Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

22 records were found.

Pagamento das rações a tesoureiros, sacristães, ajudantes de câmara, moças do retrete, criadas de quarto, na conformidade do Real Decreto de 11 de maio de 1765 e portaria de 15 de Abril de 1796. As folhas da rações a dinheiro, que até 1795 eram pagas pelo tesoureiro da Consignação Real, passam a ser pagas diretamente pelo tesoureiro da Casa Real a partir de 1796.
Contém: Folhas dos ordenados e ordinárias; Folha das mercês e vestiarias; Folha das vestiarias; Folha dos ordenados dos moços do monte, lobeiros e guardas da Tapada de Salvaterra.
Folha dos ordenados e das vestiarias dos oficiais da montaria-mor, pagos na conformidade do Alvará de 21 de março de 1800 e do Decreto de 18 de agosto de 1801.
Tesoureiro e escrivão dos filhamentos: José Vitorino Holbeche.
Registo de pagamentos das moradias dos fidalgos cavaleiros, cavaleiros fidalgos, cavaleiros da casa, fidalgos escudeiros, moços fidalgos, moços da câmara, fidalgos capelães, capelães fidalgos, físicos, cirurgiões, reis de armas, charamelas, moços de aprender charamelas, trombetas, atabaleiros, porteiros, reposteiros, moços da estribaria, monteiros de cavalo, moços do monte. Fazem parte do conjunto designado por “mistura”, os homens que servem com os guardas reposte, com os tesoureiros, armeiros-mor e monteiro-mor e os que servem com o guarda da tapeçaria e na mantearia; Inclui ainda o ourives da prata, tapeceiro, serigueiros, o engastador de pedraria, o carpinteiro, alfaiates, sapateiro, lavandeira, escultor, boticário, pintor, sangrador e regueifeira. O responsável por estes pagamentos era o tesoureiro das moradias.
Contém recibos e registo do pagamento das mercês e vestiarias aos fidalgos capelães, capelães fidalgos, oficiais e restantes criados da Casa Real.
Contém folhas de ordenados, ordinárias e outros pagamentos feitos através do Bolsinho Particular e Tesouro. Contém as seguintes folhas de pagamentos: vários feitos através do Particular; ordenados na Real Biblioteca; ordenados do Particular; ordenados e pensões que vencem os oficiais da Real Cozinha e Ucharia e as viúvas e filhas dos que foram empregados nas mesmas repartições.; folha das rações a dinheiro aos criados empregados na Real Mantearia; folha dos vencimentos dos oficiais do Real Tesouro; ordenados de musicos; folha dos ordenados das pessoas empregadas na Real Enfermaria (inclui vestearias); sobejos do patriarcal; ordenados dos criados do Real Paço de Belém; ordenados e comedorias que Sua Majestade manda dar à família que ficou dos Senhores D. José e D. António; ordenados dos criados do Real Paço de Mafra; ordinárias de Mafra; folha das pessoas empregadas no Palácio das Necessidades; mulheres de leite; renda de casas aos criados do Real Paço de Belém; renda de casas que eram pagas por Joaquim de Carvalho; folha dos novos despachos por quartel; folha dos despachos no Rio de Janeiro.
Calendário de pagamentos mensais e anuais, desde 1808 até 1824. Encontram-se organizados por ordem alfabética do primeiro nome. Os anos e meses variam, de acordo com os destinatários dos pagamentos.
Registos de pagamentos dos ordenados, tenças e esmolas feitos através da tesouraria da Consignação Real, ao escrivão das Reais Cavalariças, guardas do número, vigias, guardas da coutada, religiosos, entre outros. A partir de 1797, aparentemente os pagamentos da tesouraria da consignação passam a ser efetuados pelo tesoureiro da Casa Real, conforme informação dada na “Folha dos ordenados e ordinarias, tenças e esmolas da Tesouraria da Casa Real e Consignação dela dirigida ao Tesoureiro da mesma, Bernardo Borges da Silva”.
Contém o registo de pagamento dos ordenados da marquesa camareira-mor, das donas de honor, damas, donas de Câmara, moças da Câmara, das porteiras, moças dos quartos, moças do retrete, moças dos candeeiros, porteiros, moços da porta. Os pagamentos eram feitos aos quartéis pelo tesoureiro da Consignação Real, na conformidade do Real Decreto de 16 de Agosto de 1777. O tesoureiro da Consignação Real é José Joaquim de Barros e Mesquita.
Contém as folhas dos ordenados dos moços da prata, moços da mantearia, varredores da Casa Real e dos caçadores da Real Tapada de Alcântara e dos meios ordenados dos moços das compras e moços da ucharia, cozinheiros, ajudantes de cozinheiros e moços da cozinha que ficaram reformados por efeito do Real Decreto de 21 de maio de 1765 e ainda as ordinárias, esmolas e pensões que se pagavam pelas antigas folhas da Real Ucharia.
Contém as folhas dos vencimentos dos fiéis e moços da mantearia e prata, dos moços da água e varredeiras, empregados da Casa Real, guardas roupa, ajudantes de Câmara, pessoas empregadas na Real Enfermaria, varredores da Casa Real, músicos instrumentistas, caçadores da Casa Real, pensões, das diversas pessoas empregadas na Casa Real, criados particulares, músicos da Casa Real, médicos e cirurgiões, moços de água, varredeiras e mulheres da limpeza dos Reais Paços, oficiais da Casa Real, porteiros da Câmara de cavalo do número, entre outros.
Pagamentos efetuados pelo tesoureiro da Consignação Real José Joaquim de Barros e Mesquita.
Contém as folhas de pagamentos dos moços de água e criadas varredeiras, das rações a dinheiro e da Casa das Obras Públicas.
Registos dos pagamentos ao pessoal da Real Mantearia, Cozinha e Ucharia, onde se incluem: intendente, escrivão, comprador, fieis da mantearia, ucharia, moços da mantearia, moços da prata, prençadeiras da roupa, guarda da mantearia, moços da caixa, mestre copeiro, moços da copa, moços dos candeeiros, cozinheiros, moços de barrete branco, aprendizes, fiel do cobre, moços do cobre, porteiro, moço da porta.
Pagamentos de ordenados aos músicos da Real Câmara.
Comedorias pagas a dinheiro mensalmente pela rainha e que contemplam: criados particulares; porteiros da Casa de Serviço; reposteiros da sala; comprador; fiel da mantearia; fiéis da ucharia; mestre copeiro; mestre da cozinha; caçadores de Sua Majestade; moços da prata; varredores; cozinheiros; moços do barrete branco; criados dos camaristas; criados dos ajudantes de campo de Sua Majestade; criados dos médicos de Sua Majestade e do conselheiro Dierth; porteiros do Paço, convento e cozinha; guarda da mantearia; moços da copa, da ucharia, das caixas e dos candeeiros; aprendizes da cozinha e copa; moços do cobre.
Registo de pagamentos das mesadas dos criados particulares, caçadores, ajudantes de câmara e outros.