Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

4 records were found.

Livros produzidos pela Corregedoria da Comarca de Vila Real, para neles ser feito a lançamento das entradas e saídas do cofre geral da comarca, nos quais é demonstrada a conta do corregedor (cofre geral da comarca) para com o Erário Régio repeitante aos rendimentos desta comarca. Nestes livros foi feito o lançamento das seguintes entradas e saídas: do rendimento da sisa singela e cera que era paga ao almoxarifado da comarca; do rendimento da sisa do dobro que era paga ao almoxarifado da comarca; do rendimento da sisa do adicionamento paga ao almoxarifado da comarca; do rendimento dos selos dos papéis da comarca; do rendimento do ano de morto dos benefícios eclesiásticos da comarca; do rendimento dos novos direitos da comarca; do rendimento e do saldo da décima ordinária da comarca (dando conta ao Erário Régio pelo Tesouro Publico); do rendimento do quinto ordinário da comarca; do rendimento do novo imposto da comarca (dando conta ao Erário Régio pela Junta dos Juros). Os registos encontram-se organizados da seguinte forma: Nas entradas temos: ano, mês e dia, o lançamento do que entrou no cofre geral, o n.º da guia e data da mesma, o período a que pertence, o montante (metal e papel), e total. Já nas saídas temos: ano, mês e dia, o lançamento do que foi entregue e identificação do individuo (delegados contadores da pagadoria e endosso) e o n.º da Ordem do Erário, e data da saída do cofre e correspondente montante (metal e papel), e total. Todos estes registos são rubricados pelo corregedor, tesoureiro geral dos dinheiros da comarca, e o escrivão da Fazenda Real. As saídas são na sua maioria referentes às entregas feitas aos condutores das pagadoria de Chaves, aos encarregado do Depósito de Vila Real, aos administradores do correio de Vila Real, aos condutores do departamento de Trás-os-Montes, aos oficiais da tesouraria geral das tropas, aos fieis do exército. As entradas temos as remessas feitas pelo corregedor desta comarca e pelos juízes de fora da Vila de Alijó e vila de Santa Marta. Relativamente ao ano morto, pelos benefícios eclesiásticos temos os benefícios de Santa Marta de Borbela e de Santa Maria de Adoufe. Trimestralmente era feito um balanço do que estava em confre pertencente ao rendimentos, décima dos ordenados pagos no almoxarifado desta comarca, ao assentamento da folha, aos foros da Casa Real. Trimestralmente era feito um balanço do que estava em cofre pertencente ao diferentes rendimentos, a décima dos ordenados pagos no almoxarifado desta comarca, ao assentamento da folha, aos foros da Casa Real.
Livros produzidos pela Corregedoria da Comarca de Vila Real, para neles ser feito o registo dos ofícios remetidos pelo cofre da comarca ao Erário Régio, a Comissão do Tesouro na cidade do Porto, ao Contador Geral, Tesouro Público Nacional, ao Inspetor do Cofre da Junta dos Juros, ao Contador geral das Províncias e Ilhas no Tesouro Público, ao Juiz de Fora de Mesão Frio, ao Juiz Ordinário de Baião, ao Conselho da Real Fazenda, ao Contador Geral das Dívidas Pretéritas, entre outros.
Livro produzido pela Corregedoria da Comarca de Vila Real, para nele ser feito o traslado dos conhecimentos remetidas na sua maioria, pelo Erário Régio e Tesouro Público Nacional para esta corregedoria. Estes conhecimentos são referentes aos montantes pertencentes aos diferentes rendimentos aqui depositados e entregues por esta corregedoria de Vila Real a quem de direito por ordem do Erário e Tesouro Público. Em cada registo consta: o número do conhecimento, quantia e identificação do rendimento (sisa singela, selo dos papéis, ano morto do do benefício eclesiástico, décima ordinária, novos direitos, e etc.); o registo em si começa com a identificação da página, número do livro e série onde se encontrava lançada a referida quantia, o corregedor da comarca, ou em seu lugar, o cumprimento da ordem recebida do Erário ou Tesouro, declarando os montantes e a quem foram entregues, a data e assinatura do escrivão; termina com a certificação do traslado e entrega do documento original ao corregedor da comarca, assinando o escrivão do cofre responsável da pelo traslado e em alguns dos caso também o corregedor.
Livros produzidos pela Corregedoria da Comarca de Vila Real, para neles ser feito o traslado das guias remetidas pelo cofre da comarca, na sua maioria, por ordens do Erário Régio e do Tesouro Público Nacional. Estas guias são referentes aos montantes saídos do cofre, pertencentes aos diferentes rendimentos aqui depositados. Em cada registo consta: na margem esquerda a identificação sumária da identificação do rendimento (sisa singela, selo dos papéis, ano morto do do benefício eclesiástico, décima ordinária, novos direitos, e etc.), dos montantes em metal e em papel; o registo em sí começa com a identificação do corregedor da comarca, ou em seu lugar, o cumprimento da ordem recebida do Erário ou Tesouro, declarando os montantes saídos do cofre, a identificação a quem fora entregue, a data e assinatura do escrivão; termina com a certificação datada e assinada pelo escrivão do cofre responsável da pelo traslado. Estas certificações não são feitas no segundo livro.