Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
21 records were found.
Contém o exemplar das bases do concurso promovido pela Sociedade Literária "Almeida Garrett, Lisboa a que José Teixeira Lopes se submeteu.
Inclui a carta da Comissão organizadora de um concerto benéfico no Real Teatro de São Carlos a favor das Irmãs Hospitaleiras Portuguesas sendo os bilhetes pagos à entrada (Lisboa, 1884, imp.).
Integra o "Projeto de um Estabelecimento para os Expostos de ambos os sexos, maiores de 7 anos" (Lisboa, 1879, imp.).
Calendário do "Liceu Camões e Escola Prática de Comércio", proprietário e diretor Horácio Inglez Tavares da divulgação os cursos do liceu e das explicações, destinados aos alunos internos, semi-internos e externos (Imp.).
Contém o diploma do Posto Médico Lisbonense passado a Miguel Augusto Pacheco (Lisboa, 4-4-1876).
Certidão passada por Daniel da Silva Ribeiro, consul geral de Portugal no Rio de Janeiro relativa à barca portuguesa "Triunfante" propriedade da Viúva Leone, Miranda & C.ª (Rio de Janeiro).
Reúne documentos de Companhias de Seguro acerca do Patacho "Maria da Luz", "Barca Nobreza".
Contém o requerimento de Salon Bensaude, entre outros.
Contém a certidão da escritura de dação de pagamento de legítima de D. Eulália Victor Macedo Santos, casada com José António dos Santos, residente na Costa do Castelo, Lisboa, passada a D. Eulália Victor Gonçalves Santos pelo Tabelião da Comarca do Funchal Joaquim Manso de Sousa.
Integra a certidão da escritura de contrato antenupcial de D. Eulália Victor de Macedo (filha da falecida D. Eulália Matilde Gonçalves de Macedo) incluindo a relação de bens do dote: jóias, pratas, móveis, roupas e outros objetos.
Reúne certidões de batismo, entre outras, passadas nos Açores.
Contempla requerimentos relativos à Fábrica de Destilação Ribeira Grandense - União das Fábricas Açorianas.
Integra as seguintes associações:
- Estatutos da Associação de Beneficência São Francisco de Sales, para meninas pobres, principalmente órfãs.
- Asilo de Vilar, freguesia de Massarelos, Porto, para a educação religiosas dos pobres.
- Escola-Oficina N.º 1, Lisboa.
- Casa de Asilo da Infância Desvalida, entre outros (manuscritos e impressos).
Inclui pagamentos de Bento José Pereira, administrador (rendeiro) da Casa do Juncal, por procuração de Sebastião de Melo Falcão Trigoso, entre outros.
Contém a informação sobre a abertura d' "A Brasileira", na rua Garrett, Chiado em 1905; exposição dos proprietários dos prédios do Bairro de Herédia, em Benfica acerca da abertura de uma rua, entre outros.
Reúne apólices de várias companhias de Seguros incluindo do Douro.
Contém a correpondência do administrador António Augusto Vilaça dirigida ao Governador Civil do Distrito de Lisboa; bem como publicidade: abertura de lojas e armazéns; produtos e medicamentos vendidos em farmácia, entre outros.
António Pedro de Alcântara Pereira e Costa, natural do Porto, Comissário do Exército Português, no departamento de emigrantes portugueses existentes na cidade de Rennes, França (1831-1877).
Integra a certidão do arrendamento de um prédio situado em São Sebastião da Pedreira a favor de Domingos Bellas, morador no Arco do Cego feito por D. Luís Vitorino de Lencastre, morador na Quinta da Amendoeira, concelho de Alenquer.
Inclui o Edital de venda em hasta pública da Fábrica de Tijolo, em Espinhaço do Cão, freguesia de São Sebastião da Pedreira, entre outros.
Contém certidões, sentenças, testamentos: de José Lopes da Silva Granja, natural de Braga, possuidor de bens no Brasil e em Portugal (1886, imp.), e de Pedro Augusto Franco, Conde do Restelo.
Integra uma fotografia da "Loja do Povo" - Grandela.
Reúne árvores genealógicas, bem como o Extrato dos documentos para a justificação por óbito de D. Ana Rita Ferreira Santos, natural do Maranhão, filha legítima de José Gonçalves Franco e de D. Ana Rita Franco, viúva de João Ferreira da Silva Santos.
Contém as escrituras seguintes:
- Compra feita por Pedro Barregão, morador na Messejana, da Herdade das Ferrarias, sita no mesmo termo, a Diogo Nabo e sua mulher Bárbara Fernandes, menores de vinte e cinco anos, cuja Herdade era foreira a Francisco Lopes, Cavaleiro Fidalgo, morador na cidade de Silves, datada de 1558.
- Testamento com que faleceu Francisco de Benavides, em 20 de julho de 1571.
- Escrituras de bens de "Picão - Morgado de Beatriz da Costa", em 1637.
- Instituição da Capela de Nossa Senhora do Rosário por Pedro Barregão e Beatriz Fernandes Raposa em 1576.
- "Folha de partilha da minha tia a Sr.ª D. Brásia Micaela de Abreu, da legítima de seu pai e meu bisavô o sr. João Velho da Costa Soares", em 1713.
- Testamento de D. Brázia Micaela de Abreu, 1743.
- Requerimento de Joaquim Gomes Brito, Lobo Coelho e Quadros, e certidão dos Autos Cíveis de Inventário orfanológico, por óbito de Joaquim Gomes Coelho e Quadros, viúvo de de D. Joana Francisca de Brito e Quadros, datada da Vila de Moura, em 1863.
Entre outros.
Contém as escrituras seguintes:
- Bens legados a D. Maria das Dores Bandeira, em usufruto vitalício, irmã germana do falecido (bens imóveis e móveis na freguesia de São Pedro de Barcarena, utensílios de prata, roupa de cama); bem como deixados a Quitéria, Maria da Conceição Lopes - mobiliário, prata, toalhas, entre outros -; legado às sobrinhas do testador filhas da sua falecida irmã Germana: D. Maria do Carmo Bandeira, D. Ana Carlota de Azevedo, entre outros herdeiros [séc. XIX].
- Cópia do Alvará régio no qual El-Rei toma sob proteção e como fundador a Congregação das Filhas da Caridade, do Instituto de São Vicente de Paulo (Lisboa, 22-04-1831).
- Certidões relativa à Herdade do Braz, situada na freguesia de São Martinho, comarca de Alcácer do Sal.
- Certidões relativas ao Conde de Fontalva, entre outros.
- Integra correspondência sobre a falência da Companhia da Mina de Alfareira; documentos acerca da Herança de Luís Carlos de Abreu Bacelar Castelo Branco; entre outros.
- Certidão de casamento de D. Lucia Sidonia Veyer (Tavano), realizado no Brasil em 1865, bem como o testamento do Dr. José Tavano, filho de Nicolau Tavano e D. Isabel da Costa Martins, sem herdeiros legítimos descendentes - somente irmãos - institui sua mulher D. Lucia Sidonia Veyer herdeira universal dos seus bens no Rio de Janeiro, em França, e em Portugal (datado de 1894). Certidão de óbito de José Tavano sepultado no Cemitério da freguesia do Lumiar, Lisboa. Consta ainda a relação de bens: casa do Largo do Paço do Lumiar, e recheio.
- Cópia do testamento de João Batista de Macedo, natural de Freiriz, concelho de Vila Verde (1904).
- Cópia do testamento de D. Vitória Barbosa de Oliveira Martins, viúva, sem filhos, designando os seus herdeiros. Assim doa a livraria do seu marido à Associação Juventude Católica de Lisboa, o retrato a óleo da autoria de Columbano Bordalo Pinheiro, entre outros (1918).
- Cópia do testamento de António Braga S. Romão, natural de Lisboa, filho de Manuel Gomes da Costa S. Romão, e de D. Maria Cândida Ferreira Braga S. Romão, casado com D. Gertrudes de Assis S. Romão, e pai de Maria Cândida. Inclui o inventário dos bens (1884).
- Relação das propriedades e foros do "Prazo Manique", situado no concelho de Campo Maior, da herança do Visconde de Ouguela.
- Cópia do formal de partilha passada a favor de D. Vasco Maria de Sales de Figueiredo Cabral Câmara.
Inclui os estatutos da Companhia Marítima Francesa de Tonkin.
Integra a carta cível de sentença de formal de partilha para título e posse, passada a favor da menor Raquel de Oliveira Guimarães, por óbito de Maria Luísa de Araújo Couto Guimarães, comarca de Lisboa, do prédio da rua da Emenda, Lisboa.
Contém o Contrato da Parceria Marítima entre partes Abraham Bensaude, morador na Lapa, Lisboa, e António José Gomes Neto, António Júlio Machado, João Gonçalves Pereira Bastos e de outra parte Adolfo de Lima Mayer.
Contempla a Relação nominal da tripulação do Vapor "Rei de Portugal", na viagem para os portos de África em novembro de 1890 (capitão, imediato, 1.º piloto, carpinteiro, marinheiro, entre outros).
Contém o contrato de parceria agrícola entre D. Ana Júlia Coutinho Castanheta, moradora em Lisboa, representante de seu marido Carlos Rodrigues da Silva Castanheta relativo a propriedades em África, nomeadamente, "Santa Teresa do Luacho",
"Granja", "Boa Esperança", "Rio Seco", "Tobio", "Andere", "Cachuta", "Animbos do Dombo", "Boa Lembrança", estabelecimento de pesca na "Lucira", Benguela, entre outros.
Inlui "Memorandum of Association of The Loanda Coaling and Lighterage Company, Limited."
(Manuscritos e impressos).
Integra escrituras relativas aos Condes do Restelo, de Ficalho, e ainda um jornal (1902).
Reúne o "Jornal do Governo" (imp.); sentença cível de arrematação; hipoteca; reconhecimento da escritura relativa a João António Rosado Barrote, Palacete de Fontalva, freguesia de Santa Eulália, Elvas.
Integra os documentos seguintes:
- Procuração de Francisco de Campos Valdez, comissário da Exposição Universal da secção Portuguesa passada a sua mãe (Paris, 1889).
- Procuração (e certidão) de Nogueira Pinto, a conceder poderes aos irmãos e cunhadas relativamente à partilha amigável dos bens deixados por sua mãe D. Ana Carlota de Sá Leite (Manchester, 1891).
- Contrato exponsalício, dote, confissão (1868).
Integra a declaração de inquilinos passada por D. Isabel de Sousa Botelho, moradora na rua do Sacramento da Lapa, entre outros.
Inclui a fatura do funeral de D. Teresa Eugénia de Castro no Cemitério Ocidental de Lisboa (f. 158).
Manuscritos e impressos.
Contém o Regulamento de concessões de terrenos no Ultramar; Boletim Militar.
Integra o mapa e documentos da Companhia da ilha de São Vicente de Cabo Verde - depósitos de carvão.
Reúne jornais.
(Manuscritos e impressos).
Contém a certidão do testamento Joaquim Pereira, morador na vila do Cadaval; requerimentos e certidões de bens; testamento de António de Almeida Coelho, vila de Peniche.
Inclui certidões diversas de hipoteca passadas a pedido de Germano Augusto da Silva Coelho, morador em Évora;
- Requerimento de Alfredo de Oliveira Sousa, proprietário da Quinta Grande da Madre de Deus relativo ao projeto da Aldeia de Paio Pires ao Seixal;
- Arrendamento de fornos de cozer pão, na Vila da Moita, feita por D. Maria Madalena Nunes a Vitorino Gonçalves Guimarães;
- Bens imobiliários situados na Comarca de Almada - Vale de Figueira, freguesia de Nossa Senhora do Monte de Caparica;
- Documentos relativos a Amora, Barreiro (Fábrica de Moagem de Cereais a Vapor), Santa Iria de Azóia, Vila Nogueira de Azeitão, entre outros.
Contempla documentos relativos à Ação de despejo de propriedade no Barreiro, sendo autor Manuel Martins Gomes Junior e réus Henrique da Gama Barros e sua mulher.
Contém a arrematação do 2.º lanço de estrada municipal de Louza a Carcavelos por Anselmo Afonso, emprenteiro. - Documentação de propriedades em Setúbal pertencentes a José Monteiro Guimarães e compradas a Álvaro José Batista e sua mulher, bem como Luís de Castro Guimarães e José Pereira da Silva, rua da Quintinha Lisboa, como procurador de Francisco Sanches Pereira de Gusman e de sua mulher D. Maria de Las Mercedes Noguera y Soto.
- Arrendamento de propriedades pertencentes a Inácio Júlio de Sampaio Pina e Freire, Visconde de Lançada.
Inclui documentos relativos à posse da Quinta do Cevadeiro, Vila Franca de Xira, por Jorge Augusto Altavila, sua mulher D. Teresa Luísa Salgado do Altavila, bem como suas cunhadas D. Ana José Salgado e D. Margarida dos Anjos Salgado.
Integra a certidão da escritura do auto de conciliação amigável entre o reverendo Manuel Mendes Ribeiro irmão de Eufémia Maria de Morais, e seu marido Manuel Vieira, herdeiros do reverendo Manuel José de Morais, pároco da freguesia de São Miguel de Canelas, Arouca.
(Manuscritos e impressos).