Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

202 records were found.

O ofício refere o exame feito aos cartórios do Vicariato, e o desleixo em que se encontravam. Inclui dois exemplares da "Provisão" e um exemplar da "Tabela dos Emolumentos do Cartório Paroquial e de algumas comissões de serviço eclesiástico no Bispado de Bragança".
Inclui cartas particulares de Luigi Matera, auditor da Nunciatura, mapa extraído das consultas da Junta Geral da Bula em que são mencionados os "Seminários Diocesanos", as "Rendas de propriedades rústicas ou urbanas, "Juros de inscrições", "Juros de ações de Companhias", "Juros de capitais mutuados", "Colegiadas extintas e outras Corporações", "Laudémios", e "Foros e Pensões", "Nota estatística dos Conventos de Religiosas ainda subsistentes no continente do Reino e Ilhas adjacentes", e outros documentos.
Inclui cópia de uma carta reservada de Luís de Freitas Brum, "Projeto do Novo Bispado de Castelo Branco" (n.º 1) e "Projeto de divisão das freguesias do Bispado de Castelo Branco e das encravadas do Grão Priorado do Crato" (n.º 2).
Inclui os "Autos Cíveis de Libelo de Nulidade de Testamento", em que foram autores João Mendes Dias e suas irmãs e réus João António de Oliveira Ferreira, Pedro Joaquim de Almeida de Vasconcelos e Manuel Joaquim Jorge da Cunha".
Inclui atestação de António Ferreira Borralho, bacharel formado em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Coimbra.
Inclui informação de João José da Cunha Ferraz, [vigário geral de Angra], certidões, "sentença apostólica" a favor do suplicante, e outros documentos.
Contém a seguinte informação: "Saiu o Decreto de Amnistia em 16 de Março de 1832". Os requerimentos são dos seguintes presos: - Padre Maurício José de Resende, vigário da igreja paroquial de Nossa Senhora da Graça, do lugar de Porto Formoso, ilha de São Miguel; - Padre António Bernardo da Cunha, vigário da igreja de Nossa Senhora da Estrela, matriz da vila da Ribeira Grande, ilha de São Miguel; - António Pereira Simões, que foi juiz de Fora da ilha das Flores; - Jorge Henrique de Mesquita, natural da ilha de São Miguel; - João Bernardo da Câmara Madureira, bacharel; - Padre António da Terra Pinheiro, vigário na igreja paroquial de Nossa Senhora da Conceição, na ilha do Faial; - João do Rego, oficial de pedreiro, Manuel Luís Estrela, oficial de serralheiro, Francisco José Tavares e Vitorino José de Oliveira, naturais da ilha de São Miguel; - José da Cunha Brum Terra e Silveira, da ilha do Faial; - Mateus Machado Hasse e Faria, da cidade de Ponta Delgada. Inclui pareceres, certidões, e outros documentos.
O procurador do Marquês de Torres Novas era Luís José de Vasconcelos. Inclui informações aos requerimentos, "Relatório sobre as contas dos Moinhos do Marquês de Torres Novas desde o 1.º de Julho de 1828, em que foram administradas por Luís José de Vasconcelos", e outros documentos.
O requerente denuncia ainda Domingos Gonçalves Fidalgo, cabo de esquadra do Regimento de Milícias dos Arcos. Inclui um requerimento anterior do suplicante, e outros documentos.
Uma das causas referidas era referente a penhoras, adjudicações e posses que a Irmandade do Santíssimo dos Mártires tinha feito em diversos bens pertencentes ao morgado que o suplicante administrava, por dívidas que o seu pai contraíra com a mesma Irmandade. Inclui cópia de uma sentença, e outros documentos.
Tem junto uma carta particular de D. António Alves Martins, bispo de Viseu, que refere o Seminário de Viseu, datada de 24 de março de 1873.
O jornal faz referência à extinção do vicariato de Moncorvo.
O jornal faz referência à extinção do vicariato de Moncorvo.