Capa: Livro do lançado da conta de António da Costa, que serviu de tesoureiro da Fazenda Real das capelas de D. Afonso 4º os anos de 1755 a 1771.
Este livro encontra-se dividido em duas partes.
A primeira (f. 1 ao f. 29), contém as receitas, são elas:
1 - Receitas dos foros nos prazos: da Codeceira; na vila de Santarém; no campo da Valada do Conde de Unhão; na vila de Alverca; na vila da Arruda; do casal do Rebolo; em Loures; do campo da Trava; em Alenquer; do Marquês do Louriçal, entre outros.
Rendas e direitos reais: da Vila de Viana; do reguengo do Gradil; da vila de Alverca; da Aldeia de D. Fernando; da Vila de Viana do Alentejo; das casas do Chafariz de Arroios; das casas de São Pedro Mártir.
2 - Receita de trigo: do prazo do conde de Unhão, das 3 lezírias em Santarém; do casal do Rebolo; da Valada do Conde de Unhão, entre outros.
3 - Receita de cevada: do prazo da Valada do Conde de Unhão; do casal do Rebolo; do Casal de Albergaria.
4 - Receita de azeite: prazo de Mansos em Santarém; do prazo de Valbom em Santarém; prazo do Gaião em Santarém; prazo das Manteigas em Santarém; da vila de Viana do Alentejo; da Vila de Alverca; da Aldeia de D. Fernando.
A segunda parte (f. 30 ao f. 82), contém as despesas, também designadas de folhas de pagamentos mensais, onde constam os conhecimentos do despendido pelo tesoureiro com os ordenados (do provedor e mais oficiais, do escrivão, dos capelães, dos moços do coro, do organista, do padre tesoureiro, do padre apontador, dos merceeiros, do sangrador, do secretário da Mesa de Consciência e Ordens, e etc), bem como as esmolas por missas, arranjos das capelas, lavagem da roupa da sacristia, com a água, com trigo, com azeite, com vestiaria.
Livro feito pelo escrivão da Contadoria Geral da Província da Estremadura, Dionísio Manuel da Costa Moreira a 30 de Janeiro de 1790 examinada a conta a 7 de Setembro de 1790 por Vasco Galdino de Morais. E por despacho do presidente do Erário Régio de 20 de Outubro de 1790 foi mandado pagar aos oficiais acima mencionados pelo ajustamento desta conta, da qual foi passada certidão a 25 de Outubro de 1790.