Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

13 records were found.

Trata-se da Certidão de uma certidão de uma verba de testamento de D. Pedro Miguel de Almeida Portugal, Marquês de Alorna, em que nomeava os seus serviços em seu filho o Conde de Assumar para que este pudesse requerer tal mercê ao Rei. Testamento feito em 13 de Setembro de 1756. Aberto pelo Padre Manuel Pereira, cura da Igreja de Santa Isabel a 10 de Novembro de 1756, em certidão assinada por António José Álvares a 26 de Abril de 1764. Tabelião José Martiniano Rodrigues de França.
Trata-se da Certidão da escritura de contrato de dote para casamento de D. Ana de Almeida, filha da marquesa de Castelo Novo, D. Maria de Lencastre, como procuradora de seu marido, o marquês de Castelo Novo, D. Pedro de Almeida e Portugal, do Conselho de Guerra, mestre de campo, general dos exércitos, ao tempo Vice Rei no Estado da Índia, com D. Lourenço de Noronha, filho dos condes dos Arcos, já falecidos. Escritura feita no seu palácio situado na Rua Direita da Freguesia de São Martinho.
Trata-se da Carta do Rei dirigida a D. Pedro Luís de Meneses marquês de Marialva, seu mordomo mor, fazendo mercê a D. Pedro de Almeida, filho do conde de Assumar D. João de Almeida, seu moço fidalgo e vedor de sua Casa e neto de D. Pedro de Almeida, vedor dela, de o tomar no mesmo foro de moço fidalgo, com o foro e moradia que lhe pertencia pelo Pai.
Trata-se do Traslado do Auto de devassa das revoluções [?] e malefícios que faziam Manuel Gomes Aires e António Carvalho e os mestres de campo Manuel Nunes e Manuel Rodrigues Soares contra os povos e moradores de certas aldeias que consentiam fazer aos seus escravos e da desobediência que tiveram às ordens do governador destas Minas conde D. Pedro de Almeida, contra o tenente general Manuel da Costa Fragoso. Devassa sentenciada pelo Juíz ordinário o sargento mor António de Faria Pimentel. Traslado feito por Pedro de Sousa da Fonseca, tabelião do público judicial e notas da vila de Nossa Senhora do Carmo. Certidão de justificação da letra do tabelião que fez o traslado, datada de Vila Rica, 18 de abril de 1719.
Trata-se do "Rol de novidades" subdividido nos títulos "Governadores do Ultramar". "Despachados". "Casamentos feitos". "Casamentos ajustados". "Mortes."
Inclui os seguintes documentos não descritos no inventário: Participação da mercê do ofício de vedor da Casa Real concedida pela Rainha ao conde de Assumar, pela Secretaria de Estado dos Negócios do Reino, assinada por José Seabra da Silva. 1793-07-30, Palácio de Queluz. (Casa Fronteira e Alorna, N.º 110, doc. 1) O documento diz respeito a D. Pedro de Almeida Portugal, 3.º marquês de Alorna, cuja documentação vem descrita no ponto 18 do Inventário. Provisão de D. Isabel Maria infanta regente do reino de Portugal e Algarves e seus domínios em nome do Rei, pela qual manda à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que entregue à Administração da Casa de Alorna, os bens pedidos. 1827-03-13. (Casa Fronteira e Alorna, N.º 110, doc. 2) O documento diz respeito a D. Leonor de Almeida Portugal, 4.ª marquesa de Alorna, irmã do 3.º marquês de Alorna, cuja documentação vem descrita no ponto 19 do Inventário. "Descrição dos Figurinos. Oferecido para a Cavalaria da Guarda Municipal de Lisboa". Contém a "Descrição dos capacetes" de aço (n.º 1) de couro (n.º 2) de sola (n.º 3 e n.º 4) e uma Nota. [18--?]. (Casa Fronteira e Alorna, N.º 110, doc. 3) "Nota dos papéis que se contém nesta caixa": descreve 33 documentos. (Casa Fronteira e Alorna, N.º 110, doc. 4) "Nota dos papéis que se contêm nesta caixa.- 1.ª parte": descreve 19 documentos. (Casa Fronteira e Alorna, N.º 110, doc. 5) "Papéis que se contêm nesta caixa": descreve 48 documentos. (Casa Fronteira e Alorna, N.º 110, doc. 6) "Nota dos papéis que se contêm nesta caixa: Almada": descreve 42 documentos (4 f.). (Casa Fronteira e Alorna, N.º 110, doc. 7) "Nota dos papéis desta caixa": descreve 24 documentos. (Casa Fronteira e Alorna, N.º 110, doc. 8) "Nota dos papéis que estão dentro desta pasta: 3.ª parte. Almada": descreve 26 documentos (3 f.). (Casa Fronteira e Alorna, N.º 110, doc. 9) "N.º 7: Contém este maço o seguinte a saber": descreve 6 documentos. Em baixo tem a nota "Vejam-se as notas que estão entre estes papéis do paleógrafo João Crisóstomo Caldas. 1839". (Casa Fronteira e Alorna, N.º 110, doc. 10)