Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

17 records were found.

Contém o despacho do provedor de 7 de Março de 1795. Tem junto uma informação e a certidão de Manuel José Dias, cirurgião da Casa Real, do Hospital de São José e do real Convento da Estrela, e das Mercearias, em que atesta a doença do capelão Lourenço Ribeiro. Lançado no livro das despesas à f. 5.
Com despacho do provedor D. Caetano de Noronha para que o tesoureiro das capelas pague esta despesa. Lançado no livro das despesas à f. 4v.
Contém o despacho do provedor de 19 de Fevereiro de 1795. Este médico faleceu a 12 de Dezembro de 1794. Tem junto uma procuração da suplicante para que Urbano José Borges e Castro possa cobrar do tesoureiro das capelas o que estavam devendo a seu marido; uma certidão do escrivão José Claudio de Mendonça dos títulos dos autos e de pobreza; um atestado de Urbano José Borges e Castro quer da data da morte quer do que se estava devendo, bem como do agregado familiar. Lançado no livro das despesas à f. 4v.
Constituído pela certidão do capelão e apontador António José Fustegueras, do vencimento do capelães e sacristas; por uma folha do tesoureiro das capelas feita por Urbano José Borges e Castro, por impedimento do tesoureiro, com as despesas com seu vencimento, missas pela alma de Martinho Afonso, cera e vinho para as missas, guisamento da capela da Santíssima Trindade, lavagem da roupa e engomada, incenso e flores para a festa da Páscoa da Ressurreição, cera para afesta; por uma folha do pagamento aos merceeiros pelo apontador e pagador Urbano José Borges e Castro, com as despesas com os doze merceeiros, com as doze merceeiras, com o porteiro, com a água, com azeite em espécie, e em anexo, a certidão de João Hopman, escrivão do Terreiro Público . Lançado no livro das despesas à f. 7v e 8v.
Constituído pela certidão do capelão e apontador Vicente Anastácio Rodrigues Bolonha, do vencimento do capelães e sacristas; por uma folha do tesoureiro das capelas Manuel do Nascimento e Oliveira, a seu rogo Urbano José Borges e Castro, com as despesas com seu vencimento, missas pela alma de Martinho Afonso, cera e vinho para as missas, guisamento da capela da Santíssima Trindade, lavagem da roupa e engomada, incenso e flores para a festa de São Idelfonso, com o azeite em espécie; por uma folha do pagamento aos merceeiros pelo apontador e pagador Urbano José Borges e Castro, com as despesas com os doze merceeiros, com as doze merceeiras, com o porteiro, com a água, com o trigo em espécie, com o azeite em espécie. Lançado no livro das despesas à f. 3 e f. 4.
Procuração para que o escrivão José Caetano de Sá e Almeida possa receber de José Luís Coelho, tesoureiro da fazenda real das capelas, 9.731 réis de seu ordenado anual por provimento a escrivão por portaria de 20 de Junho de 1795. Em anexo encontra-se o traslado da portarias de 20 de Junho de 1795, da nomeação de Guilherme Francisco de Almeida Silva para escrivão a 20 de Junho de 1795, por impedimento do escrivão proprietário, e o traslado da portaria de 27 de Julho de 1795 para que o escrivão Guilherme Francisco de Almeida Silva entregue a José Caetano de Sá e Almeida, escrivão proprietário, todos os livros e papéis em seu poder e pertencentes ao mesmo cartório, passando recibo da mesma entrega para se juntar ao inventário. Estes traslados foram feitos a 1 de Outubro de 1795 pelo tabelião Isidoro Manuel de Passos Botelho e Alvim. Lançado no livro das despesas à f. 18.
Constituído pela certidão do capelão e apontador Vicente Anastácio Rodrigues Bolonha, do vencimento do capelães e sacristas; por uma folha do tesoureiro das capelas feita por Urbano José Borges e Castro, por impedimento do tesoureiro, com seu vencimento, missas pela alma de Martinho Afonso, cera e vinho para as missas, guisamento da capela da Santíssima Trindade, lavagem da roupa e engomada, 3 pares de cordões, com um rolo para cender as banquetas, uma carta de alfinetes, com o conserto de umas galhetas; por uma folha do pagamento aos merceeiros pelo apontador e pagador Urbano José Borges e Castro, com as despesas com os doze merceeiros, com as doze merceeiras, com o porteiro, com a água, com trigo em espécie, com azeite em espécie. Lançado no livro das despesas à f. 5v e f. 6v.
Constituído pela certidão do capelão e apontador Manuel Caetano de Sousa, do vencimento dos capelães e sacristas; por uma folha do tesoureiro das capelas feita por Urbano José Borges e Castro, por impedimento do tesoureiro, com as despesas com seu vencimento, missas pela alma de Martinho Afonso, cera e vinho para as missas, guisamento da capela da Santíssima Trindade, lavagem da roupa e engomada, cera para a festa de Nossa Senhora da Assunção, incenso e flores para as capelas, com trigo, lavagem da capela do coro; por uma folha do pagamento aos merceeiros pelo apontador e pagador Urbano José Borges e Castro, com as despesas com os doze merceeiros, com as doze merceeiras, com o porteiro, com a água, com trigo em espécie, e em anexo a petição e certidão do apontador e pagador das mercearias com certidão de Diogo Marques do Amaral Pessoa, escrivão proprietário dos direitos do Ver-o-Peso. Lançado no livro das despesas à f. 14v e 15v.
Constituído pela certidão do capelão e apontador Manuel Caetano de Sousa, do vencimento dos capelães e sacristas; por uma folha do tesoureiro das capelas feita por Urbano José Borges e Castro, por impedimento do tesoureiro, com as despesas com seu vencimento, missas pela alma de Martinho Afonso, cera e vinho para as missas, guisamento da capela da Santíssima Trindade, lavagem da roupa e engomada; por uma folha do pagamento aos merceeiros pelo apontador e pagador Urbano José Borges e Castro, com as despesas com os doze merceeiros, com as doze merceeiras, com o porteiro, com a água, e em anexo a certidão de Joaquim Pedro Ferreira, ajudante do escrivão do Terreiro Público, e a petição e certidão do apontador e pagador das mercearias com certidão de Diogo Marques do Amaral Pessoa, escrivão proprietário dos direitos do Ver-o-Peso. Lançado no livro das despesas à f. 16v e 17.
Constituído pela certidão do capelão e apontador António José Fustegueras, do seu vencimento e dos capelães e sacristas; por uma folha do tesoureiro das capelas feita por Urbano José Borges e Castro, por impedimento do tesoureiro, com as despesas com seu vencimento, missas pela alma de Martinho Afonso, cera e vinho para as missas, guisamento da capela da Santíssima Trindade, lavagem da roupa e engomada; por uma folha do pagamento aos merceeiros pelo apontador e pagador Urbano José Borges e Castro, com as despesas com os doze merceeiros, com as doze merceeiras, com o porteiro, com a água, com azeite em espécie, e em anexo as certidões de João Hopman, escrivão do Terreiro Público, e com a de Diogo Marques do Amaral Pessoa, escrivão proprietário dos direitos do Ver-o-Peso. Lançado no livro das despesas à f. 11 e 11v.
Constituído pela certidão do capelão e apontador António José Fustegueras, do seu vencimento e dos capelães e sacristas; por uma folha do tesoureiro das capelas feita por Urbano José Borges e Castro, por impedimento do tesoureiro, com as despesas com seu vencimento, missas pela alma de Martinho Afonso, cera e vinho para as missas, guisamento da capela da Santíssima Trindade, lavagem da roupa e engomada, tesoura para as hóstias, vassouras rolo para acender as banquetas, lavagem do capacho grande do coro e carreto; por uma folha do pagamento aos merceeiros pelo apontador e pagador Urbano José Borges e Castro, com as despesas com os doze merceeiros, com as doze merceeiras, com o porteiro, com a água, e em anexo as certidões de João Hopman, escrivão do Terreiro Público, e com a de Diogo Marques do Amaral Pessoa, escrivão proprietário dos direitos do Ver-o-Peso Lançado no livro das despesas à f. 12v e 13v.
Constituído pela certidão do capelão e apontador António José Fustegueras, do seu vencimento e dos capelães e sacristas; por uma folha do tesoureiro das capelas feita por Urbano José Borges e Castro, por impedimento do tesoureiro, com as despesas com seu vencimento, missas pela alma de Martinho Afonso, cera e vinho para as missas, guisamento da capela da Santíssima Trindade, lavagem da roupa e engomada, cera, incenso e flores para a festa do Espírito Santo; por uma folha do pagamento aos merceeiros pelo apontador e pagador Urbano José Borges e Castro, com as despesas com os doze merceeiros, com as doze merceeiras, com o porteiro, com a água, com azeite em espécie, e em anexo a certidão de João Hopman, escrivão do Terreiro Público. Lançado no livro das despesas à f. 9v e 10v.
Constituído pela certidão do capelão e apontador António José Fustegueras, do vencimento dos capelães e sacristas; por uma folha do tesoureiro das capelas feita por Urbano José Borges e Castro, por impedimento do tesoureiro, com as despesas com seu vencimento, missas pela alma de Martinho Afonso, cera e vinho para as missas, guisamento da capela da Santíssima Trindade, lavagem da roupa e engomada, cera , incensoe flores para afesta da Natividade, folhinha reza para o coro, rolo para acender as banquetas, conserto de roupa, fitas alfinetes; por uma folha do pagamento aos merceeiros pelo apontador e pagador Urbano José Borges e Castro, com as despesas com os doze merceeiros, com as doze merceeiras, com o porteiro, com a água, trigo em espécie, e em anexo, uma procuração do provedor Caetanode Noronha passada a Urbano José Borges e Castro para receber do tesoureiro o seu ordenado so segundo semestre de 1795. Lançado no livro das despesas à f. 22v e 23v.
Constituído pela certidão do capelão e apontador António José Fustegueras, do vencimento dos capelães e sacristas; recibo da entrega de 6.600 réis à colegiada das capelas reais na basílica de Santa Maria; por uma folha do tesoureiro das capelas feita por Urbano José Borges e Castro, por impedimento do tesoureiro, com as despesas com seu vencimento, missas pela alma de Martinho Afonso, cera e vinho para as missas, guisamento da capela da Santíssima Trindade, lavagem da roupa e engomada; por uma folha do pagamento aos merceeiros pelo apontador e pagador Urbano José Borges e Castro, com as despesas com os doze merceeiros, com as doze merceeiras, com o porteiro, com a água, trigo em espécie, e em anexo, a petição do apontador e pagador das mercearias com certidão de Diogo Marques do Amaral Pessoa, escrivão proprietário dos direitos do Ver-o-Peso. Lançado no livro das despesas à f. 20v e 21v.
Constituído pela certidão do capelão e apontador António José Fustegueras, do vencimento dos capelães e sacristas; por uma folha do tesoureiro das capelas feita por Urbano José Borges e Castro, por impedimento do tesoureiro, com as despesas com seu vencimento, missas pela alma de Martinho Afonso, cera e vinho para as missas, guisamento da capela da Santíssima Trindade, lavagem da roupa e engomada; por uma folha do pagamento aos merceeiros pelo apontador e pagador Urbano José Borges e Castro, com as despesas com os doze merceeiros, com as doze merceeiras, com o porteiro, com a água, trigo em espécie, e em anexo, a petição do apontador e pagador das mercearias com certidão de Diogo Marques do Amaral Pessoa, escrivão proprietário dos direitos do Ver-o-Peso. Lançado no livro das despesas à f. 18v e 19.
Contém o despacho do provedor de 23 de Outubro de 1795. Este merceeiro faleceu a 26 de Setembro de 179, tendo deixado 7 filhos, todos menores. Tem junto a informação do apontador e pagador Urbano José Borges e Castro dos montantes em divida. Lançado no livro das despesas à f. 20.