a atividade da Real Ucharia e que têm como objetivo acabar com irregularidades no seu funcionamento. Contém nomeações, mudanças de pessoal, ordens de pagamento e instruções várias.
Receitas constituídas pelo dinheiro recebido do tesoureiro da Casa Real. Contém despesas relativas a: comedorias e ordinárias, esmolas, obras, ordenados dos empregados na Intendência, gratificações, aquisição de géneros, lavagem de roupa, consertos e outras despesas correntes.
Contém o registo das compras diárias efetuadas nas ucharias.
Contém os registos de pagamento dos ordenados dos moços de cozinha, serventes da Cozinha, carvoeiro, servente de cobre, serventes da mantearia, comprador, tesoureiro, escrivão, dispenseiro, fieis da ucharia, cozinheiros, ajudantes. A partir de 1831, contém outros pagamentos feitos através das folhas da Ucharia, como, por exemplo, o das comedorias que se pagam às criadas que servem no quarto de Sua Majestade. Inclui assinatura de Alexandre José Picaluga. Tesoureiro: Luís Gonzaga Jorge. Inclui procurações.
Registo de avisos e ordens relativos à organização e funcionamento da Real Mantearia.
Controlo das entradas e saídas de roupa e prata das reais mantearias. Inclui inventário.
Contém os livros de assentos dos moços da prata e mantearia que têm exercício na Real Mantearia. Os livros têm termo de abertura e encerramento assinados pelo fiel da Mantearia, José Caetano Trigo.
Registo da entrada de correspondência (interna e externa) dirigida ao pessoal da Casa Real.
Registo das oscilações dos preços dos géneros comprados para consumo na Real Ucharia.
Registo da assiduidade dos moços da mantearia e moços da prata.
Reune os documentos de despesa apresentadas pelos compradores da Real Ucharia e pagas pelo tesoureiro da mesma repartição. Inclui as folhas de despesas diárias (compra de géneros), pagamentos de comedorias, recibos e relação de despesas. Tesoureiros: José Joaquim de Matos Ferreira e Lucena (até 1822) e Luís Gonzaga Jorge. Compradores: Ignácio Francisco e Domingo de Morais, Tomás Francisco de Abreu e Domingos de Morais. Escrivãos: Alexandre José Picaluga (até 1831) e Luís Torquato de Lemos Figueiredo.